6 de novembro de 2013

TOP 10: Cartas Legais do Shadow Specters

10º Lugar: Puralis, the Purple Pyrotile & Giganticastle;
Lugar: Aratama & Rasetsu;
Lugar: Pumprincess the Princess of Ghosts;
7º Lugar: Risebell the Star Psycher;
6º Lugar: Genomix Fighter;
5º Lugar: Meliae of the Trees;
4º Lugar: Divine Dragon Knight Felgrand;
3º Lugar: Vampire Hunter & Ghostrick Alucard;
2º Lugar: Pot of Dichotomy;
1º Lugar: Mistake & Grisaille Prison;
Menção Honrosa: Noble Knights!

 

 

* Antes de começar quero deixar bem claro que este Top não é das melhores cartas, e sim das mais interessantes segundo a minha opinião.



10º LUGAR:

Puralis

Puralis, the Purple Pyrotile
Level ★★ 2 / FIRE
ATK: 800 / DEF: 1400
Reptile / Synchro / Tuner
1 Tuner + 1 non-Tuner monster
When this card is sent from the field to the Graveyard: All monsters your opponent currently controls lose 500 ATK.

Giganticastle
Level ★★★★★★★★9 / EARTH
ATK: 2900 / DEF: 2800
Rock / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
This card gains 200 ATK and DEF for each non-Tuner Synchro Material Monster used to Synchro Summon this card.

Giganticastle

Os SYNCHROS do Shadow Specters não ficaram muita coisa. Na verdade, arrisco dizer que eles são bem mais ou menos. A única vantagem deles é para serem usados em decks que consigam invocar facilmente synchros de Level 2 ou 9, que estavam em falta no jogo. Formula Synchron até então o único synchro Level 2, genérico e Tuner, está limitado o que dificultava bastante os decks Synchrocentric, mas com a chegada desse réptil de fogo (baseado em um Largato Lagarto-tatu), as coisas começam a ficar um pouco melhor. A mesma coisa acontece com #OGiganteAcordou o Castelogigante, um Level 9 genérico que já pode chegar no campo com mais de 3100 de ATK e 3000 de DEF (o suficiente para matar Dragões Brancos).

O que eu quis dizer é que os efeitos deles não são muito úteis, mas melhor do que se não tivessem um. Ambos podem ser bem úteis em certos momentos do jogo, como por exemplo, diminuir permanentemente o ATK de todos os monstros pelo efeito do oponente já ajuda ao monstro invocado usando o Puralis como material Synchro deter qualquer coisa, e o mesmo com o Giganticastle quando ele é invocado por usar tokens de Level 1 como materiais xyz, fazendo o ATK dele chegar a 3700 se invocado com 4 monstros não-tuner, e por ser Rock pode ser protegido por Catapult Zone, por exemplo.

9º LUGAR:

Aratama

Aratama
Level ★★★★ 4 / DARK
ATK: 800 / DEF: 1800
Fiend / Spirit

Cannot be Special Summoned. During the End Phase of the turn this card is Normal Summoned or flipped face-up: Return it to the hand. When this card is Normal Summoned or flipped face-up: You can add 1 Spirit monster from your Deck to your hand, except “Aratama”.

Rasetsu
Level ★★★★ 4 / FIRE
ATK: 1500 / DEF: 1900
Fairy / Spirit
Cannot be Special Summoned. During the End Phase of the turn this card is Normal Summoned or flipped face-up: Return it to the hand. When this card is Normal Summoned or flipped face-up: You can reveal 1 Spirit monster from your hand, except "Rasetsu", then target 1 face-up Attack Position monster your opponent controls; return that target to the hand. You cannot Special Summon during the turn you activate this effect.

