22 de fevereiro de 2015

Carta da Semana #148: Jinzo – Jector

Jinzo

“Um androide com dreads na cabeça, criado por Dr. Gero.”

Jinzo-Jector

Jinzo – Jector
Level 4 / DARK / ATK: 800 / DEF: 2000
Machine / Effect
This card's name becomes "Jinzo" while on the field or in the Graveyard. You can Tribute this card; add 1 "Jinzo" monster from your Deck to your hand, except "Jinzo - Jector", then reveal all Set cards in your opponent's Spell & Trap Zones, and if there are Trap Cards among them, you can Special Summon "Jinzo" monsters from your hand, up to the number of Trap Cards revealed. You can only use this effect of "Jinzo - Jector" once per turn.



Antes de tudo vou deixar vocês viciados em uma paródia…


Eae galerinha, como vão? Vocês pediram e aqui está, Jinzo – Jector, do Secrets of Eternity. O primeiro suporte para o mini-archetype Jinzo!

Jinzo
Curiosidade: A artwork do Jinzo parece ter sido inspirada em Pinhead, um personagem da série Hellraiser.

Jinzo, aquele que torna 96% das Traps do jogo inúteis, já apareceu diversas vezes no anime, sendo usado primeiramente por Espa Roba (Hey, I Just Met You) e sendo conquistado por Joey na Batalha da Cidade (Cidade das Batalhas), se tornando desde então um ícone do deck desse personagem. No Yu-Gi-Oh! GX, ele também apareceu como vilão, ganhando alguns suportes nessa época e até uma versão melhorada.

Precisa de um tributo para ser invocado, mas é DARK e Machine, duas características que deixa ele com várias cartas que dão suporte, seja para proteger, fortalecer ou permanecer em vantagem em comparação ao outro jogador.

Jinzo-Returner Jinzo-Lord

Jinzo – Returner pode atacar o oponente diretamente, e quanto enviado ao cemitério, você pode reviver um Jinzo, mas ele será destruído na End Phase do mesmo turno, o que não é muito vantajoso caso esse efeito seja ativado no turno do oponente, mas no seu turno permite que você ataque com um monstro com 2400 de Ataque e ainda não deixando o oponente ativar Traps. Tá que isso é uma jogada de apenas um turno, mas você pode fazer muita coisa enquanto controlar um Jinzo, como construir uma estratégia para segurar o jogo após a End Phase, ou usar ele como material Synchro ou Xyz de nível alto ao invés dele ser destruído.

Ou tributar ele para invocar a sua evolução, Jinzo – Lord, que tem 2600 de ATK e os mesmos efeitos plus: Uma vez por turno você pode destruir todas as Trap Cards viradas para cima no campo, e infligir 300 de dano ao oponente para cada uma. Isso garante que mesmo que ele seja retirado do campo por batalha, efeito de monstro ou cartas mágicas, as Traps contínuas do oponente como Fiendish Chain, Macro Cosmos, Imperial Iron Wall, Vanity’s Emptiness, Infestation Infection, etc.

PsychicShockwave
Curiosidade: O nome original do Jinzo, no japão, é “Android – Psycho Shocker”.

Na era 5D’s, Jinzo ganhou mais um suporte, mas dessa vez um suporte indireto. Quando o oponente ativa uma Trap Card (exceto Counter), você pode ativar a Psychic Shockwave, descartar 1 Spell/Trap e invocar um monstro de Level 6, DARK e Machine do deck. Em outras palavras, você pode invocar um Jinzo, apesar de também ter outra meia-dúzia de alvos válidos. Quando fizer, o Jinzo irá negar o efeito daquela Trap do oponente e destrui-la, fazendo ele perder uma carta.

Jinzo-Jector

Agora, em plena era ARC-V, temos um suporte com efeito que afeta não apenas para o Jinzo, mas para todos os monstros que contenham a palavra “Jinzo” (Jinzoningen, que significa Android em japonês), no nome. Isso tornam eles oficialmente um archetype. Até o Jinzo #7 entra nessa lista, mesmo que ninguém lembre.

