3 de janeiro de 2015

Carta da Semana #141: Hidden Armory

HiddenArmory

“Bem-aventurados são os que se adaptam à nova banlist, porque eles enriquecerão a Konami”. Yuya 20:15.

HiddenArmory

Hidden Armory
Normal Spell Card
Send the top card of your Deck to the Graveyard; add 1 Equip Spell Card from your Deck or Graveyard to your hand. You cannot Normal Summon/Set during the turn you activate this card.



Eae galerinha, como vão? Assim como nasceu um novo ano, nasceu também um novo Formato no jogo, e como esse é o primeiro CDS de 2015, quero começar com o pé direito, falando de uma carta lançada no Structure Deck 21 e que de repente nos chama bastante a atenção graças a essa daqui:

SnatchSteal

Com a limitação de Snatch Steal no TCG, uma das Equip Spell Cards mais “roubadas” de todos os tempos, temos um bom motivo para usar a Hidden Armory. Até então, ela não era considerada muito recompensadora pelo fato do jogador não poder invocar monstros normalmente no turno que usa ela. O motivo é que se você usar Hidden Armory para buscar a Snatch Steal do deck ou cemitério, poderá ganhar o controle de um monstro do oponente, então mesmo que use ela em um momento de desvantagem no número de monstros, a preciosa Normal Summon não fará tanta falta.

Snatch Steal é uma carta de equipamento que não tem restrições de ativação. Quando ativada, você simplesmente pega um monstro do oponente para você, e assim, enquanto ela estiver em campo, aquele monstro permanecerá em seu controle, ou seja, se ela for destruída por uma MST, o controle do monstro retorna ao oponente, e se o monstro sair do campo, ela também será destruída.

Uma outra forma de poder reutilizar o efeito da Snatch Steal durante o duelo é através do efeito de Blackwing – Zephyros the Elite. O controle do monstro que estava equipado vai retornar ao oponente, mas você terá um monstro de Level 4 no campo e a Snatch na mão pronta para roubar aquele monstro novamente, ou ter outro monstro como alvo, caso o oponente tenha invocado um mais forte desde a última vez que você a ativou.

De qualquer forma, Snatch Steal ainda poderá ser usada mais de uma vez no duelo quando buscada do cemitério por uma segunda cópia da Hidden Armory. O fato da nossa Carta da Semana também buscar do cemitério faz com que ela seja ótima nesse formato em que cada deck pode carregar pelo menos UMA Equip Spell Card.

Saqlifice NobleArmsofDestiny

Exemplos de decks populares que geralmente carregam Equip Spell Cards e agora graças a Snatch Steal limitada podem começar a usar a Hidden Armory sem medo: Noble Knight e Qli.

Noble Knight é um deck focado nas Equip Spell Cards, com 5 diferentes alvos para a Hidden Armory, e por isso está no topo da lista. Em alguns turnos, você não irá invocar normalmente, principalmente quando já possui algum Artorigus Xyz equipado com 3 ou 4 Noble Arms. Nesses casos, usar a Hidden Armory para buscar a Snatch Steal - ou até mesmo Mage Power se o seu deck for focado em OTK- é a melhor coisa a se fazer.

Em outras situações do mesmo deck, o efeito da Hidden Armory pode enviar um Noble Knight ou Noble Arms do topo do seu deck ao cemitério para que você consiga cumprir os requerimentos para ativar Last Chapter of the Noble Arms, ou ter mais alvos para quando o Artorigus Xyz for invocado, enfim, existem várias possibilidades para ela dentro do deck. Ainda não é o suficiente para fazer os NK irem lá pra cima, mas já é de grande ajuda ter ela e a Snatch como tech.

Hidden Armory também é útil em Qliphort. Além da Snatch Steal, você pode usar ela para buscar a Saqlifice, uma das principais cartas de suporte para o archetype e que geralmente aparecem em três cópias nos decks. Novamente, você não vai poder tributar o monstro equipado no mesmo turno, mas ele já acaba de ganhar 300 de ATK e indestrutibilidade por batalha, e caso o oponente queira se livrar da Saqlifice no turno dele, você pode buscar um monstro Qli do deck, para o próximo turno.

