3 de janeiro de 2014

Here Comes A New Card #23: Pirika, Lineage of Gusto

…A salvação para o Vale da Neblina esta prestes a nascer…

Pirika, Lineage of Gusto
Level 3 / WIND / ATK: 1000 / DEF: 1500
Psychic / Effect
When this card is Normal or Special Summoned: You can target 1 WIND Tuner monster in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position. Its effects are negated. If you activate this effect, you cannot Special Summon monsters for the rest of this turn, except WIND monsters. You can only use the effect of "Pirika, Lineage of Gusto" once per turn.



Vocês devem estar se perguntando por que eu escolhi justamente Pirika dentre as cartas do Primal Origin para comentar nesse post, e eu lhes respondo: Porque sim! Também é o meu primeiro post nesse categoria, então espero ser aprovado. Sem mais, vamos lá.

Psíquico, Vento, ATK e DEF razoáveis, não-tuner, são algumas das características do novo suporte para vários decks que podem aproveitar o status e criar jogadas bem diferentes e novas. Um desses decks é o próprio Gusto, no qual vamos falar nesse post.

O efeito é outra dádiva, quando Pirika é invocada normal ou especialmente no campo, você pode invocar qualquer monstro WIND tuner do cemitério sem restrições. Porém, pelo resto do turno após você usar este efeito, você não pode invocar especialmente monstros que não sejam do atributo WIND, e você só pode usar este efeito uma vez por turno, o que limita um pouco a carta, mas nada muito assustador.

pirikaa  

Aqui a jogada mais simples envolvendo essa carta. Invoca ela, ressuscita Gusto Gulldo (ou outro WIND Tuner de Level 3), sincronize ambos e crie Daigusto Sphreez, um Level 6 que quando invocado dessa maneira permite que você retorne um monstro Gusto do cemitério à mão. Ótimo para reciclar a Pirika e poder aproveitar ela outra hora. Os outros efeitos de Daigusto Sphreez impede que ela seja destruída em batalha e todo dano que você receberia envolvendo ela é infligido ao oponente ao invés, o que é incrível.

Outros Synchros de Level 6 possíveis: Orient Dragon e Psychic Nightmare.

Ao invés de sincronizar, com esses mesmos dois monstros você pode criar Leviair the Sea Dragon para ressuscitar seus monstros ou Totem Bird para negar ativação de Spell/Trap Cards do oponente, ambos Xyz de RANK 3 e WIND.

pirikaa  

Outra jogada legal é combinar a Pirika com o mais novo Tuner Cockadoodledoo, de Level 5, para fazer Stardust Dragon (único Synchro WIND de Level 8 genérico).

  

Para provar a versatilidade dessa carta, vamos à algumas jogadas:

Agora que você já viu as possibilidades que essa carta cria no deck Gusto, vamos a uma decklist:

Deck: Psychic Gusto (OTK):

Como o próprio nome diz, esse deck é focado em um OTK, e por isso possui várias cartas que aceleram as jogadas e outras que diminuem a velocidade do jogo do oponente para impedir que ele contra-ataque. Destaque para a carta Forbidden Graveyard e seu efeito que destrói vários decks com cartas que ativam seus efeitos do cemitério, que vão continuar em alta no próximo formato (Bujins, Sylvans / Plants, Dragon Rulers, Dark Worlds, Zombies, Lightsworns…).

A parte Psychic do Main Deck é composta por Serene Psychic Witch, Silent Psychic Wizard, Esper Girl e Emergency Teleport, além dos Gusto Psychics que inclui a Pirika. A Witch e o Wizard conseguem banir Esper Girl e invocá-la depois de um tempo, e quando isso acontece você ganha um monstro Tuner que quando sai do campo é a mesma coisa que comprar 1 carta, o que aumenta a velocidade.

Não há complicações para invocar Daigusto Sphreez e outros Synchros, como já dito antes, e você pode aproveitar o número de Synchros do tipo Psychic para mais tarde invocar Ultimate Axon Kicker (indestrutível por efeitos de cartas e destruitor de defesas) com a Miracle Synchro Fusion que virada para baixo pode servir como um blefe e quando destruída você puxa 1 carta.

Para garantir que o OTK de certo, ative Trap Stun durante o seu turno e as demais Traps no turno do oponente, assim você não sai prejudicado e elimina até 80% das armadilhas do oponente que seriam usadas durante o seu turno. Mystical Space Typhoon também ajuda, mas lembre-se de usa-las preferencialmente durante a End Phase do turno do oponente. Icarus Attack por tributar um Winged Beast invocado pelo efeito de Pirika também ajuda a limpar o campo do oponente para os seus ataques, e Phoenix Wing Wind Blast é a número 1 em atrasar jogadas.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Semana que vem tem mais, enquanto isso comentem, curtam e compartilhem o post para eu ficar feliz. Até mais!

