27 de dezembro de 2014

Carta da Semana #140: Batteryman 9-Volt

Batteryman2

Eae galerinha, como vão? Depois de duas semanas sem, estou voltando a postar o CDS, e o post de hoje é em homenagem ao LG, que recentemente deixou a equipe. Esse post estava combinado para ser postado por ele a duas semanas atrás enquanto eu estava ocupado, mas ele deixou vocês na mão. Sigam-me!

Batteryman9-Volt

Batteryman 9-Volt
Level 4 / LIGHT / ATK: 1000 / DEF: 1000
Thunder / Effect
When this card is Summoned: You can add 1 "Batteryman" monster from your Deck to your hand, and if you do, this card's ATK and DEF become double its original ATK and DEF. You can only use this effect of "Batteryman 9-Volt" once per turn. During your End Phase: Destroy this card.



1. Introdução:

Batteryman é um archetype criado e lançado nos boosters da era Yu-Gi-Oh! GX. Não existe um booster onde eles foram o tema principal, portanto juntar todos os membros desse archetype não é um trabalho fácil. Eles só se solidificaram como archetype após o booster Light of Destruction, e mais tarde ganharam novos suportes no The Shining Darkness já na era 5D’s. Vamos considerar que esses dois boosters são os principais para a forma como eles são jogados hoje.

Batteryman 9-Volt foi lançado no Duelist Alliance e desde então os Thunder-type voltaram a aparecer nos torneios desde a Hunder Family. Graças e esse suporte, os Batterymen tiveram a oportunidade de mostrar seu verdadeiro potencial, pegando de supresa vários jogadores que ainda não tinham jogado contra eles na Old School.

Inicialmente o archetype era focado em OTK, mas conforme foram ganhando novos suportes outras formas e variantes do deck começaram a ser usadas. No post de hoje, o foco é nos decks pós-DUEA, que foi quando o CDS foi lançado.

Efeito resumido: Quando invocado de qualquer forma, você pode adicionar qualquer monstro Batteryman do seu deck à mão, e se fizer, o ATK e DEF dele se torna o dobro do próprio ATK e DEF originais. Você só pode usar este efeito uma vez por turno. Destrua-o durante a sua End Phase.

2. Estratégia Principal:

BatterymanMicro-Cell BatterymanCharger BatterymanFuelCell

9-Volt tem o efeito de buscar qualquer Batteryman do deck quando ele for invocado normal ou especialmente, incluindo uma cópia dele mesmo, fazendo com que possa ser usado como tech em outros decks também, pois você pode Normal Summon ele, buscar uma cópia dele mesmo do deck, ter um beater de 2000 de ATK que no fim do turno será destruído, mas no seu próximo turno você pode repetir o processo.

Claro que usar só ele de Batteryman em um deck pode ser uma cilada, então por isso que vamos tratar aqui dele junto com outros monstros do archetype, e mais para frente terá uma decklist dessas como exemplo.

Batteryman Micro-Cell permite você invocar um Batteryman de Level 4 ou menor do deck quando ele é FLIPado, e também possui um efeito secundário que diz que quando ele é destruído em batalha após ser virado para cima, você pode comprar 1 carta do deck. Para o deck de hoje, Micro-Cell é uma das principais cartas para você invocar o 9-Volt diretamente do deck e então usar o seu efeito para buscar um Batteryman do deck.

Setar o Micro-Cell e passar o turno é uma ótima forma de começar o duelo com tudo a seu favor. O oponente ataca o monstro virado para baixo, você invoca o 9-Volt, que busca uma carta, e então dependendo do resultado da batalha você compra 1 carta pelo outro efeito do Micro. Uma jogada simples que adiciona 2 cartas à sua mão.

Uma boa opção de search é o Batteryman Charger, um Level 5 que quando é Normal Summoned você pode invocar mais um Batteryman da sua mão ou deck, exceto outro Charger, mas independente do Level. Além disso, o Charger ganha 300 de ATK e DEF para cada monstro Thunder que você controla, incluindo ele mesmo. Se você possuir ele e outro Thunder no campo (invocado pelo próprio efeito) você já tem um monstro com 2400, podendo chegar a 3300 caso você controle 5 Thunders (o que dentro de um deck Batteryman não é muito complicado de fazer).

Se você invocou o 9-Volt pelo efeito do Micro-Cell durante o turno do oponente, pode invocar o Charger por tributar o 9-Volt (caso ele tenha ficado no campo) e invocar outro 9-Volt do deck para buscar mais uma carta.

