1 de dezembro de 2015

Juntando Gadget com uma Engine Pendulum!


Decklist comentada!



E aí, leitores do Nexus! Como vão suas partidas? Quem fala aqui é o novo redator de vocês! Podem me chamar de Audrey! Sou um player que leva o lado competitivo desse nosso tão amado jogo bem a sério e sinto-me honrado em poder compartilhar meus conhecimentos de jogo com vocês usando o site do Nexus. Por aqui, eu irei fazer posts, em sua maioria, de decks lists específicas criadas por mim, mas abrirei espaço para outros assuntos que sejam do interesse de vocês. Não se esqueçam de dar suas sugestões nos comentários.



Hoje, eu vou apresenta-los uma Deck List usando uma Engine (motor) muito interessante e muito usada por decks que focam na invocação de monstros de rank 4 para aumentar sua velocidade e consistência.


Vamos às cartas:



Performapal Monkeyboard
Level 6 
Pendulum Scale Pendulum Scale1
Spellcaster/Pendulum/Earth
Pendulum Effect: Unless you have a "Performapal" card in your other Pendulum Zone, this card's Pendulum Scale becomes 4. During your Main Phase, if this card was activated this turn: You can add 1 Level 4 or lower "Performapal" monster from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Performapal Monkeyboard" once per turn.
Monster Effect: You can discard this card; reveal 1 "Performapal" or "Odd-Eyes" monster in your hand, and reduce the Levels of all monsters in your hand with the revealed monster's name by 1 until the end of this turn (even after they are Summoned/Set).



O primeiro efeito pendulum de Monkeyboard muda sua pendulum scale para 4 quando a carta na outra pendulum zone não é do mesmo archtype que ele (Performapal). O segundo efeito permite ao player adicionar do deck à mão um monstro Performapal de level 4 ou menor, que será a carta que discutiremos à seguir. Esse efeito aumenta o número de cartas na sua mão e melhora a consistência do deck, uma vez que reduz o número de cartas do mesmo. E seu efeito de monstro tem como custo discartar monkeyboard, com isso nós revelamos um monstro Performapal ou Odd-Eyes da mão e reduzimos em 1 o level de todos os monstros da mão que tenham o mesmo nome da carta revelada.


Perfomapal Skullcrobat Joker
Level 4 
Pendulum Scale Pendulum Scale8
Spellcaster/Pendulum/Dark
Pendulum Effect:  You cannot Pendulum Summon monsters, except "Performapal" monsters, "Magician" Pendulum Monsters, and "Odd-Eyes" monsters. This effect cannot be negated.

Monster Effect:  When this card is Normal Summoned: You can add 1 "Performapal" monster, 1 "Magician" Pendulum Monster, or 1 "Odd-Eyes" monster from your Deck to your hand, except "Performapal Skullcrobat Joker".







Quando ele está na pendulum zone, nós não podemos invocar por pendulum summon monstros que não sejam Performapal’s e esta condição não pode ser negada. O efeito pendulum de Joker não passa de uma restrição no uso da carta que felizmente não nos prejudica, já que não vamos usa-lo na pendulum zone. A função principal de Joker está no seu efeito de monstro. Ao ser invocado por normal summon, nós podemos adicionar um monstro Performapal, Magician (que seja pendulum) ou Odd-Eyes do deck para à mão.

Se observarmos os efeitos, percebemos que Monkeyboard e Joker podem fazer busca um do outro no deck. O que gera um combo: Monkeyboard ativa o efeito pendulum e busca Joker para à mão, depois faz summon de Joker e ativa seu efeito, buscando um performapal de scale maior. Colocando o monstro buscado pelo Joker na zone pendulum, permite fazer pendulum summon.
O mesmo combo pode ser feito de outra forma: Ativa o efeito do Joker, busca Monkeyboard, que busca um Performapal.



O objetivo da engine é fazer special summon de monstro/s da mão por meio da pendulum summon, o que faz com que decks com pouca velocidade possam ser tanto rápidos quanto decks do momento.  Ela é genérica e felizmente se encaixa em qualquer um. Uma das melhores formas de aproveita-la é usando em decks que focam na invocação de monstros de level 4, por poder usar Joker para xyz.

Vamos então à uma deck list de Gadget usando a engine!

