29 de novembro de 2014

Carta da Semana #138: Summoner’s Art

Bewd

…E de repente, uma carta que eu nunca tinha visto ganha 3 espaços em vários decks.

SummonersArt

Summoner’s Art
Normal Spell Card
Add 1 Level 5 or higher Normal Monster from your Deck to your hand.




Eae galerinha, como vão? Hoje eu poderia estar falando de uma carta nova do The New Challengers, mas senti que precisava falar desta aqui antes, afinal, o booster citado introduz um novo archetype ao jogo, onde uma das principais cartas de suporte indireto é a Summoner’s Art, a carta dessa semana.

Lançada apenas uma vez no TCG, no booster Tactical Evolution, por muito tempo permaneceu esquecida pelos jogadores. Seu efeito de buscar qualquer monstro Normal de Level 5 ou maior se tornava bastante útil já que tais monstros geralmente não eram usados em um número alto de cópias por deck, afinal ninguém queria comprar algum deles na Draw Phase em uma situação crítica da partida.

Blue-EyesWhiteDragon InstantFusion

Vocês já ouviram falar de jogadores que usavam 3 cópias de Instant Fusion sendo que só possuiam 2 monstros no Extra Deck que podiam ser invocados por ela? Se você não ouviu, então já deve ter ouvido de jogadores que fazem o contrário, 2 cópias de Instant Fusion vs. 3 ou mais cópias de monstros que podem ser invocadas por ela. Na primeira situação, com 3 cópias de Instant Fusion no deck, você tem chance de ter pelo menos uma delas na hora certa em sua mão, enquanto as outras duas ficam enterradas no deck. Você nunca iria usar as 3 cópias no duelo, mas caso acontecesse de vir alguma enquanto você não tem mais alvos no Extra Deck, ela ainda não seria totalmente inútil, já que você poderia setar ela no campo como um blefe ou descartar por um efeito de outra carta como Phoenix Wing Wind Blast.

Dei esse exemplo porque o mesmo acontece com outras cartas na mão de jogadores que montam seu deck estrategicamente. Não estou dizendo que você deve sair por aí adicionando mais cartas do que você poderia ter como alvo, mas que deve estudar e considerar a ideia, pelo menos para essa postagem.

Imagine que você possua apenas 1 Blue-Eyes White Dragon, e nenhum outro monstro normal de Level 5 ou maior no deck. Então você coloca 2 Summoner’s Art para busca-lo. A chance de você ter ele no começo da partida na mão é pequena, mas graças à Summoner’s Art, você pode ter ele na mão mais rapidamente a partir do momento que você puxa essa carta. Tá, mas não seria melhor ter 3 BEWD no deck ao invés de 1 e uma Art? Ok, então considere que você já tenha 3 BEWD e acrescente 3 Summoner’s Art. Não se pode ter 6 cópias da mesma carta no deck, mas com essa combinação você tem o equivalente a isso.

Ou seja, 1 Summoner’s Art equivale a 1 Blue-Eyes White Dragon.

Dei esses exemplos apenas para vocês agora enxergarem essa carta como qualquer outra que possa ser buscada por ela, ao invés de uma simples Spell Card que busca um monstro normal do deck. Podemos prosseguir?

Cyber-TechAlligator Lancephorhynchus DragonHornHunter

Você pode usar a Summoner’s Art para buscar seus monstros fortes que podem ser invocados com apenas 1 tributo, como o próprio Cyber-Tech Alligator (que inclusive aparece na arte dela) que é Level 5 e com 2500 de ATK. Wattaildragon é outro exemplo, moderno por estar presente no Starter Deck desse ano.

Na época que foi lançada, não se tinha ideia que essa mágica seria um dia seria usada para buscar outras mágicas. Estou falando dos Penduluns. Esses monstros que trouxeram um UP para os monstros normais trazem também uma nova utilidade para a Carta da Semana. Monstros de Level 5 ou maior precisam de 1 tributo para serem invocados. Mas não para serem ativados na Pendulum Zone e eventualmente Pendulum Summoned. O que é perfeito para a ocasião.

Vejam pelo Lancephorynchus, por exemplo. Esse cara tem 2500 de ATK por si só, e enquanto na Pendulum Zone, todos os monstros normais que você controla ganham capacidade de infligir dano Piercing ao oponente! Outro exemplo é Dragon Horn Hunter, outra carta Sneak Peek, com 2300 de ATK e que enquanto na Pendulum Zone aumenta o ATK de todos os monstros normais que você controla em 200 e faz com que você não receba dano de batalha os envolvendo.

FoucaultsCannon FlashKnight QliphortScout

Alguma vez já pensou em converter uma Summoner’s Art em uma espécie de Mystical Space Typhoon? Buscando uma Foucault’s Cannon e ativando na Pendulum Zone, durante a End Phase do mesmo turno você pode destruir 1 S/T virada para cima no campo. E lembrando que todos os exemplos de Pendulum que estou dando, podem entrar em campo com o novo tipo de Special Summon.

No final das contas, uma carta que era para buscar apenas monstros normais, acaba buscando por monstros com efeito! E é esse novo detalhe que faz dela uma das “Cartas do Momento” mais marcantes. Se por enquanto com apenas dois boosters de Pendulum ela já está assim, imagina até o final dessa era, onde a tendência é ela ganhar mais cartas buscáveis. Thats the future, beachs!

