10 de janeiro de 2015

Carta da Semana #142: Dark Strike Fighter

DarkStrikeFighter

DarkStrikeFighter

Dark Strike Fighter
Level 7 / DARK / ATK: 2600 / DEF: 1800
Machine / Effect
1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
During your Main Phase 1: You can Tribute 1 monster; inflict damage to your opponent equal to the Tributed monster's Level on the field x 200. You can only use this effect of "Dark Strike Fighter" once per turn.



Eae galerinha, como vão? Semana passada eu falei um pouco sobre a Snatch Steal e hoje vou falar sobre a segunda carta que saiu da banlist esse ano. Dark Strike Fighter foi lançado primeiramente no booster Crimson Crisis, logo no começo da era Synchro, e também foi um dos primeiros monstros desse tipo a ser banido. Na verdade, ele ter saído da lista esse ano não foi nenhuma surpresa, já que ele havia ganhado Errata a partir do Legendary Collection 5D’s e também já estava livre no OCG.

GagagaCowboy

Efeito Antigo: “You can Tribute 1 monster to inflict damage to your opponent equal to its Level x 200.”

Antigamente o efeito do DSF (vou chama-lo assim) era um absurdo, sem nenhuma restrição. Você podia tributar quantos monstros quisesse no mesmo turno e infligir grandes quantidades de dano, incluindo tributar ele próprio para 1400 de dano. Após a errata, você agora só pode usar o efeito dele somente uma vez por turno, e na sua Main Phase 1, impedindo que você ataque com ele e o tribute na Main Phase 2.

Outra coisa que foi adicionada é que o cálculo de dano é feito a partir do Level que o monstro tinha no campo antes do mesmo ser tributado, então se você tributar um Gagaga Magician com Level 8 pelo efeito dele, você inflige 1600 de dano ao invés de 800 que um Level 4 normalmente iria infligir. Antes esse cálculo era feito baseado no Level impresso na carta, já quando ela estivesse no cemitério.

Se for para classificar o DSF agora, ele saiu da lista dos ases de OTKs para a dos finalizadores, no qual o Gagaga Cowboy faz parte. O efeito de poder infligir 1400 de dano pode garantir a sua vitória em várias situações, e o fato dele ser um Synchro de Level 7 genérico cumpre mais um requisito para a nova classificação. Seus 2600 de ATK também podem ser úteis em outras situações do duelo.

Jiaotu,DarknessoftheYangZing MechaPhantomBeastTetherwolf Glow-UpBulb

É claro que ele não pode entrar em qualquer deck atual já que a maioria não usa Synchro Summon, mas naqueles que usam com frequência, ao meu ver ele se torna uma semi-staple. O efeito é sem dúvidas muito bom, mas você não irá querer ter ele no campo a todo momento, preferindo outros Synchros de Level 7 e deixando ele como um finalizador mesmo.

Um exemplo de deck focado em Synchros e atual é Yang Zing, e nesse o DSF pode se encaixar muito bem já que ele tem o mesmo Level que o Yazi, Evil of the Yang Zing, podendo ser invocado até usando os mesmos materiais.

Outro archetype que pode se beneficiar são os Mecha Phantom Beast. LabyrinthWall vai a loucura. DSF também tem o mesmo Level que um Synchro do archetype, o Concoruda, e pelo fato dos monstros desse archetype poderem aumentar seus níveis pelo número de tokens no campo, você pode tributar eles para infligir grandes quantidades de dano ao oponente. Recentemente eu descobri que existe um FTK usando o DSF e os MPBs, onde se pode infligir 10,800 de dano de uma vez por tributar um único Mecha Phantom Beast Tetherwolf cujo Level foi aumentado para 54 pelo efeito de duas Galaxy Queen’s Light enquanto o jogador controla 2 MPB Tokens.

E ainda pode ser útil em decks Sylvan / Synchro Plant, olha só. Pode-se invocar o DSF com os mesmos monstros que usaria para invocar um Black Rose Dragon e ainda por cima pode tributar monstros de Level alto como a Copy Plant com Level alterado via próprio efeito ou uma Flower Princess invocada com a Lonefire Blossom.



SteelswarmRoach SnatchSteal

Agora que eu já te apresentei algumas sugestões de decks para colocar a Carta da Semana, tá na hora de discutir se vale ou não a pena usar ela. Para mim a resposta é sim, mas depende não apenas do deck mas também da atenção do jogador, pois o meta está cheio de cartas que podem acabar com o seu objetivo.

Um exemplo é o Steelswarm Roach, que voltou a aparecer com frequência por aí devido aos top decks que fazem invocação de monstros com nível alto, o que não compensava usar ele desde a época Dragon Ruler, já que no começo do ano passado só tinham decks focados em Ranks no topo.