Main Deck
Extra Deck
Monsters [17]:
[3] Performapal Monkeyboard
[3] Performapal Skullcrobat Joker
[2] Performapal Silver Claw
[3] Green Gadget
[3] Red Gadget
[3] Yellow Gadget      
[2] Traptrix Myrmeleo                                 [1] Tin Goldfish

Spells [8]:
[1] Raigeki
[3] Instant Fusion
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Dimensional Fissure

Traps [12]:
[2] Time-Space Trap Hole
[3] Storming Mirror Force
[1] Vanity’s Emptiness
[1] Macro Cosmos
[1] Bottomless Trap Hole
[3] Solemn Notice
[1] Solemn Warning
Extra Deck [15]:
[2] Elder Entity Norden
[2] Cyber Dragon Infinity
[1] Outer God Azathoth
[2] Cyber Dragon Nova
[1] Stellarknight Delteros
[1] Number 39: Utopia
[1] Gear Gigant X
[1] Castel, The Skyblaster Musketeer
[1] Number S39: Utopia the Lightning
[1] Gagaga Cowboy
[1] Tellarknight Ptolemaeus


Fonte: Yu-Gi-Oh! Nexus
Autor: Audrey
Print: Clique aqui.

Como vemos, a deck list possue Gadget’s, que proporcionam search de outras Gadget’s do deck à mão, fazendo com que sempre tenhamos cartas para movimentos ou jogadas posteriores. O uso desenfreado do efeito das Gadget’s lembra do tempo em que uma carta estava fora da banlist. Eu estou falando da Ultimate Offering, que permitia ao jogador pagar 500 pontos para normal summon um monstro da mão, que no caso seria Gadget's. A engine pendulum funciona de forma similar à isso, uma vez que permite o summon de várias por turno.

Ultimate Offering
Continuous Trap
During your Main Phase or your opponent's Battle Phase: You can pay 500 Life Points; immediately after this effect resolves, Normal Summon/Set 1 monster.













Falando das cartas da deck list, temos como indispensáveis:

Dimensional Fissure
Continuous Spell
Any monster sent to the Graveyard is removed from play instead.















Macro Cosmos
Continuous Trap
When this card resolves: You can Special Summon 1 "Helios - The Primordial Sun" from your hand or Deck. While this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead.












Fissure remove do jogo monstros que seriam enviados para o graveyard e Macro remove não apenas monstros, mas todo tipo de carta. Duas cartas bem interessantes e que prejudicam muito oponentes que necessitam do cemitério, algo de grande importância para grande parte dos deck hoje em dia. Não é algo que atrapalhe muito o desempenho do nosso próprio deck, já que temos como única carta que usa o grave a Instant Fusion, que falaremos à seguir. Avaliando custo-benefício, percebe-se a importância no uso dessas cartas, uma vez que o maior prejudicado será o oponente. Ganhar uma partida porque o oponente não pôde usar o grave é ou não é motivo suficiente para o uso delas?

Instant Fusion
Normal Spell
Pay 1000 LP; Special Summon 1 Level 5 or lower Fusion Monster from your Extra Deck, but it cannot attack, also is destroyed during the End Phase. (This Special Summon is treated as a Fusion Summon.) You can only activate 1 "Instant Fusion" per turn.











Elder Entity Norden
Level 4 
Fairy/Fusion/Effect
1 Synchro or Xyz Monster + 1 Synchro or Xyz Monster
When this card is Special Summoned: You can target 1 Level 4 or lower monster in your Graveyard; Special Summon it, but its effects are negated, also banish it when this card leaves the field.













Instant pode trazer do extra deck para o campo um Fusion Monster de level 5 ou menor pelo custo de 1000 pontos. Custo pequeno esse quando usado para invocar Norden, pois gera um combo. Quando trazido, ele pode fazer special summon de um monstro level 4 ou menor do cemitério que nós usaríamos para um xyz summon. O que torna Instant uma carta muito conveniente e que se encaixa em grande número de decks.

