23 de abril de 2016

Será que Sakaki Yuya se tornará o melhor protagonista?


"O melhor ainda está por vir!" - Sakaki Yuya.

Olá pessoas, como vão? Já faz um bom tempo que venho pensando sobre essa questão: Sim, o Yuya se tornar o melhor protagonista dentre todos os anteriores. Sei que é um tema muito difícil de se trabalhar, pois envolve as mais diversas opiniões dos que acompanham o anime. No entanto, quero me aventurar mesmo assim.

Antes de iniciar, quero deixar claro algumas questões: É um post que envolve única e exclusivamente minha opinião, e não remete a opinião geral de todos os integrantes do Yu-Gi-Oh! Nexus. Sendo uma opinião, vocês são livres para discordar, mas espero que ocorra tudo de forma civilizada. Vale lembrar também que essa discussão trata-se apenas do anime, deixando o TCG/OCG de lado. O post também não será muito longo. Darei alguns pontos e gostaria que vocês mesmo debatessem, dessem suas opiniões nos comentários. Dada as explicações iniciais, vamos lá:


A questão do Rei dos Jogos
Faraó Atem, ou pra muitos, Yami Yugi.
Mutou Yugi foi o primeiro protagonista da série. Além de possuir o título de Rei dos Jogos (de todos os jogos, literalmente), ele foi praticamente o percursor do anime. Eu então o enxergo como se fosse o "garoto propaganda" da franquia. Apesar das brincadeiras pra cima dele pelo fato do mesmo inúmeras vezes escapar das derrotas inventando efeitos de cartas, fazendo jogadas absurdas de roubadas, entre outras coisas, acredito que os produtores do anime querem manter a ideia que ele é o número 1, uma referência aos demais. Ah, e se tratando de duelos no ANIME (esqueçam o card game), na minha opinião, Yugi por enquanto continua sendo o Rei dos Jogos, o melhor dos protagonista.


Um padrão no anime foi se estabelecendo


Para quem pôde acompanhar todas as sagas de Yu-Gi-Oh!, acabou percebendo uma padrão dentro dentro da própria série: O protagonista surge, enfrenta suas dificuldades, as supera, evoluí, e no final está no ápice. Tudo isso através dos duelos, claro. Foi assim com Judai, Yusei, Yuma, e até com o próprio Yugi. Tá, e aonde eu quero chegar?  O que eu quero dizer é que, apesar dos protagonista passarem por tudo isso, o enredo sempre se limitou dentro da sua própria história, com seus próprios personagens, sendo eles relevantes ou não, fortes ou não. E claro que não tem nada de anormal nisso. E onde eu quero chegar mais uma vez? É que ARC-V está ultrapassando esses limites.



Até o Zexal, esse foi o padrão. Mas por conta disso, havia (e há até hoje) uma ampla discussão entre os fãs para saber que personagem vencia quem, quem era o mais forte, etc. Porque, por seguir esse padrão dito acima, o anime ainda não tinha nos proporcionado duelos entre personagens de séries distintas, salvo por um: Yugi x Judai (ninguém sabe se o Kaibaman era o Kaiba. É dito que era um espirito de monstro, então não, não foi Judai x Kaiba). Esse até então era o único duelo em que dois personagens de sagas diferentes se enfrentavam. No entanto, o duelo acabou sem um vencedor. Acredito mais uma vez que os produtores não queriam se arriscar em mostrar um vencedor. Yugi , o Rei dos Jogos, derrotado? Seria muito difícil de engolir. E o Judai, depois de evoluir tanto, ser derrotado no final?


