20 de setembro de 2014

Carta da Semana #129: Tyrant’s Temper

Tyrant

É boa? Qual a utilidade dela no formato atual? Ela protege seus monstros de Solemn Warning e Vanity’s Emptiness? Saiba tudo sobre essa carta armadilha que está dando o que falar ultimamente e encontre motivos para te-la por perto!

Tyrant'sTemper

Tyrant’s Temper
Continuous Trap Card
Tribute 1 monster to activate this card. All face-up monsters on the field that you own are unaffected by other Trap Cards.



Ontem eu estava navegando pela internet em busca de uma carta interessante para falar no CDS quando de repente o Bruno Navas, antigo redator do blog, perguntou se a carta Tyrant’s Temper era “tão roubada assim”. De imediato respondi que não sabia, mas depois de algumas horas resolvi dar uma pesquisada na carta e WOW!

Eu sabia que as armadilhas contínuas da série Tyrant necessitam de tributos para serem ativadas e seus efeitos bloqueiam algum tipo de jogada dos jogadores, geralmente impedindo que ela faça invocações de monstros. No caso da Temper, ela protege todos os seus monstros no campo do efeito de outras cartas armadilhas, incluindo as suas, pelo custo de apenas 1 tributo.

Mesmo assim, há aqueles que acham que tributar 1 monstro no próprio campo pode ser muito, descartando o uso da carta no deck deles, mas se você parar para pensar, hoje em dia não é mais um sacrifício tão grande como na época que ela foi lançada, em 2010 no booster Starstrike Blast. E, por ser uma carta Super Rare que nunca ganhou reprint, seu preço é um pouco salgado, em torno de 20 reais.

Tyrant’s Temper é uma armadilha contínua que impede que todos os seus monstros virados para cima sejam afetados pelo efei de cartas armadilhas do oponente, porém ela os protege em todas as situações que você pode imaginar. Vamos ver as Rulings:

NimbleManta SkillDrain ReverseGlasses

1. Tributar um monstro é o custo para ativar Tyrant’s Temper

Isso quer dizer que monstros com efeitos ativados quando enviados do campo ao cemitério por um efeito de carta, como Nimble Manta, não poderão ser ativados.

O custo pode ser alto, mas como é uma carta contínua, compensa pelo tempo que ela pode ficar no campo protegendo seus outros monstros. Você pode tirar vantagem desse tributo em decks Hieratic, suprindo a necessidade de proteção que o deck possui, ou também decks mais antigos que não possuem muitas opções para isso.

2. Ativar múltiplas cópias de Tyrant’s Temper não lhe dará algo extra, mas, se você tiver 2 cópias de Tyrant’s Temper ativadas enquanto Skill Drain estiver em campo, se uma for destruída, a segunda continuará protegendo seus monstros de Skill Drain.

Sendo assim, apenas os efeitos dos monstros do oponente serão negados, ao mesmo tempo que seus monstros não poderão ser afetados por cartas como Compulsory Evacuation Device, Dimensional Prison, Bottomless Trap Hole e Torrential Tribute (neste caso apenas os monstros do oponente serão destruídos por ela, transformando-a carta em uma espécie de Raigeki).

Semana passada vimos alguns decks Yang Zing que usavam Skill Drain, uma vez que seus efeitos geralmente ativam no cemitério, mas pode acontecer de você querer invocar um monstro de Extra Deck, como o próprio Baxia ou um Castel. Nesse momento, ter uma Tyrant’s Temper pode ser glorioso.

Light-Imprisoning Mirror e Shadow-Imprisoning Mirror também podem ser usadas de forma semelhante a Skill Drain, negando apenas o efeito dos monstros do oponente, mas eles ainda vão negar o efeito de seus monstros no cemitério.

3. Qualquer Normal ou Counter Trap que resolver antes Tyrant’s Temper ser ativada continuará aplicar seu efeito.

Exemplo, se o oponente ativar Reverse Glasses antes de você ativar Tyrant’s Temper, seus monstros continuarão sendo afetados pelo efeito de Reverse Glasses até o fim do turno.

A regra diz que qualquer Normal Trap RESOLVIDA antes de você ativar a Tyrant’s Temper ainda terá seu efeito, mas não impede você de ativar ela em RESPOSTA à tal carta. Digamos que você tenha invocado um monstro qualquer e o oponente tenha ativado Torrential Tribute. Você cria uma Chain com a Temper, tributa aquele monstro que seria destruído e ainda protege os demais, tendo uma carta que enquanto estiver virada para cima não deixará que seus monstros no campo sejam afetados por outras armadilhas.

Ela é muito útil para proteger seus monstros de armadilhas Trap Hole, pois as mesmas são Normal Traps. Isso inclui a Time-Space Trap Hole.

DivineWrath BlackHornofHeaven SolemnWarning

4. E se o oponente usar Divine Wrath para negar o efeito de um monstro que você controla enquanto você controlar Tyrant’s Temper, o efeito daquele monstro não será negado e ele não será destruído.

O mesmo vale para qualquer Counter Trap que ative após a Tyrant’s Temper e o monstro alvo estiverem no campo.

5. Tyrant’s Temper não irá proteger seus monstros de cartas que negam a invocação de monstros como Black Horn of Heaven e Solemn Warning.

Pois elas são ativadas quando o monstro está no limbo, negando a invocação deles antes deles entrarem no campo. Cartas que impedem monstros de serem Special Summoned então nem se fala, infelizmente (ou felizmente) Vanity’s Emptiness não será prejudicada pela nossa Carta da Semana.

No caso da Solemn Warning, ela pode proteger seus monstros que já estejam em campo e que tenham um efeito de invocar outros monstros, como Summoner Monk e Lumina, Lightsworn Summoner. Porém, por ser uma Counter Trap, você não pode ativar a Tyrant’s Temper que é uma Countinuous Trap em resposta à Solemn Warning como no caso do Item 3.

Uma das cartas que estão aparecendo bastante nesse formato é Phoenix Wing Wind Blast, comentada no post do LG e vista em algumas decklists aqui no blog, então temos mais um motivo para se usar a Tyrant’s Temper e absorver esse impacto causado pela Trap Line atual.

Enfim galera, Tyrant’s Temper possui inúmeras jogadas que você pode se aproveitar. Na Wikia tem uma página completa sobre essas jogadas, se vocês quiserem dar uma olhada depois clique aqui, pois nesse post eu coloquei apenas as situações que eu acho mais importante para o formato atual, caso contrário o post ficaria gigante.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Comentem aí o que vocês acham da Tyrant’s Temper como alternativa para Main ou Side Deck atualmente. Vocês a usariam em quais decks? Até mais!

Comentários
7 Comentários

7 Comentários:

Carlos Alberto Alberto disse:
20 de setembro de 2014 19:07

Muito bom...ja usei ela antes e realmente quando funciona te da uma vantagem legal mesmo.

Ferris' disse:
20 de setembro de 2014 19:20

Falou de uma das minhas cartas preferidas é uma com um bom uso mas pouca gente conhece.

Cyberblu disse:
21 de setembro de 2014 02:17

@Carlos, eu já tinha visto ela por aí, mas nunca dei tanta importância porcausa do efeito de tributar um monstro. Se a Konami lançasse uma parecida, mas Normal Trap, sem tributar monstro e com efeito que só durasse um turno, certeza que seria usada no lugar (ou até no lugar da Forbidden Lance).

@Ferris, pouca gente conhece mesmo, mas vamos ver se agora ela recebe alguma atenção.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
21 de setembro de 2014 15:37

Tem que usar em deck que cria vantagem com tributo ou nem liga de sacrificar. Um exemplo seria Evoltile com o Najasho pra combar no Special Summon.

Cyberblu disse:
22 de setembro de 2014 00:33

Sim @Guilherme, Hieratic também. Burning Abyss é outro, ativando efeito na End Phase.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
22 de setembro de 2014 10:14

Hieratic é o que mais se beneficia de todos. Burning Abyss come cús no Mirror Match se usar essa carta.

Cyberblu disse:
23 de setembro de 2014 15:59

Exato!