Rasetsu

“…Assim como qualquer searcher como Stratos, Aratama permite grande toolbox, e era o que o Deck necessitava, mas deve-se tomar cuidado com ela ainda assim, pois diferentemente de outros, essa vai voltar pra mão na End, podendo te forçar a descartar em certos casos. […]

O Rasetsu tem um efeito ótimo pra controle de campo, que por simplesmente revelar 1 Spirit qualquer (que pode ser facilmente adicionado pelo Aratama), ele permite retornar um monstro com face para cima em posição de Ataque que seu oponente controle à mão. Infelizmente, tem uma backdraw que impede de fazer Special Summons no mesmo turno, mas ainda assim é uma ótima carta (Nota: Você pode burlar isso por setar ele e deixar seu oponente atacar, retornando 1 monstro dele pra mão e você ficando sem SS durante o turno dele somente). […]

Então, ambas as cartas realmente ajudam, e muito, os Spirits, ainda tendo como sempre a relação com as mitologias orientais, característica marcante dos mesmos, o que os torna tão especiais. Com esses 2, abrem diversas possibilidades para Decks utilizando tanto eles como foco, como utilizando-os como tech, por exemplo Fairy Spirits, DAD Spirits, Xyz Spirits (o que era praticamente impossível antes) e muitos outros…”

8º LUGAR:

Pumprincess

Pumprincess the Princess of Ghosts
Level ★★★ 3 / DARK
ATK: 900 / DEF: 1000
Zombie / Effect
If this face-up card is destroyed while in a Monster Card Zone, you can place it face-up in your Spell & Trap Card Zone as a Continuous Spell Card, instead of sending it to the Graveyard. While this card is treated as a Continuous Spell Card by this effect, during each player's Standby Phase: Place 1 Pumpkin Counter on this card. All monsters your opponent controls lose 100 ATK and DEF for each Pumpkin Counter on this card.

“…O efeito dela lembra um pouco do efeito dos monstros Crystal Beasts, pois quando é destruída enquanto como monstro ela se torna uma Continuous Spell Card inatingível e com um novo efeito: Ela cresce durante cada Standby Phase e quanto maior ela fica, mais fraco os monstros do oponente ficam. Tudo isso por causa de Pumpkin Counters que simulam esse crescimento. O efeito de diminuir o ATK dos monstros do oponente cada vez mais lembra um pouco o da carta Burden of the Mighty, então aí fica uma dica caso você queira montar um deck com o objetivo de diminuir o ATK dos monstros do oponente. […]

Uma abóbora-princesa pode não parecer muito, mas TRÊS podem dar bastante dor de cabeça ao oponente. Diminuindo o ATK dos monstros dele em 300, 600, 900, e assim por diante, pode ser bastante divertido. Ele será obrigado a destruir as abóboras com cartas como Mystical Space Typhoon, mas será praticamente em vão quando se tem outras duas fazendo estrago. […]

Enfim, Pumprincess se mostrou MUITO MELHOR que o Pumpking antigão, o que compensa montar um deck 4fun com ela ser ter rage no meio dos testes.”

7º LUGAR:

Risebell the Star Psycher
Level ★★★★ 4 / WIND
ATK: 1500 / DEF: 1500
Psychic / Effect
Once per turn, during either player's turn: You can target 1 face-up monster on the field; increase its Level by 1.

Risebell3

Confesso que da primeira vez que vi esse monstro não dei muito importância para ele, mas assim que olhei pela segunda vez o efeito, comecei a pensar em um milhão de decks que ele poderia se encaixar. O efeito dele permite que uma vez por turno você aumente o Level de um monstro no campo em 1, permanentemente, o que pode ser útil em seu turno para tornar o Level de um monstro de Level 3 em 4 ou de Level 4 em 5 e usar ele para Xyz Summons ou Synchro Summons mais fortes. Como ele é um monstro Psychic e WIND, essas duas possibilidades estão presentes.

