23 de março de 2016

Graduado no Jogo #1: Contagem de Recursos e Vantagem de Cartas.


Antes de tudo, quero dar os devidos créditos ao usuário r/PinkMistful (do Reddit) por ter compartilhado tais informações (aqui).

Isso despertou o interesse do autor deste post em levar tais ensinamentos mais adiante. O que findou por convencê-lo a traduzir e adaptar esses exemplos; trazendo-os na forma das próximas linhas. Queria dizer também, que sei que uma enxurrada de texto, às vezes, possa parecer ameaçadora. Porém, peço aos leitores que desfrutem desse guia, da melhor forma possível.

Esse guia é destinado a todos aqueles duelistas novatos, ou casuais, que almejam evoluir no nosso jogo preferido e, entender um pouco mais de suas teorias (talvez obscuras para grande parte dos jogadores). O assunto principal é a contagem de recursos, a vantagem de cartas, o quanto cada player possui de cartas consideradas "úteis", em seu campo ou mão. O quanto você tem de "+1", ou, o quanto você tem de "-1" com relação ao seu oponente. Com certeza o leitor deve estar reconhecendo esses termos; por que, afinal, trata-se de um dos aspectos mais fundamentais levados em consideração durante um duelo.

Para esmiuçar as explicações um pouco mais, tomemos o seguinte exemplo:

No começo do jogo, ambos os jogadores possuem 5 cartas em suas mãos, nenhuma carta no campo e, esperançosamente, 35 cartas no Deck Principal de cada um. Ambos estão em uma posição idêntica, ou pelo menos até que alguém realize algum movimento.

Agora digamos que você ative uma carta mágica como, por exemplo, uma "Jackpot 7".





Jackpot 7
Normal Spell

When this card is activated: Shuffle this card from the field into the Deck. When this card in your possession is sent to your Graveyard by an opponent's card effect: Banish this card. If 3 of your "Jackpot 7" are currently banished, and were all banished by this effect, you win the Duel.







Quando ela é ativada, ela se embaralha no seu Deck Principal. Então, após o seu efeito ter resolvido, você teria 4 cartas na mão, e seu oponente teria 5. Nesse caso, você se encontra em uma posição de "-1", uma vez que você tem uma carta a menos que seu oponente naquele momento.

Mas nem sempre as coisas serão fáceis de analisar desse jeito. O duelista definitivamente não terá o costume de utilizar "Jackpot 7" em um duelo. Então, analisemos um outro exemplo:

Vamos assumir que você e seu oponente tenham, novamente, 5 cartas na mão.

Agora, digamos que você invoque um monstro. Qualquer monstro. Digamos, um "Celtic Guardian".






Celtic Guardian
Level 4 
EARTH / Warrior

An elf who learned to wield a sword, he baffles enemies with lightning-swift attacks.









Após a invocação, você possui 4 cartas na mão e 1 carta no campo, e o seu  oponente ainda possui as 5 cartas na mão dele. Você utilizou um de seus recursos (seu monstro), mas ele ainda está disponível para que você o use. O monstro ainda está no campo, então você não perdeu recursos ao invocá-lo. Simplificando: Invocar um monstro não te causa um "+1" ou um "-1", mas sim um "+0".

Pode parecer muito fácil, mas os duelos atuais são um pouco mais complicados. Existem monstros que te beneficiam quando são invocados (ou quando ativam seus efeitos). E existem cartas mágicas e armadilhas que não são tão inúteis quanto a "Jackpot 7".

Vamos então a um exemplo um tanto quanto mais rebuscado:

Novamente, ambos os jogadores se encontram com 5 cartas nas mãos.

Então, você invoca a "Satellarknight Deneb":






Satellarknight Deneb
Level 4 
LIGHT / Warrior / Effect

If this card is Summoned: You can add 1 "tellarknight" monster from your Deck to your hand, except "Satellarknight Deneb". You can only use this effect of "Satellarknight Deneb" once per turn.







