20 de janeiro de 2015

Top 5: Cartas que poderiam ser liberadas!


Elas foram mandadas pro limbo e nunca mais voltaram. Sim, conheça um TOP 5 das cartas banidas que, se voltassem ao jogo, não botariam medo algum.

Fala pessoal, tudo bem? Hoje estarei apresentando uma matéria divertida, e que ao mesmo tempo exibe vários pontos a serem analisados. Conhece todas as cartas banidas do jogo? Sabe o porquê delas estarem de fora? Algumas delas não merecem tudo isso. Pare tudo o que está fazendo e se acomode aí. Vamos lá:

Desde que a Banlist existe, ela vem nos presenteando com várias surpresas. No começo, seu principal propósito eram conter cartas muito fortes, que viravam o jogo em um piscar de olhos. Como todos já sabem, hoje em dia, há todo um processo por trás de uma Banlist. A Konami já enxerga mais na frente. Nas antigas, ela bania cartas com jogadas fáceis e dificeis de serem contidas. Com o tempo, o jogo foi mudando, e cartas novas surgindo. E essas cartas que antigamente eram "fortes" pro formato, hoje em dia não são muito efetivas. Então há duas coisas para se pensar: Ou a Konami esqueceu dessas cartas, ou não há nenhum interesse por trás da liberação delas, seja lucrativo ou qualquer outro.
Algumas semanas atrás, a Konami acabou cedendo e liberando cartas banidas no OCG. Algumas delas com efeitos considerados absurdos. Sinister Serpent, Harpie's Feather Duster, Crush Card Virus, Snatch Steal (TCG), Ring of Destruction, Chaos Emperor Dragon, etc. Porém, todas elas (menos a Snatch Steal no TCG) sofreram erratas, que é nada menos que uma mudança nos efeitos, para deixar menos fortes. O que seria tudo isso? Por que ela liberou e mudou os efeitos? Por que cartas com efeitos mais "fracos" ainda estão banidas? Não sei, amigo. Mas vamos conhecer essas cartas em um TOP 5:

5° Lugar

Mind Master
Level 1 
Psychic/Tuner/Light
You can pay 800 Life Points and Tribute 1 Psychic-Type monster, except "Mind Master", to Special Summon 1 Level 4 or lower Psychic-Type monster from your Deck in face-up Attack Position.











Resolvi deixar o Mind Master em 5° lugar,  porque de todos dessa lista, é um dos únicos que pode fazer alguma coisa relevante. Nível 1, pode ser invocado com facilidade, e seu efeito não se limita em apenas uma vez por turno. Segundo minhas pesquisas, foi banido porque fazia múltiplas invocações, e dava até pra fazer Quasar com ele, além de diversos Synchros. Para a época, foi justo seu banimento. Hoje em dia, não faria uma diferença exorbitante como antes. Para fazer as jogadas com ele, você deveria estar com um deck de Psychic, ou boa parte dos seus monstros serem desse Type. Todos sabem que para a era 5d's, os Psychics eram fortes, mas não aguentam com os decks de hoje em dia, e não estou falando só de Burning Abyss, Shaddoll, Qliphort. Falando em pagar 800 de vida, isso te lembra algo? Sim, Qliphort Scout. Scout além de também pagar 800, é  um pouco mais efetivo e não possui o custo de tributar um Psychic do Mind Master, porém possui a restrição de uma vez por turno. Outro fator importante:Várias cartas novas com poder de invocar diversos Synchros poderosos e Quasar(s), estão chegando no pack Synchron Extreme. O que seria Mind Master perto deles? Então acho justo a liberação ou limitação (1) desse monstro, o que estimularia uma possível volta dos Psychics.