A própria Snatch Steal pode ser perigosa contra o Dark Strike. Imagine o oponente roubar ele e tributar em seguida para te infligir 1400 de dano, ou ainda atacar diretamente com 2600 de ATK. Por isso que eu não arriscaria invocar o DSF para manter ele no campo por muito tempo.

SynchronCarrier

Com o Structure Deck: Synchron Extreme, os síncros podem voltar a brilhar, e será uma oportunidade testar o DSF nele. Atualmente um deck focado nos monstros do Yusei podem invocar o DSF com um Junk Synchron, um Level 2 e um Doppelwarrior, deixando 2 tokens para você usar em outra Synchro. Após o Structure Deck, você pode invocar ele usando o Synchron Carrier, um Junk Synchron e um Level 2, graças ao efeito do Carrier de permitir você fazer uma Normal Summon adicional de um monstro Synchron no turno que ele é Normal Summoned.

Enfim, com o novo Structure existirão algumas jogadas bem interessantes que podem popularizar novamente o tipo de invocação, e mais uma vez o Dark Strike Fighter poderá fazer parte disso como fez logo quando foi lançado. O que vocês acham?


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Semana que vem tem mais, então por enquanto comentem e curtam o post no facebook para ajudar o blog. Até mais!

Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

Labyrinth Wall disse:
10 de janeiro de 2015 14:12

"Recentemente eu descobri que existe um FTK usando o DSF e os MPBs, onde se pode infligir 10,800 de dano de uma vez por tributar um único Mecha Phantom Beast Tetherwolf cujo Level foi aumentado para 54 pelo efeito de duas Galaxy Queen’s Light enquanto o jogador controla 2 MPB Tokens."

ai que delícia

Cyberblu disse:
10 de janeiro de 2015 15:51

@Lawall, esse combo é bem louco, você aumenta o Level dos tokens para o do Tetherwolf e consequentemente o do Tetherwolf pelo dos tokens, e depois usa o efeito do DSF uma única vez para gg. Até deu vontade de testar aqui.

Labyrinth Wall disse:
10 de janeiro de 2015 19:17

eu vi aqui, mas do jeito mais rápido que pensei, acho que não daria um FTK porque precisaria de 6 cards.

pensei assim, mão inicial:

Blue Impala, Tetherwolf, Queen's, Queen's, Foolish Burial, MPB Lvl 4

Normal Summon Blue Impala, faz Synchro com o MPB Lvl 4 e DSF

Foolish manda O-Lion, SS token e usa o O-Lion para NS o Tetherwolf, que ativa efeito e faz outro token

Queen's Light e eleva o lvl dos tokens pelo do Tetherwolf que é 10, Tetherwolf então vai para 2.

Outra Queen's e os tokens vão para 24, Tetherwolf vai para 52, efeito do DSF e causa 10400

http://forum.duelingnetwork.com/index.php?/topic/143935-dark-strike-fighter-otk-january-2015-banlist/

Labyrinth Wall disse:
10 de janeiro de 2015 19:18

achei essa decklist maluca aí

Cyberblu disse:
10 de janeiro de 2015 19:30

Achei a decklist bem dahora, mas tenho certeza que você faria uma melhor xD (você é o melhor jogador de mpb que eu conheço, porque é o único jogador de mpb que eu conheço kkk).

ABCD disse:
10 de janeiro de 2015 21:52

Bem que podiam falar da carta The Melody of Awakening Dragon que está sendo bastante usada na Build Dark Matter Ruller.

Kimer disse:
11 de janeiro de 2015 00:02

Capaz dos MPB receberem errata depois desse combo. Algo como: "his card's Level is increased by the total Levels of all Mecha Phantom Beast Tokens you control (max. 12)" lol

Labyrinth Wall disse:
11 de janeiro de 2015 00:12

@Blu

estava ficando emocionado, até a parte do único jogador que vc conhece!! '-'

Mas tem um tal de Pop in French no youtube que achou um combo bom de MPB com os novos Masked HEROES

@Kimer

fala isso não cara!! xD

Cyberblu disse:
11 de janeiro de 2015 00:49

@ABCD, sugestão anotada, vou pesquisar a respeito.

@Kimer, não acaba com a alegria do Lawall, ele é o único jogador de MPB que eu conheço '-'

@Lawall, carai, até isso.

ABCD disse:
11 de janeiro de 2015 17:45

Esqueci de comentar, ótimo post!!! DS é um ótimo finalizador para os synchros players.

Depois que essa carta que estava banida sofreu errata, e aos olhos da Konami deu tudo certo, novas sofreram erratas. A tendência será das demais banidas ganharem um down nos efeitos. Espero que o Spellbook Judgement sofra um nerf e volte a ser limitada. Até mesmo o Magician os Chaos.

Obs. Obrigado Konami por colocar mais outro player Ninja no anime yugioh... já será o 4 e tomara que as cartas do cara melhorem os ninjas.