5 de junho de 2016

Top 5: Suportes que não deveriam ter sido lançados


Suportes são sempre bem-vindos, ainda mais quando é para o nosso arquétipo favorito. Mas o que fazer quando o suporte é tão ruim que, provavelmente, nunca será usado? Confira um Top 5 desse suportes que não ajudam em nada seus Decks.

Olá pessoal, eu sou Kachiru, um novo redator aqui do blog. Acompanho Yu-Gi-Oh! há alguns anos e, recentemente, me envolvi com o cenário competitivo. Trarei posts com curiosidades e informações desse card game que amamos para vocês.

O anime Yu-Gi-Oh! Arc-V inovou bastante no universo Yu-Gi-Oh!, tanto trazendo uma nova mecânica para o jogo, quanto revivendo as formas antigas de invocação. Além disso, ele trouxe de volta personagens e Decks nostálgicos que muitos de nós nunca pensou que veria de novo, garantindo novos suportes e, em alguns casos, até um espaço no Meta Game.
Porém, algumas (muitas) vezes, nossa querida Konami cria "suportes" que servem apenas para ocupar espaço nas coleções. Vamos conhecer agora 5 dessas cartas que decepcionaram logo que foram anunciadas:

5° Lugar

Assault Blackwing - Sayo the Rain-Shrouded
Level 2 / DARK / ATK 800 / DEF 100
Winged Beast/Synchro/Tuner/Effect

1 Tuner +1 non-Tuner monster
If this card is Synchro Summoned using a "Blackwing" monster as Material, it is treated as a Tuner monster while face-up on the field. Twice per turn, this card cannot be destroyed by battle.
Crow e Kakashi se encontrarem é a fórmula para os Blackwings engrenarem.
Pena que não foi o caso com esse aqui. Eu ainda me pergunto o que pretendiam quando criaram o Sayo. Para começar, o efeito de tratá-lo como Tuner ser obrigatório dificulta as jogadas com ele e os outros Assault Blackwings. Ok, é o padrão deles. Eu sei. Mas esse bicho, além de ser difícil invocar (o único não-Tuner nível 1 do arquétipo é o Jetstream), sai do campo fácil. Poderiam, pelo menos, deixar seu efeito antidestruição servir contra efeitos de cartas também. Mesmo em Decks com foco no Shooting Quasar Dragon, Formula Synchron é preferível para usar. Por estes motivos, Sayo fica com a quinta colocação.


4° Lugar

Superheavy Samurai Soulbreaker Armor
Level 1 / EARTH / ATK 0 / DEF 500
Machine/Effect

You can target 1 "Superheavy Samurai" monster you control; equip this monster from your hand or your side of the field to that target. It loses 1000 DEF, also it cannot be destroyed by battle. If this card is in your Graveyard: You can banish all "Superheavy Samurai Soulbreaker Armors" from your Graveyard, then target 1 "Superheavy Samurai" monster on the field whose current DEF is lower than its original DEF; inflict damage to your opponent equal to the difference between its current and original DEF.
Alguns são úteis. Outros, nem tanto. Mas o Samurai com esta alma está destinado a falhar.
Seu primeiro segue o padrão dos Superheavy Samurai Souls: Equipar-se em outro monstro e lhe garantir um bônus. Porém, apenas para não ser destruído em batalha, seu monstro equipado perde 1000 de DEF. Soulclaw garante a mesma proteção e ainda dá ao monstro 500 de DEF e de ATK. Já o seu segundo efeito... é fraco, lento, extremamente situacional (no próprio arquétipo, há apenas duas cartas que combinam com ele) e tem um custo muito alto (banir TODAS as cópias do Soulbreaker Armor, em vez de apenas a que ativou o efeito).



3° Lugar

Raidraptor - Fiend Eagle
Rank 3 / DARK / ATK 1000 / DEF 0
Winged Beast/Xyz/Effect

2 Level 3 "Raidraptor" monsters
You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 face-up Special Summoned monster your opponent controls; inflict damage to your opponent equal to its original ATK on the field. You can only use this effect of "Raidraptor - Devil Eagle" once per turn.

