13 de junho de 2015

Post do Leitor: Guia rápido sobre Custos, Negações e Prioridades

VeileredButNotReally

Olá. Estou desenvolvendo esse mini-guia para deixar claro como funcionam as negações de efeitos de monstros no Yu-Gi-Oh!. Esse é um assunto que geralmente causa muita polêmica em campeonatos não oficiais muitas vezes devido a falta de informações e conhecimento técnico sobre efeitos em si.

Post atualizado para corrigir a situação do Yamato.



A regra básica que vou abordar destrincha o custo do efeito e com alguns exemplos mostrarei como se aplicam.

Custo: Quantidade de pontos de vida, descartes, tributos e outros fatores que sejam necessários para a ativação/resolução de um efeito.

Efeito: Ação executada após o pagamento do custo (caso necessário).

O mais importante é entender que os custos não fazem parte do efeito, logo não podem ser negados por cartas que especificamente negam efeitos de monstros. Para um exemplo mais prático usaremos as cartas Lumina, Lightsworn Summoner e Effect Veiler.

UPDATE: Após o lançamento do Legendary Collection 5D’s, Effect Veiler passou a ter uma parte de seu efeito alterado: Antes, o efeito do monstro era negado apenas até a End Phase, após a errata, ele é negado até o fim do turno, ou seja, entre o fim da End Phase de um jogador e o início da Draw Phase do outro jogador. Para ver a lista completa de cartas que tiveram o efeito mudado de “até a End Phase” para “até o fim do turno”, clique aqui.

Lumina,LightswornSummoner

Lumina, Lightsworn Summoner
Level 3 / LIGHT
ATK: 1000 / DEF: 1000
Spellcaster / Effect

Uma vez por turno, você pode descartar 1 carta da sua mão para Special Summon 1 monstro "Lightsworn" de Nível 4 ou menor do seu Cemitério para o seu lado do campo. Durante cada uma das suas End Phases, envie 3 cartas do topo do seu Deck ao cemitério.

EffectVeiler

Effect Veiler
Level 1 / LIGHT / ATK: 0 / DEF: 0
Spellcaster / Tuner / Effect
Durante a Main Phase do seu oponente: você pode enviar esta cartada sua mão para o Cemitério e, depois, escolha 1 Monstro de Efeito com a face para cima que seu oponente controla; até o fim do turno, negue os efeitos desse monstro com a face para cima (este é um Efeito Rápido).

Lumina basicamente pode, uma vez por turno descartar uma carta para invocar especialmente um monstro do arquetipo Lightsworn nível 4 ou menor do cemitério para o seu lado do campo. Também envia automaticamente as 3 cartas do topo do deck ao fim da End Phase. Já Effect Veiler age como efeito rápido e pode, por exemplo, negar o efeito de Lumina durante a Main Phase do oponente.

O importante é entender que no caso de Lumina, nós temos um custo. Esse custo é exatamente o ato de descartar uma carta para seguir com o efeito. Por conta disso, vamos supor que o portador de Lumina também possua The Fabled Cerburrel em sua mão.

TheFabledCerburrel

The Fabled Cerburrel
Level 2 / LIGHT / ATK: 1000 / DEF: 400
Beast / Tuner
Se esta carta é descartada para o Cemitério: Special Summon ela.

Ok. Temos um cenário pronto. Supondo também que o outro player possua Effect Veiler na mão, vamos aos testes:

Situação 1

1 Lumina é invocada pelo Player 1 no próprio lado do campo.

2 O Player 1 descarta uma carta para ativar o efeito de Lumina.

3 O Player 2 envia Effect Veiler da mão para o cemitério para negar o efeito de Lumina e impedir que um monstro seja invocado especialmente.

4 Lumina é negada até a End Phase e o monstro não é invocado.

5 A carta enviada ao cemitério pelo Player 1 não é resarcida a sua mão, pois é um custo.

6 O player 1 encerra seu turno e o segundo efeito de Lumina também é negado.

Este exemplo serve apenas para mostrar que o CUSTO NÃO É NEGADO por conta do Effect Veiler, mesmo que Effect Veiler fosse enviado ao cemitério logo após Lumina ter sido invocada. Ex.:

Situação 2

1 Lumina é invocada pelo Player 1 no próprio lado do campo.

2 O Player 2 envia Effect Veiler da mão para o cemitério para negar o efeito de Lumina até a End Phase. 

3 O Player 1 descarta uma carta da mão para poder invocar um Lightsworn de nível 4 ou menor.

4 Como Lumina está negada por Effect Veiler até a End Phase, apenas o descarte é feito e o monstro não será invocado.

Pode parecer bobagem, mas a diferenciação de Custo e Efeito é crucial em alguns casos. Por exemplo:

