29 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015: TOP 10 cartas lançadas esse ano no TCG

Retrospectiva 2015: TOP 10 cartas lançadas esse ano no TCG

Eae galerinha, como vão?

Bem-vindos ao post de Retrospectiva mais atrasado que você verá em sua vida. Pensaram que eu tinha esquecido? Haha, talvez eu tenha, mas o importante é que

ESSE ANO FOI BEM LOKO!

Observação Importante

A escolha das cartas e posições foi feita com base em minha opinião pessoal e na opinião de alguns de vocês no nosso grupo do Facebook. Se você não concorda, fique a vontade para nos dizer como ficaria o seu Top 10 nos comentários.


Navegue pelos links abaixo ou continue rolando a página:

10º LUGAR: Nekroz of Trishula
9º LUGAR: Kozmo Farmgirl
8º LUGAR: D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok
7º LUGAR: Performapal Skullcrobat Joker
6º LUGAR: PSY-Framelord Omega
5º LUGAR: Clear Wing Synchro Dragon
4º LUGAR: Tellarknight Ptolemaeus
3º LUGAR: Elder Entity Norden
2º LUGAR: Performage Trick Clown
1º LUGAR: Luster Pendulum, the Dracoslayer

MENÇÃO HONROSA: Storming Mirror Force


10º LUGAR: Nekroz of Trishula

Nekroz of Trishula

Nekroz of Trishula
Level 9 / WATER / ATK: 2700 / DEF: 2000
Warrior / Ritual / Effect
You can Ritual Summon this card with any "Nekroz" Ritual Spell Card. Must be Ritual Summoned without using any Level 9 monsters, and cannot be Special Summoned by other ways. You can only use each of these effects of "Nekroz of Trishula" once per turn.
● During either player's turn, when a card or effect is activated that targets a "Nekroz" monster(s) you control: You can discard this card; negate the activation.
● When this card is Ritual Summoned, you can: Banish exactly 3 of your opponent's cards, 1 each from their hand, field, and Graveyard. (The card in the hand is chosen at random.)

Representando o retorno dos monstros Rituais.

Nekroz ficou por alguns meses ganhando muitos dos campeonatos daqui do TCG. Eles bateram de frente com o segundo ano de Shaddoll, mas já chegaram ultrapassando. Isso porque Shaddoll não tem um poder do lendário Trishula.

O efeito de Nekroz of Trishula honra a sua armadura, com um efeito que lembra a versão original que podia banir até 3 cartas, 1 aleatória da mão do oponente, 1 do campo e 1 do cemitério. E é exatamente isso que Nekroz of Trishula faz. A diferença é que ele é mais fácil de ser invocado e buscado do deck.

E não vamos esquecer o efeito dele de descarte, como é típico dos outros Nekroz Rituais. Durante o turno de qualquer jogador, você pode descartar ele da mão para negar a ativação (mas não destruir a carta) de um efeito que tenha como algo um ou mais monstros Nekroz que você controla, o que também pode ser uma surpresa ao oponente caso ele dependesse de uma carta para tirar seu monstro do campo. GG izi.

9º LUGAR: Kozmo Farmgirl

Kozmo Farmgirl

Kozmo Farmgirl
Level 3 / LIGHT / ATK: 1500 / DEF: 500
Psychic / Effect
During either player's turn: You can banish this card; Special Summon 1 Level 4 or higher "Kozmo" monster from your hand. You can only use this effect of "Kozmo Farmgirl" once per turn. When this card inflicts battle damage to your opponent: You can pay 500 LP; add 1 "Kozmo" card from your Deck to your hand.

A Konami decidiu homenagear duas das maiores obras da história com um archetype bem peculiar e criativo (sim): Star Wars e O Mágico de Oz. O resultado ficou bem legal, com monstros Machine representando naves espaciais baseadas em Star Wars e monstros Psychic representando os pilotos, ou personagens da série de Oz.

