26 de setembro de 2014

Carta da Semana #130: Raigeki

Raigeki

Até porque é mais prático do que semi-limitar a Dark Hole!!!

Raigeki

Raigeki
Normal Spell Card
Destroy all monsters your opponent controls.

Sim, o post saiu na sexta-feira!



Banida no TCG desde que a banlist – que bane cartas - existe, Raigeki está de volta e enquanto estou digerindo a lista que será válida a partir de Outubro no TCG, vamos comentar e especular sobre essa carta que a maioria de nós nunca utilizamos ela em um duelo “oficial”. Preparem-se para a nostalgia!

Raigeki no Yu-Gi-Oh! Forbidden MemoriesCerteza que você GANHOU muitas horas jogando esse clássico!

Estou escrevendo esse post 24 horas depois que a lista foi revelada oficialmente pela Konami, então tive um tempinho para pensar no impacto que ela poderá causar. Por hora, vamos falar apenas da mais polêmica de todas.

Vale lembrar que Raigeki teve reprint tanto no Legendary Collection 3 quanto no Legendary Collection 4, onde pôde ser usada em duelos Draft oficiais mesmo estando banida. A partir daí podemos especular que isso contribuiu para a empresa responsável na decisão de tirar a nossa Carta da Semana da lista.

Para quem não conhece, Raigeki tem um efeito simples: Ela destrói todos os monstros que o oponente controla (no campo), enquanto Dark Hole, a sua counterpart, destrói os monstros que os dois jogadores controlam (no campo). E a partir de Outubro, poderemos usar uma cópia de cada uma dela nos nossos decks.

Dark Hole Raigeki
Xupem Heavy Storm e Harpie’s Feather Duster!!

Comecei o post com a frase “Até porque é mais prático do que semi-limitar a Dark Hole!!!” porque podemos ver claramente o motivo que levou a Konami a desbanir a Raigeki ao invés de uma possível semi-limitação da Dark Hole.

Se você acompanha os Top decks pós-Duelist Alliance, incluindo alguns que foram postados aqui no Nexus semanas atrás, deve ter notado um abandono da Dark Hole nos Main Decks. Mesmo assim, ela continuava presente na maioria dos Side Decks, afinal poderia vir a ser útil em um Match após você conhecer o deck do oponente.

O motivo para esse abandono se deve obviamente aos decks atuais, onde destruir as cartas no campo pode dar mais vantagem ao oponente do que para você mesmo. Shaddolls, Burning Abyss e Yang Zings, por exemplo, ativam seus efeitos quando enviados ao cemitério. Satellarknight conseguem se recuperar facilmente no turno seguinte ou no mesmo turno com uma Call of the Haunted. E, apesar de não evidente ainda, Penduluns são uma máquina de “vai e vem” todo turno.

Como Dark Hole geralmente é ativada em um momento do jogo onde você procura tirar vantagem com a destruição dos seus próprios monstros, ou para não ter um prejuízo muito grande, com o campo vazio, as situações em que você aproveitaria ela ao máximo diminuíram em comparação de quando ela foi limitada algum tempo atrás.

Como o circo está prestes a pegar fogo, a aposta da Konami foi limitar a Raigeki, uma versão melhorada de Dark Hole, Lightning Vortex e afins. Contra o Metagame, ela pode ser útil em várias situações, mas em outras o oponente pode simplesmente aproveitar a destruição dos próprios monstros ou se recuperar rapidamente no próximo turno.

Como já citado, Dark Hole tem a vantagem de poder engatilhar o efeito de seus próprios monstros Shaddolls, Burning Abyss e Yang Zing, mas contra tais decks, tanto ela quanto a Raigeki podem decepcionar. Por outro lado, contra decks em andares mais baixos da pirâmide, elas podem ser devastadoras, o que aumenta a força do topo. Ou seja, o circo vai mesmo pegar fogo!

Tanto Dark Hole quanto Raigeki ainda podem salvar duelos inteiros se usadas com sabedoria. Você ativa uma delas, limpa o campo do oponente, ataca com o seu exército de monstros e vence o duelo, não dando chance para o oponente se recuperar. Mas o mesmo pode acontecer contra você. Essas situações podem ser comuns daqui para frente se os jogadores não ficarem atentos a isso, então eu sinto que algumas cartas poderão ser vistas com mais frequência nos duelos:

AntiRaigeki ForbiddenLance StarlightRoad TheHugeRevolutionisOver
Preparem-se que em Outubro eu vou lhes usar!

O primeiro exemplo, Anti Raigeki, não é uma carta tão viável quanto as outras, mas pode ser divertido ver a cara de Poker Face do oponente quando ele ativa Raigeki e os monstros dele são destruídos no lugar. Forbidden Lance ou Forbidden Dress protegem um de seus monstros que seriam destruídos por diminuir o ATK do mesmo. Starlight Road e The Huge Revolution is Over negam a Raigeki, e a primeira pode invocar um Stardust Dragon do deck enquanto que a segunda bane a carta negada.

MagicianofFaith
Raigeki e Magician of Faith, uma história de amor melhor que Crepúsculo!

A vantagem de usar a The Huge Revolution is Over no deck é que o oponente não poderá reciclar a Raigeki com uma Magician of Faith (permitida a 3 no próximo formato), ou utilizar ela do cemitério para qualquer outra coisa, mas em minha opinião acho que ainda vale usar a Starlight Road com um Stadust Dragon no Extra Deck, afinal quase ninguém usa Magician of Faith!

Agora que você já sabe como se livrar do problema da Raigeki de uma forma bem genérica, está na hora de falarmos sobre PREÇO: Provavelmente a nossa Carta da Semana não ganhará reprint no Legendary Collection 5D’s como *cof cof* Glow-Up Bulb, mas é provável que isso aconteça em um futuro Structure Deck (Geargia Rampage ou no próximo).

Enquanto essa hora não chega, vemos gente na internet vendendo ela por mais de 50 reais. Incrível como o preço de uma carta pode mudar da noite para o dia. Assim que começa a missão para tentarmos conseguir uma cópia da Raigeki, ao mesmo tempo que parece ser muito nostálgico.

PotofGreed HeavyStorm Harpie'sFeatherDuster
~de boas aqui esperando a Konami ter mais um treco~

Por último, eu gostaria de saber mais uma vez a opinião de vocês sobre essa a lista de Outubro de 2014, e para os que acham que desbanir Raigeki foi loucura, vote em qual deve ser a próxima “loucura” da Konami nos comentários (ou ignore esse final).


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Até mais!

Comentários
16 Comentários

16 Comentários:

Guilherme Lerry dos Santos disse:
26 de setembro de 2014 17:15

Imagina se Delinquent Duo volta? O choro é livre sauhsauhsahuashu

E de fato, conseguir um Raigeki agora é uma verdadeira quest hahahaha.

Emerson Martins de Deus disse:
26 de setembro de 2014 17:26

Belo post menino azul, mas na minha opinião não foi loucura, como você disse foi mais prático limitar Raigeki do que semi-limitar Dark Hole devido ao descaso que o buraco negro vem sofrendo, isso pelos motivos que você já citou no post. É óbvio que enquanto esse formato durar(ou seja, para sempre huehuehue), Raigeki não será mais o monstro que já foi um dia(mas com isso não quero dizer que ela perdeu sua relevância no jogo), não é como antes que quando você perdia seu campo você dizia "porra, era o meu último Yata-Garasu :/", hoje em dia é mais ou menos "achou que aquilo não era uma Hand? Achou errado huehuehue", porque tudo("tudo") se recicla quando é destruído ou enviado ao cemitério, ou levado do campo(até hoje não consigo aceitar o efeito de saída do Absolute Zero :/), mas é como um amigo(amigo barra comentário que eu li em um grupo '-') disse, a konami se importa mais se a carta vai mudar drasticamente o meta do que se ela vai prejudicar os decks menos bolados(obviamente, a semi-limitação do Gale por exemplo não aconteceria sem antes um estudo se isso faria Blackwing tomar um lugar que não é mais seu). Vou comentar o mesmo que comentei para um cara com que estava discutindo(no bom sentido) sobra a limitação da Raigeki, a destruição em massa de monstros é interessante, mas na sua opinião o que causaria mais abalo(abalo de verdade) no metagame, a liberação de Raigeki(como ocorreu) ou a liberação de Heavy Storm? Obviamente a Heavy Storm, a mudança começaria pelo modo de jogar da player base(quer dizer que você andava setando sua mão toda, né seu safadinho? Faz agora!), pelo menos nesse formato e nos últimos que passaram a zona de spell/traps é mais relevante do que os seus monstros(exceto quando se trata de monstros que controlam o jogo, como Quasar e o Apoq Killer '-'), esse é um dos motivos de Heavy Storm ter sido banida e a Dark Hole te caído em desuso, a Heavy Storm desempenhava um papel mais importante do que a Dark Hole, repor um campo de monstros hoje em dia não é tão difícil, da para fazer no turno seguinte(e até no mesmo, dependendo das suas sets e efeitos de saída), mas repor um campo de defesa formado por suas spell/traps não é tão simples, sem falar que não há cartas de reciclagem de spell/traps eficientes hoje em dia(desculpe Fath, tive que ser sincero :/), quem aqui nunca levou uma Heavy e ficou indefeso até perder o duelo? E quem aqui que use Shaddoll ou um deck de auto reciclagem parecido(como BA) que ficou pouco ligando por perder os monstros? Aposto que muitos, e muitas vezes o oponente mal conseguiu tocar nos seus pontos de vida(adivinha por causa de quem? Traps suas lindas e.e).

===

Lê o comentário por favor, eu sei que é grande, mas eu não sei me expressar com poucas palavras ;-;

Obs1: Espero que tenham entendido onde eu quero chegar(para quem não entendeu, eu quis dizer que mais vale 5 traps no campo, do que 5 monstros :v)
Obs2: Decks que fazem OTK vão ter uma vida mais fácil a partir de Outubro e.e

(Chaos Warrior)Utopia disse:
26 de setembro de 2014 19:24

quando eu vi a lista pela primeira vez, tudo que se falava era da Raigeki, mas pessoas n perceberam que ela n vai ser taum relevante, pode ser util e tudo mais, mas n vai ser taum OP quanto antes, meu primeiro pensamento foi, "temos tantos monstros que n são destruidos por efeito hj em dia", meu segundo pensamento foi, "HEY temos tantos monstros que se beneficiam da ida ao grave" e logo depois conclui que uma raigeki podia ser mais perigosa doq NUNCA, claro, se ela for bem usada pode ser salvadora, mas, muitas cartas também podem e nem por isso são muito usadas... lista normal pra mim e.... ROTA A 3 BEATCHES

Kymer-Sama disse:
26 de setembro de 2014 23:06

(A)ROTA a 3: aeee.... Raigeki a 1: legal, edae? Gorz a 2: (cri cri cri cri) Glow-Up a 1: "FODA-SE"

Basicamente essas foram as reações a lista pela net afora.

Jonathan Gabriel disse:
26 de setembro de 2014 23:33

A próxima loucura da Konami vai ser desbanir a Sinister Serpent heauhaeuahehae (Não, sério. Teve um bom motivo para a konami banir essa carta ?)

Falando sério. Acho que a próxima pode ser um Ring of Destruction. Mas acho que não, ele pode infligir muitos pontos, mas vai que a Konami endoida de vez, né.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
26 de setembro de 2014 23:42

Jonathan, Sinister Serpent é fooder infinito de descarte supremo. Com ela na mão Phoenix Wing Blast, por exemplo, deixa de ter um custo e se torna melhor que compulsory.

Labyrinth Wall disse:
27 de setembro de 2014 00:44

ia ser uma delicia a Sinister Serpent de volta, mas acho muito foda isso acontecer!!

ainda bem que tenho um Raigeki desde o início do ano, já que eu adquiri uma cópia para um torneio zuera que teve onde valiam algumas cartas banidas, eu gosto da carta e com certeza ela terá lugar no Main Deck do meu MPB...Glow Up podia ser dark para eu usar uma cópia dele no meu deck tb!! =/

(Chaos Warrior)Utopia disse:
27 de setembro de 2014 00:45

só quero minha pot of greed de volta cara T_T

(Chaos Warrior)Utopia disse:
27 de setembro de 2014 00:45
Este comentário foi removido pelo autor.
Man El disse:
27 de setembro de 2014 01:04

Melhor do que Sinister Serpent limitada seria Night Assailant semi. Descarte INFINITO, BABY! :O

Cyberblu disse:
27 de setembro de 2014 01:11

@Guilherme, Delinquent Duo seria louco, mas vai que né...

@Emerson, pô cara, eu vejo esses seus comentários-bíblia da até vontade de mandar você fazer post pro blog de novo. Enfim, eu li dessa vez e concordo, traps valem mais do que monstros no formato atual, mas são os monstros que tiram os pontos de vida do oponente (avá).

Cyberblu disse:
27 de setembro de 2014 01:14

@Utopia, acho que todo mundo pensou assim mesmo, no começo foi chocante por ser uma mudança inesperada, mas depois "ah, normal".

@Kymer, sim, mas no caso da Glow-Up, pelo menos deck Sylvan e Quasar podem aproveitar dela.

@Jonathan, Sinister Serpent meio difícil de acontecer por causa do descarte abusivo que já falaram, mas certeza que tem mais mudanças que podem nos surpreender futuramente.

Cyberblu disse:
27 de setembro de 2014 01:15

@Lawall, queria invocar o Beelze com a Glow-Up Bulb né safado. Se tiver uma cópia de Raigeki sobrando eu aceito, obrigado.

@Utopia, Pot of Greed seria um sonho, acho que um dia isso vai acontecer, ou melhor, deve.

@Guilherme, é mesmo, eu curto esse Night Assailant.

Labyrinth Wall disse:
27 de setembro de 2014 05:24

@Blu

é claro, oras!!! xD

malz, mas só tenho uma Raigeki!! =/

Cyberblu disse:
27 de setembro de 2014 20:33

Pior que depois que sair a banlist acho que vou começar a investir no Legend of Blue-Eyes White Dragon no Duel Arena, tanto ela quanto a Dark Hole são Super e eu ainda posso ter sorte de tirar as peças do exodia xD

(Chaos Warrior)Utopia disse:
27 de setembro de 2014 20:46

vcs ainda jogam Duel Arena... ok... nway, nah... banlist foi normal, eu já falei, a proxima banlist CHEIA de mudanças, soh quando um deck começar a ganhar a porra toda