A Deneb, quando invocada, lhe permite adicionar um outro monstro "Tellarknight" do seu Deck Principal para sua mão. Para fins didáticos, digamos que você escolha adicionar o "Satellarknight Altair".



Satellarknight Altair
Level 4 
LIGHT / Warrior / Effect

If this card is Summoned: You can target 1 "tellarknight" monster in your Graveyard, except "Satellarknight Altair"; Special Summon that monster in Defense Position, also monsters you control cannot attack for the rest of this turn, except "tellarknight" monsters. You can only use this effect of "Satellarknight Altair" once per turn.





Dessa forma, após a resolução do efeito da Deneb, você termina por ter 6 recursos: 5 cartas na mão (4 dessas desconhecidas pelo oponente, e o Altair, recém adicionado do Deck) e 1 carta no campo (Deneb recém invocada). Seu oponente possui 5 cartas, então você se encontra em uma posição de "+1" (afinal, 6 recursos seus > 5 recursos do oponente).

Assim, você encerra o turno sem fazer mais nada. Você com 6 recursos e seu oponente com 5. Você está com "+1". Essa não é necessariamente uma situação desesperadora para o oponente. Após a fase de compra durante o turno dele, ele também terá 6 recursos.

Agora é o turno do seu oponente. Ele compra uma carta. Dos seus 6 recursos, agora, ele decide invocar "Brotherhood of Fire Fist - Bear".



Brotherhood of Fire Fist - Bear
Level 4 
FIRE / Beast-Warrior / Effect

Once per turn, when this card inflicts battle damage to your opponent: You can Set 1 "Fire Formation" Spell Card directly from your Deck. Once per turn: You can send 1 face-up "Fire Formation" Spell/Trap Card you control to the Graveyard, then target 1 monster on the field; destroy that target.





Quando o Bear inflige dano, ele permite baixar uma carta "Fire Formation" diretamente do seu Deck. Então, seu oponente declara um ataque, destrói sua Deneb, e ativa o efeito do Bear para baixar uma "Fire Formation - Tenki" do Deck.






Fire Formation - Tenki
Continuous Spell

When this card is activated: You can add 1 Level 4 or lower Beast-Warrior-Type monster from your Deck to your hand. All Beast-Warrior-Type monsters you control gain 100 ATK. You can only activate 1 "Fire Formation - Tenki" per turn.






Em um único ataque, você perdeu um recurso (sua Deneb), e seu oponente ganhou 1 (a Tenki). Você tem um total de 5 cartas (na mão), e seu oponente possui 7 recursos (2 no campo e 5 na mão). Seu oponente, agora, se encontra em uma situação de "+2" (7 > 5), e você se encontra em uma posição de "-2" (5 < 7).

Agora, seu oponente baixa 2 cartas nas zonas de Magia & Armadilha. Ele ainda possui 7 recursos, mas agora 4 estão no campo (Bear, Tenki e 2 outras desconhecidas por você) e 3 na mão (3 também desconhecidas por você). Ele encerra o turno, agora é sua vez.

Você compra uma carta, e fica com 6 cartas na mão. Nesse momento, você se encontra em uma situação apenas de "-1" (uma vez que você ganhou um novo recurso após a fase de compra).

Agora, você possui 1 Altair na mão e 1 Deneb no cemitério e decide fazer uma jogada habilidosa nessa situação: Você invoca o Altair e usa seu efeito para invocar a Deneb do cemitério. Isso te dá, imediatamente, um recurso a mais, já que agora você tem 5 cartas na mão e 2 no campo (7 recursos seus, contra 7 recursos do oponente).

Porém, a Deneb te fornece algo mais. Ela te permite, novamente, adicionar uma nova carta "tellarknight" do Deck Principal para a mão. Então, após a Deneb resolver seu efeito, você fica com 6 cartas na mão e 2 no campo. Seu oponente possui 4 no campo e 3 na mão. Agora, você está em uma situação de "+1", e seu oponente em uma situação de "-1".

