26 de abril de 2014

Carta da Semana #110: Inzektor Giga-Mantis


A "volta" dos que nunca foram...

 Eae pessoal, blzinha? Carta da Semana de volta, desta vez com os insetos mais queridos do jogo, os Inzektors. E o que me leva a trazer um post sobre essas pragas é o novo set Dragões das Lendas (inglês; Dragons of Legend) que traz uma carta conhecida como Mathematician, e pros mais chegados, inutilizador dos cavaleiros elementais.

 Inzektors, pros menos chegados, foi um deck que marcou época no jogo com jogadas abusivas e repetitivas, que enquanto destruía parte do seu campo ia encaixando peças no dele. O deck recebeu sua devida barrada na banlista de Setembro de 2012, algo que foi muito criticado por um pessoal, pois eles levaram o World Championship do ano, ganhando brutalmente de seus rivais: os Wind-Ups. Mas pelo pouco tempo de existência deles no jogo, eles não poderiam ser banidos em Março (antiga periodicidade da lista era 2 vezes por ano: Março e Setembro).

 Eu poderia e deveria falar dos Inzektors como um todo, mas eu vou pegar um dos principais membros do baralho, sua existência é uma das cabeças do deck ainda ter folego contra tantos decks do outro mundo. Conheçam a carta da semana:


Inzektor Giga-Mantis
 6 / DARK
ATK: 2400 / DEF: 0
Inseto / Efeito
Você pode selecionar 1 monstro "Inzektor" que você controle; equipe esta carta da sua mão naquele monstro. Enquanto esta carta esta equipada a um monstro, o ATK original daquele monstro se torna 2400. Se esta carta é enviada ao cemitério enquanto equipada a um monstro: você pode selecionar 1 monstro "Inzektor" em seu cemitério exceto "Inzektor Giga-Mantis"; Invoque Especialmente aquele alvo. Este efeito de "Inzektor Giga-Mantis" só pode ser ativado uma vez por turno.




Rider! Rider! Rider! (8)

 E é nesse ritmo de heroísmo que começamos o post dos Inzektors. Todos os monstros Inzektors são baseados nos Kamen Riders. Uma franquia da TV japonesa que possui inúmeras séries e inúmeros fãs, eles são guerreiros, ao bom estilo Super Sentai (Power Rangers), onde suas fantasias são baseadas em insetos. Olhos grandes, antenas, asas, chifres e muita porradaria é o que não falta. Em homenagem ao gênero da cultura pop japonesa os Inzektors foram criados, tendo aparências bem similares a alguns dos personagens das séries.

 Em especial, Giga-Mantis é baseado no Kamen Rider Gatack e com coloração bem similar ao Kamen Rider OOO's na sua forma Gatakiriba. Giga-Mantis também a contra-parte ofensiva do Inzektor Giga-Weevil.

 Giga-Mantis aparece na arte de duas cartas bem sugestivas pra ideia do arquétipo. Na carta Variable Form, é apresentado que Giga-Mantis é somente uma armadura, motivo por ele não ter o tipico efeito de escolher Inzektors da mão ou cemitério para equipa-lo. E mais, Variable Form também afirma que o Arquétipo é ainda mais fiel aos heróis da TV, uma vez que eles podem usar novas armaduras, novas formas, dando uma variedade grande de combinações, assim como os Kamen Riders faziam com suas fantasias e armas.

 Agora é a sua vez de montar um esquadrão protetor de Tóquio em seu próprio campo!!!


Um Caos na "Ordem".

 Inzektors surgiram no jogo com o Order of Chaos em Janeiro de 2012 (TCG. No OCG foi em Novembro de 2011). Um tremendo boom no jogo, ORCS veio pra marcar o jogo, tendo não somente o começo bombástico dos Inzektors como a ultima e mais forte linhagem de suportes pros Wind-Ups, que futuramente iriam criar um loop em cima dessas cartas. Fora isso, teve um bocado de coisa legal: Ninjas, Gogogo Giant, Photon Thrasher, Tour Bus from the Underworld e muito mais.