A Águia rebelde que não gosta do Yuto.
Quando a apareceu no anime, foi uma surpresa, já que Shun, até então, só havia usado monstros Nível 4. Fiend Eagle e Skull Eagle criavam mais possibilidades à proposta de rank-up, e também uma possível interação com o Deck do seu parceiro, Yuto. Entretanto, a versão lançada para o OCG/TCG foi decepcionante, e até mesmo no anime as águias foram esquecidas. Diferente dos demais monstros Xyz Raidraptor, Fiend Eagle exige materiais "Raidraptor". Só isso já a torna quase sem uso, uma vez que o único material válido é a Skull Eagle. E como se não bastasse, ela possui baixo ATK, baixa DEF, perdeu a capacidade de usar seu efeito no turno do oponente, e nem mesmo pode-se usar o efeito de várias águias no mesmo turno.


2° Lugar


Raidraptor - Wild Vulture
Level 6 / DARK / ATK 1600 / DEF 2000
Winged Beast/Effect

During your Main Phase, if this card was Normal or Special Summoned this turn: You can Tribute this card; Special Summon 2 "Raidraptor" monsters from your hand and/or Graveyard whose total Levels equal to exactly 6.

O Legado dos Blackwings continua. Eu Sou o Número Seis.
E mais um Raidraptor no Top, desta vez do Main Deck. Não sei o que se passa na cabeça do Shun para ter 3 deles no Deck. Um monstro difícil de invocar, com status baixos para o seu Nível, e cuja única utilidade (até agora) é por uma Fiend Eagle em campo...

1° Lugar

Frightfur Sanctuary
Spell / Continuous

Activate this card by discarding 1 card and sending 2 "Frightfur" monsters from your Extra Deck to the Graveyard. All Fusion Monsters you control are treated as "Frightfur" monsters. If this card is sent to the Graveyard: You can target 1 "Frightfur" Fusion Monster in your Graveyard; return it to the Extra Deck.

O santuário insano de brinquedos insanos.

Logo quando eu achava que a Konami não pode piorar, ela me prova que estou errado. Tendo um custo absurdo, tudo o que esta carta faz é transformar seus monstros Fusão em... Monstros Fusão Frightfur '-' Isso mesmo, em um Deck onde todos os monstros Fusão são Frightfurs, ela transforma todos os monstros Fusão que você controla em Frightfurs. Esta é a carta que foi utilizada por Sora para invocar rapidamente seu monstro favorito, Frightfur Chimera, mas nem como suporte para ele esta carta serve (pois exigiria que você descartasse especificamente um Edge Imp Frightfuloid para poder invocá-lo com Frightfur Fusion). O efeito de retornar 1 Fusão Frightfur do Cemitério para o Extra Deck pode até ser útil em alguns momentos, mas com certeza não vale a pena usar esta carta apenas por causa dele.



Então é isso galera, Frightfur Sanctuary recebe o título de pior suporte lançado. Tem alguma carta faltando na lista? Ou há alguma que não deveria estar aí? Sintam se livres para concordar ou discordar com qualquer coisa.  Lembrando que esta é uma opinião pessoal minha, e que foram avaliados apenas cartas vindas do anime Arc-V. Não deixem de comentar. Até a próxima!

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

José Renato disse:
5 de junho de 2016 21:11

Para os Raidraptor também tem o equipamento Raptor's Ultimate Mace, que no Anime tinha um efeito decente, mas quando a Konami lançou essa carta para o TCG/OCG, a carta ficou bem ruim.

Até o final do Arc V, o Shun ja vai ter usado umas 50 Rank-Up-Magic.

Kachiru Doll disse:
7 de junho de 2016 00:50

Olha, por mais estranho que pareça... eu já a usei e ela me ajudou um pouco. Força o oponente a gastar efeito para tirar ela ou um Strix do campo. Se ele não puder/quiser, te dá uma Rank-Up para o próximo. Ela não é forte, muito menos aproveitada, mas particularmente, não a acho totalmente inútil.