Seja um deck 4fun com Saambell the Summoner ou um deck psíquico maroto com Emergency Teleport, essa carta pode se encaixar como uma luva. Além disso, o ATK e DEF não são tão ruins, e com as cartas certas ele pode se manter em campo. Em Side Decks ele pode ser usado para atrapalhar as estratégias do oponente, como quando ele invoca monstros pelo efeito de Rescue Rabbit com a intenção de fazer Xyz, forçando ele a destruir os monstros na End Phase. Enfim, uma carta pra lá de interessante, e com certeza melhor que o counterpart Level 3 dele Risebell the Star Adjuster (apesar desse poder ser combado com Emergency Teleport).

6º LUGAR:

GenomixFighter

Genomix Fighter
Level ★★★★★★ 6 / WIND
ATK: 2200 / DEF: 1100
Psychic / Effect
You can Normal Summon this card without Tributing, but its original ATK is halved and its Level becomes 3. Once per turn: You can declare 1 Monster Type; if this card is used as a Synchro Material Monster this turn, treat this card and the other Synchro Material Monsters as that Monster Type for that Synchro Summon. If you activate this effect, you cannot Normal or Special Summon monsters for the rest of this turn, except monsters with the declared Monster Type.

Para não perder o foco dos monstros Psíquicos, aqui está mais um. Trata-se de um monstro Tuner de Level 6 e com 2200 pontos de ATK que pode ser invocado normalmente no campo como um monstro de Level 3 e 1100 pontos de ATK, o que de longe já é bom para os decks psíquicos que necessitam de monstros de Level 3 para criar synchros ilimitados. Entretanto, o que mais chama a atenção nele é o segundo efeito que faz dele uma espécie de Camaleão. Simplesmente por declarar um tipo qualquer de monstro (Dragon, Spellcaster, Fiend, Warrior ou até mesmo o próprio Psychic), você pode durante o turno invocar monstros Synchros que tenham aquele tipo descrito em suas condições de invocação.

Por exemplo, se você declarar Spellcaster ou Plant, você pode invocar Arcanite Magician ou Queen of Thorns mesmo em um deck Psychic, ou fazer o contrário, em decks Spellcaster ou Plant com esse cara declarar o tipo dele para poder chamar Psychic Nightmare, Overmind Archfiend ou Hyper Psychic Blaster. É uma pena que só funciona para Tipos e não Atributos, mas quem saiba futuramente tenha um desse para Atributos também. Tem que ficar atento também que você não pode invocar monstros com tipo diferente do declarado pelo resto do turno que usa esse efeito, então é melhor usar ele em decks não-psíquicos para invocar monstros synchros psíquicos, ou invocar os materiais de synchro necessários antes de usar o efeito para não ter problemas.

5º LUGAR:

Melia of the Trees
RANK ★★★ 3 / EARTH
ATK: 1700 / DEF: 900
Plant / Xyz / Effect

2 Level 3 EARTH monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then activate 1 of these effects:
Send 1 Plant-Type monster from your Deck to the Graveyard; Target 1 Plant-Type monster in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position.

Meliae

“…Se você reparar, Meliae tem dois efeitos, assim como Lavalval Chain e Daigusto Emeral. Ela tem um efeito que é bastante semelhante a um do Lavalval Chain enquanto o outro lembra um do Daigusto Emeral. Por remover 1 material xyz: Ela pode enviar monstros Plant do deck ao cemitério OU Special Summon um monstro Plant do seu cemitério em Posição de Defesa.

O efeito dela também me lembra o de uma Gigaplant pelo fato de reviver as Plantas, então pode desempenhar o papal dela em um deck Plant-type. […]

Ela precisa de 2 monstros EARTH de Level 3 para ser invocada, o que pode ser conseguido facilmente usando Rescue Rabbit para chamar 2 monstros normais que cumpram com essas condições. Uma boa opção é Jerry Beans Man, que é Plant e possui 1750 pontos de ATK para 0 de DEF. E por falar em 0 pontos de DEF, ele pode ser usado em um deck com Masked Chameleon (a carta favorita do Effy) para Synchro Summon um monstro de Level 7 como um Black Rose Dragon…”

4º LUGAR:

Felgrand

Divine Dragon Knight Felgrand
RANK ★★★★★★★★ 8 / LIGHT
ATK: 2800 / DEF: 1800
Warrior / Xyz / Effect

2 Level 8 monsters
Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 face-up monster on the field; this turn, its effects are negated, but it is unaffected by other card effects.

