13 de outubro de 2015

Nexus Ajuda: Explicando algumas Rulings - Parte II


Pensou que tinha acabado? Dessa vez trouxemos rulings um pouco mais difíceis para serem explicadas.

Olá pessoal, voltamos com a parte II do Nexus Ajuda. A primeira parte foi relacionada com Rulings um pouco mais simples, mas que na maioria das vezes causa grande confusão e dúvida entre os jogadores. Quero agradecer a página Orange Team Ygo (Recomendo), pois estou me baseando nas Rulings que eles já explicaram através da sua página no Facebook. Dada as explicações inicias, vamos lá:


Ruling #1: Macro Cosmos


Efeito: When this card resolves: You can Special Summon 1 "Helios - The Primordial Sun" from your hand or Deck. While this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead.


Macro Cosmos vs Solemn Warning


Sim, Solemn Warning pode negar a ativação da carta Macro Cosmos. "Como assim? Mas eu não irei invocar nada". Não importa. Pelo simples fato da Macro Cosmos gerar uma possível Summon NA SUA ATIVAÇÃO (Helios - The Primordial Sun), Solemn Warning pode ser ativada em resposta, negando sua ativação e a destruindo.

Macro Cosmos vs Qliphort Helix


Essa é uma Ruling que não envolve só o Helix, mas qualquer outro Qliphort que ative seu efeito quando tributado. Mesmo com a Macro em campo, se um Qliphort for tributo, independente para onde ele for (nesse caso removido) ele ativará seu efeito. A única condição para a ativação do seu efeito é ele ser tributado, então nem a Macro pode parar seu efeito.

Para finalizar sobre a Macro Cosmos, devemos lembrar que se ela estiver ativada em campo, os materiais Xyz detachados dos monstros Xyz serão removidos do jogo. Porém, se a carta Dimensional Fissure estiver ativada, os materiais Xyz vão para o cemitério.


Ruling #2: Thunder King Rai-Oh


Efeito: Neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them. During either player's turn, when your opponent would Special Summon exactly 1 monster: You can send this face-up card to the Graveyard; negate the Special Summon, and if you do, destroy it.


Thunder King vs Pot of Duality


Todos sabemos que se Thunder King estiver Face-up em campo, ninguém pode ativar a Pot of Duality para adicionar uma carta à mão, pois o efeito do Thunder King não permite. Mas e se Thunder King for invocado em resposta á ativação da Pot of Duality? Por exemplo, seu oponente ativa Pot of Duality, e você ativa Call of The Haunted, invocando seu Thunder King do cemitério. O que acontece? Ao entrar em campo, Thunder King não vai deixar seu oponente adicionar carta com a Pot of Duality. Porém, a Pot resolve até onde dá. As 3 cartas serão excavadas (reveladas), e a carta selecionada pelo seu oponente (que seria adicionada para mão) será mandada para o cemitério.


Thunder King vs Pendulum Summon


Se seu oponente fizer uma Pendulum Summon para invocar exatamente 1 monstro, você pode ativar o segundo efeito do Thunder King, negando a invocação do monstro, e o destruindo. Porém, se seu oponente invocar mais que 1 monstro pela Pendulum Summon, você não poderá usar o efeito do Thunder King.

Para finalizar sobre o Thunder King Rai-Oh, devemos lembrar que ele impede os jogadores de adicionarem cartas do DECK para a mão. Porém, os jogadores podem adicionar cartas de qualquer outro lugar (banidos, cemitério) para a mão.


Ruling #3: Stellarnova Alpha


Efeito: When a Spell/Trap Card, or monster effect, is activated: Send 1 face-up "tellarknight" monster you control to the Graveyard; negate the activation, and if you do, destroy that card, then draw 1 card.


Alpha vs Black Luster


Você ataca o único Satellar do oponente com o Black Luster, e ativa seu efeito, para atacar mais uma vez. Seu oponente ativa a Stellarnova Alpha para tentar negar o efeito do seu monstro e o destruir. Movimento ilegal. No segundo efeito do Black Luster, diz que ele ativa seu efeito durante a Damage Step. Isso pode causar muita confusão, e os jogadores podem achar que ao ativar o efeito, o monstro atacado ainda estará em campo. Nesse caso, o Satellar atacado não estará mais campo, ele já estará destruído, logo, seu oponente não terá alvo válido para ativar a Alpha. A parte do efeito que diz em ativar durante a Damage Step é só para calcular os danos, mas imediatamente após isso, o monstro atacado será destruído.


Alpha vs Maxx "C"


Seu oponente ativa Maxx "C", e em resposta, você usa a Alpha para negar. Nega a ativação e compra 1 carta, certo? Errado. Você só compra 1 carta se destruir o alvo negado pela Alpha. Como cartas no cemitério não podem ser destruídas, você não irá comprar. Apenas o efeito será negado.


Alpha vs Number 86


Com 5 Xyz Materiais, o Number 86 - Heroic Champion - Rhongomyniad ganha uma série de efeitos. Um deles é ficar Unaffected por efeitos, e uma vez por turno destruir todas as cartas do oponente. Seu oponente usa o efeito do Number 86, e em resposta, você usa a Alpha. Nega o efeito e compra 1 carta? Errado de novo. Você não irá comprar 1 carta porque não destruiu o 86, e o 86 não foi destruído porque é Unaffected por efeito de cartas. Resultado? Você irá pagar o custo da Alpha, que é enviar para o cemitério 1 Satellar, e ela vai resolver sem efeito.



Ruling #4: Dante, Traveler of the Burning Abyss



Efeito: Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card and choose a number from 1 to 3, then send that many cards from the top of your Deck to the Graveyard; until the end of this turn, this card gains 500 ATK for each card sent to the Graveyard this way. If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase. If this card is sent to the Graveyard: You can target 1 "Burning Abyss" card in your Graveyard, except this card; add it to your hand.


Dante vs Macro Cosmos


Você ativa o efeito do Dante. Em resposta (chain), seu oponente ativa Macro Cosmos. As 3 cartas que seriam enviadas para o cemitério, serão banidas, certo? ERRADO. O Dante pagará o custo de enviar as 3 cartas para o cemitério primeiro, antes da Macro Cosmos resolver. "Mas eu fiz chain para minha Macro Cosmos resolver primeiro" - Errado de novo. O custo de uma carta é pago imediatamente após sua ativação. O custo será pago, em seguida a Macro Cosmos do oponente resolverá, e depois seu Dante irá ganhar ATK.


Dante vs Dark Law


Seu oponente tem em campo o Masked Hero Dark Law. Você invoca o Dante e pensa em usar o efeito para se livrar dele. Vai ficar só pensando mesmo. Um dos efeitos do Dark Law (contínuo) é banir todas as cartas do adversário que seriam enviadas pro cemitério. O Dante não poderá ativar, porque o custo da ativação do seu efeito é enviar as 3 cartas para o CEMITÉRIO, e o Dark Law está impedindo isso. Enquanto você não tirar esse efeitos de remoção de cartas do campo (Macro Cosmos, D. Fissure,etc) não poderá ativar o efeito.


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Objetivo desses posts é ajudar o máximo possível de jogadores, beneficiando a comunidade YGO num todo. Criticas, dúvidas, sugestões, deixem aí nos comentários. Curtam, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!

Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Isaac Posada disse:
13 de outubro de 2015 22:29

nexus por favor me respondam uma ruling:

se eu controlo uma daigusto sphreez e meu adversário também controla uma daigusto sphreez, caso a minha sprhreez ataque um Egul dele por exemplo, quem leva o dano?

Joao Lucas disse:
13 de outubro de 2015 23:12

@Isaac Posada: Um Daigusto Sphreez anularia o outro. Nesse caso, se você atacasse, o oponente levaria o dano por batalha normalmente, e vice versa.

Isaac Posada disse:
13 de outubro de 2015 23:46

obrigado :)