18 de junho de 2016

CUBIC/HOUKAI: Apresentação do Arquétipo & Decklist



Aqui quem vos fala é o #YuYui (Gabriel Ulbrich), um dos cdc’s da página da Nexus.
Decidi aproveitar o hype do The Dark Side of Dimensions para comentar a respeito de um dos decks mais interessantes e divertidos que venho jogando ultimamente: os Cubic.


Cubic é o arquétipo utilizado por Aigami (principal antagonista) no novo filme, e que teve seu lançamento no card game através do The Dark Side of Dimensions – Movie Pack e V-Jump, no caso do Duja.

Aigami e Indiora Death Bolt, the Cubic High Emperor

Origem dos nomes e conceitos
No o OCG o arquétipo é denominado Houkai (), cujos caracteres são a junção do segundo e quarto caractere do mundo das dez direções (十方世界).

Como dito anteriormente, o nome do arquétipo faz alusão ao mundo das dez direções (十方世界), também relacionado com os Aṣṭa-dikpāla (divindades/guardiões do hinduísmo que governam as oito direções). Comumente esse número é aumentado para 10 quando são adicionadas duas outras divindades para nas direções de nadir e zênite. Quando isso acontece elas são conhecidas como Daśa-dikpāla.
Para quem tiver curiosidade, podem ser encontradas mais informações e detalhes sobre os Asta-dikpāla nesse artigo: http://goo.gl/ldSIEL

No TCG o arquétipo é denominado Cubic. Isso provavelmente se dá devido ao fato de que o kanji “方” presente no mundo das dez direções (十方世界) e em Houkai (), pode também ser utilizado para formar a palavra “cúbico” (立方). Isso também faz alusão ao cubo que Aigami vive sendo visto manipulando e os diversos cubos presentes na arte de algumas cartas (como na Cubic Karma, por exemplo).

Os monstros do arquétipo fazem referência a divindades presentes no hinduísmo.

Fonte do gráfico: Yu-Gi-Oh! wikia

Conhecendo as principais cartas


Cubic Karma
Spell - Continuous

When this card is activated: You can target 1 "Cubic" monster you control, except "Vijam, the Cubic Spawn". If you do, send any number of "Vijam, the Cubic Spawn" from your hand and/or Deck to the Graveyard, then the targeted monster gains 800 ATK for each monster sent to the Graveyard by this effect (even if this card leaves the field). During your opponent's turn, if "Vijam, the Cubic Spawn" is Special Summoned by a "Cubic" monster's effect: Send this card to the Graveyard, and if you do, halve your opponent's LP. You can banish this card from your Graveyard; add 1 "Cubic" monster from your Deck to your hand.

Basicamente o seu search power do deck. Essa carta estando no graveyard irá te ajudar a ganhar várias partidas por conta do possível search ao Crimson Nova ou qualquer Cubic monster. Pode ser enviada facilmente ao seu gravyeard da mão através de cartas com poder de descarte ou do deck pelo efeito do Duja. Em campo auxilia um de seus monstros a se tornar mais poderoso, assim, facilitando um possível OTK.


Cubic Pulse
Spell Card

Target 1 "Cubic" monster you control and 1 face-up monster your opponent controls; the first target's ATK becomes double its current ATK, then the second target's ATK becomes half its current ATK. You can banish this card and any number of "Cubic" monsters from yourGraveyard, then target face-up monsters your opponent controls equal to the number of "Cubic" monsters banished to activate this effect; place 1 Cubic Counter on each of those monsters. Monsters with Cubic Counters cannot attack, also their effects are negated.



Essa é uma carta que se mostra ser muito importante para realizar um OTK certeiro. Quando utilizada no Crimson Nova, por exemplo, você poderá causar danos enormes em seu oponente e ganhar a partida no mesmo turno. Além disso, seu efeito de graveyard também é muito bom. Com ele, você conseguirá “stunnar” os monstros de seu oponente, assim, os deixando incapacitados para o próximo turno (caso você não consiga derrotá-lo nesse turno) ou passar por cima de monstros com efeitos contínuos.


Cubic Unification
Trap card

Fusion Summon 1 "Cubic" Fusion Monster from your Extra Deck, using monsters from your hand or field as Fusion Materials. If a face-up"Cubic" monster(s) is destroyed by battle, or leaves the field, while this card is in the Graveyard: You can banish this card from the Graveyard;Special Summon 1 Level 4 or lower "Cubic" monster from your hand or Deck, ignoring its Summoning conditions, and if you do, it cannot be destroyed by battle or card effects this turn.