4° Lugar

Gateway of the Six
Spell Continuous
Each time a "Six Samurai" monster(s) is Normal or Special Summoned, place 2 Bushido Counters on this card. You can remove Bushido Counters from your side of the field to activate these effects.
● 2 Counters: Target 1 face-up "Six Samurai" or "Shien" Effect Monster; that target gains 500 ATK until the End Phase.
● 4 Counters: Add 1 "Six Samurai" monster from your Deck or Graveyard to your hand.
● 6 Counters: Target 1 "Shien" Effect Monster in your Graveyard; Special Summon that target.






Quem jogou na época de ouro dos Six Samurais, sabe do que essa carta é capaz. Six Samurai é um archtype caracterizado por diversas invocações rápidas, o que facilitava o enchimento de Counter na Gateway, e a ativação compulsiva dos seus efeitos. Com isso, a Konami cortou o que é mais forte nesse deck: A limitação do Synchro, Legendary Six Samurai - Shi En e o banimento da Gateway. Pronto, isso foi o necessário para reduzir a força dos nossos samurais. Porém, no formato atual, todos os efeitos disponibilizados pela Gateway não farão diferença alguma. O primeiro é aumentar o ATK em 500. O segundo é adicionar um Six Samurai do deck ou cemitério para a mão. O terceiro é invocar um Shien do cemitério. Se você perceber bem, com 4 counters, você pode fazer um mini-loop. 4 Counters -> Adiciona um Six Samurai que pode se invocar especialmente. Agora você tem 2 Counters. Invoca o adicionado. Agora você tem 4 Counters novamente. Se quiser, pode repetir o processo até lotar o campo de monstros. Como o jogo não era tão rápido antigamente, foi mais que justo a Konami banir essa Spell, e é por isso que ela está ocupando nosso 4° lugar. No entanto, hoje em dia, com a Gateway liberada, os Six Samurais seriam os únicos a lotarem o campo de monstros? A jogada mais perigosa seria fazer o Synchro Shi En, mas como todos já sabem, há diversas formas de removê-lo do campo, ou até mesmo roubá-lo. Além de que essa mágica poderia ser alvo de MST ou qualquer outro efeito de destruição ou remoção do campo, acabando com o loop. Acho justo no minimo uma limitação (1) nessa Spell, o que faria o deck dos Samurais voltarem a dar as caras.


3° Lugar

Wind-Up Carrier Zenmaity
Rank 3 
Machine/Xyz/Water
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; Special Summon 1 "Wind-Up" monster from your hand or Deck. When a face-up "Wind-Up" monster on the field is destroyed and sent to your Graveyard (except during the Damage Step): You can detach 1 Xyz Material from this card to target that monster; return that target to the hand.









Nossos queridos Wind-Up's. Bons tempos em que eu via o campo deles lotado de Xyz. Na 3 colocação, um Xyz forte, mas que hoje em dia não seria tão decisivo como antigamente. Seu primeiro efeito é invocar um Wind-Up da mão ou direto do deck. O segundo efeito, é trazer pra mão um Wind-Up destruído. Nada de surpreendente. Já viu Xyz mais fortes hoje em dia? Pois é, o Carrier Zenmaity já não possui tanta força para ainda estar banido. Ele foi mandado pro limbo porque, com seu primeiro efeito, ele abria a porta para várias outras jogadas e outros Xyz. Na época, os Xyz estavam começando a dominar o jogo. No entanto, há um fator para se tirar esse monstro dos banidos: A limitação do Wind-Up Magician. Para quem não jogou na era dos Wind-Up, o Magician era que fazia as coisas mais importantes, que era lotar o campo de monstros e consequentemente de Xyz. Com sua limitação, os Wind-Up ficaram mais fracos ainda. Outra jogada dos Wind-Up's com apoio do Carrier Zenmaity era invocar o Number 16: Shock Master, porém, ele  também está banido. Será que o poder de invocar Xyz dos Wind-Up é maior que os do SatellarKnight? Ou de invocar monstros do deck, mesmo com o Carrier Zenmaity é maior que os do Burning Abyss? Além de ser um monstro fácil de ser removido de campo, com seus 1500 ATK e DEF, o máximo que você pode fazer, na melhor das situações, é usar o efeito dele no turno que é invocado, pois provavelmente você perderá ele no próximo turno. Nada mais justo que limitar ou deixar semi-limitado nosso 3 colocado.