Situação 3

1 Lumina é invocada pelo Player 1 no próprio lado do campo.

2 O Player 2 envia Effect Veiler da mão para o cemitério para negar o efeito de Lumina até o fim da End Phase.

3 O Player 1 descarta The Fabled Cerburrel da mão para invocar um Lightsworn de nível 4 ou menor.

4 Como Lumina está negada por Effect Veiler até a End Phase, apenas o descarte é feito e o monstro não será invocado.

5 Fabled Cerburrel é invocado especialmente no lado do campo do Player 1 por ter sido descartada para o cemitério.

6 O Player 1 usa Lumina e The Fabled Cerburrel para invocar Armades, Keeper of Boundaries por Synchro Summon.

Por mais que pareça estranho, mesmo que Skill Drain estivesse no campo para negar o efeito de todos os monstros, ainda assim Lumina poderia realizar o descarte.

UPDATE: A situação abaixo envolvendo Lumina e Bujin Yamato não é mais válida. Atualmente Effect Veiler nega sim o efeito dele, já que quando o seu efeito de negação acaba (fim do turno), não é mais a End Phase e o Player não pode mais usar o Yamato.

Até aí tudo bem. Já sabemos que Effect Veiler não pode negar custos, mas há um outro detalhe bem mais importante em relação a Effect Veiler: Se o efeito de Effect Veiler e o segundo efeito de Lumina (enviar 3 cartas do deck para cemitério) são resolvidos automaticamente na End Phase, como saber qual deles será resolvido primeiro?

A resposta não é tão simples assim, mas o mais importante é identificar se a ativação do efeito é obrigatória ou opcional. Primeiro exemplificarei como funciona no mesmo exemplo acima:

Situação 4

1 Lumina é invocada pelo Player 1 no próprio lado do campo.

2 O player 2 envia Effect Veiler da mão para o cemitério para negar o efeito de Lumina até a End Phase.

3 O player 1 descarta uma carta da mão para poder invocar um Lightsworn nível 4 ou menor.

4 Como Lumina está negada por Effect Veiler até a End Phase, apenas o descarte é feito e o monstro não será invocado.

5 O Player 1 passa para a End Phase.

6 Por estar em seu turno, o efeito de Lumina se resolve primeiro.

7 O efeito de Effect Veiler se resolve e Lumina deixa de ser negado.

Nesse caso não há muita complicação. O efeito obrigatório prioritário é do jogador que está em seu turno. Por isso Lumina não pode ativar seu segundo efeito e permanece negada por Effect Veiler.

Agora vamos a um exemplo mais complexo utilizando a carta Bujin Yamato.

BujinYamato

Bujin Yamato
Level 4 / LIGHT / ATK: 1800 / DEF: 200
Beast-Warrior / Effect
Uma vez por turno, durante sua End Phase: Você pode adicionar um monstro “Bujin” do seu deck para a sua mão, e então enviar uma carta da sua mão para o cemitério. Você só pode controlar 1 “Bujin Yamato”.

Diferente de Lumina, o efeito do Bujin Yamato NÃO É OBRIGATÓRIO e você pode decidir durante sua End Phase se vai ativá-lo ou não. E para a surpresa de muitos players, se Bujin Yamato tiver seus efeitos negados por Effect Veiler durante a Main Phase, ainda assim seu efeito da End Phase não é negado. Eis o exemplo:

Situação 5

1 Bujin Yamato é invocado pelo Player 1 no próprio lado do campo.

2 Player 2 envia Effect Veiler ao cemitério e nega até a End Phase os efeitos de Bujin Yamato.

3 Player 1 passa para a End Phase.

4 Por ser um efeito de resolução obrigatória, o efeito de Effect Veiler se resolve.

5 Bujin Yamato não está mais sendo negado e seu efeito pode ser ativado normalmente.

Essa é uma confusão que muitos players fazem, mas o básico é que EFEITOS OBRIGATÓRIOS SE RESOLVEM ANTES DE EFEITOS OPCIONAIS, por isso Effect Veiler PRECISA ser resolvido antes do portador do Yamato ter a possibilidade de ativar o seu efeito. Não preciso dizer que se ao invés de Effect Veiler, tivéssemos Skill Drain em campo, o efeito de Yamato não poderia ser ativado sob nenhuma circustância. Por isso, pra finalizar e deixar tudo bem claro:

Efeitos obrigatórios na End Phase SÃO NEGADOS POR EFFECT VEILER.
Efeitos opcionais na End Phase NÃO SÃO NEGADOS POR EFFECT VEILER.

-

Agora um terceiro exemplo e mais complexo para demonstração é com Stardust Dragon.

