7 de junho de 2014

Carta da Semana #114: Evo-Singularity

A semana estava bem parada, até que um deck Evol puro ganhou um torneio.

Evo-Singularity

Evo-Singularity
Normal Trap Card
Target 1 "Evoltile" monster and 1 "Evolsaur" monster in your Graveyard; Special Summon 1 "Evolzar" Xyz Monster from your Extra Deck, and if you do, attach those monsters to it as Xyz Materials.



EvoltileWestlo  EvolsaurSolda

Uma carta de suporte para os Evol, lançada no Primal Origin. Para você ter uma ideia, os Evol foram lançados primeiramente no Photon Shockwave, três anos atrás. O archetype nasce do princípio da evolução, onde um réptil se torna um dinossauro e que por sua vez se torna um dragão, e por isso ele é dividido em 3 sub-archetypes: Evoltile (Evol + Reptile), Evolsaur (Evol + Dinosaur) e Evolzar (Zar vem de kaiser, que é o nome deles no OCG e significa imperador/soberano, indicando que é o último estágio de evolução). Todos os monstros Evol são do atributo FIRE.

Quem acompanhou o início da era Xyz pós-Photon Shockwave sabe o sucesso que os Evol(zar) tiveram no deck Dino Rabbit, que consistia em trazer dois dinossauros de Level 4 normais do deck pelo efeito do Rescue Rabbit para invocar Laggia e Dolkka, que vocês vão conhecer a seguir.

EvolzarLaggia EvolzarDolkka

Laggia é uma Solemn Judgment com asas, seu efeito pode negar a ativação de qualquer Spell, Trap ou invocação de monstro pelo custo de dois materiais xyz. Já Dolkka, nega apenas efeitos de monstros por remover um material xyz. Ter os dois ao mesmo tempo no campo é a mesma coisa que obrigar o oponente jogar fora suas cartas, o que dependendo da situação pode sair muito caro.

A maioria dos Evol são inúteis em um deck competitivo, então não vimos muitos decks deles puro que venceram torneios ao longo desses três anos, mas mesmo assim enfrenta-los pode ser um pouco chato, por conta de seus bosses xyz.

Com a Evo-Singularity, a coisa muda bastante. Com ela, você não precisa se preocupar em ter dois Evolsaur de Level 4 ou 6 no campo para invocar os bosses, e pode fazer isso com eles diretamente do seu cemitério. É uma carta armadilha sem custo algum, podendo ser ativada até mesmo durante o turno do oponente para trazer aquele Evolzar maroto e bloquear as jogadas seguintes do oponente.

Para provar que a nossa Carta da Semana superou as nossas expectativas, segue abaixo a tão comentada decklist que pegou primeiríssimo lugar no regional de Toronto essa semana (não, Toronto não fica no Japão).

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [15]:
[3] Evolsaur Vulcano
[3] Evoltile Najasho
[3] Evoltile Westlo
[2] Evolsaur Cerato
[2] Evolsaur Diplo
[1] Evoltile Lagosucho
[1] Blaster, Dragon Ruler of Infernos
 
Spells [18]:
[3] Evo-Diversity
[3] Evo-Force
[3] Pot of Duality
[3] Mystical Space Typhoon
[2] Enemy Controller
[2] Forbidden Lance
[1] Book of Moon
[1] Soul Charge
 
Traps [7]:
[3] Evo-Singularity
[2] Breakthrough Skill
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Solemn Warning
Extra Deck [15]:
[3] Evolzar Laggia
[2] Evolzar Dolkka
[2] Number 101: Silent Honors ARK
[1] Evolzar Solda
[1] Abyss Dweller
[1] Brotherhood of the Fire Fist – Lion Emperor
[1] Daigusto Emeral
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Ghostrick Alucard
[1] King of the Feral Imps
[1] Number 80: Rhapsody inf Berserk