Ainda com os Qli, no decorrer da partida você pode tributar um monstro do oponente que esteja equipado com a Snatch Steal, o mesmo que você faria com The Monarchs Stormforth, o que é mais um motivo para você usar a dupla destaque da semana.

StellarknightAlpha NepheshaddollFusion

Outros decks atuais que podem usar e abusar da Hidden Armory são os Tellarknight e Shaddoll. Ambos possuem uma Equip Spell Card própria, que agora podem ser mais usadas por aí graças a Hidden Armory e Snatch Steal.

Stellarknight Alpha aumenta o ATK e DEF de qualquer Tellarknight em 500 pontos e faz com que eles não sejam afetados por efeitos de cartas do oponente, mas por outro lado é destruída caso você controle um monstro não-Tellarknight. É uma ótima carta em builds puras ou semi-puras do archetype, mas pode concorrer com a Snatch Steal já que uma não pode estar no campo ao mesmo tempo que a outra (Stellarknight Alpha será destruída se você controlar um monstro do oponente, a menos que o monstro roubado também seja Tellarknight).

Tellarknight possui outro truque: Stellarknight Triverr. Quando ele é Xyz Summoned, todas as outras cartas no campo retornam para a mão do dono, o que é perfeito para retornar as suas Equip Spell Cards para serem usadas novamente mais tarde. A jogada compensa quando você controla um monstro do oponente via Snatch Steal, e ao invés de continuar dando pontos de vida a ele, você retorna ela para a mão junto com aquele monstro do oponente. Essa é uma ótima maneira para você tirar monstros invocados do Extra Deck do campo, principalmente contra Shaddoll.

Por falar em Shaddoll, a Equip Spell Cards deles será lançada esse mês no Secrets of Eternity: Nepheshaddoll Fusion (nome não confirmado) muda o atributo de qualquer monstro Shaddoll para um da preferência do jogador, e enquanto você controla ela e o monstro equipado, pode fazer a Fusion Summon de um El Shaddoll monstros da sua mão ou campo como materiais da fusão, incluindo o monstro equipado. Acredito que ela possa ser bastante usada quando todos os atributos de El Shaddoll estiverem disponíveis, então você não precisará usar monstros aleatórios de todos os atributos no Main Deck e você não dependerá tanto do oponente e usar a Shaddoll Fusion.

MarkoftheRose MorphtronicRepairUnit

Outro exemplo que pode ser uma boa opção em decks Sylvan / Synchro Plant, apesar destes não estarem muito presente no metagame hoje em dia. Você pode ativar a Mark of the Rose por banir 1 monstro Plant em seu cemitério, e semelhante à Snatch Steal, você equipa em um monstro do oponente e ganha o controle dele, mas durante o seu turno apenas, pois ele retorna ao dono original no turno dele. Acredito que um deck com 3 Hidden Armory, 1 Mark of the Rose e 1 Snatch Steal já serve para todos os seus propósitos em Plant Synchro, pois como comentado antes, Hidden Armory pode buscar as Equip Spell Cards do cemitério.

E por último, mas não menos importante, temos o deck Morphtronic, que após o Secrets of Eternity ganhará um novo suporte. Hidden Armory pode trabalhar junto com o Power Tool Dragon para buscar ou reciclar as diversas Equip Spell Cards que podem ser inseridas no deck, aproveitando também que ele pode buscar a Snatch Steal ou a Morphtronic Repair Unit, que funciona bem com o novo suporte. Já vimos inclusive algumas decklists de Morphtronic por aí focadas em invocar o Quasar.