StardustDragon

Stardust Dragon
Level 8 / WIND / ATK: 2500 / DEF: 2000
Dragon / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner
Durante o turno de qualquer jogador, quando uma carta ou
efeito que destruiria um ou mais cartas for ativado: Você pode tributar esta carta; negue a ativação e, se fizer, destrua-o. Durante a End Phase, se
este efeito foi ativado neste turno (e não foi negado): Você
pode Special Summon esta carta do seu Cemitério.


Com Stardust Dragon ocorre o mesmo que Lumina. O custo para a ativação do efeito do Stardust é tributá-lo ao cemitério, então podem ocorrer os seguintes cenários:

Situação 6

1 Stardust Dragon é invocado pelo Player 1.

2 O Player 2 ativa uma armadilha destrutiva, como Bottomless Trap Hole.

3 O Player 1 tributa o Stardust Dragon para ativar seu efeito.

4 Stardust Dragon se torna inalcançável a Effect Veiler e Effect Veiler não pode ser descartado para ativar o efeito.

5 Bottomless Trap Hole é negada e destruída.

6 Stardust Dragon volta ao seu lado do campo na End Phase (se assim quiser) pois seu efeito não foi negado.

Ao tributar o Stardust Dragon, o jogador está na verdade pagando um custo, então Effect Veiler não pode ser ativado nesse momento. Após ser enviado para o cemitério, Effect Veiler não pode selecioná-lo como alvo por não estar no campo e logo não poderá negar o efeito do Stardust Dragon.

Mas ainda usando Effect Veiler, pode-se mudar o cenário dependendo do tipo de efeito de destruição que o Player 2 utilizará:

Situação 7

1 Stardust Dragon é invocado pelo Player 1.

2 O Player 2 envia Effect Veiler ao cemitério para negar os efeitos do Stardust Dragon até a end phase.

3 O Player 1 passa para a Battle Phase e ataca com Stardust Dragon.

4 O Player 2 ativa Mirror Force.

5 O Player 1 tributa o Stardust para ativar o seu efeito.

6 Como Stardust Dragon estava sob efeito de Effect Veiler, seu efeito é negado e todos os montros do lado do campo do Player 1 em modo de ataque são destruídos.

7 Na End Phase, Stardust Dragon não poderá voltar ao campo por ter sido negado.

A questão é o tipo de armadilha de destruição e o tempo de ativação de Effect Veiler. A situação 7 não funcionaria com Bottomless Trap Hole, pois:

Situação 8

1 Stardust Dragon é invocado pelo Player 1.

2 Effect Veiler é enviado ao cemitério para negar os efeitos do Stardust Dragon até a End Phase.

3 Desencadeando uma chain, o Player 2 ativa Bottomless Trap Hole.

4 O Player 1 tributa o Stardust para negar a ativação de Bottomless Trap Hole e destruí-la.

5 Effect Veiler segue para o cemitério, mas não nega o Stardust Dragon por não estar mais no campo.

6 Stardust Dragon volta ao seu lado do campo na end phase (se assim quiser) pois seu efeito não foi negado.

Vale ressaltar também que não adiantaria mudar a ordem de ativação de Bottomless Trap Hole e Effect Veiler, pois voltaríamos para a Situação 6.


Espero que tenham gostado e que tenha ajudado aqueles que estavam com dúvidas. Se você testou qualquer dos efeitos descritos em algum simulador que segue a risca as regras oficiais (como YGOPRO e DEVPRO) e não ocorreu do jeito descrito, poste nos comentários sua experiência para que eu possa realizar mais testes e corrigir esse guia. Valeu pessoal.

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

Higor Melo disse:
13 de junho de 2015 20:09

muito interessante isso, eu realmente desconhecia isso de eff obrigatorio e opcional possuirem "velocidades diferentes". Muito bom mesmo. Como sugestão, gostaria que num proximo guia vc esclarecesse dessa mesma forma, como funciona a end phase de um duelo, quantas vezes eu possa iniciar uma chain na end phase, prioridades e tals, grato desde ja =D

Joao Victor Pereira Batista De Deus disse:
13 de junho de 2015 21:46

Esse post foi ótimo cara.

Kaio28 disse:
14 de junho de 2015 00:07

Caramba, parabéns velho, ótimo post.
Valeu mesmo. :)

Games Grátis disse:
14 de junho de 2015 10:26

Muito obrigado pessoal. Fui eu quem fiz o mini-guia. Posso dar uma estudada pesada e fazer posteriormente um guia sobre a end phase. Fico feliz de terem gostado.

Darlan Michel disse:
16 de junho de 2015 11:08

Como funciona no caso do Rituais Beast quando nega o efeito da fusão? ela pode ser desfeita e trazer o tamer e o beast pro campo? fiquei com essa duvida