Cyber Dragon Infinity
Rank 6 
Machine/Xyz/Effect
3 Level 6 LIGHT Machine-Type monsters
You can also Xyz Summon "Cyber Dragon Infinity" once per turn by using a "Cyber Dragon Nova" you control as the Xyz Material. (Xyz Materials attached to that monster also become Xyz Materials on this card.) This card gains 200 ATK for each Xyz Material attached to it. Once per turn: You can target 1 other face-up Attack Position monster on the field; attach it to this card as a face-up Xyz Material. Once per turn, during either player's turn, when a card or effect is activated: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the activation, and if you do, destroy it.







Cyber Dragon Nova
Rank 5 
Machine/Xyz/Effect
2 Level 5 Machine-Type monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 "Cyber Dragon" in your Graveyard; Special Summon that target. Once per turn, during either player's turn: You can banish 1 "Cyber Dragon" from your hand or face-up from your Monster Card Zone; this card gains 2100 ATK until the End Phase. If this card in your possession is sent to your Graveyard by your opponent's card effect: You can Special Summon 1 Machine-Type Fusion Monster from your Extra Deck.






Tellarknight Ptolemaeus
Rank 4 
Warrior/Xyz/Effect
2 or more Level 4 monsters
Once per Chain, during either player's turn: You can detach 3 Xyz Materials from this card; Special Summon from your Extra Deck, 1 monster that is 1 Rank higher than this card, except a "Number" monster, by using this face-up card you control as the Xyz Material. (This is treated as an Xyz Summon. Xyz Materials attached to this card also become Xyz Materials on the Summoned monster.) You can detach 7 Xyz Materials from this card; skip your opponent's next turn. During each player's End Phase: You can attach 1 "Stellarknight" card from your Extra Deck to this card as a face-up Xyz Material.






Estas 3 últimas cartas formam a jogada mais poderosa do deck. Invocando Ptolemaeus, podemos usar seu efeito para enviar 3 materiais para o grave e invocar Nova, que por sua vez permite a invocação de Infinity usando ele como material xyz. Infinity possue a habilidade de negar à ativação do efeito de uma carta no campo por turno e pode transformar em material xyz dele monstros que estejam na posição de ataque, também uma vez por turno. Esse monstro se bem utilizado pode ganhar jogos sozinhos e pode ser invocado facilmente nessa deck list de level 4 spam.


Stellarknight Delteros
Rank 
Warrior/Xyz/Effect
3 Level 4 monsters
While this card has Xyz Material, your opponent cannot activate cards or effects when you Normal or Special Summon a monster(s). Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 card on the field; destroy it. If this card is sent from the field to the Graveyard: You can Special Summon 1 "tellarknight" monster from your hand or Deck.









Outer God Azathoth
Rank 
Fiend/Xyz/Effect
3 Level 5 monsters
You can also Xyz Summon this card by using an "Outer Entity" Xyz Monster you control as the Xyz Material. (Xyz Materials attached to that monster also become Xyz Materials on this card.) Cannot be used as an Xyz Material for an Xyz Summon. After you Xyz Summon this card, your opponent cannot activate monster effects for the rest of this turn. If this card has a Fusion, Synchro, and Xyz Monster as Xyz Materials: You can detach 1 Xyz Material from this card; destroy all cards your opponent controls.







Outra jogada muito interessante é usando o outro efeito do Ptolemaeus. Ele permite adicionar uma carta Stellarknight do extra deck aos seus próprios materiais. Com isso, podemos invocar Infinity e Outer God sem necessariamente ter usado 3 monstros para xyz summon Ptolemaeus. Pena que esse efeito só funciona na end phase, o que faz com que Infinity fique para o próximo turno. É aí que entra o Outer God, que pode ser jogado na vez do oponente e, pelo seu efeito, impedi-lo de usar efeitos de monstros pelo resto do turno.

Traptrix Myrmeleo
Level 4 
Insect/Effect

This card is unaffected by the effects of "Hole" Normal Trap Cards. When this card is Normal Summoned: You can add 1 "Hole" Normal Trap Card from your Deck to your hand. If this card is Special Summoned: Target 1 Spell/Trap Card your opponent controls; destroy that target.










Myrmeleo possibilita a busca de uma carta Hole, Normal Trap, do deck para a mão e, quando é invocada por special summon, destroí uma carta spell ou trap do oponente. Vemos aqui que ela é uma carta com dubla função, tanto de ataque como de defesa. A forma como vai ser usada depende da nossa situação no jogo.