Decklist de Exemplo:

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [16]:
[3] Merlin
[3] Noble Knight Borz
[3] Noble Knight Medraut
[2] Effect Veiler
[1] Gwenhwyfar, Queen of Noble Arms
[1] Noble Knight Bedwyr
[1] Noble Knight Brothers
[1] Noble Knight Drystan
[1] Noble Knight Gawayn
 
Spells [23]:
[3] Hidden Armory
[3] Reinforcement of the Army
[2] Forbidden Lance
[2] Last Chapter of the Noble Knights
[2] Mystical Space Typhoon
[2] Noble Arms – Excaliburn
[2] Noble Arms – Gallatin
[2] Noble Arms of Destiny
[1] Book of Moon
[1] Noble Arms – Arfeudutyr
[1] Noble Armos – Caliburn
[1] Snatch Steal
 
Traps [3]:
[3] Vanity’s Emptiness
Extra Deck [15]:
[2] Sacred Noble Knight of King Artorigus
[2] Artorigus, King of the Noble Knights
[1] Ignoble Knight of High Laundsallyn
[1] Abyss Dweller
[1] Blade Armor Ninja
[1] Bujintei Tsukuyomi
[1] Castel the Skyblaster Musketeer
[1] Constellar Omega
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Lavalval Chain
[1] Number 80: Rhapsody in Berserk
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 104: Ragnazero

Autor: Cyberblu;

Uma decklist básica de Noble Knight, baseada no meu deck no Yu-Gi-Oh! Duel Arena. Eu já testei várias builds de NK, e posso afirmar que até agora essa é a que mais me agradou devido a velocidade na hora de fazer a jogada do Medraut - que acaba em um Sacred equipado com 4 Noble Arms –, protegendo o campo e deixando você livre para ativar a Hidden Armory. Concluí também que Effect Veiler é indispensável.

É legal usar a Snatch Steal em Noble Knight pois dificilmente o oponente vai conseguir usar ela contra você, graças à Noble Arms - Excaliburn que não permite que o monstro equipado seja selecionado como alvo de cartas do oponente, então na maioria das vezes você vai preferir invocar um NK do Extra Deck do que outro xyz genérico. Eles ainda podem ser bastante úteis quando você não tem muitas Noble Arms no cemitério, principalmente o Bujintei Tsukuyomi que é ótimo no primeiro turno do duelo quando você não conseguiu puxar um Medraut e uma Noble Arms.

Enfim, acho que o deck ficou bem fortinho com a Hidden Armory e Snatch Steal, espero conseguir montar essa configuração no jogo, apesar de um pouco complicado.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post? Esqueci de comentar de alguma carta que possa trabalhar lindamente com a Hidden Armory? Deixem nos comentários, pois eles são a extensão feita por vocês do artigo. Até mais!

Comentários
7 Comentários

7 Comentários:

Firewest disse:
3 de janeiro de 2015 10:11

Com certeza vai entrar para o meu Deck Qli!

Labyrinth Wall disse:
4 de janeiro de 2015 01:05

“Bem-aventurados são os que se adaptam à nova banlist, porque eles enriquecerão a Konami”. Yuya 20:15.

quem riu, tem uma vaga garantida no inferno!!

Solaire disse:
4 de janeiro de 2015 21:27
Este comentário foi removido pelo autor.
Solaire disse:
4 de janeiro de 2015 21:30

Boa blu.... Realmente vai deixar os noble mais foda... Pena q conseguir a snatch no DA ta difícil..rsrs

Cyberblu disse:
4 de janeiro de 2015 22:12

@Firewest, falando em Qli, programei um post sobre eles para amanhã.

@Lawall, e quem não riu não entende dos paranauê.

@Solaire, sim, meso gastando MC Credits vai ser foda arriscar para conseguir ela, a salvação seria se tivesse um daqueles eventos "duel once a day and get a new card", e olha lá hein.

Solaire disse:
5 de janeiro de 2015 08:15

Kkkkk...pode crer...

daniel black disse:
6 de janeiro de 2015 11:20

Somente uma sugestão, quem quiser opinar em relação a ela pode. Que tal se na próxima Card da Semana, fosse a vez da Evigishki Merrowgeist? Caso ela já tenha sido colocada nesse quadro, peço desculpas.