E essa carta pode ser o Batteryman Fuel Cell, um monstro de Level 6 e 2100 de ATK que pode ser Special Summoned da mão caso você controle 2 ou mais monstros Batteryman virados para cima. Se você usou o método acima, provavelmente deve ter exatamente 2 Batteryman no campo, 9-Volt e Charger. Invocando o Fuel Cell da mão, além de aumentar o ATK do Charger, também te dá a possibilidade de uma vez por turno tributar 1 outro monstro Batteryman para retornar uma carta que o oponente controla para a mão. Esse efeito é ótimo para tributar o 9-Volt antes dele ser destruído na sua End Phase, ou tributar um Micro-Cell que foi Normal Summoned.

Basicamente essa é a estratégia principal do deck pós-Duelist Alliance: Seta Micro-Cell > Special Summon 9-Volt > Busca Charger > Normal Summon Charger > Special Summon 9-Volt > Busca Fuel Cell > Special Summon Fuel Cell > Ataca.

3. Estratégias Alternativas:

BattermanIndustrialStrength BatterymanAA BatterymanAAA ShortCircuit

Agora vamos ver algumas techs alternativas para esse deck, também dentro do archetype. Primeiro, e talvez indispensável, temos o Batteryman Industrial Strenght, um Level 8 que só pode ser Special Summoned por banir 2 Batterymen em seu cemitério, mas que por si só já tem 2600 de ATK. O efeito dele pode ser ativado uma vez por turno por banir 1 monstro Thunder-type em seu cemitério, e vai destruir simultaneamente 1 monstro e 1 Spell/Trap Card no campo. Como todos os outros Batterymen, ele pode ser buscado pelo 9-Volt, e pode ser útil no late game onde o oponente tenha conseguido armar uma estratégia desesperadora.

Por ser um monstro Special Summon-only, talvez você tenha problemas para roda-lo contra Side Decks, então o uso dele não é muito recomendado em muitas cópias.

Batteryman AA e Batteryman AAA não são importantes para a estratégia principal, mas ainda podem ser úteis para distrair o oponente. Para quem se lembra da Old School, Batteryman AA era responsável por vários OTKs, pelo fato de ganhar 1000 de ATK para cada cópia dele no campo. Se você controlar 3 deles simultaneamente e na mesma Posição de Batalha, terá 3 monstros com 3000 de ATK ou DEF.

Já o Batteryman AAA pode ser usado em um deck mais focado em Xyz Summon, devido ao seu Level 4 e capacidade de invocar uma outra cópia dele da sua mão ou cemitério quando é Normal Summoned ou virado para cima (como o Micro-Cell). Uma vez quer você invoca outra cópia dele por este efeito, já preencheu os requisitos para invocar um Fuel Cell da mão. O lado negativo é que se o efeito do AAA for negado, você terá um monstro com 0 de ATK virado para cima e pronto para ser atacado.

Se você quiser um deck focado em OTK, deve usar a Short Circuit. Essa carta pode ser ativada quando você possui 3 ou mais monstros Batterymen virados para cima no campo, e vai destruir TODAS as cartas que o oponente controla, deixando o campo dele perfeito para atacar diretamente.

No caso da estratégia principal: Charger (3000 ATK) + Fuel Cell (2100 ATK) + Fuel Cell (2100 ATK) + 9-Volt (2000 ATK) = 9100 de dano. Mesmo que não tivesse um Fuel Cell adicional, já seria 6800 de dano. 3 Batteryman AA em modo de ataque também eliminaria todos os pontos de vida do oponente, mas ainda assim essa condição é difícil de ser preenchida.

4. Cartas de Suporte:

BatteryCharger QuickCharger RecyclingBatteries PortableBatteryPack

Battery Charger é uma espécie de Monster Reborn exclusiva para os Batterymen. Pode ser ativada por pagar 500 Pontos de Vida e revive qualquer monstro do archetype que esteja em seu cemitério. Pode ser usada para reviver o 9-Volt ou o Fuel Cell e tirar proveito disso, buscando uma carta ou retornando uma carta do oponente para a mão.

Quick Charger e Recycling Batteries são quase idênticas, com exceção que uma recicla apenas 2 BATTERYMAN de Level 4 ou menor enquanto que a outra recicla 2 THUNDER-TYPES com 1500 ou menos de ATK do seu cemitério. As duas podem ser bastante úteis, mas dentro da estratégia principal só podem reciclar o Micro-Cell e o 9-Volt.

Portable Battery Pack é uma dupla Call of the Haunted exclusiva para o archetype, revivendo dois deles em Posição de Ataque. Você pode chamar um 9-Volt e um Fuel Cell, buscando outro Fuel Cell do deck e invocando-o para ter 2 monstros de Level 6 prontos para uma Xyz Summon de mesmo Rank, e tudo isso sem gastar a Normal Summon do turno.