Agora que falei dessas cartas, vocês devem ter ficado em dúvida sobre minha escolha de traps no deck. Como falei no começo do post, eu gosto muito do lado competitivo de Yu-Gi-Oh! e por isso a escolha foi baseada nesse lado, no Meta Game.

Vamos falar das principais Traps dessa vez:

Time-Space Trap Hole
Normal Trap
When your opponent Special Summons a monster(s) from the hand or Extra Deck: Shuffle that monster(s) into the Deck, then you lose 1000 LP for each returned monster.














Eis uma carta muito eficiente contra Majespecter e Kozmo. Ela retorna para o deck sem Target (alvo) monstros que tenham sido special summon da mão ou do extra deck pelo custo de 1000 pontos para cada, ou seja, ela afeta os dois decks que possue cartas difíceis de tirar do campo. Time-Space ainda pode ser buscado pelo efeito de Myrmeleo.

Solemn Notice
Counter Trap
When a monster(s) would be Special Summoned, OR a monster effect is activated: Pay 1500 LP; negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card.













Solemn Warning
Counter Trap

When a monster(s) would be Summoned, OR when a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated that includes an effect that Special Summons a monster(s): Pay 2000 LP; negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card.













Ambas pagam pontos de vida para serem ativadas e negam a invocação de monstros. Muito boa para negar o summon de pendulum’s, kozmo’s, monarch’s e manda-los para o grave. Um jogador poderia questionar se vale à pena o uso de 4 no deck, afinal se todas fossem ativadas em uma partida, nós teríamos pagado 6500 pontos de vida. Se pararmos para pensar na probabilidade dessa situação acontecer, veremos que é muito mais provável que a partida acabasse sem termos ativado uma sequer. Dificilmente puxaremos do deck as 4 Solemn.

Storming Mirror Force
Normal Trap
When an opponent's monster declares an attack: Return all face-up Attack Position monsters your opponent controls to the hand.














Se um monstro oponente declara ataque, ela retorna todos os monstros em posição de ataque do campo do oponente para a mão. Ela é boa contra:
1. Majespecter, porque deixa o oponente sem sacrifício para ativar as spell e traps de defesa;
2. Kozmo, porque quebra a sequência de ataques dos monstros;
3. Monarch, porque quebra o controle de campo que necessita de, no mínimo, um Tributed Monster para funcionar. Cartas como March of the Monarch não protege o mesmo;
Entre outros.

Depois de ver esses pontos positivos, devem estar pensado que o deck é perfeito, mas NÃO é! Ele tem pontos fracos como todo deck. Entre eles, o mais importante é quando se enfrenta oponentes que destroem as cartas nas zonas pendulum ou que impeçam seu uso. Sem eles no campo, o deck perde muita velocidade. Coisa que para recuperar, seria necessário puxar pendulum’s para repor os que se foram ou tirar a única cópia de Tin Goldfish do deck, coisa que não é um problema para quem acredita no coração das cartas.

Enfim, pessoal! A análise da deck list termina por aqui! Espero que tenham gostado! Agradeço todos que leram o post até o final e peço que deixem suas críticas para que eu melhore cada vez mais na produção dos meus posts! Peço também que sugiram um archtype para eu fazer a deck list da próxima vez aqui! Até mais!

Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

Joao Victor Pereira Batista De Deus disse:
1 de dezembro de 2015 12:32

Curti bem a cara do competitivo do jogo esse deck tem cara de que pode ganhar muitos torneios

EclipseAgito229 disse:
2 de dezembro de 2015 02:33

Eu testei e achei este deck impressionantemente incrível, com a facilidade de chamar o Cyber Dragon Infinity através do Ptolemaeus!

Não é preciso usar toda a sua linha de armadilhas para superar o adversário. O Infinity e o Azathoth seguram o jogo por si mesmos.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
4 de dezembro de 2015 15:58

Monstros de efeito infinitos é o que faltava para uma Build Xyz do deck Performapal e os Gadgets é a melhor tacada para tal, ótima build e bom trabalho.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
4 de dezembro de 2015 15:59

Ah sim, mas tenta fazer uma versão TCG e evite cartas Koreanas ou exclusivas sem previsão de lançamento. (Azathoth e Utopia TL)