12 de março de 2015

Raidraptor: As Asas da Revolução


Fala pessoal, venho dessa vez trazendo um artigo sobre um Archetype bastante querido pela Fanbase do anime de Yu-Gi-Oh! Arc-V, já devem ter reparado que se tratam dos Raidraptors. Bom, então quem é fã de Raidraptor(ou não) pode clicar em "Continue Lendo", e sigam-me!

Conhecendo o archetype

Raidraptor é um Archetype usado por Shun Kurosaki no anime Yu-Gi-Oh! Arc-V, eles foram introduzidos ao jogo no Secrets of Eternity e recentemente receberam novos companheiros no Crossed Souls lançado recentemente no OCG. Os Raidraptors são de Main Deck são baseados em um gênero de pássaro denominado Lanius, já os Raidraptors de Extra Deck são baseados em falcões, com a exceção do Raidraptor - Force Strix que é baseado nos Strix, um gênero de corujas.

Quando se fala em Raidraptors eu logo lembro de outro Archetype do anime que também era bem famoso na sua época: Blackwing. Blackwing também é um Archetype baseado em pássaros, e seus monstros também eram do atributo Dark, além disso outra coisa que podemos levar em comum é o poder de Swarm no campo e algumas cartas que eles possuem com efeitos parecidos, como a Raidraptor - Nest e a Black Whirlwind, que são ambas Continuous Spell Card e ambas possuem efeitos de Search que tem relação com a presença dos monstros de seu Archetype no campo.

 Analisando as cartas

Vamos passar agora para uma análise das cartas do Archetype e avaliar sua capacidade e consistência no jogo de forma que posteriormente montemos uma base de Deck Raidraptor, bom, que comecemos pelos Lanius então.

Vanishing Lanius foi o primeiro RR revelado, apareceu primeiramente no anime e posteriormente no OCG, ele tem o seguinte efeito: "Uma vez por turno, durante sua Main Phase, se esta carta foi invocado normalmente ou especialmente este turno: Você pode invocar especialmente um monstro 'Raidraptor' de LV4 ou menor da sua mão". No anime ele fazia praticamente a mesma coisa, só que ativava no momento da invocação, o que claramente levou um leve "buff" que por sinal funciona muito bem já que você dita o tempo em que ele vai ser usado no jogo. Vanishing Lanius é a alma do Deck, posso dizer sem medo de ser muito precipitado que ele é A CARTA, o Deck simplesmente perderia todo o foco sem ele, e você pode ficar em altos apuros se algo impedir você de usa-lo, para que o Swarm no campo inicie é necessário uma iniciativa, e a iniciativa parte é claro, do Vanishing Lanius. Uma das coisas mais importantes em seu efeito é que ele não possui uma restrição que faça com que o efeito de Vanishing Lanius só possa ser usado uma vez por turno, tipo aquelas cartas que dizem "You can only use this effect of  'X' once per turn", são restrições diferentes, e a brecha permitida pelo efeito de Vanishing Lanius faz com que você possa usar o efeito de outro Vanishing Lanius no mesmo turno, ou mesmo que caso ela venha a sair do campo e seja invocado novamente no campo, você possa ativar o efeito do mesmo Vanishing Lanius novamente já que ele foi invocado outra vez. Mesmo com esse efeito simples, Vanishing Lanius consegue ser o melhor Lanius do Archtype e ser a base das jogadas, por isso ratifico, ele é a alma do Deck.