Kozmo Farmgirl, que é baseada na Dorothy junto ao seu cãozinho Totó ganhou uma artwork linda e digna de uma protagonista. Mas a arte não é tudo, e os efeitos não deixam a desejar. O primeiro pode ser ativado no turno de qualquer jogador por banir ela virada para cima no campo para invocar um monstro “Kozmo” com Level maior que o original dela. Esse efeito é padrão para os monstros Kozmo de Level 4 ou menor, mas a vantagem da Farmgirl é que você pode invocar um Level 4 como a Kozmo Goodwitch, atacar e então usar o efeito dela para invocar um de Level 5 ou maior da mão.

Com o segundo efeito, que você pode ativar por pagar 500 pontos de vida quando ela inflige dano de batalha ao oponente, busca qualquer carta Kozmo do seu deck, podendo até ser uma outra cópia dela ou o campo mágico Kozmotown. Quando se tem sucesso no segundo efeito, você pode ainda durante a Battle Phase usar o primeiro, banindo ela para invocar o monstro que acabou de buscar para atacar e infligir ainda mais dano ao oponente. E caso tenha invocado um Level 4, pode atacar, usar o efeito e invocar mais um para ainda mais dano e possivelmente um OTK.

Farmgirl é Psychic de Level 3, o que pode ser invocada diretamente do deck por uma Emergency Teleport, o que também contou na hora de eleger ela para o Top.

Post Recomendado:

Capitão América entendeu a referência

O Capitão América entendeu a referência.

8º LUGAR: D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok

D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok

D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok
Level 8 / DARK / ATK: 2200 / DEF: 3000
Fiend / Pendulum / Effect
Pendulum Scales 5/5
Pendulum Effect: If you Special Summon a "D/D" monster(s), except during the Damage Step: You can target 1 "D/D" monster in your Graveyard; any battle damage your opponent takes becomes halved for the rest of this turn, also Special Summon that monster, and if you do, take 1000 damage. You can only use this effect of "D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok" once per turn.
Monster Effect: If this card is Normal or Special Summoned: You can target 1 "D/D/D" monster in your Graveyard; Special Summon it. You can only use this effect of "D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok" once per turn. Once per turn: You can Tribute 1 other "D/D" monster, then target 1 monster your opponent controls; banish it.

Cara, não tem como não notar esses daqui. D/D/D (que significa Different Dimension Demons) finalmente apareceu no TCG esse ano, mas apesar ainda serem tímidos, não tem como não prever que eles serão sucesso garantido em 2016.

Peguei o Abyss Ragnarok para demonstrar o poder desse archetype. Enquanto na Pendulum Zone, quando você invoca especialmente um ou mais monstros D/D, você pode invocar outro D/D do seu cemitério, mas isso lhe dá uma pequena penalidade de 1000 pontos de vida e todo o dano de batalha que o oponente receberia dali por diante é cortado pela metade.

Já o efeito de monstro é ativado quando ele é invocado normal ou especialmente. Você pode selecionar um monstro D/D/D (e não apenas D/D) em seu cemitério e invocá-lo especialmente. Isso não te dá nenhum prejuízo como o efeito pêndulo. E o segundo efeito de monstro pode ser ativado por tributar 1 outro monstro D/D que você controla para selecionar e banir 1 monstro que o oponente controla.

Repare que D/D é um deck que usa os diferentes tipos de invocação (menos Ritual), então os efeitos de invocar monstros do cemitério ajuda para que você continue invocando os monstros mais fortes, como D/D/D Oracle King d’Arc, D/D/D Wave King Caesar e D/D/D Wave Oblivion King Caesar Ragnarok (no momento as Fusões no archetype estão com mais destaque).

E eu acho que nem preciso comentar do efeito de banir monstros do oponente. Simplesmente fodástico.

7º LUGAR: Performapal Skullcrobat Joker

Performapal Skullcrobat Joker

Performapal Skullcrobat Joker
Level 4 / DARK / ATK: 1800 / DEF: 100
Spellcaster / Pendulum / Effect
Pendulum Scales 8/8
Pendulum Effect: You cannot Pendulum Summon monsters, except "Performapal" monsters, "Magician" Pendulum Monsters, and "Odd-Eyes" monsters. This effect cannot be negated.
Monster Effect: When this card is Normal Summoned: You can add 1 "Performapal" monster, "Magician" Pendulum Monster, or "Odd-Eyes" monster from your Deck to your hand, except "Performapal Skullcrobat Joker".

