23 de agosto de 2014

Carta da Semana #125: Castel, the Skyblaster Musketeer

PhantomSkyblaster

Eae galerinha, como vão?

CasteltheSkyblasterMusketeer

Castel the Skyblaster Musketeer
RANK 4 / WIND / ATK: 2000 / DEF: 1500
Winged Beast / Xyz / Effect
2 Level 4 monsters
You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 face-up monster on the field; change it to face-down Defense Position. You can detach 2 Xyz Materials from this card, then target 1 other face-up card on the field; shuffle it into the Deck. You can only use 1 "Castel, the Skyblaster Musketeer" effect per turn, and only once that turn.



O booster Duelist Alliance acaba de ser lançado no TCG e então podemos falar das cartas interessantes que a Série 9 irá nos trazer. Sendo talvez o booster mais “colorido” da história, o DUEA inclui monstros Normais, de Efeito, Fusões, Rituais, Synchros, Xyzs, Mágicas, Armadilhas e Penduluns Normais e de Efeito.

MaestroketheSymphonyDjinn LightningChidori

Dentre essa diversidade um monstro Xyz nos chama a atenção: Castel, the Skyblaster Musketeer. Seu efeito nos lembra o já existente Maestroke the Symphony Djinn e também o Lightning Chidori, dois monstros Xyz notáveis da Série 8 e um deles exclusivo para decks WIND como as Harpies, que ganharam o YCS Brazil esse ano.

Então qual é o objetivo de criar um monstro que mescla o efeito de outros dois? Economizar espaço, é claro!

Castel pode uma vez por turno, por remover 1 material Xyz, virar qualquer monstro no campo para baixo em Posição de Defesa, independente de sua posição atual, diferente do Maestroke que só faz isso com monstros do oponente que estejam virados para cima em Posição de Ataque. E por remover 2 materiais, você pode embaralhar outra carta virada para cima no campo ao deck do dono, incluindo Spell ou Trap Cards.

ShaddollFalco ShaddollSquamata ShaddollDragon

Se o deck permitir, ela pode ser ótima com os Shaddolls, que são monstros com efeitos Flip que podem ser reusados com a ajuda do Castel. E futuramente, quando surgir um monstro Shaddoll WIND, pode ser usado como material de fusão para o mesmo.

Sem contar que é uma maneira fácil de enviar os monstros Shaddoll anexados nele ao cemitério para ativarem seus efeitos secundários em Chain (por detachar 2 materiais para o segundo efeito), caso ainda não tenham sido usados naquele turno.

TotemBird MoonDanceRitual

Reparem mais duas coisas: Castel tem 100 pontos de ATK e DEF a mais que a Totem Bird. Além de ambos terem efeitos que são ativados por detachar 2 materiais, também são WIND Winged Beast. O que os faz perfeitos para a carta Moon Dance Ritual, cujo efeito é esse: “Activate this card by targeting 1 WIND Xyz Monster you control that has no Xyz Materials. While that monster is on the field, negate the effects of all face-up monsters on the field. When that monster leaves the field, destroy this card. During the End Phase of the turn this card was activated: Attach this card to that monster as an Xyz Material.”

Ou seja, caso você invoque o Castel e esta carta esteja a disposição, além de poder retornar 1 carta virada para cima no campo para o deck do dono pelo efeito do Castel, pode ativá-la no turno de qualquer jogador para negar o efeito de todos os monstros virados para cima no campo, e anexá-la no Castel na End Phase do mesmo turno para no próximo poder usar o efeito primário dele, coisa que com o Totem Bird não era possível já que seu único efeito precisa remover 2 materiais.

DiamondDireWolf Number101

Já vimos que Castel é praticamente a combinação de duas cartas já existentes, agora vamos comparar ele com outros monstros Xyz semelhantes.

Diamond Dire Wolf tem um efeito de destruição. Você remove 1 material xyz dele e seleciona um monstro Beast, Beast-Warrior ou Winged Beast que você controla e 1 outra carta no campo e destrói a ambas. Geralmente é usada por selecionar ele próprio em seu campo, destruindo-o junto com a outra carta. Já o Castel tira uma carta (virada para cima) do campo sem ser destruída, fazendo o seu uso superar o do Diamond Dire Wolf nesse caso.

Number 101: Silent Honor ARK, um dos monstros RANK 4 mais roubado de todos os tempos, também pode ficar para trás na corrida para decidir quem é o melhor. Não é regra, mas em alguns casos, enviar uma carta ao deck é melhor do que envia-la ao cemitério. Diamond Dire Wolf destrói uma carta e o Number 101 “rouba” um monstro, enviando-a ao cemitério posteriormente. Entretanto, semelhante ao Maestroke o 101 previne a própria destruição por remover um material Xyz, coisa que o Castel é completamente vulnerável.

Vale a pena substituir? Sim e não.

A menos que o seu deck “converse” melhor com o Castel do que com o Maestroke/Wolf/101, a substituição não é muito viável, já que no mundo competitivo muitas vezes a proteção de um monstro vale mais do que seu efeito de tirar cartas do jogo. Porém, a versatilidade da nossa Carta da Semana é útil em várias situações, fazendo com que seja válido colocá-la no Extra Deck, conforme já vimos em vários decks do OCG e aos poucos veremos nos do TCG também.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Curtem, comentem e compartilhem e até mais!

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

alex disse:
23 de agosto de 2014 20:01

agora o combo do Key Beetle com a Safe Zone pode ser parado com um simples rank 4...gostei :3

Guilherme Lerry dos Santos disse:
23 de agosto de 2014 20:09

Totalmente fodelasso esse cara. Mas a grande desvantagem é isso que você falou da vulnerabilidade dele, seria legal se o efeito fosse rápido como do Exciton por que dai valeria muito a pena.

Kirito Norris disse:
23 de agosto de 2014 23:01

Bom post! E esse banner...é o primo mad reloader e do envolved feral imp? Esse sim foi um banner dos "diabos" xD

Cyberblu disse:
23 de agosto de 2014 23:18

@Alex, exatamente isso, tinha até me esquecido de colocar no post.

@Guilherme, sim, a vulnerabilidade acaba com ele, mas mesmo assim é bom ter no deck no lugar que antes era ocupado pelo Maestroke ou Gagaga Cowboy xD

@Kirito, valeu. O banner é do Phantom Skyblaster, bicho feio que foi usado pela Yubel lá na época do GX.

Odd Eyes Dragon disse:
24 de agosto de 2014 16:34

Bom post sir, continue assim...

Quanto a ele, já vi cara usando 2/3 no Extra Deck junto com Exciton e 101. Legal que se o seu deck faz várias invocações xyz no mesmo turno você pode chamar o Castel e o Wolf, usar efeito do Castel para tirar uma carta e usar efeito do Wolf para tirar o Castel e outra carta do campo, podendo usar o Wolf mais uma vez no próximo turno.