12 de maio de 2016

Os Heróis do Destino


Um Arquétipo por muito tempo esquecido pela Konami, e que agora faz o seu retorno triunfal ao mais novo anime, com novos monstros e também com novas temáticas, mas, afinal, porque a novidade não agradou a todos?

Destiny Hero, ou mais popularmente abreviado para D-HERO, é um Arquétipo de monstros do Tipo Warrior, e que foram usados por Aster Phoenix no Anime Yu-Gi-Oh! GX. Antigamente, o Deck possuia efeitos que eram ativados na maioria nas vezes na Standby Phase, e consistiam em uma ação defensiva e um bom controle de campo. Porém, com Aster Phoenix de volta no Yu-Gi-Oh! ARC-V, após o seu primeiro duelo, nós vimos novas cartas, que para decepção de algumas pessoas, não parecem seguir o mesmo estilo. Existem opiniões divididas, pois, ao mesmo tempo que pessoas acham que eles não deveriam ter mudado o estilo de jogo, outros acham que isso foi preciso, para que o Deck pudesse rodar atualmente.

Antes de começar a falar dos novos suportes para o D-HERO, temos que contar um pouco da sua história. Os Destiny Hero foram lançandos na coleção Enemy of Justice, no começo de 2006. Ainda no mesmo ano, recebeu suporte na coleção Power of the Duelist, e somente dois anos depois, recebeu seus últimos suportes na coleção Phantom Darkness, depois disso, só viveu de raros reprints. Nunca teve nenhuma participação relevante em grandes campeonatos, sempre foi um Deck para diversão. Mas, isso pode estar prestes a mudar, pois, além de suportes ou cartas já reveladas no Anime (e que bem provavelmente virão para o Card Game), teremos um novo Booster, chamado Booster SP: Destiny Soldiers, que trarão novas cartas para D-HERO, e que deve seguir o novo estilo de jogo apresentado no Anime.

Depois que o Anime Yu-Gi-Oh! GX acabou, eu mesmo nunca acreditei em ver novas cartas para D-HERO, mas, como muitos, eu me surpreendi. Pra mim, foi uma grata surpresa. Pouco me importa se são bons ou ruins, afinal, eles nunca passaram de um Deck para diversão mesmo. Mas, com esses novos suportes, caso sejam lançados, eu começo a acreditar que D-HERO pode se tornar um Deck competitivo, o que não é nada difícil, só basta a Konami querer. Eu digo isso porque o seu novo estilo aparentemente será um Burn Damage, que consiste em causar dano ao oponente, de todas as formas possíveis, e esse tipo de Deck, mesmo sendo simples, sempre foi uma dor de cabeça.

Talvez, analisando as novas cartas, e citando possíveis efeitos que possam ser acrescentados ou aprimorados, você possa entender melhor o que eu estou dizendo. Eu sei que parece uma ideia louca, ver D-HERO no Metagame, mas, se Decks antigos que receberam suportes estão chegando lá, porque os D-HERO não podem? Então, vamos a análise.

File:DestinyHERODrillguy-JP-Anime-AV.png
Destiny HERO - Drillguy
Level 4 
Warrior/Effect/Dark
1600/1200

If this card attacks a Defense Position monster, inflict piercing battle damage to your opponent.











E aqui está o primeiro monstro dos três revelados. Nada melhor em um Deck com temática Burn do que causar Piercing Damage, não é verdade? Eu tenho 99% de certeza que essa carta vai ser lançada em algum Booster novo e virá para o Card Game. Pra mim essa carta ficaria perfeita se fosse acrescentado um efeito de que quando ela fosse Normal Summoned ou Special Summoned eu pudesse adicionar 1 monstro D-HERO ou uma Mágica "D" do Deck para a mão, isso viria muito a calhar, já que os D-HERO não possuem uma Search muito boa. Claro que o efeito de Piercing Battle Damage seria mantido.

File:DestinyHERODynamiteguy-JP-Anime-AV.png
Destiny HERO - Dynamiteguy
Level 5 
Warrior/Effect/Dark
1000/1000

During either player's Damage Step, when a monster you control battles and your LP is lower than your opponent's: You can send this card from your hand to the Graveyard; make the battle damage you take from this battle 0, and if you do, inflict 1000 damage to both players.







