12 de agosto de 2015

GISHKI SHOKAN! A arte do ritual revivida!


   Olá, caros duelistas! Venho hoje trazer mais uma deck list para vocês. Desta vez, sobre um arquétipo de uma invocação que eu simplesmente adoro (só não mais que Xyz). Rituais! Quem mais entre vocês curte esta summon? Se você curte, acompanhe-me nesta análise. Como sempre, foi feita com muito esmero para vocês, e novamente teremos  gameplay, de modo a ilustrar meus argumentos presentes ao longo do texto. Então, sigam-me os bons.

   Ah, quem poderia imaginar até 2013 tamanha diversificação de invocações nos arquétipos de Yu-gi-oh? Pois é. Para nossa grata surpresa, a tia Konami parece ter percebido uma necessidade já insurgente há anos.  O nicho de mercado já existia, faltava apenas a empresa perceber que mais do que decks competitivos, os jogadores queriam variedade, que lhes possibilitassem escolher bons decks entre suas invocações preferidas.E tal proposta parece ter funcionado. Vemos um aumento vertiginoso de boosters sendo lançados.
   Nisto, Ritual tem sido  uma grande beneficiada. Invocação negligenciada há anos, tem ganhado arquétipos interessantes e até mesmo temos uma era Ritual no metagame, com os Nekroz. Particularmente, fico ainda surpreso (e contente) a cada novo arquétipo ritual lançado. Prediction Princess (Sibyl para o OCG) foi um dos mais recentes, lançado no booster Dragons of Legends. E é delas que iremos falar hoje.
   Introduzidas em ARC-V por Hochun Mieru, demorou bastante tempo para que fossem lançadas no game. E diferente dos aclamados Nekroz, este deck não tem por objetivo spammar seu campo com Invocações de Ritual. O seu ponto mais forte é que ele traz uma mecânica deveras interessante misturada a uma invocação que tem se tornado cool: Efeitos FLIP.
   Por isso mesmo, alguns jovens gafanhotos que estão acostumados com Nekroz, poderão estranhar a princípio. Mas relaxem. Prediction Princess é um bom e interessantíssimo deck. Não me atrevo a falar que seja competitivo a nível de metagame. E preciso até mesmo jogar mais com este deck. Entretanto, aguentam sim uma boa disputa. E quando conseguimos completar nosso combo principal, o oponente se verá realmente em maus lençóis. Enfim. Vamos à analise das cartas mais importantes, enquanto elucidamos ao mesmo tempo os seus combos.

 



Prediction Princess Coinorma

Nível 3/ EARTH/ ATK 800/ DEF 1400
Fairy/ Flip/ Effect

FLIP: You can Special Summon 1 level 3 or higher Flip monster from your hand or Deck in face-down Defense Position, also you cannot activate monster effects for the rest of this turn, except "Prediction Princess" monsters.
   A primeira carta é nossa "ka-kawai" Coinorma. Mas não se deixe enganar pela artwork desta carta. Ela pode invocar especialmente virado para baio em modo de defesa, da mão ou deck (!), qualquer monstro FLIP de nível três ou maior.  No entanto, após ativarmos este efeito, não poderemos ativar qualquer outro efeito de monstro pelo resto do turno, exceto de"Prediction Princess".
   Exemplo: Temos uma Prediction Princess Tarotrei em mãos e monstros que somam nível igual ou superior ao de Taroetrei; mas não temos seu ritual. Neste caso, o monstro que invocaremos com Coinorma será certamente Prediction Princess Arrosylph, que por ser do arquétipo, poderá ativar seu efeito neste mesmo turno, buscando a mágica de ritual necessária (Prediction Ritual). Da mesma forma, se já temos sua mágica de ritual em mãos mas não temos Tarotrei, deveremos invocar Cristaldine, que tem ainda uma DEF útil para segurar alguns ataques.
   Uma carta que também invocaremos muito pelo efeito de Coinorma será Pot of Taboos. Todavia, a melhor escolha de quem invocaremos com seu efeito vai de cada momento do  jogo. Vale  lembrar também que podemos invocar outra Coinorma, que não possui limitação de vezes por turno em sua ativação.
   Vejamos os dois buscadores do arquétipo para fazermos nossa Invocação Ritual:
 