Mimicry Lanius é outro ótimo RR, o seu primeiro efeito não é muito relevante para uma Buid competitiva, mas vamos lá: "Uma vez por turno, durante sua Main Phase, se esta carta foi invocada normalmente ou especialmente este turno: Você aumentar o LV de todos os monstros 'Raidraptor' que você controla atualmente por 1". Eu digo que esse efeito é um pouco irrelevante para uma Build competitiva porque primeiramente, vai ser difícil encontrar Mimicry Lanius fora da zona de banidas(rs), mas falando sério agora, o maior forte do Deck é conseguir um acesso fácil aos Xyz de Rank 4 que como todos devem estar cansados de saber são os queridinhos da Konami, o Rank que encontra os Xyz mais versáteis e etc. O fato é que você pode fazer com um Xyz Rank 5, geralmente você consegue fazer melhor com um Rank 4, mas esse efeito do Mimicry Lanius pode auxiliar para uma invocação do Raidraptor - Blaze Falcon já a Rank-Up-Magic Revolution Force não tem um Searcher direto muito bom para que ela venha rapidamente a mão, e Mimicry Lanius possui o auxilio de várias cartas ótimas para vir a mão, mas o que torna isso meio inviável se não até desnecessário, é a necessidade de ter que usar 3 monstros como material, então se você quer invocar o Blaze Falcon, Revolution Force ainda é uma alternativa mais viável. Agora vamos ao seu segundo e mais relevante efeito: "Durante sua Main Phase, se esta carta foi enviada ao cemitério este turno: Você pode banir esta carta do seu cemitério; Adicione 1 carta 'Raidraptor' do seu Deck para a mão, exceto 'Raidraptor - Mimicry Lanius'. Sim, Mimicry Lanius é o Seacher do Deck(além da Raidraptor - Nest), a diferença é que Mimicry Lanius pode buscar QUALQUER carta RR do seu Deck, sem exceção para monstros, por esse detalhe eu gosto de usar ele para buscar a Raidraptor - Nest quando já tenho pelo menos dois RR no campo, aí eu uso a Nest para buscar o RR que eu queria desde o começo e fico no lucro, já que diminuo meu Deck e deixo uma Continuos Spell Card no campo, que no próximo turno já pode ser utilizada novamente.

E aqui vemos ao lado outro ótimo Raidraptor, Tribute Lanius, seu primeiro e mais importante efeito é: "Durante sua Main Phase, se esta carta foi invocada normalmente ou especialmente este turno: Você pode enviar uma carta 'Raidraptor' do seu Deck para o cemitério". Como de costume, seu primeiro efeito só pode ser usado na Main Phase e se a carta foi invocada no turno assim como todos os outros RR, mas Tribute Lanius é uma ótima carta, porque como devem ter lido, ele pode enviar qualquer RR para o cemitério, e isso gera vantagem pela diminuição do seu Deck possibilitando que as cartas certas venham na hora certa para a mão, mas claro que seu efeito não seria grande coisa se o Mimicry Lanius que é o seu principal alvo, em um turno com pelo menos Vanishing Lanius e Tribute Lanius na mão, você consegue invocar ambos, ativar o efeito de Tribute Lanius e enviar Mimicry Lanius para o cemitério, e a partir daí você bane Mimicry Lanius do cemitério busca Raidraptor - Nest do Deck e como você controla pelo menos dois RR, você pode buscar outro Vanishing Lanius(alvo principal da Nest) para mão, preparando assim sua jogada para o próximo turno. Tribute Lanius também possui o seguinte efeito: "Durante sua Main Phase 2, se esta carta destruiu um monstro do oponente por batalha este turno: Você pode adicionar 1 "Rank-Up-Magic" Quick-Play Spell Card do seu Deck para a sua mão". Apesar de ser um pouco lento, é um efeito que pode vir a calhar as vezes, certo que também existe uma restrição que impede que você invoque especialmente outros monstros além de RR no turno que você usou o efeito citado anteriormente, o que pode inviabilizar você de usar esse efeito de Tribute Lanius caso você já tenha invocado outros monstros além de RR no turno, mas talvez você consiga fazer com que o efeito venha a calhar caso esteja jogando contra um Deck que costuma fazer Xyz Summon de monstros de Rank 4(o que é a coisa mais comum do mundo no jogo), e assim caso a carta buscada tenha sido a Rank-Up-Magic Revolution Force você pode dar o Xyz dele a perder e invocar no seu campo um Blaze Falcon, tornando com que a jogada anterior do oponente tenha sido perdida, mas lembre-se que na maioria das vezes seu oponente pode não ser bobo e acabar fazendo uma ação diferente para lidar com a sua carta.