E aqui está o Garoto Dinamite, a carta suicida. Graças a essa carta Aster Phoenix consegui evitar a derrota e causar um empate. Essa carta é muito boa para a mecânica Burn, mas, possui esse defeito, se os LP de ambos os jogadores forem 1000 LP ou menos, o duelo terminará empatado. Eu não mudaria a temática dessa carta, só colocaria um efeito de Special Summon se eu não controlasse monstros, para manter a defesa.


File:DestinyHERODystopiaguy-JP-Anime-AV.png
Destiny HERO - Dystopiaguy
Level 8 
Warrior/Fusion/Effect/Dark
2800/2400

2 "Destiny HERO" monsters
If this card is Fusion Summoned: You can target 1 of the Fusion Materials used for this card's Summon; inflict damage to your opponent equal to its ATK. Once per turn, during either player's turn, if this card's ATK or DEF was changed: You can target 1 card on the field; destroy it.







E aqui está o meu xodó. Eu amo essa carta! Só pelo fato de ser Fusion Summoned e causar dano igual a um dos Matérias usados para a sua Invocação já é algo incrível! Imagina só usar este efeito tendo como alvo um Destiny HERO - Dogma, causando 3400 de dano ao oponente. Talvez somente este efeito tivesse que ser nefardo para o famoso "this effect can only be used once per turn." de resto, estaria ótimo. Mudar ATK e DEF, mesmo sendo comum não é algo feito com muita frequência, então destruir uma carta no campo uma vez por turno se isso acontecer, seria algo bastante bom e também não seria tão apelativo assim.



D - Death Match
Continuous Spell Card

Once per turn, during the End Phase: Compare the total Levels of all monsters each player controls and apply this effect.
● The player who has the lowest total Levels takes damage equal to the difference in total Levels x 100.
● If you have the highest total Levels and you control a "Destiny HERO" monster: You can target 1 of those monsters; it gains ATK equal to the difference in total Levels x 100.




Temos a nossa primeira Spell Card. Uma das mais fortes na minha opinião. Em uma temática Burn Damage, ter uma carta desse tipo é algo muito bom. No anime, essa carta foi usada de uma maneira bastante inteligente. Aster controlava o Dystopiaguy e Yuya o Dark Rebellion Xyz Dragon, como Xyz não possuem Níveis, Aster se aproveitou disso para causar 800 pontos de dano ao Yuya e ainda ganhar 800 ATK. O dano foi negado, por uma Action Card, mas, como na vida real não existem Action Cards, e cada vez mais, muitos monstros estão no campo, essa carta seria útil, não só em D-HERO, mas como em qualquer Deck, pois o seu primeiro efeito compara os Níveis de qualquer monstro, não só dos D-HERO. Essa carta pode ser uma base de um belo FTK, se usada no primeiro turno de um duelo. Não seria algo bom, mas, talvez se lançada para o Card Game, o efeito dela possa ser nerfado para "Compare the total Levels of all monsters each player controls (max. 12)", que reduziria as possibilidades do FTK, mas, também a deixaria mais justa.



D - Pressure
Normal Spell Card

If you Normal Summoned a "Destiny HERO" monster this turn: Target 1 of those monsters; Special Summon 1 "Destiny HERO" monster from your hand with ATK less than or equal to that monster's.










E agora vamos para a última Spell Card. D - Pressure é uma carta sem dúvida interessante, ela serve para várias coisas. Pode trazer um monstro de mesmo Nível para fazer uma Xyz ou, com essa carta, facilmente você terá dois monstros em campo para comparar os Níveis pelo efeito da D - Death Match e causar um dano maior ao oponente, já que D-HERO possuem monstros de Nível alto com ATK baixo, como o Destiny HERO - Malicious ou Dreadmaster que possuem, originalmente 800 e 0 de ATK respectivamente. Também, depois disso, você ainda pode fazer a Fusion Summon do Dystopiaguy para não deixar monstros fracos no campo, depois de comparar os Níveis, sem dúvida um combo interessante. No Anime, o Aster Phoenix invocou uma segunda cópia do Drillguy, para poder causar Piercing Damage duas vezes. Talvez, se lançada para o Card Game, tenha o efeito nerfado, que não permita que se Invoque o mesmo monstro que já foi Invocado pro campo, como aconteceu nesse caso com o Aster. Mesmo assim, seria uma carta muito interessante.




D - Doom Dance
Normal Trap Card

If a monster(s) is Special Summoned to your opponent's field during the Battle Phase: Target 1 of those monsters and banish 1 "Destiny HERO" monster from your Graveyard; it loses ATK equal to the banished monster's. If this effect was applied during your Battle Phase in which a "Destiny HERO" monster(s) you control attacked, 1 of those "Destiny HERO" monsters can make a second attack on that target.





