12 de junho de 2016

Curiosidades do Arquétipo #02: Cardian, as Cartas da Flor


Fala pessoal, aqui é o Edimilson Silva (TheREVerend) e depois de algum tempo sem postar, trago a vocês mais um quadro “Curiosidades do Arquétipo”. O primeiro foi sobre os Earthbound Immortal e caso ainda não tenham visto ainda é só clicar aqui. Hoje é a vez de falar sobre os Cardian, um arquétipo usado por Chojiro Tokumatsu em Arc-V e que recentemente foi lançado na coleção OCG Collectors Pack: Duelist of Flash Version.



Os Cardians foram baseados no Hanafuda (花札), cartas de origem japonesa cuja tradução literal é “Cartas da Flor”. Semelhante as cartas de baralho que estamos familiarizados, o Hanafuda pode ser utilizado em uma diversidade de jogos, sendo o Koi-Koi a versão mais famosa. O Hanafuda tem como objetivo associar o valor das cartas com imagens, dispensando assim a impressão de números nas cartas. Por esse motivo, o jogo foi bem recebido pelo governo japonês por possuir certa limitação em jogos de azar.


  
As Cartas Hanafuda são de origem japonesa e são empregadas em uma diversidade de jogos.

No Hanafuda existem doze tipos de designes, sendo que cada um representa uma planta e um mês do ano. Cada design possui quatro cartas (semelhante aos quatro naipes do baralho) totalizando assim, 48 cartas por “deck”. Cada mês é composto por duas cartas Normais (1 ponto), um Ribbon (5 pontos) e uma carta Especial (10-20 pontos). As cartas referentes aos dois últimos meses do ano não seguem esse padrão. Novembro (Salgueiro) apresenta 1 Ribbon e 3 Especiais, enquanto que Dezembro (Paulownia) possui 3 cartas normais e uma Especial.

  
 
Cartas do design de março que é representado pela cerejeira (Cherry Blossom). Da esquerda para a direita temos as cartas Hanafuda Cortina de Campo (Especial - 20 Pts), Poetry Ribbon (Ribbon - 5 Pts) e duas Cerejeiras (Normal - 1 Pto).


A Nintendo foi fundada em 1889 sob o nome Nintendo Koppai para produção e venda de cartas Hanafuda. Mesmo sendo atualmente uma empresa focada em vídeo games, ela ainda produz cartas do jogo em reconhecimento da própria história. Também pode-se observar versões do Hanafuda em alguns de seus jogos, como por exemplo o game 42 All-Time Classics lançado para o Nintendo DS que inclui o Koi-Koi.

  
Cartas Hanafuda produzidas pela Nintendo usando os personagens da franquia Super Mario Bros. Além desse modelo comemorativo, a empresa até hoje produz cartas Hanafuda tradicionais.


E os Cardians?

No card game embora os Cardian lembrem quadros, na verdade são cartas Hanafuda gigantes emolduradas. A imagem presente em cada um é uma paródia das cartas originais usando elementos do próprio Yu-Gi-Oh.

Todos os Cardian são do Tipo Warrior e atributo Dark, sendo que seus níveis representam seu respectivo mês. Por exemplo, os Cardians Matsu e Matsu Ni Tsuru são LV 1, portanto representam o design de janeiro (mês um). Os níveis serem baseados em meses do ano foi uma ideia bem conveniente, visto que temos doze meses e um jogo em que o nível vai até doze. Já os pontos de ATK e DEF são 100 vezes o valor que a carta representaria no Hanafuda. Exemplificando, Cardian - Kiri representa a carta normal Paulownia que vale 1 ponto, logo possui 100 de ATK e DEF, já o Cardian - Kiri ni Houou representa a carta especial da Fênix Chinesa que vale 20 pontos, possuindo assim 2000 ATK e DEF. No OCG foram lançados até agora oito Cardians, sendo que existem outros que foram utilizados no anime e que não serão abordados nesse post.

  
Cardians Matsu e Matsu Ni Tsuru


Representam o mês de janeiro e são Level 1, a planta presente em seus designes é o pinheiro (pine). A carta do Yu-Gi-Oh que aparece no Cardian - Matsu Ni Tsuru é o Crane Crane.


  
Cardians Susuki e Susuki Ni Tsuki


Representam o mês de agosto e são Level 8, a planta presente em seus designes é a Susuke Grass. Na artwork do Cardian - Susuki aparece a carta Naturia Cosmobeet, enquanto que na do Cardian - Susuki Ni Tsuki aparece nosso grande The Wicked Avatar.



  
Cardians Yanagi e Yanagi Ni Ono No Michikaze 


Representam novembro e são Level 11, a planta em seus designes é o Salgueiro. O  Cardian - Yanagi representa a carta normal do furacão, em sua artwork foi utilizada a nostálgica (e banida) Giant Trunade. Já no Cardian - Yanagi ni Ono no Michikaze (único tuner até então lançado) foram utilizados duas cartas, o Cardian - Ameshikou que faz parte do próprio arquétipo e o linguarudo Poison Draw Frog.


  
Cardians Kiri e Kiri Ni Houou


Representam dezembro e são Level 12, a planta em seus designes é a paulownia. Na artwork do Cardian - Kiri encontramos a velha Tentacle Plant, enquanto que na do Cardian - Kiri ni Houou encontramos o monstro Spirit Fenghuang.


Além dos Cardians já citados, temos monstros Synchro que não são baseados em cartas Hanafuda, mas sim em “pares” do Koi-Koi conhecidos como “Yakus”. Esses monstros levam o nome de seu respectivo par. Até agora temos apenas dois Synchros lançados no OCG.

