24 de maio de 2014

Carta da Semana #112: Superheavy Samurai Big Benkei

Eae galerinha, como vão? Mais um final de semana e mais uma carta a ser comentada. É dia de mais uma carta do Duelist Alliance que em breve chegará ao TCG.

Superheavy Samurai Big Benkei
Level 8 / EARTH / ATK: 1000 / DEF: 3500
Machine / Effect
When this card is Normal or Special Summoned: You can change this card's battle position. All "Superheavy Samurai" monsters you control can attack while they are in face-up Defense Position. If they do, apply their DEF instead of ATK for damage calculation.



* OBS: Apenas o nome do archetype Superheavy Samurai está confirmado em inglês, o restante são apenas traduções dos nomes originais em japonês;

 

Apesar da carta da semana ser o “boss” do novo archetype de máquinas Superheavy Samurai, não podemos deixar de falar do Superheavy Samurai Waka-02 “Oni” e Superheavy Samurai Sword-999 “Kyukyukyu”, que completam o conjunto dos Pesos Pesados.

Logo de cara percebemos que todos os membros possuem alta DEF, e o boss é um nível 8 com incríveis 3500 pontos, perdendo nessa categoria para apenas dois monstros de level 8 ou menor, sendo o primeiro lugar Exxod, Master of The Guard, com 4000, e em segundo, Valkyrion the Magna Warrior, com 3850.

Todos os monstros do archetype possuem o efeito que permite o controlar mudar a posição de batalha dele quando é invocado, e o legal é que isso é um efeito opcional, o que permite o archetype combinar legal com a carta Call of the Haunted, que pode servir para reviver o boss e ter um escudo de 3500 pontos de defesa durante o turno do oponente.

Waka-02 “Oni” não pode ser destruído em batalha. Simples assim, igual um Marshmallon, mas com 2000 incríveis pontos de defesa. Ter 0 pontos de ataque também pode ser uma virtude desse monstro quando se tem Machine Duplication ao alcance, para invocar mais dois desses diretamente do deck e já tendo os requisitos necessários para invocar normalmente o Ben Kei.

Já o Sword-999 “Kyukyukyu” também tem um efeito que é compartilhado com os demais Superheavy Samurais. Quando qualquer um deles batalha com um monstro do oponente, se aquele monstro não for destruído, o ATK e DEF dele se torna 0 depois do cálculo de dano.

Benkei permite que todos os monstros Superheavy Samurai possam atacar o oponente mesmo estando virados para cima em posição de defesa, e se isso acontecer, a DEF deles é aplicada no cálculo de dano ao invés do ATK (diferente de Elemental HERO Rampart Blaster e Total Defense Shogun que o ATK é aplicado ao invés). E diferente do que muitos pensam, se um Superheavy Samurai em posição de defesa ataca um monstro do oponente em posição de ataque com o ATK maior que a DEF dele, após o cálculo de dano ele será destruído em batalha mesmo estando em posição de defesa, exceto para o Waka-02 “Oni” que não pode ser destruído em batalha em nenhum momento a menos que o efeito dele seja negado.

  

Falando agora de suportes, o melhor, sem dúvidas, é o Giant Rat, que quando destruído pode trazer qualquer um dos três samurais diretamente do deck em Posição de Ataque, mas que com os efeitos deles podem passar para a Defesa.

Cartas como Unity e D2 Shield também são excelentes para aumentar a DEF dos monstros, sendo a primeira para aumentar a de um pela defesa de todos os outros que você controla virados para cima no campo e a segunda simplesmente dobra permanentemente a defesa  original de qualquer monstro em posição de defesa. As duas podem deixar um Big Benkei com 7000 pontos de DEF, que se atacar o oponente com isso é quase um OTK.

  

O OTK garantido se dá quando você tem a ajuda da Machine Duplication para invocar múltiplos Big Benkeis ou outro monstro do archetype. Sem a ajuda de outra carta, o único samurai que possui menos de 500 de ATK é o Waka-02 “Oni”, mas então podemos aproveitar do efeito de Twin Swords of Flashing Light – Tryce e Shooting Star Bow – Ceal para diminuir o ATK deles e ainda ganhar vantagem com isso. Ambas diminuem apenas o ataque, então não terá problema já que você ataca usando a defesa dos monstros. Tryce permite que o monstro equipado ataque duas vezes por turno e Ceal permite que o monstro equipado ataque o oponente diretamente. Agora imagine esses efeitos com os samurais, OMG.