Chegamos ao último Lanius lançado até agora no cardgame, Imapale Lanius, e sobre ele, digamos que seja o piorzinho dos Lanius, isso porque apesar de possuir um efeito de reciclagem, ele é meio lento, igualmente o efeito do Tribute Lanius, o seu primeiro efeito não tem muita relevância, então vamos ao seu segundo que é o melhorzinho deles: "Durante sua Main Phase 2, se esta carta atacou este turno: Você pode selecionar 1 monstro 'Raidraptor' no seu cemitério; Invoque-o especialmente". Ok, certo que ele recicla um RR do cemitério e o invoca especialmente no campo, o problema é que seu efeito só pode ser usado na Main Phase 2, quando possivelmente você já teria usado seus recursos para resolver um problema, como remover um monstro(s) do campo do seu oponente, as cartas que possivelmente você precisaria ter usado para resolver isso já foram usadas, e talvez o Impale Lanius acaba nem chegando na Main Phase 2, pois teria sido usado como material Xyz, então o seu efeito resolve somente em um momento tardio, claro que possuir RR no campo não é algo ruim, mas a carta pode te deixar na mão simplesmente pela lentidão do seu efeito, principalmente naqueles momentos em que você já precisava de uma resposta e não simplesmente reciclar alguma coisa duas fases de jogo depois. Só para não deixar vocês curiosos, seu primeiro efeito pode mudar a posição de um monstro no campo em posição de ataque para posição de defesa, certo que isso auxilia na remoção de um possível alvo, mas muitas vezes pode não ser o suficiente, por isso alguns consideram que Impale Lanius pode ser um candidato a ser o primeiro RR a ser substituído quando chegar uma carta melhor, pois até agora o seu principal atrativo na Build é: ser um Raidraptor. Para que a Build vá pra frente, é necessário cartas mais rápidas, não precisa ser algo Overpower, mas que pelo menos atenda ao calor da situação, em todo caso, seu segundo efeito ainda é melhor que o segundo efeito de Tribute Lanius, Impale só fica longe do Tribute Lanius no GERAL porque o primeiro efeito de Tribute Lanius é ótimo e consegue uma sinergia perfeita com o Mimicry Lanius, além de ser um efeito rápido que atende ao momento, é claro.

Vamos agora aos Xyz, começando por sem dúvidas, o melhor dentre eles, Raidraptor - Force Strix, então vamos conhecer seus efeitos: "Esta carta ganha 500 de ATK e DEF para cada outro monstro do tipo Winged-Beast que você controla. Uma vez por turno: Você pode desanexar um material Xyz desta carta; Adicione 1 monstro LV 4 DARK do tipo Winged-Beast do seu Deck para sua mão". Como podem ver, ele recebe um leve buff de 500 de ATK e DEF para cada Winged-Beast no campo, podendo ficar com no máximo 2100 de ATK, mas o seu principal atrativo é que ele pode buscar QUALQUER Winged-Beast de LV4 DARK, isso mesmo, qualquer um, obviamente os alvos principais são os RR, mas essa versatilidade em seu efeito só o deixa melhor, podendo ser usado até em outros Decks, o melhor exemplo é Blackwing, mas voltemos ao tópico principal, em meio a Searchers como Mimicry Lanius e Raidraptor - Nest, o Archetype ainda tem um monstro Xyz de fácil acesso como Searcher, e o melhor é a simplicidade para usar seu efeito, e sua condição de invocação de 2 monstros de LV4 o que não é desafio para ninguém, principalmente para RR, o melhor de tudo é que todos esses Searchers no Deck, sendo desde monstros de Main Deck, Continuos Spell Card e monstros Xyz, só deixam o Deck mais rápido, e agilizando o que eu já disse anteriormente, que é a diminuição do Deck de forma proveitosa e aumentando a facilidade de acesso a várias cartas importantes do seu Deck, Force Strix é simplesmente fantástico no Archetype, apesar de ser uma coruja ele deixa os falcões comendo poeira, ou melhor, penas.