 Em Maio, os Inzektors receberam sua ultima remessa de suportes no Galactic Overlord, algo fora dos padrões, uma vez que arquétipos originais (fora do anime) geralmente recebem suportes por 3 packs seguidos e só mais pra frente se a empresa achar que vai dar lucra, lança outra coisa pra eles. A principio, esses suportes do GAOV não tiveram tanta moral, até porque a versão inicial do deck era perfeitinha. Depois da banlist, coisas mudaram e o deck parou e muito com o "Piloto-Automático", o deck tomou tento depois da banlist.


Jogadas bem boladas levam a lugares bem bolados.

 Eu passei a ter um tremendo respeito pelos Inzektors depois que o deck tomou o devido gole de juízo depois da banlista. A lista tocou em 2 cabeças do deck, sem corta-las, mas o deck retraiu quase por completo. "O que fazer agora?" O deck repensou o que era possível e o que não era, e tratou da ferida com o melhor remédio de todos: jogadas/variantes inteligentes.

 O deck ainda possui um bocado de jogadas onde você entra no Piloto-Automático, mas pra chegar nelas, fazer o set-up delas, ver o que mais você pode tentar, é algo surreal. O deck com 1 cópia de Hornet e Dragonfly desconstruiu o que tornou o deck famoso, você não precisa necessariamente da dupla junta (muito menos do Hornet) pro deck fazer o que sabe fazer de melhor.

 E é aqui que a Mystical Space Typhoon entra em ação, uma das substitutas da ex-jogada padrão do deck. Quem precisa de Hornet quando você tem mais cartas de aceleração de baralho, isso porque a Mystical Space é uma carta também pra ferrar a linha de defesas do oponente. Mystical Space num Giga-Mantis (garoto propaganda do post e da maioria das jogadas citadas) que está equipado em um Centipede não só lhe dá um monstro do cemitério, como adiciona um Hornet por exemplo. Olhando a dimensão da jogada, você pode invocar um Dragonfly morto do cemitério e adicionar um Hornet do baralho pra mão, já devem ter entendido aonde isso vai dar. E tudo começou por um auxiliador de OTKs (motivo antigo da existência do Giga-Mantis no formato antigo do deck) e com uma carta que deveria destruir cartas do oponente não as suas.

 Inzektor Hopper, primeiramente conhecido como uma piada de TCG Exclusiva pra um arquétipo monstruoso e futuramente um salvador da consistência. Um ATK alto, um efeito bobo, mas que pro deck é uma das poucas saídas rápidas com moral pra disputar espaço no deck. O que torna a carta um dos membros chegados dos demais é a sua rapidez de sair de campo enquanto uma carta de equipamento, movimento que ativa os dois melhores efeitos do deck (Centipede e Dragonfly, claro). Com pouco esforço você pode fazer um set-up minimo de jogo e/ou ameaçar o oponente. 

 Outra carta muito boa pro serviço é o Inzektor Ladybug, dando ao deck um acesso ao Extra Deck muito maior.

Inzektor Sword - Zektacaliber foi outra carta que salvou o baralho da ruína. Mais uma carta ao estilo do Giga-Mantis, quando retirada de campo ela acelera o jogo do deck. Isso só não se torna algo desnecessário porque Hornet existe, se tornou a melhor tech do baralho atualmente. 

 Pra terminar o tópico, vou propor uma brincadeira com vocês: É melhor remover o Hornet de um Dragonfly pra acertar uma carta do oponente ou acertar uma Zektacaliber/Giga-Mantis equipado ao Dragonfly? Se você escolheu a primeira opção aqui vai um esquema;

• Hornet dá alvo em uma Zektacaliber equipada ao Dragonfly, Corrente 1: efeito da Zektacaliber escolhendo um Inzektor do cemitério pra adicionar, Correntes 2 e 3: Dragonfly escolhendo um monstro pra colocar em campo (2 cartas equipadas a ele foram removidas, então, 2 monstros. Lembrando: ele não possui restrições.). Esses 2 monstros vão poder equipar o Hornet a eles mesmos e o Hornet poderá levar duas cartas agora. Se a carta buscada pela Zektacaliber for um Giga-Mantis, você pode equipar no Dragonfly e um dos Centipedes com o Hornet vai tirar esse monstro e você vai invocar mais 2 monstros (um do baralho e um do cemitério). e você vai poder tirar então 3 cartas do oponente com 3 Inzektors livres pra equipar o Hornet, com os Centipedes você busca mais Giga-Mantis, equipa eles pra alguem em campo e ataca pra um OTK

 Em suma, quando eu digo que o deck tomou juízo, eu digo que o deck sabe aproveitar o que tem de melhor e reconhecer que os recursos são escassos. Fora que o deck possui pequenas jogadas (isso, comparado a jogada acima) que não só aceleram o deck, como ajuda a se manter enquanto o gran finalle não vem.


