8 de maio de 2014

Você sabe usar uma MST?

mst

Mystical Space Typhoon é uma das cartas mais mal usadas do jogo e sim, ela ganha jogos. 



A grande função desse post é conscientizar os jogadores sobre como a Typhoon é importante pro cenário atual do jogo, e também, mostrar como a jogam de maneira incorreta. Vou expor situações comuns de jogo em que o uso dela no tempo certo pode ser fatal para o oponente. Isso tudo envolve uma coisa chamado timing de ativação, que é crucial em todo o duelo.

Quick-Play Spell Card
Efeito: Target 1 Spell/Trap Card on the field; destroy that target.

A ativação em um momento errado de uma carta já lhe custaram muitos duelos, não? Com a Typhoon não é muito diferente. Ela é uma das cartas mais importantes no jogo pós-ban da Heavy Storm e certamente deve ser usada a três em qualquer deck. Porém, antes de começar a falar do uso correto da carta em si, vamos conhecê-la mais, para maior entendimento das questões levantadas a seguir na postagem, no quesito Rulings, levanto duas regras importantíssimas: 

Field
1. Você é um Heraldic Beast Player e usa a nova Field Spell Card deles, Heraldry Augmentation. E você está enfrentando um jogador que usa um deck Scrap, que por sua vez também tem uma nova Field Spell Card, Scrap Factory. Imaginem a situação: É o turno do seu oponente e você tem no seu campo sua field ativada e o Number 18: Heraldic Progenitor Plain-Coat em modo de defesa e uma MST virada para baixo. Seu oponente compra Scrap Factory e logo a ativa em campo, logo, a outra Field Spell Card ativada será destruída para a entrada dessa nova. Porém, há uma nova regra que permite que você, se tiver com sua MST setada, use-a em chain a ativação da mágica e a destrua sem que seu campo seja destruído, pois a ativação do outro campo ainda não resolveu em campo, não destruindo a Field Spell Card que estava em campo anteriormente. Ou seja, o seu oponente ativa a Scrap Factory, e você usa sua MST setada em chain a ativação do campo para destruir esse campo e ainda deixar sua Augmentation intacta lá no campo.

2. Puxando esse exemplo para outro caso, temos um mais clássico: Fire Formation - Tenki. O que Field Spell Cards e Continuous Trap/Spell Cards têm em comum? Elas têm de estar em campo obrigatoriamente no momento da resolução dos efeitos delas, caso contrário, nada do efeito resolver. Ou seja, você tem uma MST virada para baixo e seu oponente ativa Tenki: Boom! MST em chain a Tenki a destrói sem deixar que ela busque um monstro no deck. E isso vale para outras Key Cards do jogo que vamos ver mais a frente.

_______________________________________

O conceito de "MST Cega".

MST Cega ocorre quando você seta sua MST e no turno seguinte seu oponente ativa a MST dele e alveja a sua, e você, sem saída, é obrigado a ativá-la para destruir qualquer alvo do campo dele, sem leitura nenhuma de jogo, ou se não houver alvos, apenas enviá-la ao cemitério. Ou seja, é uma situação que não lhe rende vantagem alguma. Porém, essa MST Cega pode ser muito bem usada em alguns casos específicos, mas que você terá que prever a jogada do oponente, o que é muito difícil. Esses casos tem em comum a necessidade de um monstro de efeito "When" em seu texto, para que esse efeito seja Trigger (O disparo) para a MST. Exemplo:

Situação: Mirror Match de Mermail. Você, por causa de um search há 1/2 turnos atrás, sabe que seu oponente tem um Atlantean Marksman em campo, enquanto você só tem apenas 1 carta setada, uma MST setada desde o seu turno anterior. Por causa de um Marksman seu no turno anterior, seu oponente foi obrigado a ativar uma Fiendish Chain dele e como o monstro alvejado foi um Mermail Abysspike que depois fora usado para Xyz do Bahamut Shark, ela continuara em campo. Seu oponente ativa uma Abyss-Sphere. Saiba que você, como jogador nato de MSTs, tem duas opções se você está prevendo que é uma Mermail Abysslinde ou um Mermail Abysspike/Abyssturge vindo:

1. Dar MST em chain a ativação da Sphere e fim de papo.
2. Esperar seu oponente invocar a Linde/Pike/Turge, e no caso da Pike e Turge tombarem um Marksman, alvejando sua MST, disparando seus efeitos em CL1,  Turge ou Pike são disparados logo depois do custo (Descarte do Marksman) em CL2, e você ativa MST alvejando a Fiendish Chain em CL3, se for Linde, você terá de esperar a Sphere ser destruída para que a Linde também seja, e seu efeito disparará em CL1, e você usará sua MST logo em seguida em CL2 alvejando a F.Chain. Nas duas possibilidades: Turge, Pike e Linde perderam seus tempos, pois invés deles, a MST resolveu por último na Chain invés dos efeitos deles, que por sua vez são "When", que precisa ser a última coisa a ser resolvida na Chain.

Qual caso escolher? Depende. No primeiro caso você simplifica tudo e eles continuam no deck, o que o colocam em condições de serem buscados posteriormente por seachers do deck, como outra Sphere e o Teus. No segundo caso você faz seu oponente gastar um Marksman a toa da mão alvejando sua única MST ou a única Linde do deck, mas você tem que analisar o tempo do jogo também, se aquele(s) monstro(s) pode(m) ser usados para um Tidal depois.

Resumindo: Você pode, e deve, usar sua MST em chain a efeitos "When" alvejando cartas contínuas ou cartas setadas para que esses monstros percam o tempo de ativação. Se ela estiver setada, como no caso do Marksman acima, ela deixa de ser uma MST Cega para uma MST Consciente, em que você leu o jogo e a usou da maneira correta, porém, isso tudo se deu a partir de uma leitura do jogo e da situação que ele se encontrava. 
_______________________________________

Um modo didático de como proceder com a MST em mãos, é pensar no que fazer quando abrir com ela. E os usos se diferenciam quando se é o primeiro ou o segundo jogador:

Primeiro Jogador: Antigamente era bem comum você abrir com Heavy e MST juntas e fazer o pequeno laço (Vou falar sobre eles ainda no blog) com o oponente sentando a MST e a armadilha, fazendo ele pensar que você não tem Heavy por setar duas sets. Você passa o turno, ele seta 3 ou 4 cartas e você varre o campo dando um minus gigante nele. Agora, sem Heavy Storm, o ideal é você guardar a MST em mãos, setar MST no seu primeiro turno aumenta o risco de uma MST Cega da sua parte e ao mesmo tempo diminui a probabilidade dessa MST que poderia ser Cega, virar uma MST Consciente. Ler o jogo, esperar seu oponente usar aquela Warning em um StandAlone seu que quebre o deck dele, como TKRO, oferecer a ativação do efeito do seu monstro para uma Fiendish Chain dele, onde MST entra destruindo-a diretamente da mão, inesperadamente, é muito mais eficaz. Não é somente setar pois seu oponente vai setar cartas no outro turno e você irá destruí-las sem ele poder ativar. Depende muito do deck que você jogue contra, sua montagem, seu número de armadilhas, se dentre essas armadilhas, e até citando Mágicas Contínuas, há alguma que você poderá usar MST contra numa oportunidade mais crucial ou inesperada. Você que define quando é o tempo que sua MST deve ser aplicada, não a posição/situação do campo.

Segundo Jogador: Em questão de ser o segundo a jogar, é mais complicado, pois você encara um campo montado. E esse campo montado de cartas setadas, você não sabe se elas são para conter uma invocação, um ataque ou até mesmo uma MST setada esperando alguma carta setada sua. Por isso o conselho que dou é: ESPERE. Encare de forma consciente essas Backrows, analise-as, estude-as. Ele setou 4 armadilhas? Ok, espere ele usar 2 delas, force a ativação, dificilmente ele setará mais, espere o turno certo em que apenas ele deixa 1 ou 2 cartas setadas e a partir de uma leitura de jogo onde você sabe quais cartas ele já usou (Cemitério), quais situações ele poderia usar aquela setada e não usou (Campo), e quais cartas esperar do deck, use a MST para limpar a backrow certa e ter controle do jogo. Não se afobe com uma MST na mão, use-a por um motivo consciente. 
_______________________________________

