28 de fevereiro de 2014

Metagame X - Side Deck

Um bom deck ganha jogos, um bom side ganha campeonatos!

Fala Galera, Beleza? Ponponko aqui trazendo mais uma postagem, dessa vez vou falar sobre algo que tem uma importância gigantesca no metagame atual. Como já devem ter visto pelo título da postagem, vou comentar sobre o Side Deck! O deck que tem como função por counters para estratégias de seu oponente realmente ganha torneios. Saber como e o que sidear contra cada deck e cada player e uma das caracteristicas que diferenciam um campeao de um jogador comum. Aperte em continue lendo para aprender como montar o seu Side!

OBS: Banner plagiado na cara dura do Blu, to sem photoshop...Valeu Blu q


Antes de nada, fui o escolhido para continuar com as matérias sobre metagame do LG. Essa foi minha primeira tentativa, por favor digam o que está bom e o que pode melhorar. Muito obrigado :D. Agora,voltando ao Post

Para os leigos, Side deck e um baralho a parte do seu deck principal em que pode-se trocar cartas entre os games, durante um Match. Basicamente, na melhor de três, você, depois do primeiro e do segundo jogo pode trocar cartas do seu deck normal com o seu Side Deck. Porém, você tem que seguir algumas regras, que seguem abaixo:

1. Você e obrigado a tirar do seu deck a mesma quantidade de cartas que você pretende colocar. Por exemplo, eu não posso simplesmente por uma Shadow Imprisioning Mirror do meu side para o meu deck sem tirar nada, após você sidear você tem que ter a mesma quantidade de cartas que você tinha antes.

2. Cartas no Side Deck contam para o limite de um número de copias de uma mesma carta no deck. Por exemplo, não e permitido usar 3 Mystical Space Typhoon de Main deck e uma MST de Side.

Agora que já compreendem como o Side Deck funciona, vou explicar a função dele: Suas 15 cartas de side devem ser focadas para prejudicar outros decks, principalmente os que você acha que vai enfrentar em grande quantidade e os que o seu deck tem muita dificuldade de enfrentar. Por exemplo, eu jogo de Constellar. Sei que vou pegar muitos Fire Fists e tenho uma Match-up ruim contra Hieratic Ruler. Vou por no meu side deck cartas que travem os dois decks.

Agora,vou fazer uma lista das principais cartas de Side deck contra cada um dos decks principais desse formato. Fique bem claro na cabeça de vocês que não existe side perfeito, porque tudo e relativo, depende do deck que você usa. Não vai me por uma Dimensional Fissure de side jogando de Hieratic... Acompanhe abaixo minhas dicas de side contra cada um desses decks

OBS: Se Faltou algum deck que vocês quisessem que eu desse sugestões, comentem que eu atualizo o post, botei sobre os decks que eu acho mais problemáticos atualmente.

Fire Fist 4 Axis ou 3.5 Axis: Overworked e DNA Surgery


 


DNA Surgery tem a capacidade de travar um Fire Fist focado em Swarm, declarando qualquer tipo que não seja Beast Warrior (Declarar Divine-Beast e o mais legal hahahha). Fire fist e suas fire formations rodam todas ao redor do tipo Beast Warrior, deixando o deck muito travado, e impossibilitando-o de fazer monstros como seu Boss monster, Tiger King. Overworked e basicamente um side muito bom atualmente, não so contra Fire Fist, mais contra qualquer deck que utilize das Fire Formation, como Bujin e Constellar, principalmente por poder ser ativada em qualquer momento. Existem outras opções, como Dust Tornado e Fairy Wind, mais essas duas acima são as minhas preferidas

Fire Fist +1 : Overworked, Effect Veiler e Mistake/Thunder King Rai-oh




Além da já comentada Overworked, para destruir todos os monstros do deck praticamente, temos a grande amiga Effect Veiler, que vem sendo usada como side por vários players atualmente. Prefiro ela nesse Match-up no lugar de Breaktrough/Fiendish pelo fato do FF+1 estar rodando 3 Forbidden Lance. Veily tem alvos ao infinito e além contra esse deck, com três Wolfbarks e três Bears. Só pelo amor de deus, não usem ela no Card Car D, não funciona, ele escapa de qualquer uma das traps de negação de efeito. Por Fim, Mistake e uma das cartas que também podem ser utilizadas na match-up anterior, para travar as Tenkis de seu oponente. Thunder King Rai-oh também funciona, mais como o deck usa 3 Bears e a Tenki ainda pode ser ativada, mesmo sem puxar monstros do deck, Mistake e mais garantia.

Geargia Karakuri : Maxx C, System Down e Mistake




Nossos grandes amigos Geargias Karakuris, mais conhecidos por fazerem quase mais SS que Dragunitys sofrem na mão de um Maxx C, que se fizer o combo todo deve dar um +5 ou +6 para o oponente. System Down e uma das cartas padrão contra Machines, com seu efeito de remover TUDO! Além disso, para quem não sabe, Mecha Phantom Beast Dracossack e uma Maquina, tornando a ativação dessa carta muito efetiva. Mistake e para travar o Geargia Armor chato que fica fazendo search todo santo turno e o Gear Giant X, que é consideravelmente chato nesse deck. Outras opções viáveis são Effect Veiler, para parar o Combo, dando veiler no Sync lv 7 deles, e Thunder King Rai-oh, pelos mesmos motivos da Mistake.