Você pode tributar o Jinzo – Jector para adicionar 1 monstro Jinzo do deck à mão, então, o oponente revela todas as Spell/Trap Cards viradas para baixo que ele controla, e se houver qualquer Trap Card entre elas, você pode invocar monstros Jinzo da sua mão até o mesmo número de Trap Cards reveladas. Sim, além de você ver todas as cartas viradas para baixo na backrow do oponente, ainda pode invocar o Jinzo original e impedir que o oponente ative aquelas cartas, também se prevenindo contra possíveis mágicas de jogo-rápido como Forbidden Lance e Book of Moon.

Juntos, os dois Jinzos quase conseguem reproduzir o efeito do anime do original, que quando invocado o jogador podia olhar todas as face-downs na backrow de ambos os jogadores e destruir todas as Traps entre elas – o que seria muito útil caso ele fosse lançado com esse efeito, o que me faz pensar que se isso tivesse acontecido ele teria entrado na banlist em algum momento.

Voltando ao assunto principal do post, Jector possui a vantagem de não poder ser parado por Skill Drain, pois o seu efeito no campo ainda pode ser ativado na presença dela, mas irá resolver no cemitério que é um local que ela não alcança. Porém, se o oponente já controlar Skill Drain quando o Jinzo original for invocado, o efeito de negar Traps dele será negado (estranho, mas regras são regras).

InfernoRecklessSummon

Outro ponto positivo para o Jector é que ele é tratado como Jinzo enquanto virado para cima no campo e no cemitério (Eu amo Harpies), o que quer dizer que ele tem os mesmos suportes que o Jinzo original enquanto estiver nesses lugares. Por exemplo, você poderia inutilmente equipar ele com a Amplifier, ou reviver ele com o Jinzo – Returner, ou tributar ele para invocar o Jinzo – Lord. Outra vantagem é usar Inferno Reckless Summon quando ele é Special Summoned, podendo assim invocar qualquer número de Jinzos do seu deck, semelhante ao que você já fazia com o Cyber Dragon Core + Machine Duplication.

E agora vamos para uma decklist!

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [23]:
[3] Jinzo
[3] Jinzo – Jector
[3] Jinzo – Returner
[3] Black Salvo
[2] Battle Fader
[2] Dekoichi the Battlechanted Locomotive
[2] Effect Veiler
[2] Summoner Monk
[1] Armageddon Knight
[1] Chaos Sorcerer
[1] Mathematician
 
Spells [17]:
[3] Inferno Reckless Summon
[3] Machina Armored Unit
[3] Supply Squad
[2] Dark Eruption
[2] Forbidden Lance
[1] Allure of Darkness
[1] Foolish Burial
[1] Raigeki
[1] Soul Charge
Extra Deck [15]:
[1] Black Rose Dragon
[1] Dark Strike Fighter
[1] Leo, the Keeper of the Sacred Tree
[1] Though Ruler Archfiend
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Constellar Ptolemy M7
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Gaia Dragon, the Thunder Charger
[1] Lavalval Chain
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 39: Utopia Beyond
[1] Number 66: Master Key Beetle
[1] Number 82: Heartlandraco
[1] Photon Strike Bounzer

O deck tenta abrange as jogadas comentadas no post, então temos, Jinzo, Jector e Returner como principais monstros. Black Salvo entra como tech, pois seu efeito você pode reviver o Jector com os efeitos negados e usar ambos para uma Synchro de Level 7 ou 11 no caso de você ativar Inferno Reckless Summon na invocação do Jector. Para ele não ser o único alvo do Salvo, coloquei o Dekoichi the Battlechanted Locomotive, que também vale a pena pelo seu efeito de draw.

Summoner Monk, por descartar uma Spell, pode invocar um Level 4 do deck, ótimo para trazer o Jector e usar o efeito dele, ou um Armageddon Knight para enviar um Returner do deck ao cemitério e reviver Jinzo ou Jector do cemtiério, além de também também te dar acesso a Xyz de Rank 4 como sempre.