Esse ano tivemos alguns bons lançamentos de Performapal para compensar o fiasco do primeiro ano do archetype. Tivemos Lizardraw, Silver Claw, Salutiger e Skullcrobat Joker no TCG.

Escolhi esse último por ser o buscador universal de todos os outros Performapals, mas podendo buscar também monstros Pendulum “Magician” e monstro “Odd-Eyes”. A escala dele também é ótima, o primeiro Performapal que consegue invocar o Odd-Eyes sem manipulação de escala. O efeito pendulum do Skullcrobat Joker impede que você invoque monstros que não sejam de um desses 3 archetypes usados pelo Yuya no anime.

Skullcrobat Joker não representa uma coisa passageira como os archetypes meta da Konami. Ele representa o futuro. E por hora, já temos anunciados vários outros Performapals para os próximos Sets, e inclusive um Structure Deck focado neles para o ano que vem e cujo as cartas começarão a ser divulgadas em breve. Enfim, vale a pena prestar atenção nesse fenômeno.

6º LUGAR: PSY-Framelord Omega

PSY-Framelord Omega

PSY-Framelord Omega
Level 8 / LIGHT / ATK: 2800 / DEF: 2200
Psychic / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
Once per turn, during either player's Main Phase: You can banish this card from the field and 1 random card from your opponent's hand, face-up, until your next Standby Phase. Once per turn, during your opponent's Standby Phase: You can target 1 banished card; return it to the Graveyard. If this card is in your Graveyard: You can target 1 other card in either player's Graveyard; shuffle both that card and this card from the Graveyard into the Deck.

Um Synchro Level 8 genérico, mas que faz parte de outro archetype Psychic lançado esse ano que ninguém pareceu se importar (brinks). Mas o que faz PSY-Framelord Omega se destacar no meio de tantos Synchros lançados esse ano são todos os seus ótimos efeitos que vou defender agora:

1º efeito: Uma vez por turno, durante a Main Phase do turno de qualquer jogador, você pode banir ela e 1 carta aleatória da mão do oponente, ambos até a sua próxima Standby Phase: Além de com isso você poder esquivar da destruição dele por algum efeito de carta, ou antes da Battle Phase tirar ele do campo para que não seja destruído por batalha, também pode tirar uma carta do oponente que poderia usar em alguym momento naquele turno, o que é legal de ativar quando ele adiciona uma carta do deck à mão por efeito de carta e assim atrasando a jogada dele.

2º efeito: Uma vez por turno, durante a Standby Phase do oponente: Você pode selecionar e retornar 1 carta banida ao cemitério. A carta pode ser tanto sua quanto do oponente, mas provavelmente você irá querer reciclar uma sua. Sabe aquele Mezuki ou Plaguespreader Zombie, ou aquele monstro banido pelo Abyss Ragnarok? Então.

3º efeito: Se ela estiver em seu cemitério, você pode selecionar 1 outra carta no cemitério de qualquer jogador e retornar ambas ao deck. Além de tirar um monstro que seria um problema no cemitério do oponente, ou retornar um monstro limitado ao seu próprio deck, esse efeito faz com que você não precise de mais opções de Synchro Level 8 no Extra Deck, mas claro que é sempre bom manter outra caso o deck precise.

O que diferencia o Omega de outros monstros Synchro de Level 8 é que ele não é focado no campo. Não é um monstro que você geralmente vai querer chamar pro x1. Os efeitos dele são mais de controle de jogo, então, se você está com vantagem, ter ele por perto é uma garantia que o oponente não vai estragar tudo.

5º LUGAR: Clear Wing Synchro Dragon

Clear Wing Synchro Dragon

Clear Wing Synchro Dragon
Level 7 / WIND / ATK: 2500 / DEF: 2000
Dragon / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
Once per turn, during either player's turn, when another Level 5 or higher monster activates its effect on the field: You can negate the activation, and if you do, destroy it. Once per turn, during either player's turn, when a monster effect is activated that targets exactly 1 Level 5 or higher monster on the field (and no other cards): You can negate the activation, and if you do, destroy it. If this card's effect destroys a monster, this card gains ATK equal to the destroyed monster's original ATK until the end of this turn.

