13 de novembro de 2015

Análise de deck: Fluffal - 9th Place


E quem disse que eles não teriam seu espaço?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vim trazer para vocês a análise de um deck que eu achei interessante. Ele pegou 9° em um regional (Lenexa, Kansas). Um outro Fluffal também conseguiu um bom feito, pegando 1° em um torneio da ARG, em New York. Por que resolvi falar do que conseguiu o 9° ao invés do que ficou em 1°? Porque os torneios da ARG possuem sua Banlist própria, diferente do da Konami (E também porque achei o deck do 9° com mais surpresas). Dada as explicações iniciais, vamos lá:

Fluffal - 9th Place - Lenexa, Kansas


Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [21]:
[3] Fluffal Mouse
[3] Fluffal Dog
[3] Fluffal Wings
[3] Edge Imp Chain
[2] Edge Imp Sabres
[2] Fluffal Bear
[2] King of the Swamp
[1] Fluffal Sheep
[1] Fluffal Owl
[1] Fluffal Rabbit

Spells [19]:
[3] Dark Fusion
[3] Toy Vendor
[3] Upstart Goblin
[3] Frightfur Fusion
[2] Mystical Space Typhoon
[2] Fusion Conscription
[1] Polymerization
[1] Frightfur Factory
[1] Book of Moon



Extra Deck [15]:
[3] Frightfur Tiger
[2] Frightfur Sheep
[2] Frightfur Wolf
[2] Frightfur Leo
[2] Frightfur Saber Tiger
[1] Frightfur Bear
[1] Gagaga Cowboy
[1] Castel, the Skyblaster
[1] Photon Strike Bounzer

Autor: David Vazquez
Para começar, como todos sabem, Fluffal é focado em fazer OTK. Ao bater olho nessa deck list, vemos que a proposta dele realmente é essa: O Deck não possui armadilhas (Deixá-lo mais rápido). O deck possui 3 Upstart Goblin (Apesar de eu particularmente não gostar dessa carta, ela praticamente deixa o deck com 37 cartas, subindo sua probabilidade de comprar cartas que te ajudarão).

Com a deck list focada na rapidez de dar OTK, ela tem uma grande falha, e talvez esse tenha sido o motivo para ele ter ficado com o 9°: Se o oponente usar o Side, ou ter no Main deck cartas que atrapalharão o andamento das suas jogadas, o deck não vai ter quase nada para se livrar de tais cartas. Vejamos, o deck não possui Raigeki (Para se livrar de monstros como Thunder King Rai-Oh, por exemplo). O deck possui apenas 2 MST (Para se livrar de cartas chaves do oponente, ou Spell/ Traps continuas, geralmente vindas do Side, que eventualmente atrapalharão seu deck). Então você me contesta: "Mas esse deck não possui uma fusão que pode destruir um monte de cartas do oponente?"

Situação: Seu oponente controla um Thunder King Rai-Oh. Obviamente, o efeito do Thunder King não pode negar a invocação das suas fusões, mas ele pode te impedir de adicionar cartas do deck para mão. Contando, há 14 cartas no nosso deck Fluffal que possuem efeitos de adicionar outras do deck para a mão (3x Dog, 3x Toy Vendor, 3x Imp Chain, 2x Fusion Conscription, 2x King of the Swamp, 1x Owl). Todas são cartas essenciais para começar a desenvolver seu jogo. Além de não possuir Traps ou Spell que poderia ajudar, o deck não possui monstros no Main Deck com ATK maior do que o do Thunder King. Até você conseguir controlar a situação, pode ser tarde demais. Claro, essas coisas nem sempre vão acontecer, mas ficar com isso em mente pode ajudar.

Agora iremos analisar as cartas mais importantes e que fizeram o deck chegar até onde chegou. Importante lembrar que não comentarei sobre todas as cartas, pois o archtype já está no jogo há um bom tempo, e eu sei que vocês conhecem seus efeitos.