Supply Squad e Machina Armored Unit não deixa você perder o controle da situação, fazendo com que mesmo que seus monstros sejam destruídos você ainda possa tirar algum proveito, se preparando para o próximo turno, principalmente pela Supply Squad quando o Jinzo que foi invocado pelo efeito do Returner é destruído na End Phase. Machina Armored Unit pode invocar um Returner quando o Jinzo ou Jector são destruídos em batalha, segurando o campo por até mais dois ataques, sendo também legal invocar o Jinzo de 2400 quando um Dark Strike Fighter é destruído, e por aí vai.



Uma build diferente de Jinzo poderia incluir Plaguespreader Zombie e/ou Krebons + Emergency Teleport, dando acesso a synchros de Level 8 como o Beelze of the Diabolic Dragons e Void Ogre Dragon. Fica a dica.


Curiosidade: Jinzo também pode ter sido inspirado no personagem de Metal Gear Solid: Psycho Mantis, que também possui uma máscara e usa poderes psíquicos. A franquia Metal Gear também pertente à Konami.

Agora que os Androides foram oficializados como um archetype, é provável que daqui a alguns boosters eles recebam mais alguns suportes, se considerarmos que o lançamento do Jector tenha sido um teste da Konami para saber o que os jogadores achavam da ideia. É melhor pensar nisso do que apenas ficar satisfeito com apenas esse suporte que se for analisar não é muito comparado ao que outros archetypes antigos (Dark Magician, Blue-Eyes, Harpie, Red-Eyes, etc) receberam recentemente.

O que vocês acham que eles poderiam receber em seguida para ficarem mais legais?


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Como sempre, espalhem o post para seus amigos e promovam sempre discussões saudáveis nos comentários.

E para quem ainda não sabe, a data de postagem do Carta da Semana foi oficialmente alterada, agora será todos os Domingos ao invés de Sábados.

Até mais.

“IRMÃOS DO ESPA: Com licença, você quer esse bebê?
MOKUBA: Mas eu não tenho a mínima noção de como cuidar de um b…
IRMÃOS DO ESPA: Por favor leve-o, nós não queremos mais ele.”

Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

Emerson Martins disse:
22 de fevereiro de 2015 12:26

Muito bom azul, só espero que esse post não alimente a vontade de jogar de muitos jogadores, alguns talvez, mas não de muitos porque se não fica difícil para jogar com o meu deck de Traps xD

Allef Raphael disse:
22 de fevereiro de 2015 19:16

Muito bom. Não navego na Carta da Semana com esta vontade há tempos. Jinzo merecia estes suportes. Outras cartas clássicas também merecem ser revistas com mais carinho, pois representam a essência do jogo que tanto evoluiu para o que é hoje. Se possível, faça uma publicação mencionando os também merecidíssimos suportes novos para o Olhos Vermelhos de 4:20, ironicamente, outra carta adquirida pelo Joey. E mencione seu Ritual que não foi lançado em detrimento à criações novas sem nenhuma história.

Fragata disse:
22 de fevereiro de 2015 20:21

Eu consegui adaptar esse deck Jinzo com os Genex Ally, aliando os atributos darks e ttipo Máquina de cada um, eu QUASE consegui derrotar os Shadoll com isso xD

Muito bom, ótimo post.

Cyberblu disse:
23 de fevereiro de 2015 23:43

@Emerson, pois esse foi o objetivo do post, você lançou o daquela Trap Monster e eu aproveitei para contra-argumentar dizendo que Jinzo > All.

@Allef, valeu cara vou me esforçar para trazer conteúdo com mais qualidade. Quanto aos Red-Eyes, com certeza eles serão comentados aqui no blog em alguma oportunidade, mas por enquanto a minha agenda está lotada com posts de cartas do SECE e CROS, mas não impede que outro redator, ou até mesmo em um "Post do Leitor", comentem sobre eles antes disso.

@Fragata, meus parabéns hein, mas foi uma boa ideia juntas Jinzo com Genex Ally, seria interessante se viessem novos suportes para os dois temas seguindo essa possível junção dos dois mesmo. Outra coisa, engraçado que enquanto eu testava o deck do post, e outras builds parecidas, a maioria dos duelos eu quase ganhava, mas por questão de um turno o oponente conseguia virar (ativar uma Raigeki ou coisa do tipo), o que me deixava no chão.