Comentários
15 Comentários

15 Comentários:

Kymer-Sama disse:
3 de janeiro de 2014 11:26

o deck parece legal, vou pegar ele
depois.

Anônimo disse:
3 de janeiro de 2014 11:55

Bem bacana a carta.
É impressão minha, ou ela pode ajudar muito os Dragunitys que foram prejudicados pela banlist?

Sir Porthos Fitz-Questitor disse:
3 de janeiro de 2014 12:15

Ótima postagem! Tinha até esquecido dessa Galinha que mega de level, mas ela é legalzinha em decks desse tipo.

@Anon: Não vejo como; já que pensando os syncs do archtype pedem Winged-Beast, mas talvez eu tenha esquecido algo. Faz tempo que não jogo com(tra) esses bichos.

Cyberblu disse:
3 de janeiro de 2014 13:07
Este comentário foi removido pelo autor.
Cyberblu disse:
3 de janeiro de 2014 13:09

Como o Porthos disse, não combina com os Dragunity Synchro, mas ainda da pra usar a combinação para chamar outros synchros genéricos que coloquei no post.

Emerson Martins de Deus disse:
3 de janeiro de 2014 13:29

Eu tinha feito um comentário muito produtivo e bem escrito, mas quando clicar em "publicar comentário" a minha net caiu e só voltou agora, e como estou com preguiça de refazer tudo outra vez... simplesmente imagine abaixo o comentário de que eu falo acima.

Belo post ^^

Yeager disse:
3 de janeiro de 2014 14:53

Post massa. Essa carta realmente da uma baita ajuda pros Gusto. Além de que fora do archtype ela comba tanto com a galinha, quanto com o Quickdraw Synchron pra chamar o Chevalier de Fleur, que nessa onda de várias traps é bem útil.

Victor Andrade disse:
3 de janeiro de 2014 15:22

Blu, não sei se tentou, mas conseguiu. Nunca pensei nos Gustos e como pra tudo tem sua primeira vez, testei o deck. Cara, eu amei o deck! Bela jogabilidade, rapido, forte e ainda pode dar OTK! ainda assim, como gosto n se discute, mudei alguma coisa aki e algumas ali para deixar o deck a minha cara. Tenho meu mais novo deck favorito cara, vlw (depois dos dragunity quer dizer, pode-se notar que sou fanboy dos WIND monsters xD). Aproveito e peço uma decklist heraldic wind (tipo tempest, sei la silpheed)aproveitando os Heraldic dragons para fazer xyz (talvez otk), seria legal.

Labyrinth Wall disse:
3 de janeiro de 2014 15:29

é até interessante para trazer Warbluran, já que esse tb não irá deixar vc fazer ss de outros atributos!!

Cyberblu disse:
3 de janeiro de 2014 16:17

Valeu @Victor, que bom que gostou do deck, primeira vez que montei ele e joguei fiquei bem alucinado também por causa dos combos.

Não tinha nem lembrado do Quickdraw Synchron e da Chevalier de Fleur, ótima jogada.

Gustavo Pez (Ayreon) disse:
3 de janeiro de 2014 17:22

blu não sei se alguns companheiros de blog lhe avisaram, mas antes de falar qualaquer coisa publicamente sobre os gustos vc precisa de uma carta de Autorização minha, mas ok.

CORRIJA OS SEGUINTES ERROR:

- Gusto Griffin NÃO É tuner
- Daigusto Sphreez adiciona uma CARTA gusto do cemiterio para a mão (para o caso da titia konami lançar mais spells/traps ou o individuo descidir usar Contact With Gusto/Blessings For gusto/Gusto Dust/Whrilwind of gusto

Decklist interessante btw.

Gustavo Pez (Ayreon) disse:
3 de janeiro de 2014 17:24

Ps.: Belo Banner parabens para quem o fez (Winda Sua linda *-*)

Sir Porthos Fitz-Questitor disse:
3 de janeiro de 2014 20:12

@Pez: Fica xiu, poma gorda.

[A.C.] SirExMachina disse:
4 de janeiro de 2014 01:11

Também funfa com Mecha Phantom Beasts e Harpias hahahaha

YagamiLime disse:
4 de janeiro de 2014 21:48

Gusto sempre foi irritante e agora está mais irritante ainda. É um deck que pode causar muitos estragos contra decks que costumam deixar Bosses no campo. Alias, mesmo que você tente mudar o foco deles pra OTK, eles vão continuar dependendo do oponente pra dar o OTK e seu deck vai continuar de qualquer maneira tendo aspectos muito defensivos (O que é bom, já que agora ele pode ser ambos ao mesmo tempo). Uma coisa que eu sentiria falta é de Creature Swap, por que Creature Swap é uma das cartas mais frustrantes do jogo, na minha opinião, claro.

Gostei =)