2° Lugar

Thousand-Eyes Restrict
Level 1 
Spellcaster/Fusion/Dark
"Relinquished" + "Thousand-Eyes Idol"
As long as this card remains face-up on the field, other monsters cannot change their battle positions or attack. Select 1 monster on your opponent's side of the field, and equip it to this card (this effect can only be used once per turn, and you can only equip 1 monster at a time to this card). The ATK and DEF of this card become the same amounts as the monster equipped to this card. If this card is destroyed as a result of battle, the equipped monster is destroyed instead.





Não, eu não estou louco. Vamos analisar com calma porque esse monstro está em nossa 2 colocação. Esse monstro foi banido por 2 motivos: 1° Equanto ele estiver em campo virado para cima, outros monstros no campo não podem atacar ou mudar a posição de batalha. É uma Espada das Luzes Reveladora contínua. 2° Uma vez por turno, você pode escolher um monstro do oponente e equipar nele, e então ganhar ATK e DEF igual ao monstro equipado. Ou seja, mesmo se o monstro estiver face-down, você pode tomá-lo, mas só pode ter 1 monstro equipado. Além de que é Level 1, e pode ser invocado fácilmente toda hora do cemitério, infernizando o oponente e atrasando o duelo. Agora vamos aos contras: Diferente dos monstros da nossa 5° e 3° colocação, esse monstro é muito lento. Não serve para fazer OTK  e nem tirar muita vida do oponente, apenas se livrar deles. Pode ser abatido fácilmente, com cartas como Compulsory, Dark Hole, Raigeki, Fiendish Chain, effect veiler e diversos outros efeitos, porque esse monstro é imune apenas 1 vez contra destruição de batalha. Hoje em dia, existem fusões muito mais perigosas (Oi, Shaddoll). A konami baniu esse monstro pela facilidade que ele era invocado antigamente, em um deck chamado Chaos Control. Porém, algumas cartas usadas no antigo Chaos Control hoje estão banidas. Ou seja, o maior fator para o banimento desse monstro era sua facilidade de invocação e a restrição de duelo. Creio que uma Limitação (1) hoje em dia não faria efeito. Ou até mesmo uma errata de não pode ser invocado por outros modos, apenas por fusão, o que poderia até liberá-lo para 3.


1° Lugar

Tribe-Infecting Virus
Level 4 
Aqua/Effect/Water
Discard 1 card from your hand and declare 1 Type of monster. Destroy all face-up monsters of the declared Type on the field.












Depois da liberação da Raigeki, olhei para esse monstro e pensei: "Por que ele ainda está banido?" Para antigamente, era um efeito bom. Hoje em dia, você sabe que destruir monstros do oponente já não é lá essas coisas.  Além do custo de perder uma carta da mão, terá que tomar cuidado em não declarar um Type de monstro que esteja em seu campo também. Com os Pendulum que são destruídos e voltam toda hora do Extra Deck, Shaddolls que ativam seus efeitos se destruídos por cartas efeito, Burning Abyss que são invocados toda hora, e Yang Zing que são invocados toda hora também, o efeito do Tribe-Infecting Virus já não gera medo algum. Esse efeito pode ser de alguma ajuda contra decks que possuem só um Type de monstro, como os BlackWings, porém, não são todos os decks que só possuem um Type, e então dependendo da situação, descartando uma carta da mão, você pode destruir apenas 1 ou dois monstros no campo do oponente. Com Mirror Force a 3, Dark Hole Semi-Limitado (2) e Raigeki limitado (1), nada mais justo que a Konami lembrar desse monstro e liberá-lo a 3, pois seu efeito não fará diferença alguma hoje em dia.