“…O efeito é simples mas é o suficiente para ser espetacular, você pode proteger qualquer monstro, negar o seu efeito por um turno nem é  um sacrifício, ainda mais pra decks que vão rodar ele (decks pra Xyz Rank 8 geralmente tem monstros com um bom ATK). O próprio nome dele ja cita um deck pra usa-lo: Dragon, óbvio. Proteger aquele Red-Eyes Darkness Metal Dragon na maior tranquilidade e abusar do seu efeito próximo turno. Melhor que isso, o efeito é quick, você pode usar depois que uma carta iniciou uma Chain, Mirror Force por exemplo. E mais, você pode selecionar um monstro do oponente, tirar o efeito dele e impedir que ele seja afetado por qualquer outro efeito. Um exemplo, o cara usou uma High Priestess of Prophecy, ele vai usar o efeito dela, você ainda pode negar, tambem impede que ele use uma Spellbook of Power pra tentar tirar teu Knight de campo, já que o monstro selecionado não é afetado por outros efeitos…”

Só gostaria de acrescentar que desde que o subo fez o post, em Junho, esse tal Felgrand já vem sido bastante usado, absolutamente em todo deck que faça Rank 8, então fica a dica!

3º LUGAR:

Vampire Hunter
Level ★★★★ 4 / DARK
ATK: 1600 / DEF: 1600
Warrior / Effect

At the start of the Damage Step, if this card battles a DARK monster: Destroy that monster.

VampireHunter
GhostrickAlucard

Ghostrick Alucard
RANK ★★★ 3 / DARK
ATK: 1800 / DEF: 1600
Zombie / Xyz / Effect
2 Level 3 monsters
Your opponent cannot target other "Ghostrick" monsters, or any face-down Defense Position monsters, for attacks. You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 Set card your opponent controls; destroy that target. You can only use this effect of "Ghostrick Alucard" once per turn. If this card is sent to the Graveyard: You can target 1 other "Ghostrick" card in your Graveyard; add that target to your hand.

Eu ainda ia falar do Vampire Hunter em um post só dele, mas não deu tempo, então vou falar primeiro aqui. Junto com o booster que marcou o retorno dos vampiros ao jogo, a maioria deles baseado na série de jogos da própria Konami, Castlevania, veio o Caçador de Vampiros (Vampire Killer no OCG, que também é o nome do primeiro jogo da série) usando o seu chicote de tortura e com um efeito pra lá de foda. Com 1600 pontos de ATK e DEF e por ser um monstro Warrios buscável e suportado por várias cartas, ele destrói automaticamente qualquer monstro do mesmo atributo que ele (DARK) sem aplicar cálculo de dano quando ataca ou é atacado por tal monstro. É o efeito inverso do Ally of Justice Catastor que destrói tudo menos monstros DARK, então imagine esses dois no mesmo deck o estrago que podem causar. Realmente vejo esse monstro como uma ótima opção de Side Deck contra decks de Trevas, ou quem sabe como Main Deck em algum com Warriors-type legais.

Ainda na temática vampírica do mundo de Castlevania, temos o primeiro boss do mais novo archetype Ghostrick. Alucard, que é o nome do filho do Drácula na série, desenvolve um papel defensivo, ofensivo e ao mesmo tempo reciclador do archetype. Impede que suas cartas viradas para baixo ou outros Ghostricks virados para cima sejam atacados e, a parte mais legal por ele ser genérico, por remover 1 material Xyz dele você pode destruir qualquer carta virada para baixo no campo; Por fim, quando ele é destruído você pode retornar 1 outro Ghostrick do cemitério à mão. Esse cara é tão útil que já cheguei a ver e colocar ele em qualquer deck que faça Xyz Summon de Level 3, pelo fato de ter 1800 de ATK e poder destruir cartas viradas para baixo antes de atacar. Fica a dica.