Side Deck [15]:
[2] D.D. Crow
[2] Effect Veiler
[2] Fossil Dyna Pachycephalo
[2] Needle Ceiling
[2] Wiretap
[1] Dimensional Fissure
[1] Nobleman of Crossout
[1] Twister
[1] Prohibition

Fonte: Alter Reality Games;
Autor: Hanko Chow;

A estratégia do deck é bastante simples: Evoltiles invocam Evolaur Vulcano, que pelo seu efeito revive um Evolsaur do cemitério, já tendo dois nível 4 no campo e usando ambos para invocar Laggia, Dolkka ou outro xyz de Rank 4 que esteja precisando no momento. Tributando Najasho com uma Evo-Force, invoca dois Evolsaur do deck, mas ele também pode ser tributado pela Enemy Controller, invocando um Evolsaur e pegando um monstro do oponente emprestado até o final do turno.

O deck possui uma força esmagadora contra Spell e Traps, já que Evolsaur Diplo destrói uma do oponente quando ele é invocado pelo efeito de um monstro Evoltile. Blaster também ajuda a destruir cartas indesejadas e a enviar monstros ao cemitério para serem usados pela Evo-Singularity, que é a estrela do deck.

Destaque para o Lion Emperor que retorna o Blaster do cemitério para a mão sem precisar banir os Evol, e para o Number 80, que também tem sido bastante usado ultimamente, e ele equipado em um Laggia/Dolkka é mais problema para o oponente.

Boa parte do Extra Deck e do Side Deck são para combater decks meta, e foi graças a isso que Hanko Chow (nome legalzinho) ficou merecidamente em primeiro lugar no regional de Toronto e merece ser reconhecido aqui no blog.


Então é isso galerianh, e claro que o post não poderia encerrar sem uma reflexão do Dinossauro Pensador. Comentem e curtam o post para semana que vem ter mais um. Até mais!

Comentários
11 Comentários

11 Comentários:

Carlos Alberto Alberto disse:
7 de junho de 2014 13:39

Legal...deck diferente vencendo isso torna o jogo divertido

Anônimo disse:
7 de junho de 2014 14:58

pensei que nunca mais ia ter post

Anônimo disse:
7 de junho de 2014 16:54

PQP, a carta Nobleman of Crossout é antiga pra CARAMBA!!!! É um ótimo side contra Shaddolls rsrsrsrssrs

dragonlord disse:
7 de junho de 2014 17:39

Bom post como sempre blu, essa carta aí é muito boa mesmo para os Evol, levantou o archetype igual estão fazendo com outros ultimamente, incluindo Naturia xD

Anônimo disse:
7 de junho de 2014 23:29

Essa Decklist dele ta bem feia...

Anônimo disse:
8 de junho de 2014 00:44

discordo do cara acima, eu achei a decklist impecável

Naomé disse:
8 de junho de 2014 21:07

Oi sou novo no blog e queria saber qual foi o primeiro Carta da Semana a ser postado e se tem chance de vocês fazerem um remake dele para relembrar os velhos tempos

Cyberblu disse:
8 de junho de 2014 21:37

Valeu pelos comentários galera, a decklist é diferente de tudo o que já vimos antes, mas funciona de sua forma.

@Naomé, o primeiro Carta da Semana foi o Mystic Tomato (nem lembrava mais), então acho que não daria para fazer um remake, mas podemos falar de cartas que já estiveram no CDS antes, como foi o caso do Penguin Soldier que apareceu duas vezes.

Cyberblu disse:
8 de junho de 2014 21:38

@Dragonlord, Não vejo a hora de testar esse suporte Naturia para ver se compensa usar. O ruim é que também tem monstros Rock-type no archetype, o que dificulta um deck focado apenas nos Plant e Insect.

Anônimo disse:
8 de junho de 2014 23:39

mas que interessante reação

Cyberblu disse:
9 de junho de 2014 19:08

^ haha