ARC-V e Yuya chegaram para mudar isso


Começou a surgir na minha mente a ideia do Yuya se tornar o melhor protagonista no momento em que foram anunciados invocações e personagens antigos surgindo em ARC-V. Diferentes das anteriores, em que uma nova Summon surgia e os personagens só usavam ela, a atual série fez algo totalmente diferente e inovador, se comparado com suas antecessores. Todas as Summon do jogo estão interagindo entre si no anime. Com isso, os duelos da  estão cada vez mais se aproximando do que hoje é jogado na vida real, com tudo muito rápido, cartas chatas sendo usadas em momento certos para ferrar o oponente, nada muito roubado, como em alguns duelos de 5d's, e nada muito fraco, como em alguns de GX. E podemos notar que, apesar de sofrer um pouco, o Yuya está se adaptando muito bem cada vez mais com isso.

Outro fator importante a ser destacado é a principal invocação usada por Yuya: Os Pendulum. Inicialmente, sendo totalmente desconhecida entre os duelistas do anime, ela é capaz de surpreender e muito os oponentes. Quem lembra de quando o Yuya venceu o Jack Atlas? Ou quando o Reiji venceu o Roger? Além de ser forte e superior às outras invocações (pode ser combinada com elas), ela está constantemente evoluindo, como foi quando o Yuya misturou monstros Pendulum com Xyz e Synchro. Acredito que isso possa ser um diferencial a mais pro nosso atual protagonista evoluir cada vez mais, a ponto de se tornar o novo Rei dos Jogos.

Sakaki Yusho, pai do Yuya, com silhuetas de possíveis personagens antigos de Yu-Gi-Oh!
Jack Atlas, Crow, Asuka, Kaito e alguns outros acabaram dando as caras no ARC-V. E é aqui onde ponto principal está: As experiências e filosofias que esses personagens antigos transmitirão ao Yuya. Ele está tendo contato com uma gama maior de personagens fortes, de situações. Nas séries anteriores, isso não aconteceu. Outra coisa que vejo com bons olhos é que nos duelos do Yuya, por enquanto, não há absoluta certeza que ele vai vencer. Quem lembra das surras que ele levou do próprio Jack Atlas, Reiji e do Sergey? Não, isso não é motivo para dizer que ele é lixo ou fraco. Tá certo que o Yuma também apanhou bastante, mas foi em situações totalmente opostas, em que se ele perdesse, não resultaria em basicamente nada. Isso do próprio protagonista não ser totalmente imbatível faz com que tudo fique mais realista. Resumindo: Esse contato todo com muitos outros personagens relevantes somado com muitas derrotas inesperadas, contribuí imensamente para sua evolução.


"Quero que todos sorriam com meus duelos" 
Um coisa que todos reclamam (inclusive eu já brinquei com isso em um post no Facebook) é a filosofia do Yuya em: "Egao" - que significa Sorriso. Todo capítulo é isso de Egao pra lá e Egao pra cá. Ele quer que todos sorriam em seus duelos, independente das circunstâncias. Para ele, duelos não são uma ferramenta para machucar as pessoas ou para serem usadas em guerras, e sim para entreter quem está assistindo. Essa fator faz com que muitos odeiem o personagem e etc. Mas peço que todos tenham calma com ele. Logo logo ele percebe que duelos nem sempre são divertidos, e às vezes envolvem grandes responsabilidades - Yuki Judai.


Todos os protagonistas de Yu-Gi-Oh! possuem seus próprios estilos e carismas. É difícil dizer quem é melhor que quem. Eu particularmente gosto de todos igualmente, mas estou começando a ver um potencial a mais em Sakaki Yuya para ser o "garoto propaganda" da nova geração. Mutou Yugi que se cuide.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar. Curtam, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!

Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Unknown disse:
23 de abril de 2016 10:57

Não , é o mais infantil e chatinho entre eles .

Gosto do Yugi , Yusei , Yuki Judai , Yuma e Yuya.

Nan Pendragon disse:
23 de abril de 2016 16:47

O único que não gosto é o Yuma, acho ele insuportável.

Eu acho que no final do Arc-V vai aparecer todos os protagonistas e o Yuya duelara com eles.

Tania disse:
24 de setembro de 2016 15:00

"duelos nem sempre são divertidos, e às vezes envolvem grandes responsabilidades - Yuki Judai." Faz lembrar algo do Homem Aranha... :)