Outra carta de suporte que eu não coloquei imagem por não estar indiretamente relacionada aos homens-bateria é o Thunder Sea Horse. Você pode descartar ele da mão para adicionar 2 monstros Thunder-type com o mesmo nome e com 1600 ou menos de ATK do seu deck à mão, podendo ser outras duas cópias dele ou ainda 2 Micro-Cells ou 9-Volts. E quando no cemitério, você pode banir ele pelo efeito do Industrial Strenght. Em outros tempos você pode simplesmente invocar o Sea Horse e ter mais um monstro com 1600 de ATK.

Além dessas, você pode usar suportes para monstros LIGHT em geral, como o Honest que a partir de Janeiro estará semi-limitado, e outros dependendo do seu gosto.

5. Decklist de Exemplo:

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [19]:
[3] Batteryman 9-Volt
[3] Batteryman Charger
[3] Batteryman Fuel Cell
[3] Batteryman Micro-Cell
[3] Cardcar D
[2] Battle Fader
[1] Batteryman Industrial Strenght
[1] Honest
 
Spells [17]:
[3] The Monarchs Stormforth
[3] Supply Squad
[3] Mystical Space Typhoon
[3] Pot of Duality
[2] Forbidden Lance
[1] Soul Charge
[1] Dark Hole
[1] Raigeki
 
Traps [6]:
[2] Call of the Haunted
[2] Breaktrought Skill
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Solemn Warning
Extra Deck [15]:
[1] Gaia Dragon, the Thunder Charger
[1] Photon Strike Bounzer
[1] Gauntlet Launcher
[1] Constellar Ptolemy M7
[1] Constellar Pleiades
[1] Number 61: Volcasaurus
[1] Number 82: Heartlandraco
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Diamond Dire Wolf
[1] Gagaga Cowboy
[1] Abyss Dweller
[1] Slacker Magician


Fonte: Youtube (link vídeo);
Autor: GalacticGod

Deck focado na estratégia principal dos Batterymen, e por isso usa 3 cópias de cada, Micro-Cell, 9-Volt, Charger e Fuel Cell.

Caso você não comece o duelo com o Micro-Cell ou 9-Volt na mão, o melhor a fazer é tentar puxar mais cartas, com Cardcar D ou Pot of Duality. Supply Squad também dá um draw power maroto, podendo ser ativada na sua End Phase quando o 9-Volt é autodestruído.

Battle Fader (que pode ser substituído por Swift Scarecrow que não pode ser parado por Vanity’s Emptiness), vai proteger o seu campo enquanto você monta uma estratégia na mão, e ainda pode ser tributado para invocar o Charger ou Fuel Cell normalmente. Call of the Haunted também pode ser considerada uma carta de proteção de campo em alguns momentos, e é ótima para reviver o 9-Volt no final do turno do oponente para buscar uma carta e no seu turno poder ser usado novamente.

The Monarchs Stormforth continua sendo uma excelente carta até aqui onde é usada para invocar o Charger na maioria das vezes, ou um Fuel Cell onde você terá chance de usar seu efeito por tributar o monstro que iria usar para invoca-lo e retornar uma carta do oponente para a mão. Breaktrought Skill poderia ser substituída por Fiendish Chain pelo fato de também parar ataques do oponente, mas da forma que está não tenho o que reclamar.

O cara da decklist só usa um Industrial Strenght, que para mim também é mais do que o suficiente. Como cada Batteryman possui um Level diferente, no Extra Deck podemos ver monstros de Rank 1, 4, 5 e 6, podendo ser invocados quando você tem duas cópias de um mesmo homem-bateria no campo, o que geralmente é mais fácil de acontecer com o 9-Volt e Fuel Cell (Level 6).

6. Conclusão:

Embora eu quisesse fazer um post falando tudo sobre o archetype, tentei me limitar apenas por volta do 9-Volt que foi escolhido para ser o CDS, e ainda assim tive que comentar do passado do archetype e estratégias/builds alternativas. Considerem isso como um Primeiras Impressões, quem sabe futuramente eu volto a falar deles em uma análise mais profunda.

Bom, acho que me empolguei um pouco na hora de escrever esse post e ele acabou ficando maior do que a maioria que publico nos sábados. Espero que me empolgue da mesma forma daqui para frente para não deixar mais vocês na mão. Quem me conhece sabe o quando eu dou valor a essa categoria do site, e não quero que ela acabe tão cedo…


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post.Não deixem de curtir, comentar e compartilhar. Até mais!

Comentários
14 Comentários

14 Comentários:

Marcos Chaves Ferreira disse:
27 de dezembro de 2014 18:46

(pergunta nada a ver com o post): Por que não consigo comprar cartas avulsas no Duel Arena? Qualquer número que eu coloco para trocar por dp eles consideram inválido

Carlos Henrique disse:
27 de dezembro de 2014 18:50

#VoltaLG ;c

Enfim, curti muito o post, tenho procurado sobre Batterymans e as jogadas, parece bem legal, e me lembra um pouco Six Samurai xD.