Então é isso meus queridos, espero que tenham gostado. Concordam ou discordam desse Top 5? Acham que faltou alguma carta ou alguma não deveria estar aí? Acham que a sequência devia ser outra? Queria também deixar claro que, essa é uma lista com base em minhas opiniões, e claro, eu pesquisei para escrevê-la. Se as cartas estão banidas, com certeza é por algum motivo, e todas são/foram fortes em suas épocas. Comentem e até a próxima!

Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

francisco25 disse:
20 de janeiro de 2015 15:07

Mind Master tem um combo com Caam, Serenity of Gusto de draw infinito, combinado com o field psychic que retira o dano que monstros psychic dão ao ativar seus efeitos.
É só tributar uma Caam que te deu um draw e invocar uma Winda, tributar e trazer outra Caam, pegar o draw e repetir isto infinitamente, ou até ter duas Caam na mão, pq ele só invoca do deck.

Acho que enquanto este combo existir, Mind Master vai continuar banido, a não ser que alguma errata mude o efeito dele para once per turn.

Joao Lucas disse:
20 de janeiro de 2015 16:20

Por isso coloquei ele em 5°, ele tem vários combos. Mas esse que vc disse, é lindo na teoria. Tem que abrir a mão necessária e preparar o campo pra isso. A volta dele estimularia uma volta dos Psychic que estão sumidos. Mas não deixa de ser um monstro forte, só acho que uma limitação dele não mudaria radicalmente o jogo, e é como vc disse, se tivesse uma errata de "uma vez por turno", podia até liberá-lo a 3.

Marcondes Gabriel disse:
20 de janeiro de 2015 17:49

Pobre do Zenmaity. eu ainda uso Wind-Up no meu deck e acredito ainda que Wind-Up Magician será pelo menos Semi-Limited, acho que o verdadeiro motivo do Zenmaity ainda está na ban list é porque tem um mini Loop dele com o Wind-Up Hunter, onde destruía completamente a mão do adversário, deixando ele incapaz de reagir no próximo turno. Se Wind-Up é mais rapido que Tellarknight??? a resposta é um misterio.

Solaire disse:
20 de janeiro de 2015 18:41

Belo post João....só discordei um pouco sobre o gateway....se semi ou ate limitarem... six vai se foda...imagina mais 3 reiforcement com 3 shien smoke.. Otk toda hora....

Eric Luiz disse:
20 de janeiro de 2015 20:42

Thousand-Eyes Restrict pode ser trazida pela instant fusion depois pode optar por um tribute summon.

Eric Luiz disse:
20 de janeiro de 2015 20:42
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Lucas disse:
20 de janeiro de 2015 22:34

@Solaire
Valeu cara. É verdade, se semi-limitarem a Gateway, Six Samurai vai ficar foda. Por isso que coloquei pelo menos uma limitação, o que já faria boa parte dos jogadores antigos dos Samurais jogarem.

Labyrinth Wall disse:
21 de janeiro de 2015 00:28

Tribe banido enquanto Judgment Dragon faz a festa liberado a 3, se bem que sem a Lumina, o Judgment não é nada

Solaire disse:
21 de janeiro de 2015 07:44

Sim..o labyrint VC tem razão ..o judgment a 3 e inadmissível...pra mim ta no top 3 de cartas mais roubadas do jogo (fora ban..claro) o ligntsworn ta muito foda com o michael tbm...mas como e um deck q n ta pegando nada, mesmo com os novos suportes...dificilmente pegara uma ban....

Unknown disse:
17 de fevereiro de 2015 00:37

Po uma carta que era pra estar nesta lista também é GB bestiari, o que diabos ele a 2 ou 3 pode fazer hoje em dia ???? eu não entendo como cartas que são muito piores estão livres para seus decks e bestiari esta preso, konami para de usar drogas.