Hieratic Ruler: Maxx C, Soul Drain, Dimensional Fissure, Summon Limit, Light Imprisioning Mirror




Hieratic Ruler, um dos principais decks desse formato sofre na mão de várias cartas. Maxx C, e sempre útil pela quantidade de combos que esse deck e capaz de realizar. Soul Drain e Dimensional Fissure são para parar os Dragon Rulers e a Hieratic Seal From the Ashes. Summon Limit e para impossibilitar o deck a fazer os seus combos. E Ligth Imprisioning Mirror e para negar todos os Hieratics, tendo em vista que todos sao LUZ. Mistake pode ser útil nessa match-up, pelos efeitos dos Hieratics e da Seal of Convocation.

Mermail: Soul Drain, Mind Drain e Mind Crush



Mermail, Atlantean,Sirena ou não sei das quantas e um archetype que ainda e realmente forte. Soul Drain para praticamente o deck inteiro, travando o efeito da Dine,Linde,Marksman e Heavy Infantary. Mind Drain e para evitar o summon de Leed,Megalo e Teus. Mind Crush tem a mesma proposta, porque se for ativada em chain a um Megalo/Leed/Teus ela funciona, e de quebra você ainda pode ver a mão de seu oponente. É possível sidear também Soul Taker, sendo que dá miss timing no efeito da linde.

Bujins: Light Imprisioning Mirror, Soul Drain e Mind Drain.




Os Bujins tem caracteristicas muito parecidas com os Mermails para side. Soul Drain e feita para para o Bujingi Hare e o Bujingi Turtle, enquanto a Mind Drain fica a cargo de se livrar do Crane e do Honest. Por serem todos luz, Mirror e sempre útil. Dust Tornado pode ser usada nessa match-up pela presença de Kaiser Colosseum ou Black Garden em quase todas as Builds de Bujin atualmente, além de Mistake e Thunder King Rai-oh, para parar Yamato e Tenki.

Constellar: Light Imprisioning Mirror, Skill Drain e Black Horn of Heaven




Constellar, meu amado Constellar, atualmente em torneios ta praticamente contando como a natureza cuida. Porém, prevenir e melhor do que remediar. Mirror e Skill Drain travam o deck basicamente, não permitindo a Constellar jogar, e se livrando do maior problema, Constellar Pleiades. Black Horn também e uma opção pelo fato do deck se focar totalmente em XyZ. Effect Veiler pode ser útil para parar um Kaus (Dica,deixe ele aumentar um nível de um dos monstros e de quando ele for aumentar do outro, não permitindo o player a fazer um Rank 4), um Sombre e um Algeidi. Pelo amor de deus dois, nunca use Effect Veiler no Pollux. Stygian Dirge pode ser utilizada também.

Evilswarm: Shadow Imprisioning Mirror, Consacrated Light, Cursed Seal of Forbbiden Spell




Shadow Imprisioning Mirror e basicamente padrão, considerando que o deck e totalmente Dark. Bolota e uma carta que Eswarm tem uma dificuldade enorme de tirar de campo, já vi casos de jogadores de Eswarm atacando-a com um Rescue Rabbit... Cursed Seal e uma carta meio secundaria, porém se for utilizada em uma Infestation Pandemic deixa o jogo muito mais fácil. Soul Taker e outras cartas de destruição de monstros são recomendadas caso o seu deck necessite de lv5 ou maior. Penguin Soldier ou Morphing Jar #2 são bons nesse jogo também.


Bem galera, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado e que ele vá ajudar vocês a montarem seus sides decks. Lembrando que todas essas opiniões são pessoais, são as minhas opções preferidas. Qualquer duvida, sugestão, reclamação ou elogio deve ser postado na sessão de comentarios logo abaixo.

See Ya!

Comentários
17 Comentários

17 Comentários:

Emerson Martins de Deus disse:
28 de fevereiro de 2014 21:50

Side deck realmente tem se tornado um dos locais mais importantes em um deck, principalmente em torneios oficiais onde todas as partidas são Match, como eu já vi um redator que eu não recordo o nome falar aqui no Nexus, "o side nunca foi tão importante como é agora". Eu acho os duelos Match muito interessantes, e para mim é o melhor tipo de duelo, pois força os jogadores a irem além do deck que escolheram para representa-lós na partida, eles precisam fazer mais que isso e saber escolher bem as cartas que consigam prejudicar o oponente, geralmente em Matchs o clima costuma ficar tenso as vezes, devido a você nunca saber quando o oponente vai tirar o truque da manga.

Belo post Ponpoko, tenho certeza que vai ser de grande utilidade a quem esta começando, e vai ser bem produtivo também a quem não é muito fã de Matchs.

Yugioh disse:
28 de fevereiro de 2014 22:05

Belo post Ponpoko

mais pra min ñ faz diferença pois não vou torneios oficiais mesmo.