Finalmente vamos chegar nos falcões, que apesar de não serem lá essas coisas, são cartas interessantes e podem vir a calhar de vez em quando, começando pelo Raidraptor - Rise Falcon, sinceramente acho que ele é o piorzinho dos Xyz, além de necessitar de 3 monstros de LV4 do tipo Winged-Beast para sua invocação Xyz, o seu efeito não é muito bom, para não dizer péssimo, o que ele faz com todos esses materiais Xyz você pode fazer usando um monstro Xyz que necessite de somente 2 e de forma mais rápida, prática e fácil. Geralmente monstros que necessitem de 3 materiais precisam ter um efeito melhor para que façam valer a pena o custo, caso contrário entram no limbo, certo que Rise Falcon ainda pode ser usado como material Xyz para a Rank-Up do Blaze Falcon, mas Force Strix que é um monstro melhor que ele também pode, e é uma carta que vale bem mais a pena invocar.

Falando no Blaze Falcon, chegamos a ele, vejamos seus efeitos: "Quando esta carta possui materiais Xyz, pode atacar seu oponente diretamente. Quando esta carta inflige dano de batalha para o seu oponente: Você pode selecionar 1 monstro que o seu oponente controla; destrua-o. Uma vez por turno: Você pode desanexar 1 material Xyz desta carta; destrua todos os monstros invocados especialmente pelo seu oponente que ele controla que forem possíveis, e se isso acontece, inflija 500 de dano para o seu oponente por cada monstro destruído por este efeito". Certo, Blaze Falcon também não é lá essas coisas, principalmente porque o Deck consegue se virar bem sem precisar de Rank-Up que é uma mecânica que é bem apagada nos Xyz, mas acho interessante usar pelo menos um para conseguir tirar proveito da Revolution Force, então prioritariamente eu uso Blaze Falcon para que com Revolution Force eu possa roubar um monstro do oponente e colocar o Blaze Falcon no lugar, eu já falei antes sobre como são comuns os Xyz de Rank 4, então é um tech interessante, mas caso você esteja almejando um Build ainda mais competitiva, você pode dispensar não só o Blaze Falcon como a sua evolução se preferir, já que o Deck consegui manobrar perfeitamente só com os Rank 4.

E finalmente chegamos no Raidraptor - Revolution Falcon, a forma final(até agora) do Rise Falcon, como dito antes, Revolution Falcon também não é muito competitivo, dessa vez não vou deixar os efeitos em negrito aqui, mas vamos resumir o que ele faz, primeiramente por desanexar 1 material Xyz você pode atacar todos os monstros que o seu oponente controla uma vez cada, quando ele ataca um monstro invocado especialmente o ATK e DEF daquele monstro se tornam 0, ele também possui um efeito que só pode ser ativado se ele possuir um monstro Xyz RR como material, onde uma vez por turno você pode destruir um monstro do oponente e infligir metade do ATK do monstro destruído como dano ao seu oponente. Ele até que possui um efeito interessante, atacar todos os monstros, tornar o ATK de monstros invocados especialmente 0, mas talvez seu efeito mais interessante seja o último que pode selecionar qualquer monstro, mas é aquela velha história de outros monstros fazerem a tarefa dele melhor, eu pelo menos uso ele para deixar a Build mais com cara de anime, e porque gosto de Rank-Up, mas caso não seja isso que você esteja buscando, pode retira-lo do Deck, eu uso geralmente a Rank-Up-Magic Astral Force para invoca-lo, tendo como alvo, é claro, o Force Strix.

Decklist

Main Deck
Extra Deck
Monsters [17]:
[1] Blackwing - Zephyros the Elite
[3] Harpie Harpist
[1] Raidraptor - Impale Lanius[OCG]
[3] Raidraptor - Mimicry Lanius[OCG]
[3] Raidraptor - Tribute Lanius[OCG]
[3] Raidraptor - Vanishing Lanius
[1] Sacred Crane
[2] Summoner Monk

Spells [17]:
[1] Allure of Darkness
[1] Foolish Burial
[2] Instant Fusion
[2] Mystical Space Typhoon
[3] Raidraptor - Nest
[1] Rank-Up-Magic Astral Force
[1] Rank-Up-Magic Revolution Force[OCG]
[1] Snatch Steal
[2] Swallow's Nest
[3] Upstart Goblin