Dark Fusion

Efeito: Send, from your hand or your side of the field to the Graveyard, the Fusion Material Monsters that are listed on a Fiend-Type Fusion Monster Card, then Special Summon that Fusion Monster from your Extra Deck. (This Special Summon is treated as a Fusion Summon). The Special Summoned monster cannot be targeted by the opponent's Spells, Traps, or card effects this turn.

Não, a Dark Fusion não pode ser usada apenas para invocar Evil Hero. Ela é igual a Polymerization, porém, só pode ser usada para invocar monstros do tipo Fiend. Todos as fusões Frightfur são Fiend. Ótimo. No entanto, essa carta tem um efeito final muito bom. O monstro invocado por ela não pode ser alvo de efeitos do oponente. O que isso significa? Você pode invocar suas fusões sem medo delas terem os efeitos negados por cartas como Effect Veiler, Fiendish Chain, ou voltarem pro Extra por Compulsory, Pleiades, etc.

Frightfur Tiger quando invocado por fusão, pode destruir cartas do oponente igual o número de materiais usados para a fusão. Então no minimo (No minimo hein!) você poderá destruir até 2 cartas do oponente. Se invocado pela Dark Fusion, o oponente não vai poder negar esse efeito com as cartas tradicionais (Fiendish, Breakthrough Skill), a não ser que tenha uma Skill Drain em campo. Imagina se você usar 4 monstros como material de fusão para a invocação do Tiger? Você poderá destruir até 4 cartas do oponente, abrindo o caminho para OTK, e o oponente praticamente terá que aceitar levar esse efeito.


Fluffal Mouse

Efeito: During your Main Phase: You can Special Summon up to 2 copies of "Fluffal Mouse" from your Deck. This effect can only be used once while this card is face-up on the field. You cannot Special Summon monsters from the Extra Deck the turn you activate this effect, except "Frightfur" monsters.

Primeiramente, ao ativar  efeito desse ratinho fofinho, você poderá invocar apenas as fusões do Extra nesse turno. Então nada de querer usar o efeito para fazer Xyz Rank 1. Ali em cima, quando eu disse em usar 4 monstros como material para a invocação do Tiger, você achou que eu estava brincando? É isso mesmo, a jogada é basicamente essa: Você ativa o efeito do Mouse, e então fica com 3 Mouse's em campo. Os usa como material fusão, junto com o Edge Imp Sabres. Pronto, poderá destruir até 4 cartas do oponente. Se você usou a Dark Fusion então, melhor ainda.


Edge Imp Chain

Efeito: When this card declares an attack: You can add 1 "Edge Imp Chain" from your Deck to your hand. If this card is sent from the hand or field to the Graveyard: You can add 1 "Frightfur" card from your Deck to your hand. You can only use 1 "Edge Imp Chain" effect per turn, and only once that turn.

Comentarei bastante sobre essa carta, pois ela é o motor do deck. Primeiro, se ela for enviada da mão ou campo para o cemitério, ela busca uma Frightfur card do deck para a mão. Há dois jeitos disso acontecer. Ser enviada da mão pelo cemitério pelo efeito da Toy Vendor ou ser enviada para o cemitério sendo usada como material de fusão. Essa carta é usada para invocar o Frightfur Sheep. Sheep é uma ótima fusão. Quando a Sheep ataca, o oponente não pode ativar nenhum efeito até o fim da Damage Step. Hoje em dia, esse é um efeito muito bom, podendo contornar cartas como as Hands, Graydle,etc.

Geralmente, a carta buscada pelo efeito da Imp Chain é a Frightfur Fusion. Essa carta funciona como a Miracle Fusion dos Heros, podendo banir os monstros do cemitério ou campo para invocar uma fusão. É a carta essencial para o OTK dos Fluffal.

