5 de julho de 2014

Carta da Semana #118: Goyo Guardian

Vai ter Goyo Guardian sim! E se reclamar em setembro vai ter dois! Vlw flws”

Goyo Guardian
Level 6 / EARTH / ATK: 2800 / DEF: 2000
Warrior / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
When this card destroys an opponent's monster by battle and sends it to the Graveyard, you can Special Summon that monster to your side of the field in face-up Defense Position.



Antes de mais nada gostaria de dizer que eu havia previsto a volta do Goyo Guardian para a banlist de Setembro do ano passado (neste post: Goyo Guardian, Volta ou Não Volta?), mas por algum motivo a Konami esteve esperando um momento melhor para torná-lo limitado novamente.

Goyo Guardian foi lançado juntamente com o Stardust Dragon no primeiro booster da era Synchro, The Duelist Genesis, e já passou pelo status de limitado, mas logo após foi banido (Em Março de 2011, a mesma lista que baniu Cold Wave e Mass Driver e uma após o banimento eterno do Rescue Cat).

Por ser uma carta antiga, ela certamente receberá reprint em breve, no Legendary Collection 5D’s que será lançado em Outubro, então provavelmente Goyo Guardian não mude seu status na próxima banlist que ocorrerá antes. Uma forma de marketing para o novo Legendary Collection? Talvez você deva ler a análise da banlist, feita pelo LG (nesse post: Banlist Julho/2014 – Análise).

Seus 2800 de ATK para um Synchro de Level 6 é algo impressionante, deixando Gaia Knight, the Force of Earth no chinelo. Pior ainda é o seu efeito que permite ao controlador roubar qualquer monstro destruído por ele em batalha, invocando-o ao seu lado do campo virado para cima em Posição de Defesa sem negar seus efeitos. Jogadores que conheceram esse poderoso Synchro em seu auge sabem o quanto ele era temido.

Mas, os tempos mudaram e agora ele tem a chance de brilhar novamente. Não com o mesmo brilho de antes, é claro, mas pelo menos será um bom reforço para vários decks. Synchros de Level 6 genéricos eram até então os mais ausentes, sem nenhum membro significativo que mudasse a estrutura de um deck (Além de Gaia, Powered Inzektron estava sendo usado aos poucos).

No meu post do ano passado, citei Spellbook e Dragon Rulers como motivos para desbanirem o Goyo, mas se você perceber, esses decks caíram praticamente sozinhos e o top de hoje é disputado por uma meia-dúzia de decks como Mermail, Fire Fist, Bujin, Hieratic Ruler, Geargia e Hand Artifact Traptrix, além de algumas surpresas de vez em quando como Evol, Inzektor e Spellbook, então é um momento melhor para Goyo Guardian entrar em ação, já que o Metagame não esta dominado por dois ou três decks, diferente do formato do ano passado.

Number101 

Outro fator que contribuiu para a limitação do Goyo acredito que seja o Number 101: Silent Honors ARK, além do Number 11: Big Eye que já tinha sido citado aqui ano passado. ARK e Big Eye roubam monstros do oponente sem nem atacar, além disso, ARK ainda pode se proteger e possui um novo companheiro a caminho do TCG (Castel the Avian Skyblaster).

Quanto aos 4 archetypes futuros, Yang Zing, Shaddoll, Satellarknight e Qliphoth, Goyo não apresenta nenhuma grande ameaça, já que seus efeitos não funcionam fora do próprio deck e o oponente não terá benefícios caso roube algum membro deles.

E por último, junto com a limitação do Goyo, Mirror Force e Dimensional Prison foram liberadas a 3 para geral, o que deixa a condição de destruir um monstro do oponente em batalha e o envia-lo ao cemitério ainda mais difícil de se cumprir.

A conclusão de tudo isso é que Goyo Guardian volta a se encaixar em qualquer deck que consegue fazê-lo, mas devido ao jogo atual, ele será apenas uma ótima carta para usar em diversas situações, não sendo nenhum grande destaque do próximo formato. Talvez o melhor deck para usar ele no momento seja Sylvan, mas é sempre bom fazer testes para ver se compensa ou não.

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [20]:
[3] Sylvan Hermitree
[3] Sylvan Komushroomo
[3] Sylvan Peaskeeper
[2] Sylvan Marshalleaf
[2] Sylvan Saguequoia
[2] Lonefire Blossom
[1] Sylvan Cherubsprout
[1] Sylvan Princessprout
[1] Copy Plant
[1] Dandylion
[1] Spore
 
Spells [14]:
[3] Mount Sylvania
[3] Miracle Fertilizer
[3] Sylvan Charity
[2] Soul Charge
[2] Super Solar Nutrient
[1] Foolish Burial
 
Traps [6]:
[2] Black Horn of the Heaven
[2] Breakthrought Skill
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Traptrix Trap Hole Nightmare
Extra Deck [6]:
[1] Armades, Keeper of Boundaries
[1] Goyo Guardian
[1] Black Rose Dragon
[1] Crimson Blader
[1] Formula Synchron
[1] Leo, the Keeper of the Sacred Tree
[1] Scrap Dragon
[1] Star Eater
[1] Stardust Dragon
[1] Alsei, the Sylvan High Protector
[1] Orea, the Sylvan High Arbiter
[1] Divine Dragon Knight Felgrand
[1] Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis
[1] Mecha Phantom Beast Dracossack
[1] Number 11: Big Eye
 

Side Deck [15]:
[3] Mystical Space Typhoon
[2] Effect Veiler
[2] Maxx “C”
[2] Xyz Encore
[2] Debunk
[2] Rivalry of Warlords
[1] Ally of Justice Cycle Reader
[1] Straight Flush

Fonte: Alter Reality Games (adaptado),

Citei um deck Sylvan porque no formato atual é o deck Synchro que mais se destaca nos campeonatos, apesar de raramente ficar com uma boa colocação. O deck por ser híbrido pode ser um foco maior tanto em Xyz quanto em Synchro. A lista acima é focada mais em Synchro, então existem boas maneiras de trazer o Goyo Guardian, pelo efeito do Spore ou Copy Plant que podem mudar seus próprios níveis e facilmente ter um resultado 6 com algum Sylvan. Essa lista não usa Kuribandit.


Então é isso galerinha, digam nos comentários o que vocês acharam de terem desbanido o Goyo Guardian e se acham que ele tem chances de futuramente mudar seu status novamente. Até mais!

Comentários
7 Comentários

7 Comentários:

Henrique disse:
5 de julho de 2014 15:28

Baita sacanagem dizer que RULER é ruim nesse formato sendo que é um dos decks com maior presença no formato

Cyberblu disse:
5 de julho de 2014 15:33

O que eu quis dizer é que Ruler e Spellbook não são a mesma coisa que eram no ano passado onde podia 3 de cada ruler e baby.

Henrique disse:
5 de julho de 2014 15:53

O post ficou muito bom e realmente era necessário um Synch 6 que representa a ban list finalmente contribuiu para isso e chegou na hora certa pois pode ser facilmente ofuscado pelo Meta

E Ruler normal é bem mais poderoso que Hieratic Ruler ;D

BRZEXAL disse:
5 de julho de 2014 20:56

Se reclamarem vai ter dois, kkkkkk #rialto. Adorei o desbanimento dele, até porque ele não se mantém tanto no campo como antigamente. Os meus Fableds agradecem o retorno dele :D

Cyberblu disse:
5 de julho de 2014 22:58

@Henrique, realmente, mas na hora de fazer o post sempre esqueço.

@BrZexal, sim depois de tanto ver meme da Dilma dizendo isso da copa fiquei inspirado. Não tinha pensado em Fabled, mas é uma boa sim.

Kirito Norris disse:
6 de julho de 2014 10:42

Eu to enlouquecendo ou ja vi esse post aki no nexus antes?

Sekuela disse:
16 de julho de 2014 02:25

@Henrique RARARARARARARARARARARARARARARARARARARARA