O monstro ás do Yugo (não confundir com o tipo de invocação) e um dos quatro dragões principais do ARC-V. Por ser uma carta do anime, geralmente a gente espera menos, mas no caso do Clear Wing, seus efeitos dá vontade de qualquer um colocar no deck.

1º efeito: Uma vez por turno, durante o turno de qualquer jogador, quando um monstro de Level 5 ou maior no campo ativa seu efeito: Você pode negar a ativação, e se fizer, destrui-lo; então, pelo 3º efeito, se o monstro foi destruído, o Clear Wing ganha ATK igual ao ATK original daquele monstro até o fim do turno. Eu não precisava nem comentar! Ele pode negar o efeito de quaisquer monstros de Level 5 ou maior, destruir e ainda ganhar ATK, quer coisa melhor?

2º efeito: Uma vez por turno, durante o turno de qualquer jogador, quando um efeito de monstro que tenha como alvo exatamente 1 monstro de Level 5 ou maior no campo (e nenhuma outra carta) é ativado: Você pode negar a ativação, e se fizer, destrui-lo; então, pelo seu 3º efeito, se o monstro foi destruído, ele ganha ATK igual ao ATK original daquele monstro até o fim do turno. O segundo efeito dele, que pode ser ativado no mesmo turno que o primeiro, nega a ativação de um monstro que tenha como alvo um monstro de Level 5 ou maior no campo. O Level do Clear Wing é maior que 5, logo, o efeito pode ser usado para defender ele mesmo.

O primeiro efeito pega monstros Ritual, Fusion, Synchro, Pendulum, enquanto o segundo efeito pode pegar também os Xyz, que não possuem Level (lembram do Dark Rebellion Xyz Dragon?).

Outra coisa legal: Você pode negar o efeito de seus próprios monstros para aumentar o ATK do Clear Wing e assim abrir o caminho de luz para a vitória.

Como eu penso que fico quando jogo Yu-Gi-Oh! VS Como eu realmente fico

4º LUGAR: Tellarknight Ptolemaeus

Tellarknight Ptolemaeus

Tellarknight Ptolemaeus
RANK 4 / LIGHT / ATK: 550 / DEF: 2600
Warrior / Xyz / Effect
2 or more Level 4 monsters
Once per Chain, during either player's turn: You can detach 3 Xyz Materials from this card; Special Summon from your Extra Deck, 1 monster that is 1 Rank higher than this card, except a "Number" monster, by using this face-up card you control as the Xyz Material. (This is treated as an Xyz Summon. Xyz Materials attached to this card also become Xyz Materials on the Summoned monster.) You can detach 7 Xyz Materials from this card; skip your opponent's next turn. During each player's End Phase: You can attach 1 "Stellarknight" card from your Extra Deck to this card as a face-up Xyz Material.

Com o aumento da popularidade dos Penduluns esse ano, ficou ainda mais fácil encher o campo de monstros de Level 4 para invocar caras como Ptolemaeus e Rhongomyniad, que são monstros Xyz que não especificam a quantidade de materiais necessários para a sua invocação, desde que seja 2 ou mais. Logo, quanto mais materiais eles tiverem, mais eles serão fortes.

No caso do Ptolemaeus, você não vai precisar de mais de 3 materiais. Ele não é um monstro que apresente ameaça pelos seus status, mas o seu efeito de remover 3 materiais para invocar um monstro 1 Rank maior do que ele do Extra Deck usando ele como material é o que o faz tão especial. O efeito pode ser usado no turno de qualquer jogador, então você pode mudar a sua estratégia de acordo com o que ele jogue e assim manter o controle da situação.

Para conseguir os materiais necessários, Ptolemaeus tem outro efeito: Durante a sua End Phase, você pode anexar 1 monstro “Stellarknight” do seu Extra Deck nele como um material, já preenchendo os requisitos do efeito primário dele no turno do oponente.