Pedro Weverton disse:
27 de dezembro de 2014 19:18

batteryman tem q usar trap stun\wiretap, thunder sea horse é indispensalvel no deck. Não precisa de 3 batteryman charge, ja q pode ser procurado facilmente, mesmo se aplica ao fuel cell, esse pode ate ser 3 mesmo pra facilitar o otk. cardcar é muito ruim nesse deck, os unicos q vc quer usar são o 9v-micro-charge na normal summon. supply squad é pessima no deck nao sei pq adicionaram ela. soul charge é uma escolha duvidosa nesse deck, nao é muito boa. Uma carta q poucos usam, mas é excelente, é o instant fusion, pra trazer panzer dragon (lv5) e um lv4 qualquer, panzer possibilita:
-destruir uma carta do oponente pelo seu efeito.
-serve como tributo.
-com lv5 e lv 4 no extra é possivel trazer qulaquer rank 4 (9v+fusion) e Pleiades (charge+panzer).

dark signer disse:
27 de dezembro de 2014 19:44

- 2 Battle Fader
- 2 Forbidden Lance
- 1 Raigeki

+ Instant Fusion/ Noden+Fusionlv5
+ 1/2 Battery Charger
+ 2 Summoner Monk
+ Short Circuit(Pelo menos um)
+ Armadilhas genéricas, é o que te salva quando você sai só com lv 5 e 6 na mão

Joao Lucas disse:
27 de dezembro de 2014 19:56

#VoltaLG²

Enfim, gostei do post, já tomei OTK's desse deck. Quando se abre com uma boa mão com battery, é dificil segurar.

Alex Andrade disse:
27 de dezembro de 2014 20:20

"SEM FAZER ALVO"? Mas essas cartas Batteryman TODAS "targetam" normalmente.... Alguém pode explicar?

Firewest disse:
28 de dezembro de 2014 00:20

Respondendo ao Marcos:

Você não pode comprar cards avulsos no Duel Arena. Quando você entra na página do card e vê aquela opção, na verdade serve pra você vender esse card (caso você tenha).

No Duel Arena você só pode comprar packs de Decks (que vem um total de grande número de cards) ou packs normais, pequenos, e nitidamente com poucos cards.

Claro, é mais vantajoso comprar os packs de Decks, sabendo disso, a Konami tinhosa fez com que esse pack só pudesse ser comprado com dinheiro real (ou seja, aqueles miniclips) e não com DP, que é sua experiência. Com DP você só compra packs normais pequenos, infelizmente.

Cyberblu disse:
28 de dezembro de 2014 01:08

@Marcos, não é possível comprar cartas no Duel Arena, o sistema de converter cartas deles é quando você tem uma carta e quer trocar ela por dp, e não o contrário.

@Carlos, verdade, nunca tinha pensado nisso, fácil Special Summon e mudança de ATK/DEF. Só faltava algum efeito para proteger eles de destruição xD

@Pedro e @dark signer, ótimas dicas, eu sabia que devia ter escolhido outra decklist para o post, mas tinha tantas que acabei pegando aleatoriamente essa xD

@João, mão boa de Batteryman: Micro-Cell. Brincadeira.

@Alex, erro meu, chequei as rulings e eles de fato fazem alvo. Post corrigido.

Marcos Chaves Ferreira disse:
28 de dezembro de 2014 01:12

Entendi. Que pena, achei que a stamina e os packs caros eram o único 'defeito' do jogo.

Cyberblu disse:
28 de dezembro de 2014 13:07

@Marcos, realmente espero que depois da manutenção do dia 7 de Janeiro a gente tenha algo novo no jogo, tipo uma casa de trocas ou outra coisa que é pedida pelos jogadores a muito tempo.

Solaire disse:
29 de dezembro de 2014 15:59

Cyber... Precisamos duelar no DA...quero enfrentar seu batlin boxer...vou te add hj

Joseph disse:
29 de dezembro de 2014 19:59

só uma coisa. O thunder sea horse não pode adicionar dois Micro-cells, Ele só adiciona level 4.

Cyberblu disse:
29 de dezembro de 2014 21:27

@Solaire, me adiciona lá, mas daí eu tenho que lembrar de mudar o deck porque agora só to de Noble Knight, faz tempo que não uso o Battlin' Boxer.

@Joseph, sério? vou arrumar depois.

Solaire disse:
30 de dezembro de 2014 07:56

@Blu...Tentei mas VC esta com 100 amigos e n dá...se puder tira algum lá e me add... Procura no ranking de match mensal.. demoro noble ta forte... Vou ter q ir de yang zing ou ff pq ate de shaddoll light...tomei surra deles...aquele Merlin e muito cusao..rsrs