  

Cardian Ameshikou

Lv 8 ✰ / DARK / ATK 3000 / DEF 3000

[Warrior / Synchro / Effect ]

1 Tuner + 3 non-Tuner monsters
"Cardian" monsters you control cannot be destroyed by card effects or be targeted by your opponent's card effects. If your opponent draws a card for their normal draw in their Draw Phase: Inflict 1500 damage to your opponent. Once per turn, during your opponent's End Phase: Activate 1 of these effects;
● Skip your next Draw Phase.
● Negate this card's effects until your opponent's next Standby Phase.



No Koi-Koi, Ameshikou é um Yaku formado por quatro cartas de 20 pontos, incluindo obrigatoriamente a carta do Rainman. Esse combo lembra a Synchro Summon do Cardian - Ameshikou ao utilizar o Cardian - Yanagi ni Ono no Michikaze como tuner juntamente com outros três monstros. 

Cardian - Ameshikou é uma das cartas chave do deck e seu efeito de proteger Cardians de serem destruídos (incluindo ele mesmo) por efeitos de cartas e não poderem ser alvo de efeitos do oponente é sensacional. Imagina seu campo cheio de Cardians, daí seu oponente faz uma invocação e você ativa um Torrential Tribute, advinha quem ficaria de pé? Isso mesmo, seus Cardians! Outro efeito interessante do Cardian - Ameshikou é causar 1500 LP de dano durante a Draw Phase do oponente. O único preço para manter esse efeito é pular sua própria Draw Phase, o que para os Cardians nem é tão impactante, uma vez que o deck conta com uma draw absurda. Esta carta também se encaixa perfeitamente em decks Burn, visto que não necessita de materiais específicos pra sua Synchro Summon, além de possuir um ataque razoável e ser difícil de ser retirada do campo (praticamente apenas por batalha).



Cardian - Inoshikacho

LV 6  / DARK / ATK 2000 / DEF 2000

[Warrior / Synchro / Effect]

1 Tuner + 2 non-Tuner monsters
If a "Cardian" monster you control attacks a Defense Position monster, inflict piercing battle damage to your opponent. Once per turn: You can banish 1 "Cardian" monster from your Graveyard; until the end of your opponent's next turn, your opponent cannot activate the effects of cards in the Graveyard, also they cannot Special Summon monsters from the Graveyard.



InoShikaChou (Naruto!?) é um Yaku  formado pelas cartas do porco, cervo e borboleta, sendo todas cartas especiais que valem 10 pontos. No anime, a Synchro Summon do Cardian - Inoshikachou foi feita utilizando os seguintes Cardian não lançados no OCG que trazem imagens desses animais: Cardian - Hagi ni Inoshishi (porco), Cardian - Momiji ni Shika (cervo) e Cardian - Botan ni Cho (borboleta).

Cardian - Inoshikachou é a carta de maior destaque no arquétipo por apresentar um efeito bem interessante contra decks que dependem do grave. Banindo um Cardian do grave, até o fim do próximo turno, seu oponente não pode ativar efeitos de cartas nem fazer Special Summon de monstros do cemitério. Ainda inflige dano perfurante quando qualquer Cardian ataca. Só achei o ATK dele meio baixo, mas mesmo assim é uma carta que pode se tornar bem problemática.

Outra característica marcante desse arquétipo é a habilidade dos Cardian em fazer Special Summon de si mesmos da mão caso você controle um Cardian de nível inferior ou tribute um Cardian de mesmo nível. O lado ruim é que quando você usa esse efeito, não pode invocar outros monstros pelo resto do turno, exceto outros Cardian da mão ou Extra deck. Essa característica faz com que o campo fique cheio de monstros com níveis altos.

Níveis altos?! Existe uma carta esquecida que em algumas ocasiões funcionaria muito bem com os Cardians e poderia fazer um belo OTK surpresa. Se tiver pensado em nossa velha amiga de mochila, você acaba de acertar, ela mesma: The Calculator!!!



The Calculator

LV 2 ✰ / LIGHT / ATK ? / DEF 0

[Thunder / Effect]

The ATK of this card is the combined Levels of all face-up monsters you control x 300.




Os Cardian lançados até agora possuem níveis 1, 8, 11 e 12, caso você controle ambos juntamente com nossa calculadora LV 2, a soma dos níveis em seu campo seria 34. Pegue a calculadora (não a carta kkkk) e faça 300 x 34, logo perceba que teria uma "maquininha" sobrecarregada com 10200 de ATK e mais quatro monstros pra atacar!!!

Bom galera, por hoje é só, andei testando o deck no YgoPro e gostei muito. Cardian é super divertido de se jogar e mesmo sendo mas pra Forfun, pode surpreender muito contra alguns decks. Ainda existem cartas lançadas no anime que melhorariam muito a consistência do deck e a Konami tem a obrigação de lançá-las. Acredito que logo logo teremos os Cardian no TCG, mas devido a pronúncia complicada, talvez os nomes serão ocidentalizados ou abreviados como fizeram com os Yosenju. Obrigado por lerem até o fim, qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só comentarem. 

Finalizo o post com essa frase do grande Chojiro:

"Duelo é vida. Você só vive uma vez.
Se há dias em que você ganha, também há dias em que você perde.
Não tenha vergonha da derrota, se orgulhe pela vitória.
Acima de tudo, vamos aproveitar!"
(Chojiro Tokumatsu)

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Rangel Costa disse:
13 de junho de 2016 21:08

Excelente texto! Espero que lancem o resto dos membros do arquétipo mostrados no anime e mais synchros...

Edimilson Silva disse:
14 de junho de 2016 14:34

Sim, principalmesnto o Cardian - Gokou que melhoraria em muito o poder de fogo da deck ...