Machine King disse:
28 de fevereiro de 2014 22:18

Só não entendi a ressalva de não dar Veiler no Cardcar D. É uma ótima jogada.

E sobre o carrinho escapar de traps negadoras, ele não foge de B.Skill.

Cyberblu disse:
28 de fevereiro de 2014 22:21

"Gostei do banner, parabéns para quem o fez"

Muito legal o post Ponpoko, o primeiro post a estrear o layout novo \o

Não sei se estou por fora das coisas ou o que, mas Mermails estão bem por fora ultimamente né?

Ponponko disse:
28 de fevereiro de 2014 22:26

@Mersu

Vlw,espero que possa ajudar

@Yugioh

Vlw,pena...Mais ainda assim pode te ajudar a jogar matches no DN

@Machine

Pelo o que eu entendi,você na verdade nem pode usar veiler no card car, uma vez que se tributar e um custo quando ele entra. Tenho que corrigir,achei q você desse veiler e n funcionasse. Vlw pelo lembrete

@Blu

Banner lindu q, obvio que tinha que ser meu o primeiro post. Mermail estão meio por fora,mais sempre tem um perdido por ai e sempre e um deck muito chato de se jogar contra

Anônimo disse:
1 de março de 2014 00:29

nossa, o layout novo ficou muito mais bonito que o outro

Anônimo disse:
1 de março de 2014 01:51

Blu, qual o seu photoshop?

Alex disse:
1 de março de 2014 02:39

otimo post Ponponko voce retratou um otimo tema para a epoca em que nosso card game se encontra ja perdi a conta de quantas vezes o meu side ja me ajudou no DN e exatamente como vc disse "Saber como e o que sidear contra cada deck e cada player e uma das caracteristicas que diferenciam um campeao de um jogador comum" adorei a nova cara que o Blogger ficou.
ps:espero que voces possam me aceitar por aqui os dias nao sao o mesmo com a morte do yu gi hoge i e muito raro encontrar Bloggs de qualidades e boms redatores purai.
:)

Alex disse:
1 de março de 2014 02:39

otimo post Ponponko voce retratou um otimo tema para a epoca em que nosso card game se encontra ja perdi a conta de quantas vezes o meu side ja me ajudou no DN e exatamente como vc disse "Saber como e o que sidear contra cada deck e cada player e uma das caracteristicas que diferenciam um campeao de um jogador comum" adorei a nova cara que o Blogger ficou.
ps:espero que voces possam me aceitar por aqui os dias nao sao o mesmo com a morte do yu gi hoge i e muito raro encontrar Bloggs de qualidades e boms redatores purai.
:)

Alex disse:
1 de março de 2014 02:47

KKKK,Foi mal pelos dois comentarios repetidos ai, o PC bugo e sem querer eu apertei em publicar comentario duas vezes, foi mal e valeu

Emerson Martins de Deus disse:
1 de março de 2014 08:21

@Ponpoko, no momento que o Cardcar D entra no campo por invocação normal, qualquer efeito que seja speed spell 2 ou maior pode ser ativado em resposta a invocação daquela carta, ou seja, Veiler pode sim ser ativado EM RESPOSTA a invocação do Cardcar D, ele pode ser tributo, mas os seus efeitos estarão negados e não se tornará a fase de encerramento do oponente. No entando, Effect Veiler não pode ser ativado de nenhuma forma quando o oponente declara a ativação do efeito de Cardcar D, pois e ele será tributado automaticamente e resolvera no cemitério.

Conclusão: Veiler só pode ser ativado quando o Cardcar D é invocado, mas nunca quando o Cardcar D ativa seu efeito.

http://forum.duelingnetwork.com/index.php?/topic/110540-cardcar-d-vs-effect-veiler/

Leia o conteúdo no link acima caso ache necessário, espero ter ajudado :)

Henrique disse:
1 de março de 2014 11:59

Achei o post muito bom, só que tem algumas cartas que encaixam muito bem contra vários decks do que apenas 1 como por exemplo a Mind Crush e também acho que o side deveria focar no padrão de atingir todos os decks do formato por isso cartas como Mind Drain são descartaveis pois não bloqueia tanto decks como Bujin e Mermail

Cyberblu disse:
1 de março de 2014 13:07

@Anônimo[1:51] CS6

Anônimo disse:
1 de março de 2014 14:14

Só de estar salvo da crane e Honest.. e evitar os efeitos de mão dos mermail..
Mind Drain tá forte pra side deck.. fora os BW desavisados

Henrique disse:
1 de março de 2014 14:42

@Anon 14:14
Aí que entra a Debunk é counter e sem custo além de também poder negar do cemitério e ainda faz os Mermails da mão serem banidos.

Anônimo disse:
1 de março de 2014 16:21

post muito bom agora posso iniciar o meu side n tinha mt conhecimento mas quria mt para gavekeeper,slyvan.

Anônimo disse:
1 de março de 2014 18:52

Anonimo de cima, simples vanitys, gozen match, dimensional e macro param sylvan, para gk shadow mirror, dust tornado com mystical e raioh. Deve ter mais porém esses são principais