   Não temos muito o que comentar sobre estas duas cartas do arquétipo. São buscadores, e podem vir a campo pelo efeito de Coinorma, como já mencionado. Resaltemos, que por serem monstros FLIPs, convém muitas vezes que deixemos para ativar seus efeitos na BP, visto que ativando durante a Damage Step, a probabilidade de seu oponente negar seus efeitos é menor. No  entanto, sublinhe-se que isto geralmente vale quando enfrentamos oponentes que montam mais vagarosamente o seu jogo. De outra forma.  se torna arriscado esperarmos pela BP para buscarmos nossas cartas e montarmos nossos combos.
   Ainda dentro do arquétipo temos Prediction Princess Petalelf:


Prediction Princess Petalelf


Nível 3/ EARTH/ ATK 800/ DEF 700
Fairy/ Flip/ Effect

FLIP: You can change all face-up Attack Position monsters your opponent controls to face-up Defense Position. Monsters changed to Defense Position by this effect cannot change their battle position.

   Quando esta carta é virada para cima, podemos mudar todos os monstros que o oponente controla para o modo de defesa, sendo que ele não mais poderá mudá-los para modo de ataque. Antes de mais nada, é uma carta que me deixou em dúvidas por muito tempo a respeito da efetividade de seu efeito. Não sou um jogador excepcional, tenho humildade para assumir. No entanto, aprendo muito na base do "quebre a cara até acertar o ponto". E foi testando a beça que por fim decidi manter Petalelf. Ela se torna uma carta bem útil em momentos que precisamos segurar um pouco o jogo. Além disso, também podemos a combar com Tarotrei, evitando a investida de monstros com ATKs superiores a 2700 (Tarotrei).
   Em seguida, saindo do arquétipo, uma carta que tem gerado polêmica desde seu lançamento:


Pot of Taboos

Nível 9/ EARTH/ ATK 2000/ DEF 3000
Rock/ Flip/ Effect
FLIP: You can activate 1 of these effects;
● Draw 2 cards.
● Return all Spell and Trap Cards on the field to the hand.
● Destroy all monsters your opponent controls.
● Look at your opponent's hand, and shuffle 1 card from it into the Deck.
You can only use 1 "Pot of Taboos" effect per turn, and only once that turn.
   Pot of Taboos reúne em uma carta só quatro efeitos de cartas já banidas pela  nossa tia Konami (exceto Raigeki no TCG) . Felizmente (?), nenhum outro deck consegue usufrui-lo tão bem quanto Prediction Princess. Podemos colocá-lo em campo seja pelo efeito de Coinorma ou pelo de Tarotrei (neste caso, na End Phase). Uma vez por turno, e apenas uma vez em cada turno, quando esta carta é virada para cima, podemos escolher ativar apenas um dos seguintes efeitos:

  • Puxar duas cartas do Deck (Pot of Greed);
  • Retornar todas as mágicas e armadilhas em campo para suas respectivas mãos (Giant Trunade);
  • Destruir todos os monstros que seu oponente controla (Raigeki);
  • Olhar a mão de seu oponente, escolher uma carta e então embaralhá-la no deck (The Forceful Sentry).
   Curioso notar que esta carta parece ter sido feita especialmente para dar um up no arquétipo discutido,  pois além do fato de que nenhum outro deck se aproveita tão bem de Pot of Taboos, soma-se o fato de ser um monstro de nível 9, sendo, portanto, um tributo inteiro para a Invocação Ritual  de Tarotrei, e podendo ainda vir a campo na EP.
    Vale relembrar que devemos estar atentos quando o trazemos pelo efeito de Coinorma, pois pela restrição desta última, Pot of Taboos não ativará. Um exemplo válido é o caso de estarmos na BP, e pelo efeito de Coinorma invocarmos a Pot of Taboos. Se seu oponente for esperto, ele atacará mesmo que não o possa destruir, pois o virando para cima neste turno, teremos perdido sua ativação. É preciso, portanto, termos controle de jogo. Uma cenário comum na BP, é invocar outra Coinorma para segurar mais um ataque, e em seguida invocarmos o nível 9.
   Ainda sobre esta carta, é recomendável que demos preferência ao seu efeito de Draw, e apenas quando já tivermos consolidado nosso jogo, usufruirmos de seus demais efeitos.
   Carta seguinte:


Guard Dog

Nível 3/ EARTH/ ATK 1500/ DEF 500
Beast/ Flip/ Effect
FLIP: Your opponent cannot Special Summon for the rest of this turn.
   Essa carta funcionará como Vanity's Empitness. Ao virarmos ela para cima (durante o turno  de nosso oponente,preferencialmente), ele ficará impossibilitado de realizar qualquer Invocação Especial até o fim do turno. Junto com Pot of Taboos, será nossa prioridade colocá-lo  em campo após já termos invocado Tarotrei.
   Agora nosso último  monstro FLIP:

Shaddoll Dragon

Nível 4/ DARK/ ATK 1900/ DEF 0
Spellcaster/Flip/ Effect
FLIP: You can target 1 card your opponent controls; return it to the hand.
If this card is sent to the Graveyard by a card effect: You can target 1 Spell/Trap Card on the field; destroy it. You can only use 1 "Shaddoll Dragon" effect per turn, and only once that turn.
   Shaddoll Dragon entra em nossa lista por ter dois efeitos muito úteis para o deck. Ao tributarmos esta carta para invocar Tarotrei, podemos nos livrar de alguma mágica ou armadilha de nosso oponente que nos cause algum transtorno. E em campo, ele tem efeito bounce, que é bem útil até termos o combo Prediction Princess Tarotrei+Guard Dog+Pot of Taboos.
   E encerrando os monstros do Main Deck, a nossa carta-chave:




Prediction Princess Tarotrei

Nível 9/ LIGHT/ ATK 2700/ DEF 1200
Fairy/ Ritual/ Effect
You can Ritual Summon this card with "Prediction Ritual". During your End Phase: You can Special Summon 1 Flip monster from your hand or Graveyard in face-down Defense Position. You can only use 1 of the following effects of "Prediction Princess Tarotrei" per turn, and only once that turn.
● During either player's turn: You can target 1 face-down monster on the field; change it to face-up Attack Position.
● During either player's turn: You can target 1 face-up monster on the field; change it to face-down Defense Position.

   
   Prediction Princess Tarotrei é uma carta OP, e ela que faz tudo acontecer. Uma vez por turno, e apenas uma vez em cada turno, podemos ativar apenas um de seus seguintes efeitos:

  • Durante o turno de qualquer um dos jogadores, você pode fazer alvo em um monstro virado para baixo no campo e então virá-lo para cima em modo de ataque;
  • Durante o turno de qualquer um dos jogadores, você pode fazer alvo em um monstro virado para cima e então virá-lo para  baixo, em modo de defesa.
Seu último efeito permite-nos que durante a nossa EP, invoquemos qualquer monstro FLIP do cemitério ou mão para o campo, em modo de defesa e virado para baixo.
   Por ser um Quick Effect, e também por poder escolher um monstro em qualquer lado do campo, Tarotrei se torna uma carta muito poderosa. Assim, ela pode ativar seu efeito, por exemplo, em um monstro do oponente com maior ATK durante a BP (embora não seja a melhor forma de usar seu efeito, às vezes nos veremos sem escolha). Porém, o uso mais recorrente de seus efeitos terá como alvo nossos próprios monstros, principalmente Pot of Taboos e Guard Dog (também nossa prioridade de invocação na EP).
   Em seguida temos a mágica de ritual do arquétipo:


Prediction Ritual
Spell Card/ Ritual


This card is used to Ritual Summon "Prediction Princess Tarotrei‎‎". You must also Tribute monsters from your hand or field whose total Levels equal 9 or more. During your Main Phase, except the turn this card was sent to the Graveyard: You can banish this card from your Graveyard; add 1 "Prediction Princess" monster from your Deck to your hand.