Alguns bons exemplos de monstros que podem ser invocados por ele (OBS: ele não pode invocar Numbers):

Nome Efeito OBS
Satellarknight Constellar Diamond Nenhum jogador pode enviar cartas do deck ao cemitério. Qualquer carta que retornaria do cemitério para a mão é banida. Pode negar a ativação do efeito de um monstro DARK e destruí-lo. Mata qualquer deck DARK, mas foi feito especialmente para os Shaddolls. Pode ser usado como material para Constellar Ptolemy M7.
Constellar Pleiades Retorna cartas do campo para a mão. O efeito pode ser usado no turno do oponente para retornar um monstro atacante para a mão. Pode ser usado como material para Constellar Ptolemy M7.
Artifact Durendal Pode recarregar a mão dos dois jogadores. Pode alterar um efeito de carta do oponente para um menos preocupante. Muito útil para ativar depois que o oponente adiciona uma carta do deck à mão. Perfeito contra Majespecter e Nekroz.
Cyber Dragon Nova Pode dobrar o próprio ATK. Quando sai do campo você pode invocar um monstro Fusion Machine-type do Extra Deck. Quando sai do campo pode trazer um Cyber Twin Dragon, por exemplo. Pode ser usado como material para o Cyber Dragon Infinity (em breve no TCG).

E claro: Todas as opções também podem ser usadas como material para o Gaia Dragon, the Thunder Charger.

Viu? Ptolemaeus te dá acesso até a monstros cujos requisitos são complicados, sem o uso de uma Rank-Up-Magic, e pode ser usado em qualquer deck que tenha bastante monstros de Level 4, como o que vou apresentar a seguir:

3º LUGAR: Elder Entity Norden

Elder Entity Norden

Elder Entity Norden
Level 4 / WATER / ATK: 2000 / DEF: 2200
Fairy / Fusion / Effect
1 Synchro or Xyz Monster + 1 Synchro or Xyz Monster
When this card is Special Summoned: You can target 1 Level 4 or lower monster in your Graveyard; Special Summon it, but its effects are negated, also banish it when this card leaves the field.

E a medalha de prata vai para o tão esperado Norden! A gente acompanhou ele fazer estrago do outro lado do mundo desde que tinha sido lançado na Coréia no ano passado, e quatro meses depois quando deu as caras no Japão ele já estava dominando, com vários combos e até mesmo OTK upados no Youtube. Só um ano depois do lançamento original é que tivemos ele no TCG nas mega-latinhas.

Caso não esteja familiarizado com o efeito dele: Quando invocado especialmente, você pode invocar 1 monstro de Level 4 ou menor do seu cemitério com os efeitos negados, e desde que quando ele saia do campo ele seja banido. Ok, até aí tudo bem, um excelente efeito, com vários combos e tal, mas olhem para as condições de invocação dele: 1 monstro Synchro/Xyz + 1 monstro Synchro/Xyz.

Você normalmente não iria invocar dois monstros de Extra Deck antes dele apenas para um efeito que até uma Call of the Haunted faz melhor. Mas esse não é o objetivo: Você vai invocar ele com a Instant Fusion. Por pagar 1000 Pontos de Vida você pode invocar o Norden, e em seguida outro Level 4 para já ter dois materiais para uma Xyz Summon, ou invocar um monstro Tuner para fazer uma Synchro, ou ainda ter dois monstros no campo para uma Tribute Summon, e outras milhares de possibilidades.

Norden também pode ativar o seu efeito quando invocado do cemitério (Call of the Haunted, Soul Charge), assim possibilitando novas jogadas no late game.

1º LUGAR:

E a coroa da Carta do Ano vai para...

Parabéns ao vencedor.

Performage Trick Clown

Performage Trick Clown

Performage Trick Clown
Level 4 / LIGHT / ATK: 1600 / DEF: 1200
Spellcaster / Effect
If this card is sent to the Graveyard: You can target 1 "Performage" monster in your Graveyard; Special Summon it, its ATK and DEF become 0, then you take 1000 damage. You can only use this effect of "Performage Trick Clown" once per turn.

