2 de fevereiro de 2016

Carta da Semana #155: Neptabyss, the Atlantean Prince



Neptabyss, the Atlantean Prince
Level 1 
Sea Serpent/Effect/Water
You can send 1 "Atlantean" monster from your Deck to the Graveyard, except "Neptabyss, the Atlantean Prince"; add 1 "Atlantean" card from your Deck to your hand, except "Neptabyss, the Atlantean Prince". If this card is sent to the Graveyard to activate a WATER monster's effect: Target 1 "Atlantean" monster in your Graveyard, except "Neptabyss, the Atlantean Prince"; Special Summon it. You can only use each effect of "Neptabyss, the Atlantean Prince" once per turn.






Como uma única carta pode fazer dois archtypes se unirem e ressurgirem?


Já faz um bom tempo desde que Atlantean/Mermail dominou o jogo. Com a limitação de algumas cartas e a chegada de decks mais fortes, o cenário foi mudando, e eles foram sendo deixados para trás. Porém, com a chegada do Breakers of Shadow, eles estão prestes a se reerguer de novo, graças ao seu mais novo príncipe: Neptabyss, the Atlantean Prince!



Uma característica muito comum nos decks de Mermail é (ou era) a interação dos monstros Genex Undine e Genex Controller. Com o efeito do Undine, você enviava um monstro WATER do deck para o cemitério, para adicionar do deck para a mão o monstro Controller, que é um Normal Tuner (Você é obrigado a ter que adicionar o Controller, caso o contrário, não poderá usar o efeito do Undine). Ao enviar um WATER do deck para o cemitério com o Undine, você se beneficiava com os efeitos dos enviados, que eram os Atlanteans. No entanto, havia o problema de você abrir o jogo com o Controller já na mão. Era necessário que esse monstrinho Tuner ficasse no deck para que você pudesse fazer o combo, senão nada feito. Com a chegada do Prince,  eliminamos todos os riscos de jogar e ficar com cartas mortas na mão, além de podermos adicionar mais peças do deck para fazermos mais combos.



Essas são as opções mais fortes de para a interação com os efeitos do Prince. Atlantean Marksman, Dragoons e Heavy Infantry ativam seus efeitos quando vão para o cemitério pela ativação de efeito de um monstro WATER. O mais interessante de tudo isso é que o envio de um monstro WATER do deck para o cemitério pelo efeito do Prince é custo, ou seja, não pode ser negado. Isso já garante que pelo menos você ativará o efeito de um dos Atlantean's que você enviar. Em um formato cheio de Cyber Dragon Infinity e Solemn Strike, esse efeito pode causar dor de cabeça para o oponente. Se o seu adversário possuir uma dessas duas cartas (Infinity e Strike), ele terá que tomar uma decisão: Ou negar o efeito do Atlantean que foi enviado para o cemitério, ou negar a busca de um Atlantean card pelo Prince. Ambos os casos deixam seu oponente em uma posição desagradável.

A maioria dos jogadores temem a presença de um Cyber Dragon Infinity no campo do oponente logo de cara no first turno. Mas a simples invocação normal do Prince pode resolver a maior parte do seu problema. Quando enviado para o cemitério pela ativação de efeito de um monstro Water, o Heavy Infantry destrói uma carta face-up do oponente. Se você enviá-lo pelo efeito do Prince, o oponente vai ter que optar por: 

A- Negar o efeito do Infantry salvando a pele do Infinity, mas deixar você buscar uma Atlantean card.

B- Negar o efeito de busca do Prince, mas deixar o Infinity ser destruído pelo Infantry.

Talvez o mais correto fosse seu oponente salvar a pele do Infinity e negar o efeito do Infantry, deixando você buscar a carta. Mas logo em seguida você poderia buscar um outro Infantry, e dependendo da sua mão, descartá-lo pelo efeito do Mermail Abyssteus ou Mermail Abyssmegalo e dar mais dor de cabeça ao oponente.