   Prediction Ritual tem efeito de buscador útil, pegando em nosso deck qualquer monstro "Prediction Princess". Pode ser ativada pelo custo de bani-la do cemitério, exceto no  mesmo turno em que foi mandada para lá. É preciso ter cautela a usar este efeito. Por quê? Nossa escolha dependerá das presentes condições de jogo. Exemplo:  temos Tarotrei já em campo, mas não Guard Dog ou Pot of Taboos (seja em campo, mão ou cemitério). A escolha mais sensata será, portanto, buscarmos Coinorma, que será setada e então virada para cima pelo efeito de Tarotrei, e com isso poderemos buscar e invocar uma das cartas já mencionadas (Guard Dog ou Pot of Taboos).
  Também será coerente às vezes que busquemos outra Tarotrei, no caso de possuirmos uma Prediction Ritual ou Prediction Princess Arrowsylph em mão ( e caso não tenhamos Call of the Haunted ou Burst Rebirth). É plausível ainda, quando o jogo está estável, guardá-la até um momento de maior urgência.



   Já Book of Moon entra por motivos óbvios. Pode ser usada tanto em monstros do oponente como nos nossos. É um lance comum a ativarmos em Pot of Taboos ou Coinorma após o  oponente ativar alguma stample para cancelar os seus efeitos (ou mesmo no caso de queremos aproveitá-los novamente). Desta forma, a ativação de nossas cartas prosseguirá e ainda ganhamos uma ativação extra de nossos monstros FLIPs. 
   Já Burst Rebirth, embora seu custo meio elevado, compensa pela sua eficácia dentro do deck. Podemos invocar do cemitério qualquer monstro em modo de defesa virado para baixo. Isto significa garantir a ativação de  nossos efeitos FLIPs. Do mais, é também possível trazer mesmo Tarotrei na EP.


Ghostrick Scare

Trap Card/ Normal
Target any number of face-down Defense Position monsters you control; change them to face-up Defense Position, count the number of "Ghostrick" monsters among them, and if you do, change up to that many face-up monsters your opponent controls to face-down Defense Position (min. 1).
   Por último, temos Ghostrick Scare. Pelo seu efeito, podemos selecionar qualquer número de monstros virados para baixo em modo de defesa em nosso campo e então virá-los para cima, ainda em modo de defesa. Ativando esta carta, se torna possível a ativação de vários monstros FLIPs em simultâneo, sem dependermos apenas de Tarotrei.
   Quanto às demais cartas de nossa lista, me parece desnecessário que teçamos comentários. A ressalva fica apenas para Forbidden Lance. Muitos dirão ser uma escolha ruim para este deck. Entretanto, depois de  muitas experiências e testes, resolvi colocá-la de forma a oferecer maior proteção aos meus monstros, especialmente quando do momento de ativação de Coinorma, Pot of Taboos ou Tarotrei. Também se torna uma carta útil durante a BP, diminuindo o ATK de algum monstro oponente.
   Doravante, concluirei alertando-os que este deck, pelo menos na forma apresentada aqui, não é extremamente competitivo, a exemplo de outros como Odd-eyes Magician, que tem sinergia para enfrentar praticamente qualquer coisa. Ainda assim, é um bom deck, capaz de proporcionar combos incomuns e divertidos, conseguindo competir com um bom número de oponentes.
   Muitos diriam que a solução seria entupi-lo de cartas Shaddolls. E pode ser que o seja. No entanto, o que buscamos aqui foi trazer uma alternativa, longe do "mais do  mesmo" que temos visto para este arquétipo. De outra forma, a impressão que  fica é que não estamos jogando com um deck Ritual, mas sim de Fusão, e nisto, tentamos algo novo.
   O deck ainda precisa ser aperfeiçoado, pois não possuindo um arquétipo grande, é preciso inovar com outras cartas, e eu mesmo estou constantemente o modificando. Portanto, tentem vocês também e vamos trocar umas ideias a respeito. Obrigado a quem leu.  Se possível, curta e comente sobre suas impressões. Até uma próxima! Fiquem com o gameplay. 