Uma das situações em que a Frightfur Fusion é bem utilizada: Usar os Fluffal Mouse's para invocar o Tiger. Usar o efeito do Tiger e destruir a maioria das cartas do oponente, abrindo espaço para o seu OTK. Usar a Frightfur Fusion e banir os 3 Mouse's usados como fusão e o Imp Sabres do cemitério, para invocar o Frightfur Wolf. Com seus 2000 de ATK, o efeito do Wolf permite que ele ataque igual o número de materiais usados para sua fusão. Serão 4 ataques. Um OTK fatal ao seu oponente. Essa é apenas uma das grandes possibilidades que você pode fazer, tudo depende de como está o campo.


Fluffal Dog

Efeito: When this card is Normal or Special Summoned from the hand: You can add 1 "Edge Imp Sabres" or 1 "Fluffal" monster from your Deck to your hand, except "Fluffal Dog". You can only use this effect of "Fluffal Dog" once per turn.

Um dos buscadores mais importantes. Caso falte algum Edge Imp Sabres na mão para você iniciar seus combos, poderá buscá-lo com o Dog. Nunca se esqueça que você precisa de algum Edge Imp para fazer suas fusões. Para isso, o deck possui 2x King of the Swamp, que é para substituí-los caso falte na sua mão. Você também pode usar a Fusion Conscription para buscar os Edge Imp.

Nossa querida Fluffal Sheep possui um bom efeito. Pode ser invocada especialmente se você controla um Fluffal. Ao retornar um Fluffal no campo para a mão, você invoca especialmente um Edge Imp da mão ou cemitério. Podemos invocar o Dog, e usar seu efeito de busca. Logo em seguida, podemos usar o efeito do Sheep, retornando o Dog para a mão, para no próximo turno usufruirmos do seu efeito novamente.


Fluffal Wings

Efeito: If this card is in your Graveyard and you control "Toy Vendor": You can banish this card from your Graveyard, then target 1 "Fluffal" monster in your Graveyard; banish it, and if you do, draw 1 card, then you can send 1 "Toy Vendor" you control to the Graveyard, and if you do, draw 1 card. You can only use this effect of "Fluffal Wings" once per turn.

Um dos melhores suportes do deck, e que chegou pra acelerar as jogadas. Com seu efeito, você pode comprar até 2 cartas, e ainda adicionar 1 Fluffal ou Edge Imp do deck para a mão. Isso facilita e muito na hora e iniciar seu combo para o OTK. Se essa carta estiver no cemitério e você controla a Toy Vendor, você bane ela junto com 1 outro Fluffal, e compra 1 carta. Em seguida, você pode mandar a sua Toy Vendor para o cemitério e comprar mais 1 carta. Com o efeito do Toy Vendor, ao ser enviada para o cemitério, você adiciona 1 Fluffal ou 1 Egde Imp do deck para a mão.

Se você tiver a Wings na mão, mas não tiver a Toy Vendor, há várias maneiras de você "forçar" essa jogada. A primeira é invocar o Fluffal Dog, e então usar seu efeito para buscar o Fluffal Bear. Com o efeito do Bear, você o descarta, para setar diretamente do seu deck a Toy Vendor. Com  efeito da Toy Vendor, você discarta a Wings. Pronto, você já terá os requisitos necessários para usar o efeito da Wings. 1 Vendor no campo, mais 1Wings e 1 Fluffal qualquer no cemitério. É uma jogada muito poderosa.

A Frightfur Factory funciona como uma Polymerization contínua. Ao banir uma carta que tenha "Fusion" no nome, você pode fazer uma fusão usando monstros da mão ou campo. Só 1x cópia no deck já é o suficiente. Além de poder ser buscada pela Imp Chain, o deck possui um grande número de cartas no deck com "Fusion" no nome (Frightfur Fusion, Dark Fusion, Fusion Conscripition).

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Alguma sugestão, dúvida, critica? Comentem aí. Curtam, mostrem para os amigos, compartilhem, e até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: