3 de julho de 2014

Banlist Julho/2014 - Análise


Amigos, vamos a mais uma banlist comercial!


A Banlist da Konami foi puro comércio em cima dos seus produtos. Noble Knights of the Round Table e o Legendary Collection 5D's são os fatores determinantes dessa Banlist, e após isso, o Metagame. Sabendo disso, vamos as mudanças:

Obs: Para ver os efeitos de todas as cartas citadas, cliquem em cima delas para amplia-las. 


Banida > Limitada

Resumindo o motivo em 2 palavras: Legendary Collection. Goyo deve ser a estrela do pack com um reprint (Ainda não confirmado) ao lado dos reprints valiosos de Stardust Dragon, Black Rose Dragon e Shooting Quasar Dragon, e provavelmente, Effect Veiler. Motivo da volta dele esclarecido, agora vamos ao impacto dele: É um monstro com efeito que determina duelos, até porque ter um Monster Reborn embutido não é para qualquer um, mas ele é parável. Principalmente no meta que temos hoje: Média alta de armadilhas em cada Main Deck. Eu o vejo como produto de testes e comercial, sai o Legendary, ele vai ser vendido que nem água por se tratar de uma staple e ao mesmo tempo vai ser testado: Se ele prestar, bem, continua, se não prestar, volta para o ban. Simples. E aos que ainda reclamam, vejam que a Banlist dá indícios que o "estrago" dele não vai ser grande: Mirror e Prison a 3. Opções de armadilha para parar o Goyo é o que não faltam.


Ilimitada > Limitada

Era uma mudança muito esperada, até. A dúvida ainda restava por conta da formação do Geargia Hand Combo que colocou o Geargiarmor na reta, mas a armadilha deveria ser a primeira coisa a ser pega. É uma armadilha poderosa, trás do deck e ainda dá condições para que o deck busque mais ainda cartas diretamente do Main Deck, eleva o nível dos monstros a 4 e eles tratam de fazer Gear Gigant X que dá ao deck poder de campo elevado. A partir de agora Geargia fica mais lento e com um swarm bem reduzido, e o uso dessa única cópia fica em xeque, já que os Level 3 pesam bastante no deck ou apenas a única cópia do geargiano sai fora, já que o Mk-II é uma carta interessante dentro do jogo do deck. Justa mudança.


Limitada > Semi-Limitada

É a tendência natural das coisas. Seu efeito já foi poderoso no passado, mas agora não assusta tanto, pois além das boas Spells como Heavy e Reborn estarem fora, os decks não gastam o Slot com ela. Na próxima lista ela deve ser liberada, ou não também, Prophecy ainda é um deck presente no jogo e tudo pode acontecer. Como foi com a Tsukuyomi, ela será testada em cada lista, sendo liberada aos poucos. 


Limitada > Semi-Limitada

Formula é pelo mesmo motivo do Goyo. Vender a Legendary Collection como água, e também fica a esperança de ver Quasar Decks de volta as mesas. Essa mudança faz o LC ser um produto que deve pegar todos os duelistas, do 4fun ao Metagame, já que ainda existem uma gama de pessoas que começam jogando ou ainda jogam pela diversão que é o Synchron Quasar. Mudança bem interessante.


Limitada > Semi-Limitada

A mudança mais pesada e polêmica da lista. Essa mudança determina uma coisa, na minha opinião: Teremos a presença de Noble Knights no metagame. De alguma forma a semi-limitação da RoTa indica isso, o deck terá um search maior e com a chegada do Merlin, que deve ser mais um searcher ao deck, ele fica mais poderoso a ponto de figurar no tier 1 e assim vender bastante a Noble Knights of the Round Table, um produto TCG-Only que trará os Noble Knights juntos. Mesmo assim, o deck é caro e isso será um empecilho para alguns. De qualquer forma, o mais me deixa assustado são os decks que seguem a onda dessas mudanças e eu destaco dois: Tellarknights e HEROES. Um estará presente brevemente no TCG com um SD exclusivo para eles (Mais um motivo: Vender mais um produto) e o outro estará presente mais a frente, mas ambos podem pegar RoTa a 2 e isso preocupa, já que HEROES aparecem com mais um search (E numa era com Mask Change, onde chegar nas fusões desejadas pode ser mais fácil, já que pode buscar o Hero do atributo que quiser e mudar o jogo), enquanto Tellarknights, que dominam no OCG com apenas 1 RoTa, podem dar trabalho no TCG. 


Semi-Limitadas > Ilimitadas

Num meta de armadilhas e mais armadilhas, essas cartas serem liberadas eu realmente não esperava. Mesmo com a Mirror nos seus altos e baixos, não esperava uma mudança nela. Mas essa mudança vem para "tentar" cobrir a mudança do Goyo, já que agora temos duas trincas de staples para pará-lo. E também vem para mostrar a tendência que cartas que só são ativadas na Battle Phase são cada vez menos usadas ou substituídas por aquelas que podem ser ativadas numa maior variedade de momentos, já que Prison continua na maioria de Main Decks graças a sua habilidade de banir um monstro e banir ainda é um método eficazde proteção nesse Metagame do TCG.

___________________________________________

Lá se vai mais uma Banlist no TCG e essa entrará em vigor a partir do dia 14 de julho! Mais alguma coisa a adicionar aos comentários de cada mudança? Forte abraço o/

Comentários
15 Comentários

15 Comentários:

Kymer-Sama disse:
3 de julho de 2014 15:58

#PENDULUSFUDIDOSANTESDOLANÇAMENTONOTCG

Higor Melo disse:
3 de julho de 2014 16:03

o bom é que goyo nao vai afetar os pendulums ^^

Guilherme Lerry dos Santos disse:
3 de julho de 2014 16:13

aussaus RotA sahusahuuhuashuahuasu zuerona essa Konami, vish

Hitsusen Trinisete disse:
3 de julho de 2014 16:15

ROTA é mais porque os Nuttelaknights não terão o bastão e a cadeirinha no TCG.
5D's Legendary Collection(Outubro) ainda terá uma mudança de Banlist(Setembro cabuloso) antes do lançamento, o mesmo pro Box Set dos NK (Novembro). Hero's Strike só pra ano que vem.

Essa lista é quase irrelevante pois quando Shaddolls sairem no TCG eles dominaram tudo mesmo. Porém Curti demais ter o Goyo de volta só ele e o Brionac que prestam de lvl6 Synchro.

Cyberblu disse:
3 de julho de 2014 16:22

Banlist foda.

Legendary Collection só vem em Outubro, depois de outra lista, o que prova que Formula Synchron e Goyo Guardian devem continuar como estão. E eu aposto que na próxima Dark Strike Fighter será limitado caso o Goyo não cause tanta polêmica, já que seu efeito sofreu Errata e agora só pode ser ativado na Main Phase 1 e só uma vez por turno (Ta atualizado na Database da Konami do TCG, mas continua banido).

LG disse:
3 de julho de 2014 16:22

Eu ia falar disso no próximo post, setembro, produtos e suas datas de lançamento, shaddoll chegando e etc, mas vcs se adiantaram. Ok D:

Aldair Farias disse:
3 de julho de 2014 16:48

Minha NOSSAAAAA!!! Essas mudanças trarão uma significativa transformação nos duelos atuais (4fun e MetaGame), já que serão lançados várias coleções com reprints baratos (assim espero - "uhu black rose!!!). Por fim, basta esperar pra ver no que vai dar!
Obrigado.

Aldair Hatake

Emerson Martins de Deus disse:
3 de julho de 2014 17:46

É, foi uma lista legal, me chamaram a atenção o Goyo, Formula e a ROTA, assim como citado pelo LG, ROTA é a mais polêmica, Stellarknight vem vindo e tal, vai ser interessante.

Mas uma coisa a adicionar, não no seu post LG, mas eu tenho reparado no OCG um maior domínio de tops Stellarknight e não Shaddoll, contrariando assim a "força" dos decks, pelo menos na cabeça das pessoas, mas vamos ver se isso leva alguma continuidade por aqui que é um "pouco" diferente de lá, eles não terão os Star Seraph, mas deve-se lembrar que os Shaddoll também vão sofrer do mesmo mal, muitas builds Shaddoll do OCG também usam eles, mas enfim, eu estou ansioso mesmo é para o lançamento do Duelist Allience, pois é aí que eu vejo se a banlist afetou muito a chegada das cartas de lá, claro que não vai ser nada extravagante, mas enfim, vai ser interessante.

Enzzo Sato disse:
3 de julho de 2014 18:15

Gostei da banlist, só senti falta do (apelão) Trishula ._.

Parabéns pelo post! Não havia pensado nesse lado "comercial" da lista, e você o mostrou muito bem!

Cyberblu disse:
3 de julho de 2014 18:32

@Enzzo, quem sabe ano que vem Trishula volte, acho difícil agora, mas o jogo pode e vai mudar constantemente.

Eric Luiz disse:
3 de julho de 2014 19:29

agora com semi-limitação da RoTa vai ser divertido jogar com heroic

(Chaos Warrior)Utopia disse:
3 de julho de 2014 20:18

Veash, duas RoTA vai ser otimo pro meu Heroic, Adcionar o Blades ou um heroic para ativar o blades vai ser otimo, IRL ela vai acelerar trazendo Extra sword's ou Double Lance's, mas ainda eh mais facil rodar Heroic no OCG (e isso me deixa mei triste como fã do AT)sem contar o fator dos Tellarknight, que vaum sair aqui com um poder de busca melhor, porém sem o Star Seraph, oq devo admitir, me deixa ateh alegre, pq assim poderemos ver novas variações do deck, n quero nem tocar no assunto NK... detesto eles, mas algo me diz que vaum ficar poderosos (saudades epoca em que eles eram mais um daqueles Decks 4FUN) soo... lets wait and se, provavelmente o meta vai ser dominado por tellarknight e shaddoll quando sairem no alliance e talz acho ainda que Yang Zing terá uma fatia desse meta tbm, mas se alguem puder me esclarecer algo, quando sai o Alliance no TCG que eu esqueci? e quando revelam as WP e OCG Imports dele?

Carlos Alberto Alberto disse:
4 de julho de 2014 09:31

Verdade...tbm curto muito heroic challengers mas sem o blades e o halberd é sacanagem

KantosRs disse:
4 de julho de 2014 13:45

ROTA é o mais polemico, ate pq Goyo não é mais tudo isso. Goyo é synchro e deck synchro gasta muito a mão para fazer um OTK e não tem tantas cartas de controle como o Xyz.
Depois q passar a euforia desse pessoal ai vcs vão ver q o negocio foi dar mais uma ROTA e o resto das cartas é so para encher linguiça mnesmo.

Cyberblu disse:
4 de julho de 2014 15:46

Adivinhem qual é a Carta dessa Semana.