Recentemente, Reinforcement of the Army (RotA) foi liberada a três, o que sugere um deck que usa monstros Pendulum Warriors. RotA busca qualquer Warrior de Level 4 ou menor do deck, como o Flash Knight, enquanto que Summoner’s Art pode buscar um de Level 5 ou maior, como o Dragon Horn Hunter. Flash Knight pode ser substituído por outro Pendulum Warrior que tenha efeito, mas aí você perde a vantagem de ter um deck focado nos penduluns normais, além de que até agora não existe nenhum Pendulum Warrior que possa substituir o Flash.

Eu já estava me esquecendo do Dragoons of Draconia, o Sneak Peed do próximo booster do TCG. Beast-Warrior, Level 4, e FIRE, o que significa que pode ser buscado por Fire Formation – Tenki. Observe então, nõs temos pelo menos 1 carta que possa buscar todos os penduluns normais que foram citados nesse post. RotA e Tenki só podem buscar monstros de Level 4 ou menor, enquanto a Summoner’s Art pode buscar os de Level maior. Temos que considerar que em breve teremos penduluns de outros tipos buscáveis como Reptile (King of the Feral Imps), Machine (Gear Gigant X, para os Level 4 ou menor) e por aí vai.

E o que falar de um dos decks favoritos para o próximo meta? Qliphort tem um único membro buscável pela Summoner’s Art e outro está a caminho, e mesmo assim ela já está a 3 por deck. Nesse caso é o seguinte: Você busca o Qliphort Scout e ativa ele na Pendulum Zone, com sua Scale 9. Paga 800 pontos de vida e busca outra carta Qli do deck, podendo ser um Qliphort de Scale 1. Pronto, agora você já tem os requisitos para a Pendulum Summon. E lembrando que essa jogada começou com apenas 1 Summoner’s Art.

Algo me faz pensar que algum dia a nossa carta da semana irá entrar para a banlist. E não é por causa dos Qliphorts, porque seria muito mais fácil limitarem o Scout ao invés de uma carta que pode ser útil em outros decks. Digo porque além dos Penduluns serem fortes por si só (é sim),já que são re-invocáveis todo turno do Extra Deck, ela dá vantagem para buscar eles do deck. E temos que contar que você pode buscar um Pendulum com a Scale que está precisando naquele momento. Você ter duas cópias de Summoner’s Art na mão é uma Pendulum Summon instantânea.

MindCrush

Devido a ela (e, não sendo hipócrita, outras cartas do momento), vários jogadores estão optando por usar 3 cópias de Mind Crush no Main Deck, ao invés de Side Deck como alguns meses atrás. Após o oponente usar a Summoner’s Art, ou até mesmo buscar um Pendulum com o efeito do Odd-Eyes Pendulum Dragon, é sábio se usar a Mind Crush por dois motivos: ¹ Você descarta aquela carta da mão do oponente. Penduluns não são enviados ao Extra Deck quando descartados da mão. ² O oponente é forçado a revelar a mão dele, e caso tenha outra cópia daquele Pendulum, ele também é descartado. Olhar a mão do oponente significa prever futuras jogadas que ele fizer, o que é importante quando se está enfrentando o metagame, cujas jogadas geralmente seguem um mesmo raciocínio, tendo mais uma vez o exemplo: Qliphort Scout > Qliphort de Scale 1 > Pendulum Summon > Tribute Summon.

Enfim, acho que falei tudo o que tinha para falar sobre a carta, o post ficou até maior do que eu imaginava, então acho que posso encerrar por aqui. Essa foi a primeira vez que falei sobre os Qliphorts aqui no blog, então se você não entendeu muito bem, em breve vou trazer post de decklists deles para vocês ficarem por dentro.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post e da forma que abordei sobre a carta. Também espero trazer mais posts em breve, incluindo as decklists atualizadas do The New Challengers. Até mais!

Comentários
7 Comentários

7 Comentários:

Guilherme Lerry dos Santos disse:
29 de novembro de 2014 18:53

Se continuarem lançando Pendulum Normal Monsters que nem loucos, e surja monstros extremamente destrutivos com Escalas Absurdas, certamente vai ser banida/limitada.

Deus Hades disse:
29 de novembro de 2014 18:59
Este comentário foi removido pelo autor.
Cyberblu disse:
30 de novembro de 2014 00:28

Foi o que pensei, pois diferente de RotA e Tenki, essa aí pode buscar monstros de Level alto, que em teoria são mais fortes, então dependendo do efeito pendulum dos futuros penduluns normais, ela pode ser um problema sério.

Labyrinth Wall disse:
30 de novembro de 2014 01:11

eu acho que já tive essa porcaria!!

Kymer-Sama disse:
1 de dezembro de 2014 11:10

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, no aguardo para o epi me presenteiam com esse belo post do Blu!!! Alias, sou só eu ou o nº de posts sem ter algo a ver com o epi caíram? Enfim... ótimo post, nem lembrava dela, agora vou montar um Pendulum Normal IRL kkkk vai que funciona né? kkk

Jonas Vagner disse:
1 de dezembro de 2014 17:06

cade o ep??????????

Cyberblu disse:
1 de dezembro de 2014 22:56

@Kymer, realmente caíram, eu não estava conseguindo postar devido a trabalhos finais da faculdade, mas quero ver se volto em breve com outros posts além do CDS.

@Jonas, já saiu :)