Main Deck
Extra/ Side Deck
Monsters [20]:
3X Pot of Taboos
3X Manju of the Thousands Hands
3X Prediction Princess Coinorma
3X Prediction Princess Tarotrei
2X Prediction PrincessArrowsylph
2X Shaddoll Dragon
1X Prediction Princess Petalelf
1X Prediction Princess Crystaldine
1X Guard Dog
1X Hade-Hane

Spells [10]:
3X Prediction Ritual
3X Mystical Space Typhoon
2X Forbidden Lance
1X Raigeki
1X Book of Moon

Traps [10]:
3X Breakthrough Skill
2X Callof the Hautend
2X Ghostrick Scare
2X Burst Rebirth
1X Solemn Warning
Extra Deck [15]:
1X Number 9: Dyson Sphere
1X Dark Rebellion Xyz Dragon
1X Number 39: Utopia
1X Number c39: Utopia Ray
1X Number S39: Utopia the Lightning
1X Cairngorgon, Antiluminescent Knight
1X Number 103: Ragnazero
1X Number 50:  Blackship of Corn
1X Number 101: Silent Honor Ark
1X Castel, TheSkyblaster Musketer
1X Fairy Cheer Girl
1X Evilswarm Exciton Knight
1X Soul of Silvermountain
1X Ghostrick Alucard
1X Mechquipped Angineser

Side Deck [15]:
3X Maxx "C"
3X Shared Ride
3X Fairy Wind
2X Shadow-Imprisoning Mirror
2X Trap Stun
1X Vanity's Empitness

Autor: Raphael Rodrigues


Comentários
9 Comentários

9 Comentários:

Isaac Posada disse:
13 de agosto de 2015 19:09

o deck tá poderoso, gostei ;)

eu queria que vocês fizessem uma decklist de noble knights se possível

:)

Joao Victor Pereira Batista De Deus disse:
13 de agosto de 2015 22:01

Ritual minha mecânica preferida love gishki

Wicked Star disse:
13 de agosto de 2015 23:54

Sei que aqui provavelmente é o lugar errado pra isso... Mas, tem como reupar o Yu-Gi-Oh! ARC-V 057 mp4, por favor? Parece que o link está off

Tsoko disse:
14 de agosto de 2015 16:30

Wicked Star, se quiseres, podes baixar também no Yu-Gi-Oh! Extremo, procure lá no facebook que vai achar :D
Quanto a lista ainda não testei, e gosto também de rituais

Kimer disse:
14 de agosto de 2015 20:05

Depois de muito tempo esquecidos, finalmente os Rituais estão ganhando atenção da Konami. Ainda bem, pois gosto desse tipo de invocação.Gostei do deck. Será que daria para fazer um de Superheavy Samurai? Já tem um post sobre esse archetype aqui, mas só com os suportes do Secrets of Eternity.

Kimer disse:
14 de agosto de 2015 20:05
Este comentário foi removido pelo autor.
Wicked Star disse:
15 de agosto de 2015 00:00

Valeu pela dica Tsoko

Marcondes Gabriel disse:
15 de agosto de 2015 14:01

Nossa valeu!! eu já tinha um deck Prediction, mas esse Guard Dog é baita ideia, já coloquei ele no deck, até conseguir evitar um Cyber Infinity com ele.

ABCD disse:
17 de agosto de 2015 11:59

Eu gosto de usar esse deck ritual com shaddoll que dá pra combar lindamente. Gosto de usar o Man Eater Bug lv 5 que destroi 2 monstros, acho mais útil do que aquele monstro Predinction que destroi monstros em def no final do turno.
Por falar em Ritual, saiu spoiler do novo booster e temos um Odd-Eyes Ritual que aliás está top!!!!! E tbm saiu as cartas coreanas do Clash of Rebelion.