Durante uma Match

Esse tópico agora vem para conscientizar de como usar uma MST diante dos Games 2 e 3, onde o Side Deck entra no jogo. Existem milhares de cartas de Side Deck, onde a maioria delas, dependendo do deck que você usa, são contínuas. Light/Shadow-Imprisoning Mirror, DNA Surgery, Imperial Iron Wall, Messenger of Piece, Macro Cosmos, Dimensional Fissure, Skill Drain, Soul Drain são cartas que figuram em quase 100% dos Side Decks hoje. Então, o uso de MST fica mais determinante ainda. Por exemplo, eu joguei de Hunder contra Harpie em um torneio online e a situação era a seguinte:


Eu havia ganhado o Game 1, então ele começaria o Game 2. Como Hunder é um deck que é baseado em monstros LIGHT, LIM é uma carta certa de vim do Side pro Main Deck. No seu primeiro turno ele invocou Harpie Queen e setou 4 CARTAS. Eu abri com MST, Mahunder, Pahunder, Bottomless Trap Hole, Solemn Warning e Recycling Batteries. Não me desesperei. Apenas comecei fazendo meu jogo: Invoquei Mahunder normalmente e fui recebido com uma LIM como resposta. Imaginem se eu tivesse usado a MST antes? Como eu tinha a MST guardada, use-a em chain a ativação e ela foi destruída. Ativei o efeito do Mahunder e ele trouxe Pahunder que deu origem ao Constellar Omega. Um movimento que foi perfeito graças ao uso correto da MST. 


Onde eu quero chegar é: O uso da MST nos Games 2 e 3 são muito mais cruciais. Você lida com mais cartas contínuas que se entrarem no jogo, são mais mortais que armadilhas comumente usadas, então, vale você guardar sua MST para uma LIM, SIM, Macro Cosmos e etc. Espere-as um tempo, mas nunca perca a chance de sempre controlar o campo graças a uma destruição da MST naquele "turno certo". 

_______________________________________

Pois bem, essas são as lições que mais vejo as pessoas errarem quando tem uma MST em mãos, vocês tem mais algum caso a ser citado? Ou algum outro caso que vocês passaram e agora veio a mente? Qualquer dúvida relacionado a MST os comentários estão abertos a debate. E esqueçam a ideia que MST NEGA. MST NÃO NEGA. Espero que o artigo os ajudem competitivamente, que as ideias postas aqui tenham sido bem claras, e um grande abraço. o/

Comentários
23 Comentários

23 Comentários:

Apo(O mito em pessoa) disse:
8 de maio de 2014 10:13

MST na MST = CAOS GUERRA! Levar double em duas boas traps = Poker Face ou Rage Quit. Tenho uma duvida a tirar de alguns caras do DN: MST nega Dark Hole, Monster Reborn, Torrential Tribute, Normal Summon, Special Summon, Efeito? RUE RUE. Bom post LGay(lulu) kenga <3.

caçador disse:
8 de maio de 2014 11:38

mas que eu saiba agora é possível ter dois campos ao mesmo temo

Anônimo disse:
8 de maio de 2014 11:46

MST nega tudo, ao ativar, as mulheres chegam a abortar, os carros deixam de funcionar e o mundo explode.

Aldair Hatake disse:
8 de maio de 2014 11:47

Excelente post!!! Parabéns!
Eu particularmente uso 2 MST, e lendo o post agora, vou repensar muuuuuuuuuito a partir de agora... Tipo colocar mais uma, e quando ativá-las...
Só mais uma coisa: repetindo o que o colega escreveu antes "MST nega Dark Hole, Monster Reborn, Torrential Tribute, ..., Efeito?"
Obrigado.

Apocalipse(O mito em pessoa) disse:
8 de maio de 2014 11:49

@Caçador essa regra vale para o OCG.

TheBestCombos disse:
8 de maio de 2014 12:30

MST é a melhor carta do yugioh pq nega tudo, eff de monstro, trap, spell, mão,grave etc... USDHAUDHAUdhuhd

Ponponko disse:
8 de maio de 2014 12:48

Eu nao guardo mst contra nenhum deck, tirando fire fist. negocio e dar mst cega no g1 e acertar uma warning

Anônimo disse:
8 de maio de 2014 14:34

MST nega sua propriedade e rouba sua terra -q

LG disse:
8 de maio de 2014 14:37

@Netz: Tu sabe que a probabilidade disso rolar é 1 em 1 milhão né? Eu prezo mais o uso consciente, é mais mt mais eficaz.

@Apo: Bem, eu dificilmente quando abro com 2 mst e tem 2 sets eu dou as msts nas sets. Se eu tiver mão para dominar o campo de modo que eu não o perca facilmente, de boa. Se não, estudo o campo.

Carlos Alberto Alberto disse:
8 de maio de 2014 14:45

Belo post! Um dos melhores ate agora. Detalhe: mst nega ate exodia!!! Kkkk

xkeyscore disse:
8 de maio de 2014 15:10

não gente, MST não nega efeitos, ela destrói.
E sim, há diferença entre destruir a S/T e negar a S/T. Os únicos casos em que MST pode negar um efeito é quando usada contra cartas de efeito contínuo (por isso pode ser usada em chain contra tenki) e fields. Quer negar um S/T? Usa Dark Bribe. Que negar T? Seven Tools, Wiretap, Trap Stun, Royal Decree...

tenham isso sempre em mente. Porque podem ter certeza que vocês vão passar por noobs se usarem uma MST numa solemn ativada, por exemplo.

E sobre o artigo: com a chegada dos artifacts, MST vai perder muita força. Eu já nem uso mais no Main. Uso no Side pro G2 e G3. É uma carta boa sim, mas seu uso precisa ser repensado.

xkeyscore disse:
8 de maio de 2014 15:12

porra, cês tavam trollando e eu fui na fé. hahahahahaha

LG disse:
8 de maio de 2014 15:19

Então, Xkeyscore, eu vou falar sobre essa ideia em alguns posts daqui pra frente. Fique tranquilo. :D

Guilherme Lerry dos Santos disse:
8 de maio de 2014 16:24

Dá pra fazer disso um quadro recorrente do Nexus. De rulings e exclarecimento de uma carta solo.

LG disse:
8 de maio de 2014 17:30

Já tem, é o rulings for everybody. Vou ver se volto c ele.

Apomito disse:
8 de maio de 2014 17:45

@xkeyscore: porra, cês tavam trollando e eu fui na fé. RISOS ETERNOS ~

Machine King disse:
8 de maio de 2014 23:14

ótimo artigo, mas só eu achei a parte dos Mermail meio confusa?

Não tem como dar missing time em Pike/Turge com MST....Isso só ocorreria se eles fossem invocados no meio de uma corrente. Só.

Labyrinth Wall disse:
9 de maio de 2014 00:26

caramba, esse post esclareceu realmente o porque eu parei de usar MST em Main Deck, porque estava sendo uma carta que não estava me ajudando muito!! Esse post mostra que a razão disso era porque eu a usava muito mal!! D=

ótimo post Master LG!! =)

Anônimo disse:
9 de maio de 2014 12:42

...tenso memo,tudo quanto é exemplo existente de tufão tem q ter a merda da tenki no meio.
O GENTEEEE,VÊ SE ESQUECE DA TENKI CARAMBÂAAAAA.
DUVIDA:
O tornado de pó tbm se aplica a mesma regra do tufao?????

Anônimo disse:
9 de maio de 2014 14:50

Gostoso é vc ativar o MST na trap setada e a bendita trap é a Dark Bribe e o cara com medo de ser negato em chain ativa a carta, resolve, destroi e o cara da MST ganha 1 carta..

xkeyscore disse:
10 de maio de 2014 03:10

http://www.ygorganization.com/korean-ocg-prio-korean-world-premieres/#more-5914

Yamato + Earth Shattering = <3

xkeyscore disse:
10 de maio de 2014 12:12

Susanowo*

Tiago Cosme disse:
11 de maio de 2014 21:31

O Machine King está certo. A aplicação no caso dos Mermails foi incorreta. Gostaria que houvesse uma correção nessa parte do post para evitar confusões por parte dos leitores.