27 de janeiro de 2015

Random Card #37: Cursed Bamboo Sword

BambooSword

“Carta inútil, eles disseram…
A Konami deveria ter vergonha de ter criado essa carta, eles disseram”

CursedBambooSword

Cursed Bamboo Sword
Equip Spell Card
The equipped monster gains 0 ATK. You can target 1 other "Bamboo Sword" card you control; return it to the hand, and if you do, the equipped monster can attack your opponent directly this turn. You can only use this effect of "Cursed Bamboo Sword" once per turn. If this card is sent to the Graveyard: You can add 1 "Bamboo Sword" card from your Deck to your hand, except "Cursed Bamboo Sword".



Eae galerinha, como vão? Hoje eu decidi postar um Random Card, pois sinto que ainda não falei de algumas cartas interessantes do The New Challengers aqui, e com o lançamento do Secrets of Eternity no TCG, quero tirar esse peso da minha consciência antes de começar a falar das cartas dele.

A princípio a Cursed Bamboo Sword pode parecer inofensiva, mas basta conhecer um pouco desse mini-archetype “Bamboo Sword” que podemos concluir o contrário. Vocês vão ver:

BrokenBambooSword GoldenBambooSword

Broken Bamboo Sword
Equip Spell Card
The equipped monster gains 0 ATK.

Golden Bamboo Sword
Equip Spell Card
Activate only if you control a "Bamboo Sword" Equip Spell Card. Draw 2 cards.

Você provavelmente já deve ter visto essas duas cartas em decks por aí. A estratégia é equipar a Broken Bamboo Sword em um monstro qualquer no campo, aumentando o ATK do monstro equipado em porr@ nenhuma, mas permitindo que você ative a Golden Bamboo Sword para comprar 2 cartas. A partir do lançamento do The New Challengers, existe a Cursed Bamboo Sword que pode substituir a Broken por também ser uma Equip Spell Card do archetype, e que quando enviada ao cemitério você pode buscar qualquer carta Bamboo Sword do deck, exceto ela mesma.

SoulDevouringBambooSword Yata-Garasu

Soul Devouring Bamboo Sword
Continuous Spell Card
Select 1 monster equipped with a "Bamboo Sword" Equip Spell Card. If it inflicts Battle Damage to your opponent while equipped with a "Bamboo Sword" card, they skip their next Draw Phase. Destroy this card during your second Standby Phase after activation.

Soul Devouring Bamboo Sword não é tão popular quanto as duas primeiras, e também não é uma Equip Spell Card. Mas ela tem um efeito muito parecido com o da carta banida Yata-Garasu. Quando um monstro equipado com uma Bamboo Sword inflige dano de batalha ao oponente, ele pula a próxima Draw Phase dele. Porém, essa carta permanece por apenas duas de suas Standby Phases no campo, eo que faz com que caso o monstro selecionado por ela ou uma Bamboo Sword saia do campo, torna-se impossível usar o efeito. MAS AGORA VOCÊ NÃO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR, pois uma vez que você combina a Soul Devouring com a Cursed, você pode fazer QUALQUER monstro se tornar um Yata-Garasu!!

Como funciona: Normal Summon um monstro qualquer, equipa ele com a Cursed Bamboo Sword e ativa a Soul Devouring selecionando ele. Usa o efeito da Cursed, retorna a Soul Devouring para a mão permitindo que o monstro equipado ataque diretamente. Ative a Soul Devouring novamente, ataque diretamente, faça o oponente perder a próxima Draw Phase. No seu próximo turno, use o efeito da Cursed para retornar a Soul Devouring novamente para a mão e a ative novamente – resetando o timing e permitindo que o monstro equipado ataque novamente neste turno, fazendo o oponente perder a Draw Phase do próximo turno dele DE NOVO.

HiddenArmory

Mas não é apenas esse fato que levou eu a escrever um post sobre essa carta. Se você reparar, o mini-archetype é composto por duas engines, uma de Draw (Cursed/Broken + Golden) e uma de Lock (Broken/Cursed + Soul Devouring), ambas necessitando de uma Equip Spell Card para funcionar. É aí que entra a Hidden Armory, que desde que a Snatch Steal foi liberada, as duas podem trabalhar juntas e formar mais uma engine. Imagine qualquer deck. Imaginou? Agora imagine essas cartas nele:

  • [3] Hidden Armory;
  • [3] Cursed Bamboo Sword;
  • [3] Golden Bamboo Sword;
  • [2] Soul Devouring Bamboo Sword;
  • [1] Broken Bamboo Sword;
  • [1] Snatch Steal;

13 Spell Cards. 9 se você desconsiderar apenas as Bamboos. Qualquer deck que você imaginou poderá ter engine Draw + Lock por abrir mão de 9 slots. Ótima estratégia para ser usada naqueles decks que com poucas cartas você já tem tudo de importante que precisa e sobra muito espaço para spells e traps staples. Se você acha muita Spell para um deck só, pode rodar Summoner Monk / Spell Striker para se aproveitar delas em outras situações dependendo do deck que você escolheu.