Isso quer dizer que, após a simples invocação do Altair, você saiu de uma situação de "-1" diretamente para uma situação de "+1". O Altair, indiretamente, te deu 2 recursos a mais. Criou vantagem. E foi exatamente por esse motivo que ele foi escolhido para ser adicionado à mão no turno anterior: a oportunidade de gerar vantagem no turno seguinte. Prevendo a destruição da Deneb e criando oportunidades a partir disso.

Agora, digamos que seu oponente decida usar uma de suas cartas viradas para baixo: "Torrential Tribute".








Torrential Tribute
Normal Trap

When a monster(s) is Summoned: Destroy all monsters on the field.








Você possui 2 monstros em campo (Deneb e Altair); ele possui 1 (Bear). Todos os monstros serão destruídos quando o efeito da Torrential resolver. Você perde 2 monstros; ele perde 1. Porém, como a Torrential também é um recurso sendo utilizado, ela também vai para o cemitério. Isso quer dizer que ele também perde 2 cartas ao total (Bear e a Torrential).

Quando se usa cartas como a Torrential, o que se deve levar em consideração é quantas cartas você vai perder em relação ao seu oponente. Deve-se ter em mente que, se você vai perder o mesmo número de cartas que o seu oponente, a situação do jogo (do ponto de vista da contagem de recursos, da vantagem de cartas) permanecerá a mesma.

Ao ativar a Torrential, o oponente permaneceu na mesma situação de "-1" em que se encontrava. Ele não gerou vantagem!

Resumindo: após o uso da Torrential, se você ficou com um número maior de recursos, você realizou uma boa jogada. Porém, se a sua situação continuou a mesma, ou até inferior, após a resolução da Torrential, então pode-se dizer que você realizou uma jogada ruim.

Mas lembre-se sempre: Essa análise diz respeito exclusivo à contagem de recursos. Se você abdicou da vantagem de cartas, a fim de prevenir uma jogada mais forte do oponente, e garante recuperação no próximo turno, ótimo! Porém, isso já pertence a um outro assunto.

Enfim, este é o básico de como a contagem de recursos pode te oferecer informações importantes durante um duelo. Toda e qualquer ação que, tanto você quanto seu oponente, tomam afeta direta ou indiretamente a sua economia de recursos. Pense em sua mão e campo como recursos: Existe um número limitado deles a cada momento, e ser um jogador habilidoso significa usar esses recursos da melhor forma possível.

Tipicamente, em situações simples, ativar uma carta de magia ou armadilha imediatamente significa uma situação de "-1" (já que você utiliza uma carta que logo vai para o cemitério). E invocar um monstro significa "+0" (uma vez que o monstro invocado ainda está disponível para ser utilizado).

Uma carta somente se torna um "-1" quando vai para o cemitério, para a pilha de banidas, Deck Principal ou Extra Deck, o que explica o porquê de cartas como "Compulsory Evacuation Device" e "Forced Back" serem consideradas ruins quando usadas em um simples monstro de efeito, que foi invocado da mão. Elas simplesmente retornam a carta para a mão ao custo de um "-1" para o jogador que as utiliza. O oponente permanece com o mesmo número total de recursos que antes. E você ficou com 1 a menos.


Novamente, isso pode mudar quando analisamos uma jogada dessas em um monstro de Fusão, Xyz ou Sincro. Mas isso já fica para uma próxima oportunidade.


Bom, chegamos ao fim desse primeiro guia. Espero que o leitor tire o máximo de proveito deste post, e que este autor possa ter contribuído com o seu crescimento.

O excelentíssimo usuário r/PinkMistiful havia prometido uma continuação deste guia. Porém, na data de escrita deste artigo, já se passam mais de 4 meses desde que o PinkMistiful publicou sua versão original no Reddit.

Se você gostou do Guia, compartilhe com seus amigos, comente abaixo, use-o para ensinar novos jogadores. Se o feedback for bastante positivo, o próprio autor que vos escreve, pode continuar o magnífico trabalho do usuário r/PinkMistful e trazer mais conteúdos desse tipo para todos.

Um sincero obrigado a todos que, pacientemente, leram até aqui.

Até uma próxima oportunidade!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: