6 de outubro de 2015

Nexus Ajuda: Explicando algumas Rulings


Hoje tiramos o dia para explicar algumas rulings que podem confundir os jogadores.

Todos sabemos que Yu-Gi-Oh! não é tão simples como muitos acham que é. Para isso, a Konami sempre lança algumas questões envolvendo rulings, que é para esclarecer as dúvidas dos jogadores. Com isso, eu resolvi escrever algumas delas aqui, com o objetivo de ajudar vocês. Lembrando que não será um post longo, para não ficar muito massante. Eu também não sei se isso aqui é uma PARTE 1 e se haverá uma continuação. Dada as explicações inicias, vamos lá.


Destrói? Diferenças de "It" e "That Target"


Efeito da Galaxy Cyclone: Target 1 Set Spell/Trap Card on the field; destroy it. During your Main Phase, except the turn this card was sent to the Graveyard: You can banish this card from your Graveyard, then target 1 face-up Spell/Trap Card on the field; destroy it. You can only use this effect of "Galaxy Cyclone" once per turn.

Efeito do Ghostrick AlucardYour opponent cannot target other "Ghostrick" monsters, or any face-down Defense Position monsters, for attacks. You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 Set card your opponent controls; destroy that target. You can only use this effect of "Ghostrick Alucard" once per turn. If this card is sent to the Graveyard: You can target 1 other "Ghostrick" card in your Graveyard; add that target to your hand.

As duas cartas tem como objetivo alvejar uma Spell/Trap (Alucard qualquer Set) que esteja virada pra baixo. A dúvida é: Se eu ativar a Galaxy Cyclone numa Spell/Trap SET do oponente, e ele ativar a mesma carta em resposta (chain), ela ainda será destruída? A resposta é SIM, a carta ainda seria destruída. Porém, se fosse com o efeito do Alucard, a SET ativada em resposta não seria destruída. 
Por quê? A resposta pra essa pergunta está no texto das cartas. Observem que uma se refere ao alvo como It e a outra como That Target.  O que isso significa? Significa que no caso do It, mesmo que a carta alvejada mude de posição (de Set para Face-up), o efeito ainda a afetará, destruindo-a. Já no caso de That Target, a carta alvejada deve manter a característica original mencionada na carta, que é ficar Set. Ou seja, se ativada em Chain e virada para cima, a carta não será mais uma Set, não a afetando. Dito isso, fiquem sempre atentos nos textos das cartas.



Custo - Efeito ativa ou não?


Parte do efeito do Dante: Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card and choose a number from 1 to 3, then send that many cards from the top of your Deck to the Graveyard; until the end of this turn, this card gains 500 ATK for each card sent to the Graveyard this way.

Agora vamos falar de Custo (Cost). Os custos são exigências que devem ser cumpridas (Pagar pontos de vida, tributar, descartar, enviar, etc). Ela é a parte que vem antes do efeito. TUDO ANTES DO PONTO E VÍRGULA (;) é o custo. Como assim? Irei explicar. Vamos pegar o efeito do Dante acima como exemplo. "Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card and choose a number from 1 to 3, then send that many cards from the top of your Deck to the Graveyard;" Essa parte é o custo do efeito dele. Ou seja, mesmo que neguem seu efeito, o custo ainda se realizará, que é enviar 3 cartas do TOPO do deck pro cemitério. (Está antes do ponto e vírgula) "Until the end of this turn, this card gains 500 ATK for each card sent to the Graveyard this way."  Essa parte é o efeito dele, que é ganhar 500 de ATK para cada. Ou seja, nesse caso, apenas o acréscimo de ATK seria negado.

Alguns outros exemplos:

  • Parte do efeito da Maske Change II: Discard 1 card, then target 1 face-up monster you control that has a Level; send it to the Graveyard, also, after that, if it left the field by this effect, Special Summon from your Extra Deck, 1 "Masked HERO" monster with the same Attribute, but a higher Level than, the Attribute/Level the monster had when it was on the field (its original Attribute/Level, if face-down. 

  • Efeito do campo Majestic Pegasus: "Majespecter" monsters on the field gain 300 ATK and DEF. You can Tribute 1 WIND Spellcaster-Type monster; Special Summon 1 Level 4 or lower "Majespecter" monster from your Deck. You can only use this effect of "Majestic Pegasus" once per turn.

Conseguem ver os custos, que estão antes do ponto em vírgula? Então, mesmo que o adversário negue o efeito da sua carta, esse custo ainda deverá ser realizado. Por exemplo, se eu ativar o efeito do campo, Majestic Pegasus e o oponente dar chain com MST, o meu monstro ainda será tributo pelo custo, mas o efeito do campo não resolverá. Então prestem muita atenção no texto das cartas e nos ponto e vírgula.

Entrando no assunto de custo, há mais uma questão, que envolve os Shaddolls. Como sabem, quando enviados pro cemitério por efeito de cartas, eles ativam seus efeitos. Porém, SE OS SHADDOLLS FOREM ENVIADO PRO CEMITÉRIO PARA PAGAR ALGUM CUSTO, ELES NÃO ATIVAM SEUS EFEITOS. Como assim? Por exemplo, você ativa o efeito do Dante, e envia 3 Shaddolls diferentes do topo do deck pro cemitério. Simplesmente eles não ativarão seus efeitos. Mas eles não foram enviados por efeito de carta, que é do Dante? Se você responder mentalmente que sim, recomendo que volte a leitura. Como já vimos, enviar 3 cartas pro cemitério é um custo do efeito do Dante. Ou seja, por custo, os Shaddolls não ativam.

Mesmo caso para a Mask Change II. Se você ativa-lá, e descartar o Shaddoll Beast, por exemplo, ele não ativará seu efeito, pois descartar é custo.



Negando efeito de monstros - O básico

No exemplo 1, temos a nossa antiga Skill Drain. Como sabem, ela só nega efeito dos monstros que estejam Face-up em campo. Ou seja, se o efeito do monstro for se resolver no cemitério, na mão, removido ou Face-Down, seu efeito não será negado e funcionará.

Por exemplo, cartas como Mystic Tomato, Thunder King Rai-oh (Segundo efeito) e Exiled Force e Cardcar D não terão seus efeitos negados e funcionarão, pois todos eles resolvem no cemitério, não no campo. Devemos lembrar também que mesmo com o efeito negado, o custo ainda será pago (Dante e Card Trooper em enviar as cartas pro cemitério, etc). 


No exemplo 2, temos cartas que negam como "DrawBack". Monstros como Debris Dragon, Junk Synchron, Black Salvo, etc. Todos eles possuem efeito de invocar algum monstro do cemitério, mas com o EFEITO NEGADO. Isso é uma CONDIÇÃO, ou seja, os monstros invocadores continuarão negando os invocados, mesmo que esses invocadores deixem o campo ou fiquem virados para baixo.

Por ser uma condição, monstros invocados que ativem seus efeitos por TRIBUTO (Lenofire Blossom, por exemplo) não funcionam. Porém, monstros que ativam seus efeitos no cemitério (Grave Squirmer) têm seus efeitos ativados.


Então é isso pessoal, essas são as rulings que escolhi por hoje. Agradeço ao blog MetagameBrasil, pois me inspirei neles para escrever a última parte do post, sobre os efeitos negados de monstros. Espero que tenham compreendido e gostado. Dúvidas, sugestões e criticas, por favor, deixem aí nos comentários, pois são elas que fazem nós querermos escrever cada vez mais para vocês. Curtam, mostrem pros amigos, compartilhem, e até mais!

Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

Anderson Oliveira - Zap Moradia disse:
6 de outubro de 2015 16:33

Belo Artigo JL

Todas as Regras que vc mencionou eu já conhecia, exceto Pelo "it"... muito interessante, nunca tinha Reparado nesse pequeno detalhe kkkk

Iury Senna disse:
6 de outubro de 2015 17:31

Tenho uma dúvida: Se Fiendish Chain ou Skill Drain é ativada em resposta à invocação da The Black Stone of Legend, posso ativar seu primeiro efeito ou não? "You can Tribute this card; Special Summon 1 Level 7 or lower "Red-Eyes" monster from your Deck, except "Red-Eyes B. Chick"."

Kimer disse:
6 de outubro de 2015 21:09

Tenho uma dúvida: se Skill Drain não nega o efeito do Cardcar D, por que Breaktrough Skill e Effect Veiler negam?

Joao Lucas disse:
7 de outubro de 2015 01:12

@Lury Senna: Pode sim. Veja:"You can Tribute this card; Special Summon 1 Level 7 or lower "Red-Eyes" monster from your Deck, except "Red-Eyes B. Chick". Como você viu no post, o que está escrito atrás do ponto e vírgula? "You can Tribute this card;". Ou seja, isso é o custo, não vai ser negado. E se alvejado por Fiendish, ou se Skill Drain estiver em campo, o efeito funcionará do mesmo jeito.

@Kimmer: Porque Skill Drain é diferente de Break Skill e Effect Veiler. Veja, Skill Drain nega o efeito dos monstros que estejam face-up em campo. Efeitos de monstros como Cardcard D, por exemplo, se resolvem no cemitério, por isso não são afetados por essa carta. Já Veiler e Skill são diferentes, eles vão negar os efeitos dos monstros, mesmo que seus efeitos se resolvam no cemitério. Tem um post aqui no blog falando mais sobre isso.

Joao Lucas disse:
7 de outubro de 2015 01:13

Obrigado, @Anderson Oliveira

Iury Senna disse:
7 de outubro de 2015 13:38

Obrigado João Lucas, isso já me custou um duelo no DN suheuaheue