8 de fevereiro de 2014

Carta da Semana 101: Number 49: Fortune Tune


 Eae pessoal, blzinha? De volta com os Carta da Semana simples. E de volta com mais números, sugerido por um garoto que eu me esqueci do nome (perdão) nos comentários do CDS 100. O twitter do yugioh será a carta da semana de hoje. Sem muito papo, acompanhem:

Number 49: Fortune Tune
★ 3 /LIGHT
ATK: 400 / DEF: 900
Besta-Alada / Efeito 
2 Monstros Nível 3
Durante as suas Standby Phases: ganhe 500 pontos de vida. Essa carta não pode ser alvejada por efeito de cartas. Se esta carta virada para cima vai ser destruída, você pode retirar um Material Xyz ao invés. Quando esta carta é mandada do campo para o cemitério: selecione 2 monstros de Nível 3 no seu cemitério; embaralhe-os no seu deck, e se você o faz, retorne esta carta para o Extra Deck. Você só pode usar este efeito de "Number 49: Fortune Tune" uma vez por turno.



 Fortune Tune é um monstro baseado em um pássaro chamado Ave Azul-do-Paraíso (Paradisaea rudolphi). Essa espécie é uma variante da Ave-do-Paraíso e ganha o nome a mais devido a coloração de suas asas. Essas aves são caracterizadas pela cor exuberante (nos machos) e pelo porte médio, algumas chegando a ter o tamanho de um Corvo.

 Atualmente a espécie está ameaçada de extinção, sendo localizada apenas na Nova Guiné. A espécie foi descoberta em 1884 pelo alemão Carl Hunstein. Acho bem legal a Konami se basear em coisas "sensíveis" do mundo para criar suas cartas, podendo fazer uma carta não só para o jogo, mas informativa e conscientizadora.

 Fortune Tune cai de cabeça no jogo com o pacote Number Hunters (Julho de 2013), sendo uma carta Secreta Rara (cada pack vem 4 Supers e 1 Secreta, não sendo lá tanta coisa como se fosse num pack convencional). A carta caiu no gosto do povo por seguir a tradição criada pelo Wind-Up Zenmaines, o primeiro Xyz a ter um efeito defensivo ao quadrado. E isso vem se mostrando super frequente, monstros Xyz são criaturas, na grande parte, defensivas. Talvez seja esse o porquê de terem feito mais sucesso que os Synchros com o passar do tempo, se bem que hoje em dia toda carta que se prese tem seu efeito de proteção. Tia Konami, inventa carta de macho, que bate mais do que defende, tchê!


Você tem uma carta que segura o jogo feito ninguém, que outro efeito podemos dar a ela sem deixa-la vulgar pra ter vantagem por cima do controle gerado? Ganhar pontos de vida. Uma quantia justa, mas que faz diferença mais a frente na partida. Fortune Tune tem três efeitos, todos ligados entre si por uma sinergia perfeitinha.

 A começar pelo primeiro deles, ganhar pontos de vida. Algo simples, com uma quantia relativamente pequena, míseros 500 pontos e feito de uma forma a não ser tão abusável como uma Caliburn por exemplo. Porém, é algo adicional ao controle de presença de campo e sempre será bem vindo. Decks dinamites, aqueles que gostam de jogar sem cautela e que explodem fácil em campo, iriam amar rodar 3 Tour Guide (sem perder conscistencia) pra ter o plano Fortune Tune rapidamente em mãos para segurar jogo e recuperar a vida perdida.

Fortune Tune adotou o estilo Hazy de ser: não poder ser alvejado por efeitos. Algo incrivelmente interessante pro tipo de efeito que ele possui, o de se proteger. Fortune Tune pode garantir uma segurança que pode durar de 2 a 3 turnos (2 a 3 Draw Phases pra você) e ela ainda se segura de indesejáveis efeitos de destruição e/ou retornar pro Extra Deck com o seu efeito de não poder ser alvejado.

 O único problema que vem dando as caras é os novos decks que tão subindo no pódio. Madolche é o principal exemplo, onde a Tiaramisu não faz alvo, seja por falta de atenção da konami ou porque queriam fazer algo incrivelmente forte propositalmente. Vai saber...

 Por fim, o ultimo efeito do Fortune Tune e onde sua pitadinha de gari reciclador brilha. Após ser enviado ao cemitério, você escolhe 2 monstros nível 3 e manda ambos de volta pro baralho, bem útil, bem sutil. Agora, para realmente usar e abusar desse efeito você precisa de monstros que sejam bem mais uteis no deck ou na sua mão do que no cemitério. Um bom exemplo é Mermail Abysslinde buscada pela Abyssphere, Mermail é um deck pavio curto e pode perder controle de campo rápido, o acesso a Rank 3 é totalmente possível e reciclar Abysslinde é sempre uma boa ideia. Fora que segurar o jogo após perder aquele campo maroto é um forte pro deck, deveria haver mais Fortune Tunes dando as caras nos campos de Mermail, não sei porque isso não ocorre.

Broww, outro monstro que segue o exemplo acima e em um deck com mais contato com Ranks 3 que os demais. Fortune Tune certas vezes é mais citado em campo do que o próprio Zenmaines, Dark World é um deck de pavio variável, nunca se sabe se ele vai explodir em campo ou somente ficar consumindo o seu tempo e em ambos os casos Fortune Tune é uma ótima criatura pra segurar o jogo, ou lhe retornar os devidos pontos que você quer/precisa.

É o jogo se reescrevendo, cartas novas revezando com cartas antigas  e em certos lugares, encontrando o seu devido lugar e fazendo o possível pra dar o melhor suporte aos seus novos colegas de deck.



Encerrando mais um post "atrasado", espero que tenham gostado, espero que tenha sido minimamente agradável. E mais uma vez eu peço sugestões para futuros posts, volta as aulas minha cabeça está vazia de novo.

 Bem, é isso, até sábado que vem com Carta da Semana, ou segunda caso eu consiga um espaço de tempo pra terminar um dos meus rascunhos do Here Comes a New Card. Fiquem bem e falous!

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Anônimo disse:
8 de fevereiro de 2014 20:02

gostei do banner, parabéns para quem o fez

Gabriel Fideli disse:
8 de fevereiro de 2014 20:45

Que estranho voces nao usarem a tour guide como exemplo de reciclagem pelo eff do passarinho ja que ela a tour bus e o nigt assailant todos sao level 3 daria um recicle violento e se nao foi postado por ser algo obvio lembrem-se que voces tem que dar varios exemplos e que assim poçam ajudar os duelistas em maior quantidade independente da habilidade do mesmo entao eu recomendo mais exemplos de como tais cartas podem ser usados esse passarinho na minha opniao faria que os decks de ranks 3 ficassem infinitos praticamente mas enfim espero mais exemplos nas proximas cartas de como usalas mas muito maneira a materia ^^ parabens para quem fez e se importou com esse monstro que sem duvida é um excelente monstro apesar deu nao ser fã de exceeds por meus motivos XD

Anônimo disse:
8 de fevereiro de 2014 21:19

Zenmaines é o primeiro Xyz a ter proteção? Gachi Gachi Gantetsu que foi o primeiro

subonito disse:
8 de fevereiro de 2014 21:25

Devia pelo menos ter citado o nome da coitadinha na parte dos DW, falha minha. E sim, é bem óbvio <('-'<)

E sim também pro anonimo, Gachi Gachi foi o primeiro a se proteger, citei o Zenmaines pra fazer a óbvia comparação entre ele e o 49. Mas também citei por ele ser mais staple que o Gachi

Anônimo disse:
8 de fevereiro de 2014 22:15

Zexal 128 Legendado

https://mega.co.nz/#!coIQxC5T!XD__LDjL6D5y3gs5ntsNwFFBJXQY3oGeGw1kM_q-Tq0

Anônimo disse:
8 de fevereiro de 2014 22:29

subonito a cada post uma gafe diferente... e ainda fica tentando se concertar kkkkkk

subonito disse:
8 de fevereiro de 2014 23:39

Quem ama critica. Como pode isso, Arnaldo?

Os meus leitores me completam, não precisa digitar como se fosse algo grotesco, tbm sou um cara gentil e humilde. s2 -q

Adriano disse:
9 de fevereiro de 2014 14:09

passarinho do demo que sempre volta! =\