PEPE is the new Meta.

Lembram que na era Zexal todo mundo ficava pensando que a Konami iria fazer de tudo para tornar os Gagaga/Photon meta até o fim do anime? Pois é, não rolou. Aí vem uns monstros baseados em circo e dominam tudo.

Performage superou as minhas expectativas, achei que seria só mais um archetype de personagem secundário de anime, mas quando vi eles já estavam como engine na maioria dos decks topadores. Logo na primeira remessa, que ainda não vinha com Pendulum, um dos destaques foi o Trick Clown, obviamente pelo seu efeito de reviver monstros Performage quando o mesmo é enviado ao cemitério, podendo invocar até ele mesmo (o que geralmente acontece), por um prejuízo de 1000 pontos de vida, e o monstro invocado fica com 0 de ATK e DEF.

O efeito pode ser usado apenas uma vez por turno, mas não é um problema. Ele é um Level 4, o que significa que pode ser usado na invocação dos melhores Xyz de mesmo Rank, e no momento que o efeito é ativado por remover materiais, você pode retornar o Trick Clown ao campo para ajudar na próxima Xyz. Ótimo para decks que spamam Level 4, pois o efeito pode ser ativado quando ele é enviado ao cemitério por qualquer método (alô alô Mathematician e Lightsworns).

Com os novos suportes para Performapal que virão no Breakers of Shadow, o deck irá ficar ainda mais popular, e antes o que era apenas um engine se tornará competitivo por si só como já é no OCG.

1º LUGAR:

Ops, parece que temos outro vencedor

Ops, parece que tivemos um engano. A coroa de Carta do Ano na verdade vai para...

Luster Pendulum, the Dracoslayer

Luster Pendulum, the Dracoslayer

Luster Pendulum, the Dracoslayer
Level 4 / LIGHT / ATK: 1850 / DEF: 0
Dragon / Pendulum / Tuner / Effect
Pendulum Scales: 4/4
Pendulum Effect: Once per turn, if you have a card in your other Pendulum Zone: You can destroy that card, and if you do, add 1 card from your Deck to your hand, with the same name as that card.
Monster Effect: Cannot Special Summon Fusion, Synchro or Xyz Monsters using this card as a Material, except "Dracoslayer" monsters.

O que seria dos Penduluns sem esse cara?

Graças ao efeito Pendulum dele, você se sente quase obrigado e enfiar esse cara em todos os decks que façam o uso dessa nova invocação. Uma vez por turno, você pode destruir a outra carta em sua Pendulum Zone para adicionar 1 carta com o mesmo nome daquela carta do seu deck à mão. Isso faz com que:

- Você tenha mais monstros Pendulum no Extra Deck para futuras Pendulum Summons.

- Você possa ativar efeitos de monstros Pendulum que são ativados quando são destruídos, como Ariadne the Absolver (ainda não lançada);

- Você possa ativar novamente efeitos Pendulum que especificam “Once per Turn”, como Magical Abductor e alguns Performapals;

- Você esvazie a sua outra Pendulum Zone para caso queira colocar outra carta no lugar, e assim mudar a diferença entre as escalas.

- Ou que você invoque normalmente o monstro adicionado para usar o efeito dele de campo, como o Skullcrobat Joker já comentado nesse post.

Além disso, Luster Pendulum possui algumas evoluções, um Synchro, um Xyz e um Fusion (esse ainda não lançado) que podem ser colocados em qualquer deck Pendulum que o utilize, afinal você não vai conseguir invocar outros monstros de Extra Deck usando ele como material devido ao seu efeito de monstro. Essas evoluções dão suporte aos monstros Pendulum em geral e ao archetype Dracoslayer, que ainda é pequeno, mas serve como engine em outros.

E adivinha: ano passado a Carta do Ano foi o Odd-Eyes Pendulum Dragon, e esse ano está sendo outro dragão com “Pendulum” no nome. Ninguém pode parar a evolução!