Várias outras cartas como Construction Train Signal Red, Level Limit – Area B, Chorus of Sanctuary e Secret Pass to the Treasure podem ser usadas em um deck focado dos Superheavy Samurais, mas resolvi focar mais no OTK nesse post. Segue abaixo uma decklist muito interessante e um link para um vídeo onde mostra ela rodando.

Main Deck
Extra/Side Deck
Monsters [16]:
[3] Superheavy Samurai Big Benkei
[3] Superheavy Samurai Waka-02 “Oni”
[3] Superheavy Samurai Sword-999 “Kyukyukyu”
[3] Giant Rat
[3] Cardcar D
[1] Redox, Dragon Ruler of Boulders
 
Spells [15]:
[3] Machine Duplication
[3] Twin Swords of Flashing Light - Tryce
[3] Unity
[3] Pot of Duality
[1] One Day of Peace
[1] Foolish Burial
[1] Shooting Star Bow – Ceal
 
 
Traps [9]:
[3] D2 Shield
[3] Call of the Haunted
[3] Trap Stun
Extra Deck [15]:
[1] Gem-Knight Pearl
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Gear Gigant X
[1] Photon Papilloperative
[1] Numebr 50: Blackship of Corn
[1] Number 101: Silent Honors ARK
[1] Number 106: Giant Hand
[1] Castel the Avian Skyblaster
[1] Diamond Dire Wolf
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Lavalval Chain
[1] Gagag Cowboy
[1] Number 52: Diamond Crab King

Fonte: YGOPRO OTKs (vídeo);

O deck consegue dar OTK com uma velocidade incrível dependendo da sua sorte e de quão disposto o oponente estará em impedir que isso aconteça. Se você for o primeiro e o oponente destruir um Giant Rat setado, você já vai ter um Benkei para o próximo turno, depois só multiplicar ou dobrar o ATK dele, fazer atacar duas vezes e pronto, até 14.000 pontos de dano de uma vez.

Recomendam que vejam o vídeo para entenderem melhor do que estou falando, ou testem por vocês mesmos e se surpreendam.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Semana que vem tem mais, então curtam, comentem e compartilhem o post para ele ficar popular. Até mais!

Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

Anônimo disse:
24 de maio de 2014 10:39

Nao sei como um deck desses nao entrou no meta. Anti mirror, anti bottle .... otk facil.

Anônimo disse:
24 de maio de 2014 12:08

Não entrou no meta porque é muito inconsistente e o OTK não é nada fácil. Precisa de um Benkei em campo, uma Tryce, uma Machine Duplication e um campo limpo. Fora que o número de Dead Draws nesse deck é altíssimo.

Anônimo disse:
24 de maio de 2014 12:08

Não entrou no meta porque é muito inconsistente e o OTK não é nada fácil. Precisa de um Benkei em campo, uma Tryce, uma Machine Duplication e um campo limpo. Fora que o número de Dead Draws nesse deck é altíssimo.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
24 de maio de 2014 13:48

Exatamente o que o anonimo falou. Além de que sacar uma mão de monstros é um lixo absurdo.

Apo disse:
24 de maio de 2014 14:47

MDS em que mundo esse primeiro anon vive? SAHSUAHSAUSHAS AI MEU CORAÇAUM KRA, se deck assim entra-se no meta seria uma vergonha sáporra dá muita dead draw '-'.

Eric disse:
24 de maio de 2014 23:52

Deck nem depende tanto assim de uma boa abertura, um Giant Rat e uma Unity, Tryce ou D2 Shield já surpreende o oponente se ele cair na armadilha e destruir o rato. Fiz 9/1 com a AI do YGOPro com esse deck hoje, jogando contra Bujin, Constellar, Fire Fist, Gadget e Chaos Dragon.

Eric disse:
24 de maio de 2014 23:53

Eu achei o deck muito bom e rápido, gostei de ganhar fácil.

Anônimo disse:
25 de maio de 2014 16:55

^ Continua inconsistente e cheio de dead draws. Muito longe de ser meta. Mas gostei do post, e que o deck ficou bem criativo ninguém pode negar!

xkeyscore disse:
25 de maio de 2014 20:48

É muito divertido!

Focado em OTK realmente é bem inconsistente. Mas eu montei uma build focada em dominar o campo e cara... muito, muito bom. Tem uns combos muito legais. Espero que saiam mais suportes.

Cyberblu disse:
26 de maio de 2014 00:22

Valeu pelos comentários galera, realmente o dek não tem como ficar meta só com 3 membros, mas quem sabe o Noboru duela mais e aparecem novos monstros e suportes para os Superheavy. Eu também testei antes de postar e não achei tão cheio de dead draws assim, mas é legal quando você começa com uma mão perfeita e faz FTK.