17 de janeiro de 2015

Carta da Semana #143: Apoqliphort Towers

Qli2

Melhor boss do jogo ou nem?

ApoqliphortTowers

Apoqliphort Towers
Level 10 / EARTH / ATK: 3000 / DEF: 2600
Machine / Effect
Cannot be Special Summoned. Requires 3 "Qli" Tributes to Normal Summon/Set. If this card is Normal Summoned/Set, it is unaffected by Spell/Trap effects and by activated effects from any monster whose original Level/Rank is lower than this card's current Level. All Special Summoned monsters lose 500 ATK and DEF. Once per turn: You can make your opponent send 1 monster from their hand or their side of the field to the Graveyard (their choice).



Eae galerinha, como vão? Vamos falar um pouco sobre uma das cartas mais roubadas do jogo atualmente. Essa semana é especial pois além de falar desse tal Apoqliphort Towers, estou lançando um post separado sobre 10 maneiras de tirar ele do campo após ser invocado, e provavelmente isso irá concluir a nossa meta de posts de Qliphort por um tempo, então para aqueles que não curtem, aguardem mais um pouco.

Lançado no The New Challengers, ele é o primeiro monstro do archetype Qli a conter o prefixo “Apo” em seu nome. Estão certos aqueles que achavam que esse prefixo estava relacionado à palavra “Apocalipse”. Na verdade é uma junção das palavras “Apocrypha” (o mesmo que Apocalipse) com “Qliphort”, o que faz mais sentido já que as duas palavras são bem parecidas na pronúncia. Além disso, o nome OCG desse monstro – “Apoqliphort Killer” – é um trocadilho entre as palavras “killer” e “qimranut” (materialismo), que é a décima emancipação do Qliphoth, associado com o demônio Nahema. Pode parecer confuso, mas o importante é que o nome dele não foi escolhido por um acaso, o que deixa tudo mais interessante.

Efeito Resumido: Não pode ser invocado especialmente. Requer 3 tributos do mesmo archetype para ser invocado normalmente. Se foi invocado normalmente ele não pode ser afetado por qualquer mágica ou armadilha do oponente, ou efeitos ativados vindo de monstros de nível original menor que o atual dele. Todos os monstros que foram invocados especialmente perdem 500 ATK e DEF. E uma vez por turno você pode fazer o oponente enviar 1 monstro da mão ou campo dele ao cemitério (ele que escolhe).

Basicamente esse cara é um deus egípcio comparando com a sua dificuldade de invocação e dificuldade de ser removido do campo. Seus 3000 de ATK e o efeito de diminuir o ATK dos monstros invocados especialmente (incluindo os do seu campo) torna difícil ele ser removido até por meio de batalha, e para ajudar, o oponente pode obrigar você a enviar um monstro da sua mão ou campo ao cemitério uma vez por turno, dificultando até em ativar alguns efeitos como de quando o monstro é destruído ou descartado.

Geralmente quando um jogador se depara com um Apoqliphort Towers no campo do oponente ele se rende imediatamente caso não esteja preparado (tanto com o deck quanto preparado psicologicamente para aguentar a pressão). Apenas bullynadores curtem essa carta, pois o archetype roda muito bem sem ela (verdade seja dita).

Saqlifice LaserQlip

Tudo isso é maximizado quando você olha ao redor dele e encontra um archetype que parece ser focado em sua invocação, coisa que nenhum deus egípcio recebeu na época certa. Além da capacidade de invocar vários monstros no mesmo turno através da Pendulum Summon e ter os requerimentos para invocar normalmente o Towers, temos a Saqlifice, que trata um de seus monstros como 2 tributos para a invocação dele (nesse caso você só precisaria de 2 monstros no campo).

Uma das formas mais prováveis e usadas para se livrar do Towers é impedindo que ele seja invocado. Você poderia usar Solemn Warning, Forced Back, ou qualquer outro efeito para negar invocação normal dele, mas uma vez que ele pisasse os pés no campo, já era, pois se torna automaticamente imune a mágicas, armadilhas e efeitos de monstros de Level 9 ou menor, tornando a sua remoção por efeito de cartas quase impossível.



Mas o oponente poderia ter uma Laser Qlip ativada. Esse campo impede que a invocação normal de monstros do archetype seja negada, já eliminando uma das formas de prevenir que ele seja invocado.

Outras cartas que poderiam prevenir essa criatura é tendo ativado Skill Drain antes da invocação dele, sendo assim ele já entraria no campo com seu efeito negado, antes de poder ganhar imunidade a mágicas e armadilhas, mas isso é um movimento arriscado pois além de também afetar o seu campo, o oponente poderia muito bem destruir a sua armadilha pelo efeito de uma MST ou Qliphort Helix.

MindCrush

A forma mais segura é se livrando dele enquanto na mão do oponente, através de Mind Crush. Nessa hora você já aproveita para ver a mão dele e prevenir futuras jogadas, então essa carta é ótima contra Qliphort no formato atual e a melhor hora para ativar ela é quando o oponente adiciona um Qli do deck à mão pelo efeito do Qliphort Scout. O problema é que ela também poderá ser usada contra você por esses Qli-Players, então cuidado.

ApoqliphortSkybase

O Secrets of Eternity foi lançado essa semana no TCG trazendo mais um Apoqliphort roubado. A única diferença entre ele e o Towers é no último efeito, que ao invés de uma vez poder fazer o oponente enviar um monstro dele ao cemitério, uma vez por turno você pode selecionar 1 monstro que o oponente controla e ganhar o controle dele. Eu bem que poderia estar falando do Skybase nesse post, mas eu ainda nem me recuperei do choque de saber que o Towers existe, então vamos com calma queridos.

Tá, blu, e para tirar o Apoqliphort Towers e Apoqliphort Skybase quando eles já estão em campo, alguma dica? Claro, a dica é clicar no link abaixo e ir para um post específico sobre isso:



Então é isso galerinha, espero que tenham gostado desse post e clicado na continuação. Até mais!

Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

Yugioh disse:
17 de janeiro de 2015 19:40

vcs são todo errados, a pouco tempo atrás falavam que ele era ruim, que qli deck bom não rodava nenhuma cópia dele. Agora estão aí falando dele, que ele é overpower.

Yugioh disse:
17 de janeiro de 2015 19:41

desculpem minha sinceridade.

Cyberblu disse:
18 de janeiro de 2015 00:30

@Yugioh, não me lembro de ter falado que o Towers era ruim, talvez tenha comentado que ele era dispensável no deck, mas ele sempre foi overpower e o jogador que coloca ele no campo merece meu respeito.

Solaire disse:
18 de janeiro de 2015 14:29
Este comentário foi removido pelo autor.
Solaire disse:
18 de janeiro de 2015 14:33

Blu essa carta é muito foda mesmo...com o lançamento do skybase...Acredito que os próximos decks qli do cardgame vão se focar mais em trazer esses dois...

Man El disse:
19 de janeiro de 2015 02:55

Ban Ban Ban Ban (88)