ExodiatheForbiddenOne

É claro que um dos melhores decks para testar a nova carta é o Exodia, que em algumas builds anteriores já rodava a Broken e a Golden. O fato da Cursed poder buscar uma das duas citadas quando ela é enviada ao cemitério, inclusive quando descartada com Hand Destruction, é uma vantagem, pois além de adicionar uma carta que você esteja precisando, também diminui o tamanho do seu deck. E ao mesmo tempo que luta para colocar as 5 peças do Exodia na mão, aproveita para impedir que o oponente jogue de vez com a engine Lock.

BrotherhoodoftheFireFist-Bear TraptrixMyrmeleo Wattcobra VylonCube

Como eu disse antes, qualquer deck que possa completar a estratégia principal com poucas cartas pode usar as Bamboo Swords. Prefira também decks com cartas que podem te dar vantagem pelo uso delas ou ainda que elas não atrapalhem o funcionamento deles, dessa forma você pode continuar jogando com eles normalmente e quando tiver a oportunidade de usar as Bamboo Swords assim o fará.

Por exemplo, Fire Fist. A Fire Formation – Tenki pode buscar o Brotherhood of the Fire Fist – Bear, que quando inflige dano de batalha ao oponente (inclusive por ataque direto via Cursed), permite você setar outra Fire Formation do deck, e por envia uma ao cemitério você pode destruir um monstro do oponente.

Outra sugestão é em decks Traptrix que também possuem esse poder de destruição + search graças à Myrmeleo e Dionaea, fazendo valer a pena o uso das Bamboo Swords que dificilmente vai atrapalhar essa estratégia de poucas cartas.

Em Watt, onde grande parte dos monstros já possuem poder de atacar diretamente, pode causar o Lock mais facilmente sem nem precisar da Cursed, e se o ataque direto foi feito pela Wattcobra, por exemplo, você adiciona um monstro Watt qualquer do deck, podendo ser até outra Wattcobra.

E por último, mas não menos importante, Vylons! É um archetype quase completamente focado nas Equip Spell Cards, onde você pode ganhar vantagem por usar as Bamboo Swords. Vylon Cube, quando usado como material Synchro para um monstro LIGHT, permite você buscar qualquer Equip Spell do deck, e Vylon Vanguard, quando destruído por um efeito de carta, permite você comprar 1 carta para cada Equip Spell que estava equipado nele, o que também pode ser interessante para aumentar a Draw Engine.

Decklist:

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [12]:
[3] Traptrix Dionaea
[3] Traptrix Myrmeleo
[2] Lonefire Blossom
[2] Traptrix Atrax
[2] Traptrix Nepenthes
 
Spells [15]:
[3] Cursed Bamboo Sword
[3] Golden Bamboo Sword
[3] Hidden Armory
[2] Pot of Duality
[2] Soul Devouring Bamboo Sword
[1] Broken Bamboo Sword
[1] Snatch Steal
 
Traps [13]:
[3] Traptrix Trap Hole Nightmare
[2] Call of the Haunted
[2] Fiendish Chain
[2] Naturia Sacred Tree
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Solemn Warning
[1] Time-Space Trap Hole
[1] Torrential Tribute
Extra Deck [15]:
[1] Abyss Dweller
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Dark Rebellion Xyz Dragon
[1] Downerd Magician
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Lavalval Chain
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Number 50: Blackship of Corn
[1] Number 80: Rhapsody in Berserk
[1] Number 82: Heartlandraco
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Number 106: Giant Hant
[1] Photon Papilloperative

Autor: Cyberblu;

Um deck com a exatamente a mesma engine comentada nesse post, 9 Bamboo Swords + 3 Hidden Armory + 1 Snatch Steal, no qual resulta em um deck Traptrix bem interessante. Graças à  Naturia Sacred Tree, podemos rodar todas as Traptrix sem perder a consistência, e o Lock funciona muito bem com as Trap Holes e a capacidade de Rank 4 do deck.

Não é o melhor deck do mundo, mas também não é o pior. Com um pouco de sorte e skill você consegue bons resultados, e ver a cara de Poker Face do oponente quando ele é pego pelo Lock do deck é impagável (mesmo que vocês estejam no DN/YgoPro).



Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Comentem o que vocês acham dessa carta e em quais decks ela poderia funcionar junto com as outras Bamboo Swords. Curtam e divulguem o post. Até mais!

Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Solaire disse:
27 de janeiro de 2015 14:37

Carta interessante...realmente não tinha visto utilidade nela.....mas com as bamboo...da pra zuar...

Solaire disse:
27 de janeiro de 2015 14:48

Tem uma trap n vejo ninguem usando, mas já me salvou algumas vezes no deck qliphort... E a trap Qlipper lauch.. Salva contra spells e trap.... Jogo no main..mas pelo menos de side..considero obrigatório...

Thaylles Leal da Rosa disse:
28 de janeiro de 2015 18:59
Este comentário foi removido pelo autor.