E para as Traps, vamos a primeira e a mais apelona delas. Antes de começar a falar dela, tenho que dizer que acho que essa carta será a única das novas que não será lançada para o Card Game, por ser muito situacional e muito "roubada" também. Mas, o seu efeito ainda assim é deveras interessante, pois, pode encerrar um duelo. Imagina só, eu controlar o Dystopiaguy por exemplo, e o meu oponente Invocar um monstro mais forte do que ele como o Blue-Eyes Ultimate Dragon por exemplo, que tem 4500 de ATK. Supondo que eu Invoquei o Dystopiaguy usando o Dogma como Matéria, eu posso bani-lo do meu Cemitério e diminuir o ATK do Ultimate Dragon em 3400, deixando ele com apenas 1100 de ATK e ainda assim podendo atacar, isso seria muito bom, mas, muito situacional como já foi dito, pois esse efeito só poderia ser ativado na Battle Phase e não em outras situações, além de poder atacar duas vezes depois de reduzir o ATK de um monstro. Mas, quem sabe não seja lançada?



D - Fusion
Normal Trap Card

During your opponent's turn: Fusion Summon 1 "Destiny HERO" Fusion Monster from your Extra Deck, using monsters you control as Fusion Materials, and if you do, it cannot be destroyed by battle or card effects this turn.









Agora vamos a última carta, e pra mim também, o meu outro xodó. Essa carta poderia ser lançada do jeito que está, com o mesmo efeito, mas, somente com uma limitação de só poder ser ativada uma vez por turno. Esse efeito é simples mas, é muito bom! Ele funciona como Shaddoll Fusion, Gem-Knight Fusion ou qualquer carta desse tipo, a única coisa que a diferente dessas cartas é que ela é uma Trap, e também, porque ela protege o monstro Invocado de ser destruído. Talvez o seu único defeito seja só poder ser ativada durante o turno do oponente, mas, mesmo assim ainda dá para se aproveitar. Vamos supor que o oponente jogue de HERO e você tenha uns 3 monstros em campo, ele ataca com o Dark Law e depois ativa uma Mask Change, ainda durante a Battle Phase, antes desse efeito resolver, você ativaria essa carta e Invocaria o Dystopiaguy para o campo, e depois que outro monstro fosse Invocado, caso ele fosse mais forte que o Dystopiaguy, você ainda poderia ativar a D - Doom Dance (se for lançada com o mesmo efeito) e diminuir o ATK do monstro do oponente, não é bacana? Ouviu Konami, nada de nerfar esse efeito por favor!

Bem galera, essa foi a analise da nova temática e das novas cartas do Arquétipo D-HERO, que foram apresentadas no Anime. É bem provável que outras cartas sejam lançadas no Anime, talvez com a mesma temática, talvez não, já que tudo aqui não passa de uma hipótese. Muita gente estranhou ou até mesmo não gostou das novas cartas, mas, elas são sim boas. Talvez o motivo para o desgosto seja apenas falta de costume, pois, querendo ou não, essas novas cartas mudaram a temática de um Arquétipo bem tradicional do jogo, mas, claro que foi por uma boa causa, pois na minha opinião, se continuassem com os tradicionais efeitos durante a Standby Phase, o Deck continuaria lento e não serviriam de nada os suportes, mas, isso eu deixo para vocês responderem. E ai, qual a opinião de vocês sobre os novos D-HERO e a sua nova temática? Até a próxima!

Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Mister disse:
12 de maio de 2016 13:13

Pessoalmente não acho que o visual seja muito diferente do original, as spell e traps tão muito parecidas com as clássicas. A minha crítica ao arquétipo é ter esquecido a minha amada Clock tower prison

José Renato disse:
12 de maio de 2016 23:05

O Destiny Hero Dystopiaguy é bem interessante.

Ele comba legal com Destiny Hero Malicious e Dasher.

Acho que quando a Konami for lançar essas cartas aqui no TCG, pode ser
que o Stratos volte. Isso seria muito bom.

Kimer disse:
13 de maio de 2016 12:57

Minha aposta é que quando esses novos D-HERO forem lançados, a Konami melhore esses monstros adicionando efeitos extras, tornando-os mais jogáveis. Foi assim com Lunalight, Speedroid e principalmente The Phantom Knights.