Traps [6]:
[1] Bottomless Trap Hole
[2] Breakthrough Skill
[1] Compulsory Evacuation Device
[1] Return from the Different Dimension
[1] Solemn Warning
Extra Deck [15]:
[2] Elder God Noden[OCG]
[1] Abyss Dweller
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Diamond Dire Wolf
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Ice Beast Zerofyne
[1] Lavalval Chain
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Raidraptor - Blaze Falcon[OCG]
[3] Raidraptor - Force Strix[OCG]
[1] Raidraptor - Revolution Falcon[OCG]

Autor: (LightXDark)H. DK5

Agora vamos analisar a escolha de alguns Slots na Decklist:

Blackwing - Zephyros the Elite: Zephyros além de ser Winged-Beast Dark podendo ser buscado por Force Strix, também possui uma sinergia com Raidraptor - Nest, então por um simples custo de 400 LP, você consegue invoca-lo especialmente do cemitério e preparar uma nova invocação Xyz.
Harpie Harpist: Harpist é outra carta que possui uma boa sinergia com o Deck, simplesmente porque no fim do turno se foi enviada ao cemitério no turno, você pode buscar qualquer Winged-Beast de LV4 com 1500 ou menos de ATK, ou seja, basicamente ela busca qualquer coisa, e você já deve ter reparado que há um número bem vasto de cartas que podem levar Harpist ao cemitério, então ativar o efeito dela é uma pechincha.
Summoner Monk: Com 17 Spell Cards no Deck acho que nem precisa de explicação pela escolha desse Slot, além de ser DARK e LV4, você consegue invocar qualquer monstro do seu Deck especialmente, inclusive o Vanishing Lanius naqueles momentos em que você não consegue ele na sua mão e não possui outra maneira de busca-lo do Deck, então Monk consegue iniciar o seu ciclo de jogadas de forma efetiva.
Allure of Darkness: Ficar com monstros parados na mão não é nenhum desafio, Allure of Darkness quebra um galho, e é muito efetiva para ver a cor de suas cartas na mão.
Swallow's Nest: Que tal trocar um Mimicry Lanius, Harpie Harpist ou até Zephyros por um Vanishing Lanius no seu campo? Pois então, ótima tech para isso, ela funciona de forma eficiente, assim como o Monk, além de ser alvo do mesmo. Temos também Sacred Crane que possui uma sinergia perfeita com Swallow's Nest, o Draw Power que ele concede apesar de não ser muito, pode vir a calhar muitas vezes.
Escape from the Dark Dimension: A zona de conforto do Mimicry Lanius é a zona de banidas, mas ter uma maneira de tira-lo de lá não é nada mal, além de que ele vai servir de material para algo maior que ele, acho que 1 cópia é o suficiente, e pode chegar a ser bastante útil, e também pode ser usada para recuperar o monstro banido por Allure of Darkness.
Elder God Noden: Eu já falei sobre esse cara brevemente em um outro post, mas falo de novo, ele é ótimo para Decks de monstros de LV4, e ainda mais RR que é um Deck que joga confortavelmente com Swarm, que é o que ele faz melhor, então não há motivos para rodar menos de 2 Noden no Deck, mas sem exageros, 1 pouco, 2 é bom e 3 é demais.
Ice Beast Zerofyne: Zerofyne é uma carta que eu usava bastante na época de ouro dos Dragon Ruler, eu costumava jogar de Harpie de vez em quando, e Zerofyne era ótima, consegue negar todas as cartas de face para cima no campo que o oponente controle atualmente e ainda ganhar um buff de 300 de ATK para cada carta de face para cima, exceto ela mesma, é uma carta bastante útil pelo seu poder de negação em massa.

--------------------------------------------------------

Bom pessoal, por hoje é só, espero que tenham gostado do artigo, desde os fãs do anime aos amantes do competitivo, pois RR é um Deck que possui um bom potencial que só precisa ser continuado de forma digna nos próximos suportes que vá receber no futuro. Críticas, dúvidas, sugestões e elogios nos comentários, obrigado a todos.

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Thomas BeoBlade disse:
12 de março de 2015 11:21

Perae, de novo quando eu posto um deck isso sai na Nexus? Que estranho o.O
Enfim, bom post Emersu.

Kimer disse:
12 de março de 2015 18:44

Bom post, seu deck ficou bem diferente do que eu montaria. Senti falta da Icarus Attack, ela é quase uma staple em decks de Winged-Beasts.