Estando no graveyard, essa é a carta que irá expandir seus combos ou criará uma forte defesa se utilizada no turno de seu oponente. Em campo, embora seu efeito não seja tão útil assim comparado ao segundo, ela o auxiliará a realizar a fusion summon do temível Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity, carta com poder de facilmente finalizar o jogo.




Duja, The Meteoricubic Vessel
Light – Level 4- Machine-Type/Effect Monster
ATK 1600/DEF 1600

If this card is Normal or Special Summoned: You can send 1 "Cubic" card from your Deck to the Graveyard. Once per turn, during either player's turn, if a monster was sent to your Graveyard this turn while you controlled this face-up card: You can make this card gain 200 ATK for each monster with a different name in your Graveyard, until the end of this turn.






Basicamente o principal monstro do arquétipo. Será ele quem, na maioria das vezes, iniciará os combos e o permitirá prossegui-los através da sua forte interação com a Unification e Karma (e também a Pulse, no caso de travar os monstros do adversário). Esse será o monstro que você torcerá para sacar em todas as suas mãos iniciais.  




Crimson Nova, The Dark Cubic Deity
Level 10 – DARK – Fiend/Effect Monster
ATK 3000/DEF 0

Cannot be Normal Summoned/Set. Must be Special Summoned (from your hand) by revealing 3 other "Cubic" cards with different names in your hand, and cannot be Special Summoned by other ways. This card is unaffected by activated effects from any other monster whose original ATK is 3000 or less. When this attacking card destroys a monster by battle: You can activate this effect; this card can make a second attack during this Battle Phase. During your End Phase: Inflict 3000 damage to both players. You can only use this effect of "Crimson Nova, the Dark Cubic Deity" once per turn.

O Crimson Nova é o boss do arquétipo. Em grande maioria das vezes – praticamente todas – será ele quem ganhará as partidas para você, e isso através do enorme dano que você poderá causar por batalha e por seu efeito de dano durante a End Phase. Seu método de invocação também é razoavelmente fácil comparado ao poder que a carta proprociona – reunir três diferentes Cubic cards não é tão difícil assim, acredite. Além disso, seu efeito de ser unaffected por mosntros com o ATK original de 3000 ou menos se torna extremamente útil para não perdê-lo para cartas como Castel, Dire Wolf...


Geira Guile, The Cubic Emperor
Level 2 – WIND –Fairy/Effect Monster
ATK 0/DEF 0

Cannot be Normal Summoned/Set. Must first be Special Summoned(from your hand) by sending 1 "Cubic" monster you control to the Graveyard. If Summoned this way, this card gains 800 ATK. If this card is Special Summoned from the hand: Inflict 800 damage to your opponent. At the end of the Damage Step, if this card battled: You cantarget up to 2 copies of "Vijam, the Cubic Spawn" in your Graveyard; send this card to the Graveyard, and if you do, Special Summon those targets, then you can add 1 "Vulcan Dragni, the Cubic Emperor" from your Deck to your hand.

Dos Cubic que necessitam ser invocados através do envio de monstros para o graveyard, para mim esse é o melhor. E isso se dá devido ao fato de ele necessitar enviar apenas de 1 (um) monstro. O mesmo também pode ser facilmente utilizado para combar com a Unification. Por exemplo:

Realize a normal Summon do Duja e use seu efeito para mandar a Unification para o graveyard. Logo em seguida envie o Duja para graveyard, assim invocando o Guile para causar 800 de dano no oponente. Utilize o efeito da Unification para invocar outra cópia do Duja, que enviará a Karma ou outra cópia da Unification para o graveyard.

Seu efeito de dano às vezes se mostra ser bastante relevante para alcaçar o caminho da vitória. Por exemplo:

Você realizou a normal Summon do Duja para mandar a Karma ao graveyard e buscar alguma coisa. Logo em seguida você invoca o Crimson Nova e utiliza os dois para atacar o oponente e tentar realizar um OTK. No fim da Battle Phase, você percebe que seu oponente ficou com 3500LP, por exemplo, e mesmo com o efeito de dano do Crimson Nova (3k) na End Phase você não irá matá-lo, abrindo assim uma chance para ele revidar no próximo turno. É nesse momento que o Guile entra retirando o Duja do campo para causar 800 de dano no oponente e o deixar com o LP 3000 ou inferior, assim ficando na margem de vitória através do Crimson Nova. Pode parecer besta, mas isso ocorre com bastante freqüência. 


Outras cartas

Vijam, the Cubic Spawn
Level 1 – DARK – Fiend/Effect Monster
ATK 0/DEF 0

Cannot be destroyed by battle. At the end of the Damage Step, if this card battled an opponent's monster: You can place this card from theMonster Zone to your Spell & Trap Zone as a face-up Continuous Spell Card, and if you do, place 1 Cubic Counter on that opponent's monster (monsters with Cubic Counters cannot attack, also their effects arenegated). While this card is treated as a Continuous Spell Card by this card's effect: You can Special Summon this card.




Essa é uma das cartas que você não gostaria de rodar, mas necessita. Isso se dá devido ao fato de ele ser um Cubic que pode ser normal summoned – acredite isso faz muita diferença – e de ser necessário para a ativação de algumas cartas (como, por exemplo, o efeito de campo da Karma). Seu efeito embora seja um completamente lento, pode vir a ser útil em algumas partidas. Além disso, assim como outros Cubic monsters que você é obrigado a rodar, ele conta como “nome diferente”, e isso auxilia muito na summon do Crimson Nova.

O arquétipo também apresenta monstros que necessitam do envio de x número Cubic monsters que você controla ao cemitério para serem invocados. Eles são:

 Buster Ghandair e Indiora Death Bolt

Normalmente eu coloco em duas categorias os monstros do arquétipo que necessitam de tributos para serem invocados: Os de Dano e os de OTK.

Acima estão duas cartas que necessitam do envio de 3 monstros Cubic para serem invocados especialmente. Quando isso ocorre, ambos ganham ATK (Indiora fica com 2400 e o Ghandair com 3000). A principal diferença entre as duas é que o Indiora ao ser invocado causará 800 de dano no oponente, e o Ghandair ao ser invocado poderá realizar 3 ataques durante a Battle Phase.  


O Deck
Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [21]:
[3] Vijam, the Cubic Spawn
[3] Duja, the Meteoricubic Vessel
[3] Crimson Nova, the Dark Cubic Deity
[3] Geira Guile, the Cubic Emperor
[3] Red Resonator
[2] Summoner Monk
[1] Indiora Death Bolt, the Cubic High Emeperor
[1] Vulcan Dragni, the Cubic Emperor
[1] Buster Ghandair, the Cubic High Beast
[1] Genex Ally Birdman


Spells [14]:
[3] Cubic Karma
[3] Cubic Pulse
[2] Twin Twister
[1] Monster Gate
[1] Reasoning
[1] Upstart Goblin
[1] Raigeki
[1] Hand Destruction ou Dark World Dealings
[1] Pot of Cupidity


Traps [5]:
[3] Cubic Unification
[2] Spiritual Swords of Revealing Light

Extra Deck [15]:
[2] Coral Dragon
[1] Leo, the Keeper of the Sacred Tree
[1] Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity
[1] Black Rose Moonlight Dragon
[1] Black Rose Dragon
[1] Vulcan the Divine
[1] Tatsunoko
[1] Superheavy Samurai Swordmaster Musashi
[1] Daigusto Emeral
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Gagaga Cowboy
[1] Abyss Dweller
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 39: Utopia the Lightning

Autor: Gabriel Ulbrich
Explicarei agora os motivos da escolha de algumas cartas:

Red Resonator: Devido à sua forte interação com o Duja. Citarei um exemplo de combo que pode utilizado com ambos:
Realize a normal Summon do Red Resonator e em seguida ative seu efeito dando special summon no Duja. Ative o efeito do Duja para mandar a Cubic Unification para o graveyard. Após isso, realize uma synchro summon entre os dois - de preferência o Coral Dragon – e logo após isso, utilize o efeito da Unification para chamar outra cópia do Duja de sua mão ou deck, ativando assim seu efeito e mandando outra cópia da Unification para o graveyard. Realize uma synchro summon com as duas cartas - sinta-se à vontade para usar o efeito de monstro do Coral Dragon antes disso, se necessário – invocando o Leo. Após isso ative os efeitos da Unification e Coral Dragon, assim invocando outra cópia do Duja e dando uma draw pelo efeito do Coral. Utilize o efeito do Duja para mandar a Cubic Karma para o graveyard, assim, utilizando seu efeito de grave para buscar alguma carta necessária. Pronto! Sinta-se feliz com seu Leo, Duja e um +2 em sua mão.

Summoner Monk: Invoca facilmente o Duja e pode retirar uma Cubic Karma travada em sua mão, aproveitando mais seu efeito de graveyard.

Hand Destruction ou Dark World Dealings: Draw power com poder de descarte, assim podendo tirar cartas não tão úteis na mão (Karma e Unification) e mandá-las para o graveyard – onde as mesmas funcionam melhor.

Spiritual Swords of Revealing Light: Poder de defesa que, mesmo sendo millada por cartas como Reasoning/Monster Gate ou descartada por Hand Destruction, ainda poderá ter um efeito aproveitável no graveyard. Aparenta ser uma carta bem lenta (e é), mas é uma defesa que se torna necessária quando sua mão trava por conta do excesso de Cubics que não pó ser invocados normalmente.

Reasoning ou Monster Gate: Poder de summon que ainda pode millar cartas úteis, tais como: Cubic Karma, Unification, Pulse e Spiritual Swords

Genex Ally Birdman: Tuner com poder de combar facilmente com o Duja e Unification. O exemplo do combo é bem parecido com o do Red Resonator:
Realize a Normal Summon do Duja e use seu efeito para mandar a Unification para o graveyard. Utilize o efeito do Ally se invocando ao retornar o Duja para a mão. Use a Unification para invocar outro Duja que, conseqüentemente, irá mandar outra cópia da mesma para o graveyard. Realize uma synchro summon entre as duas cartas (totalizando nível 7), e em seguida utilize a Unification para invocar outra cópia do Duja, que poderá mandar a Karma ou Pulse para o graveyard.

Daigusto Emeral: Carta absolutamente necessária para reciclar o trio de Duja e continuar utilizando-os nos combos.

Outras cartas notáveis e que podem ser usadas no arquétipo:

One For One: Descartar monstros travados na mão para invocar o Vijam.
Blackwing - Zephyros the Elite: Assim como o Ally Birdman, essa carta também pode ser utilizada para combar com a Unification e o ajudar a realizar um Xyz de Rank 4.
Fusion Conscription ou Fusion Reserve: Para buscar o Crimson Nova.
Recurring Nightmare: Para ter facilmente acesso aos Crimson Nova ou Vijam parados no seu graveyard.
PSY-Frame Lord Omega: Para reaproveitar as cartas banidas (Karma, Unification, Pulse…).
Sylvan Princessprite: Pode ser feita com duas cópias do Vijam invocadas através do efeito de um dos Cubic.

D/D/D Rebel King Leonidas: Já vi algumas decklists orientais o usando para se invocar (ou ativar o Pendulum Effect) através do efeito do Crimson Nova. Particularmente não acho uma idéia tão viável assim (embora seja interessante), mas de qualquer maneira, está aí disponível para quem quiser rodá-lo.
Official Cubic Deck - por parte da Konami (OCG).
Monster:
3x Vijam, the Cubic Spawn
2x Dark Ganex, the Cubic Beast
2x Blade Garudia, the Cubic Beast
2x Buster Ghandair, the High Cubic Beast
2x Geira Guile, the Cubic Emperor
1x Vulcan Dragni, the Cubic Emperor
1x Indiora Death Bolt, the High Cubic Beast
1x Crimson Nova, the Dark Cubic Deity
3x Duja, the Meteorcubic Vessel
1x Sangan
2x Stygian Security
Spell:
2x Cubic Karma
3x Cubic Pulse
2x Draw Muscle
2x Burden of the Mighty
1x Foolish Burial
1x One for One
1x Dark Eruption
Trap:
1x Cubic Reincarnation
1x Cubic Mandala
1x Cubic Unification
1x Wall of Disruption
2x Breakthrough Skill
2x Call of the Haunted
Extra Deck:
1x Crimson Nova Trinity, the Dark Cubic Wicked Deity

(Não sei como você irá invocar o Trinity com apenas 1 Crimson Nova, mas tudo bem… Konami sendo Konami).


Apenas lembrando que esse não é um deck/arquétipo focado no cenário competitivo (embora você possa arriscar participar de um torneio pequeno com o mesmo, quem sabe), de qualquer maneira, é um deck muito divertido de se jogar, isso eu posso garantir.
Bem, é isso. Até a próxima! 


Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Katanagatari disse:
18 de junho de 2016 12:26

Tem um pequeno erro na decklist, onde você colocou o Vijam duas vezes (primeiro com 3 e depois com 1).

Joao Lucas disse:
18 de junho de 2016 13:19

Corrigido.

Shark Kamishiro disse:
26 de junho de 2016 00:27

Cadê o episódio 110 de Arc-V? Bom dia ^^