Post Recomendado:

MENÇÃO HONROSA: Storming Mirror Force

Storming Mirror Force

Storming Mirror Force
Normal Trap Card
When an opponent's monster declares an attack: Return all face-up Attack Position monsters your opponent controls to the hand.

Acho difícil escolher boas Spells e Traps para fazer um post como esse, já que existem tantas e os jogadores tem diferentes gostos quanto a elas. Além disso, durante um ano todo a preferência por um set-up de Spells/Traps, staples ou semi, muda de acordo com as mudanças no jogo.

Dito isso, a razão pela escolha da Storming Mirror Force como Menção Honrosa é por ela ser uma carta que nos dá alguns arrepios. Esse ano a série de cartas Mirror Force começou a ganhar outras versões, focadas nos quatro elementos (fogo, água, vento e terra). O lançamento dessas versões é feito separadamente nos boosters da série principal. Quanto aos efeitos, eles seguem o padrão de afetar apenas os monstros virados para cima em posição de ataque quando um monstro do oponente declara um ataque.

Nome Atributo Set Efeito
Storming Mirror Force WIND Clash of Rebellions Retorna os monstros para a mão.
Blazing Mirror Force FIRE Dimension of Chaos Destrói os monstros e inflige dano a ambos os jogadores igual a metade do ATK total dos monstros destruídos.
Burying Mirror Force (ainda não lançada no TCG) EARTH Breakers of Shadow Vira os monstros para baixo em posição de defesa e impede que a Posição de Batalha deles sejam alteradas.
Rippling Mirror Force (ainda não lançada no TCG) WATER Shining Victories Embaralha os monstros ao deck.

O que me leva a outro tópico que vale ser comentado: A quantidade de archetypes baseados nas cartas dos protagonistas do primeiro Yu-Gi-Oh! que está sendo lançada. Esse ano bateu recorde. Tivemos novas cartas e suportes para Red-Eyes, Gaia, Kuriboh, Black Luster Soldier, Buster Blader e até novos Toons, e para ano que vem tem outros archetypes estão programados para ganharem forma.

Mas voltando a Storming Mirror Force: ela retorna os monstros do oponente para a mão ao invés de destruí-los, como a versão original. E todos sabemos que retornar para a mão já a algum tempo na maioria das vezes é melhor do que destruir, pois muitos monstros possuem efeitos que são ativados quando saem do campo ou que ainda impedem que sejam destruídos em primeiro lugar. Também, monstros de Extra Deck que retornariam para a mão são retornados para o Extra Deck.

E Storming Mirror Force foi perfeita para o cenário de 2015, por isso mereceu aparecer no Top, mesmo que por menção honrosa.

Eu saindo de 2015

2016 nem ni mim.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Quais são as suas especulações para Yu-Gi-Oh! em 2016? Vamos comentar!

Comentários
7 Comentários

7 Comentários:

Isaac Posada disse:
29 de dezembro de 2015 18:09

to ansioso pro post dos acontecimentos do ano kkk

Marcondes Gabriel disse:
29 de dezembro de 2015 18:25

muito bom ^^ e eu ainda acho o que Pendulum são ótimo para deck synchro, e o Luster Pendulum, the Dracoslayer prova isso, bem merecido como melhor carta do ano.

Hemerson B. da Silva disse:
29 de dezembro de 2015 22:30

O D/D Swirl Slime foi esquecido. Tem um efeito fantástico. Gera um combo poderoso com o D/D/D Oblivion King Abyss Ragnarok e algum outro D/D/D da mão. Na minha opinião, ficaria no lugar do Performage Trick Clown.

Pedro Weverton disse:
30 de dezembro de 2015 00:15

Neptabyss é de esse ano e foi uma das mais poderosas lançadas.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
30 de dezembro de 2015 14:40

Neptabyss é do BOSH, e BOSH só "lançou" na Italia cara. Aqui é TOP 10 TCG não TOP 10 OCG.

Welligton fernandes da silva disse:
31 de dezembro de 2015 10:38

muito bom, gostei,,,,

wild disse:
3 de janeiro de 2016 11:58

Eu quase comprei Storming, mas com tanto Yosenju aqui na cidade, nem dava pra usar...