29 de maio de 2016

Random Card #54: Penguin Soldier


Uma das cartas troll mais conhecidas e amadas. 
Hoje iremos relembrar um pouco do saudoso Soldado Pinguim. 
Um card que foi side e até mesmo main de muita gente.


Penguin Soldier está entre nós desde o Deck Inicial do Joey em 2003 e já foi tema de post aqui no blog em 2012, na coluna "Carta da Semana", que vocês podem conferir aqui. Quatro anos depois trago até vocês algumas curiosidades sobre o card.

Primeiramente vamos apresentar a lenda em si:




Penguin Soldier

Level 2 / [WATER] / ATK 750 / DEF 500

Aqua / Effect

FLIP: You can target up to 2 monsters on the field; return those targets to the hand.


É fácil perceber o quão troll esse carinha consegue ser. Apesar de ser um efeito lento, pois se trata de FLIP, retornar dois monstros no campo para a mão do dono pode ser devastador. Ele realmente brilhou nas eras Synchro e Xyz, pois o oponente gastava seus recursos apenas para ter seus monstros retornados ao Extra Deck por um bichinho Nível 2. Lembrando que nessa época Compulsory Evacuation Device era liberada a três cópias, então retorno para a mão era um perigo constante.

Sua lentidão tornava díficil o uso em Main Decks, mas não era raro encontrar uma a duas cópias dele em Side Decks da época. Eu mesmo o utilizei diversas vezes, até mesmo como Main, por isso tenho um grande carinho por esse monstro. 

Infelizmente no formato atual ele não é mais tão eficiente. Não só pela velocidade em que o jogo se encontra, o que torna efeitos FLIP quase inviáveis (Gravekeeper's Spy que o diga), mas também porque retornar Monarcas para a mão é praticamente reciclar seus efeitos. Fora a grande quantidade de monstros que não podem ser alvo hoje em dia (Kozmo, Majespecter e até mesmo Lunalight). Talvez ele consiga demonstrar alguma usabilidade contra decks Pendulum que fazem Synchros e Xyz, isto é, se conseguir sobreviver até o momento do combate.

Claro que estamos falando do competitivo, em partidas For Fun com decks variados, esse carinha ainda dá muito gás, às vezes surpreendendo até Decks Meta que não esperam dar de cara com esse mito do passado.



Família Pinguim

Existem muitos pinguins no mundo de Yu-Gi-Oh!, mas dois demonstram algum tipo de relação direta com o Soldado. Isso baseado em artworks de certas mágicas e armadilhas que veremos mais a frente. São eles:





Penguin Knight

Level 3 / WATER / ATK 900 / DEF 800

Aqua Effect

When this card is sent directly from your Deck to the Graveyard by an effect of a card controlled by your opponent, unite your Graveyard cards and your own Deck, shuffle them and form a new Deck.






Honestamente eu olho para essas duas cartas e vejo o mesmo pinguim em artes diferentes, mas com um olhar mais atento você nota que o bico e as patas deste são amarelos, enquanto no Soldado Pinguim são laranjas. Além disso este possui uma penugem mais azulada enquanto o nosso favorito é mais puxado pro roxo. Ok, observações inúteis, mas servem pra identificar qual é qual nas mágicas e armadilhas que falaremos depois. 

Quanto ao efeito, apesar de bem interessante sempre foi muito complicado de se utlizar, ainda mais hoje em dia que mandar algo do deck para o cemitério é coisa que o próprio jogador vai querer fazer, então é muito dificil o oponente usar algo que faça isso por você. Não é a toa que muitos de nós nem conhecíamos esse cara.




Nightmare Penguin

Level 4 / WATER / ATK 900 / DEF 1800

Aqua Effect

All face-up WATER monsters you control gain 200 ATK.
When this card is flipped face-up: Target 1 card your opponent controls: return that target to the hand.






Esse já é bem conhecido, apareceu no anime em Yu-Gi-Oh! Duel Monsters como a encarnação digital de Crump no terrível "Arco de Noah", um dos piores fillers da história dos animes. Seu segundo efeito é similar ao Penguin Soldier com apenas um alvo, entretanto compensa permitindo ser qualquer tipo de card.


Outros Cards

Soldado Pinguim aparece nas artwork de 4 cards diferentes, sendo 3 exclusivos do anime e 1 exclusivo do OCG. Devido a isto não irei me aprofundar demais em seus efeitos.



Battle x2

Spell - Quick-Play

Activate only during the Battle Step when a monster you control declares an attack, and the attack target's ATK is equal to twice the ATK of your attacking monster or more. Double your monster's ATK during damage calculation only.




Esta aparece nos episódios 80 e 160 de Yu-Gi-Oh! GX. Sua arte mostra dois Soldados Pinguim, provavelmente fazendo referência ao seu efeito duplicador.






Soul Connection

Trap - Normal

Add 1 Monster Card from your Deck to your hand.








Esta aparece no episódio 72 de Yu-Gi-Oh! GX. Sua arte mostra Penguin Soldier prestes a trocar de lugar no combate com o Penguin Knight.
Quanto ao seu efeito: POR FAVOR KONAMI LANÇA ESSA CARTA!!!
Provavelmente seria limitada logo em seguida, isso se não chegasse a ser banida. hahaha




Drop Exchange

Spell - Normal

Send 2 or more monsters you control to the Graveyard; Special Summon 1 monster from your hand whose Level equals the total Levels of the sent monsters.




Mais recente, sua aparição foi no episódio 24 de Yu-Gi-Oh! ZEXAL. A arte mostra dois Soldados Pinguim meio mortos sendo utilizados como material para a invocação do Nightmare Penguin, uma reprodução muito fiel do próprio efeito que funciona quase como um card ritual para qualquer monstro não-ritual. Outra carta que seria muito interessante de se ver sendo lançada. Abaixo uma imagem melhor da sua artwork.







Diamond Dust

Trap - Normal

Destroy all WATER monsters on the field, then if a WATER monster(s) is destroyed and sent to the Graveyard by this effect, inflict 500 damage to your opponent for each.








Para finalizar temos essa trap que mostra nosso amiguinho sendo atingido por um golpe do Hyoga (entendedores, entenderão). Exclusiva do OCG. ela pertence ao Duelist Pack: Kamishiro Siblings Edition.

Espero que tenha sido o suficiente para matar as saudades desse bichinho trololo. Porque não tirar a poeira do seu e tentar criar algo em torno dele? Quem sabe não vemos nosso amigo retornado aos sides do mundo inteiro?

Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

Unknown disse:
30 de maio de 2016 16:40

cade os episodios 105 e 106??