O segundo efeito do Prince é de quando for enviado para o cemitério pela ativação de efeito de um monstro WATER, você pode escolher e invocar um Atlantean do cemitério. Há várias maneiras de você fazer isso dentro do deck, que chega a ser ridículo. Com isso, a opção mais forte para você reviver é o Atlantean Dragoons que é um monstro level 4, que obviamente serve para você fazer um Xyz Rank 4, mas precisamente, o Abyss Dweller. Abyss Dweller é muito importante. Contra decks como Kozmo e Burning Abyss, ou decks que usam muito o cemitério como recurso, esse Xyz te salva. Outro fator importante é na hora de usar o efeito. Ao detachar um material, sempre retire o Dragoons, se ele estiver lá. Com isso, você pode usar o seu efeito de busca. 

Uma coisa que sempre acho irônica é o fato de, ao mesmo tempo que pode ser o salvador da pátria de Mermail/Atlantean, Dweller também pode ser o pior pesadelo desse deck. Se numa Mirror Match de Mermail/Atlantean o oponente fizer Dweller primeiro que você, isso pode se tornar um grave problema pro seu jogo, pois você não conseguirá usar o efeitos dos Waters enviados para o cemitério.



Como eu disse lá em cima, a combinação Prince e Dragoons é muito forte. Se enviado para o cemitério para a ativação de efeito de um monstro WATER, Dragoons pode adicionar um monstro Sea Serpent do deck para a mão. A melhor parte é que esse efeito não tem restrição de quantas vezes por turno você pode usar, então se puder, você pode ficar abusando. Não é atoa que esse monstro hoje em dia encontra-se semi limitado, saindo de uma limitação. As melhores opções de busca para esse efeito são o Mermail Abyssmegalo, o Moulinglacia the Elemental Lord e a Deep Sea Diva. Abyssmegalo é a carta que te possibilita realizar os OTK's no deck. Além de poder ser invocado descartando os Atlantean's que você buscou pelo efeito do Prince, ele tem o segundo efeito de tributar 1 WATER que você controle que esteja em modo de ATK, para realizar dois ataques na Battle Phase. Você pode usar esse efeito para tributar o Prince. Com o segundo efeito do Prince, como ele foi enviado para o cemitério para a ativação de efeito de um Water, você pode invocar um Atlantean do cemitério. E claro que a melhor opção seria o Dragoons, abrindo a possibilidade de você utilizá-lo para um Xyz, como o Dweller, por exemplo. 

Deep Sea Diva também é importante. Quando invocada normalmente, ela pode invocar um Sea Serpent de level 3 ou menos direto do deck. Ela é uma das formas de você invocar o Prince, caso não abra com ele na mão. Outro detalhe interessante é que essa carta é Tuner, ou seja, pode ser usada para Synchro para que você complique ainda mais o oponente, como o Trishula, por exemplo.

Já o Moulinglacia the Elemental Lord pode ser invocado especialmente se você possuir exatamente 5 Waters no seu cemitério. Quando feito isso, você descarta aleatoriamente 2 cartas da mão do oponente. Pode parecer difícil de invocá-lo, mas com a ajuda do Prince, você consegue controlar bem o número de Waters no cemitério. Há também alguns combos que te fazem conseguir invocar o Moulinglacia facilmente, mais a possibilidade de realizar um OTK no oponente. Confira passo a passo:

Na sua mão você precisaria de um Deep Sea Diva + Qualquer monstro WATER:
  • Invoque normalmente a Deep Sea Diva e ative seu efeito, invocando especialmente do deck o Neptabyss, the Atlantean Prince.
  • Ative o efeito do Prince, enviando o Atlantean Dragoons para o cemitério (custo). Adicione outra cópia do Dragoons.
  • Use o efeito do primeiro Dragoons enviado pelo cemitério pelo Prince, e adicione para sua mão o Mermail Abyssmegalo.
  • Invoque especialmente o Abyssmegalo, descartando o Dragoons buscado pelo Prince e o outro Water que você possuir na sua mão.
  • Use o efeito do Abyssmegalo invocado especialmente, buscando do deck para a mão a Spell Equip Abyss-scale of the Mizuchi. Logo em seguida, use o efeito do Dragoons descartado, buscando do deck para a mão o Moulinglacia the Elemental Lord.
  • Equipe a Abyss-scale of the Mizuchi no Abyssmegalo, e use seu segundo efeito, tributando o Prince.
  • Com o segundo efeito do Prince, invoque especialmente do cemitério o Dragoons.
  • Faça uma Synchro Summon do Blackwing - Nothung the Starlight (level 6) usando os monstros Deep Sea Diva e Dragoons (4+2), e use o efeito do Blackwing Synchro, causando 800 de dano para o oponente.
  • Invoque especialmente o Moulinglacia the Elemental Lord. Você terá exatamente 5 Waters no cemitério (2 Dragoons, 1 Deep Sea Diva, 1 Prince e 1 Water qualquer). Com isso, se você conseguisse atacar direto, você conseguiria mais de 10000 de dano.
Impressionante o caminho de possibilidades que uma carta consegue fazer, não é? Deixarei aqui embaixo uma deck list:

Main Dec
Extra/Side Deck
Monsters [27]:
[3] Atlantean Heavy Infantry
[3] Maxx "C"
[3] Mermail Abyssteus
[3] Neptabyss, the Atlantean Prince
[3] Efffect Veiler
[2] Mermail Abyssgunde
[2] Mermail Abyssmegalo
[2] Atlantean Dragoons
[2] Atlanteans Marksman
[1] Moulinglacia the Elemental Lord
[1] Mermail Abyssturge
[1] Mermail Abysspike
[1] Deep Sea Diva


Spells [13]:
[3] Upstar Goblin
[3] Instant Fusion
[3] Forbidden Chalice
[1] One for One
[1] Raigeki
[1] Twin Twisters
[1] Abyss-scale of the Mizuchi

Traps [0]:





Extra Deck [15]:
[2] Abyss Dweller
[2] Elder Entity Norden
[1] Castel, the Skyblaster Muskeeter
[1]  Daigusto Emeral
[1] Blackwing - Nothung the Starlight
[1] Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier
[1] Herald of the Arc Light
[1] Hi-Speedroid Chanbara
[1] Mermail Abyssgaios
[1] Number 101: Silent Honor Ark
[1] Red-Eyes Flare Metal Dragon
[1] Tatsunoko
[1] Trishula, Dragon of the Ice Barrier

Autor: Pasquale Crociata;
Não sei se apenas o Prince será suficiente para fazer o deck ganhar forças para vencer campeonatos. Mas com certeza agora o deck voltará a ser jogado com mais frequência, e isso já me deixa muito feliz. Sem dúvidas Neptabyss, the Atlantean Prince foi uma das melhores cartas lançadas no Breakers of Shadow. E quem sabe apareça uma deck list de Mermail/Atlantean que surpreenda a todos nós?


É isso pessoal, espero que tenham gostado. Foi um post bem curto, mas espero que tenha sido bem objetivo e simples, fazendo vocês entenderem facilmente. Não esqueçam de comentar aí embaixo o que acharam, nem que seja para Hatear :p (Bjs Haters) Curtam, comentem, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!

Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

Ronaldo Silva disse:
2 de fevereiro de 2016 11:40

Faz um CDS com o Number 92: Heart-eartH Dragon

Solaire disse:
2 de fevereiro de 2016 14:29

Essa carta deu UP, mas no atual formato será difícil reviver os tempos gloriosos que fizeram ser tão temidos no passado.

Revenge disse:
2 de fevereiro de 2016 21:40

Voltei a jogar com eles recentemente tbm, com Prince eles agr consiguiram voltar a ser competitivos,mas quem sabe nao teremos suportes para ele futuramente, eu espero mtu por isso!!!

Rex Goodwin disse:
3 de fevereiro de 2016 10:28

faz um deck anti-exodia, tipo um deck mill

ABCD disse:
3 de fevereiro de 2016 21:50

Saiu a banlist tcg
Performage Plushfire – Forbidden
Performage Damage Juggler – Forbidden
Tellarknight Ptolemaeus – Forbidden
Performapal Skullcrobat Joker – Limited
Performapal Monkeyboard – Limited
Luster Pendulum, the Dracoslayer – Limited

Wyl Tokya disse:
4 de fevereiro de 2016 20:29

Gostaria de saber se vai continuar lançando a episódios do Arc V? Pararam no 85 e até hoje nada.