Heróis em Retirada ou Vilões em Massa?

 Se o deck tem tanto poder, mesmo após a lista, por que os heróis de Tóquio sumiram do mapa? A começar pelo ORCS, o jogo passou a receber decks cada vez mais poderosos, um mais que o outro e isso continuava. A primeira parada depois do ORCS e da derrota dos Inzektors para a banlista tivemos no GAOV os Hieratics, que na época tinham 3 Red-Eyes Darkness Metal Dragon a disposição, ou seja, OTKs em massa eram vistos em todos os cantos. Outro motivo da popularização do deck foi o bendito hype que o bagulho tomou. Não deu outra, o deck se tornou um deck a ser temido.

 Por outro lado, em Fevereiro de 2012 saiu o Dragons Collide, trazendo o que é considerado por muitos o Deck de Estrutura mais bem feito de todos, era completinho por si só, montando o temido Chaos Dragon, outro deck que auxiliou a limitação do Red-Eyes Darkness Metal no jogo. Depois da queda dos dragões, Wind-Ups surgiram com a corda toda pra dominar o jogo do momento, até serem barrados pela lista.

 Seguindo a cronologia, vieram os Mermails, outro deck com poderes de dimensões assustadoras. Mas a festa deles foi pouca, pois logo saiu os Fire Fists 3-Axis, na época de ouro (3 Spirit), onde a todo turno vinham pelo menos 1 Xyz, 1 Synchro e 2 Fire Formations novas pra campo. Outro que teve a festa estragada rapidamente, enfim chegou a vez dos Dragon Rulers que dominaram 2 formatos seguidos e atualmente foi substituído por um formato mais justo e variado, somente a espreita de seu novo ditador.

A história do trono não acaba, e nesse meio tempo os Inzektors estavam se concertando, revendo ideias, mudando variantes, até chegar numa forma digna de rever o que era seu, a coroa do Metagame. O deck ainda é visto com maus olhares (motivo dos poucos usos), mas permanece no tier 1 do jogo, volta e meia, alguem consegue topar com o deck em algum torneio de peso.


Novos Horizontes para as Velhas Lendas.

 Mathematician, uma sutil carta que não só faz o papel de enviar cartas do deck ao cemitério, mas também puxar cartas com sua destruição por batalha, uma boa substituição pro Armageddon Knight (o matemático tem ainda mais ATK que o guerreiro. Lógica?). Mas um dos pontos mais fortes do Mathematician pros Inzektors é o seu nível: 3, fazendo total combinação com os astros do deck (Dragonfly, Hornet e Centipede).

 Vocês podem até pensar que Xyzs de Rank 3 tem menos moral que os de Rank 4, mas não pra Inzektor. Leviair salva o deck nos momentos díficeis, Alucard faz o papel de Mystical Space na falta dela ou do Hornet, Giga-Brilliant é uma arma de OTKs em massa e Mechquipped como a proteção ideal pro Dragonfly.

 E do The Duelist Advent temos uma carta conhecida como Resonance Insect, com dois efeitos de busca bem interessantes. O primeiro deles, ao ser enviado ao cemitério pelo campo, adiciona um monstro Inseto com nível 5 ou superior, mais um trabalho pro garoto propaganda do post. Então, ao Resonance ser banido de jogo, ele atua como uma Foolish Burial para insetos. Banir não é muito o forte dos Inzektors, mas algo pode ser feito pra adaptar o Resonance ao deck.


Deck Profile: Heróis do Sol Nascente! Lutem!

 Sinceramente, não queria comentar nada aqui, o deck está bem básico e bem a cara dos Inzketors. Apenas atentem as seguintes cartas e suas respectivas cópias: Mathematician, Ladybug, Giga-Mantis e Zektacaliber. Também se atentem ao porque eu usei o Draw Power do Hoban.


Formato TCG de Abril de 2014

Monstros (17):
3x Inzektor Giga-Mantis
3x Inzektor Centipede
3x Inzektor Hopper
2x Inzektor Ladybug
1x Inzektor Hornet
1x Inzektor Dragonfly
3x Mathematician
1x Dark Armed Dragon

Magicas (11)
3x Upstart Goblin
3x Inzektor Sword - Zektacaliber
3x Mystical Space Typhoon
1x Allure of Darkness
1x Foolish Burial

Armadilhas (12)
3x Reckless Greed
2x Powerful Rebirth (OCG)
2x Trap Stun
1x Skill Prisioner
1x Torrential Tribute
1x Solemn Warning
1x Compulsory Evacuation Device
1x Bottomless Trap Hole

Extra Deck
Decklist base, monte o Extra do jeito que desejar, lembrando que o deck pode ostentar criaturas diferentes. Ouse bastante aqui. (Ladybug e seus misteriosos poderes...)

---------------------------------------------------------------------



 Encerrando o post por aqui, aos vencedores do preconceito, aqui vão meus parabéns por aguentar um post de Inzektors até o fim. Inzektor também é conhecido pelo grupo enorme de haters que o deck conquistou, mais uma medalha de boa ação pros salvadores da cidade. 

 Por hoje é só, até semana que vem com mais Carta da Semana e HCNC que provavelmente será do Odd-Eyes Pendulum Dragon, pra minha tristeza e alegria dos senhores. Então, agora eu me despeço, falous!

Comentários
12 Comentários

12 Comentários:

Anônimo disse:
26 de abril de 2014 19:53

Meu chefe favorito da série MegaMan X.

TheBestCombos disse:
26 de abril de 2014 20:01

mt bom o post, eu tennho um inzektor irl apesar de mal jogar com ele pq moro no interior e depois do dragon of legends me deu um novo animo a jogar com o deck, só acho que ainda da pra botar 3 kuribandit no deck no lugar do hopper que fica muito mais rapido :)

Rainbow Dragon disse:
26 de abril de 2014 21:38

Alguém saberia me dizer quando será postado o episódio 143 do Zexal aqui no site? Porque no YGOEXO já tem, sendo do próprio Nexus, mas não consigo baixar por lá. Desde já, obrigado!

LG disse:
26 de abril de 2014 22:10

@Rainbow: Se minha internet estiver estável, posto amanha. Ela não anda legal esses dias :/

Rainbow Dragon disse:
26 de abril de 2014 23:13

Ahhh... Beleza LG! Onrigado pela prontidão e resposta! Valeu!

Rainbow Dragon disse:
26 de abril de 2014 23:13

Obrigado!*

Gabriel Fideli disse:
27 de abril de 2014 07:35

Inzektor = só mais um archtype over que quando foi nerfado geral parou de usar XD ou seja mais um entre muitos com essas mesma historia o/

e pra min estao longe de parecer com algum kime rider nao xingue os kime riders assim U.U

Gabriel Fideli disse:
27 de abril de 2014 07:36

kame*

Emerson Martins de Deus disse:
27 de abril de 2014 08:52

Belo post Subo, apesar de eu preferir Wind-Up(Só perderam o WC porque não podíamos usar Shark :v), eu sempre achei Inzektor um deck interessante, só achava engraçado as piadinhas sobre cosplay de insetos kkkkk

Acho que a moral desse post deveria ser "Matemática>>>>Trevas" xD

Carlos Alberto Alberto disse:
27 de abril de 2014 10:33

Cara é só vc entrar no mega la do ygoexo que o ep 143 vai estar la apesar de mostrar que só tem até o 142 quando vc abrir o mega vai ter o episódio 143 tbm eu baixei assim

Cyberblu disse:
27 de abril de 2014 13:12

Bom post subo! Vi sem as imagens porque a internet do celular não carregou (mexi cinco segundos e deu o limite diário). Valeu

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
28 de abril de 2014 20:47

Créditos para Dark Mantis, X8