2º LUGAR:

Pot of Dichotomy
Normal Spell Card

At the start of your Main Phase 1: Target 3 monsters with different Types in your Graveyard; Shuffle all 3 into the Deck, then draw 2 cards. You cannot conduct your Battle Phase the turn you activate this card.

PotofDichotomy

Eu não sabia o que era DICOTOMIA antes de ver o nome dessa carta no TCG. Para quem também nãos abe, um dos significados de Dicotomia é “Divisão lógica de um conceito em dois outros conceitos, em geral contrários, que lhe esgotam a extensão. Ex.: animal = vertebrado e invertebrado.” e outro pode ser simplesmente “Bem e Mal”. Isso já explica o conceito desse Pote que é a fusão dos opostos Pote da Benevolência (Caridade)  e Pote da Avareza, uma virtude e um pecado, um bem e um mal, respectivamente.

Quando eu comentei essa carta no CDS, fiz uma pequena grande lista com decks e situações em que ela pode ser útil, então se ainda não viu, confira lá. Eu só gostaria de acrescentar aqui que como a Pot of Avarice, geralmente os jogadores estão usando apenas uma cópia da Dichotomy por deck, já que mais do que isso pode acabar causando Dead Draw.

1º LUGAR:

Mistake

Mistake
Continuous Trap Card

Neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them.

Grisaille Prison
Normal Trap Card

If you control a face-up monster that was Tribute, Ritual or Fusion Summoned: Until the end of your opponent's next turn, neither player can Synchro or Xyz Summon, Synchro and Xyz Monsters cannot attack, also their effects are negated.

GrisaillePrison

“…Rai-Oh está limitado nessa lista, então você pode usar a versão Trap Card de um efeito dele, a mais nova Mistake, que também impede que os dois jogadores busquem cartas do deck. Se você ainda não colocou essa carta de side, aconselho fazer isso agora mesmo, porque ela é a nova tendência que vale a pena aproveitar!…”

A dica que dei na nova categoria Random Tips continua valendo. Mistake é uma tendência em Side Decks para esse formato, já que vários archetypes que buscam cartas diretamente do deck continuam surgindo. Ela pode quebrar as pernas de vários decks metas, e se você duvida, faça o teste algum dia desses.

“…Grisaille Prison é tão impressionante que a pintura da arte deve ser feita ao estilo empregado nas artes do Impressionismo. Piadas a parte, essa carta é incrivelmente boa, onde o meta roda essencialmente de Synchros e Xyzs (exceto Prophecy e Mermail) essa carta pode fazer seu oponente travar o turno dele. Usar essa carta contra Fire Fist 3-Axis como a própria carta já "cita” […] ou contra Dragon Ruler, impedindo que o Number 11: Big Eye ladrão roube o monstro do seu contra ataque, ou que o Dracossack destrua uma preciosa carta para você. São inumeros decks que sofrem com ela…”

Realmente subonito, praticamente todo e qualquer deck hoje em dia sofreria um pouco com ela, afinal qual deck não tem ao menos um Synchro ou Xyz de Extra Deck? A grande questão dessa carta é a limitação a decks que usem apenas as invocações Old-School: Tribute, Fusion e Ritual. Ela pode ser útil em decks Monarch e seus variantes (Mega Monarchs futuramente) que fazem Tribute Summons, em decks HERO que criam Fusion Monsters ou em Gishki que brincam com a magia proibida dos Ritual Monsters. Posto isso em jogo, esses decks aí ganham uma vantagem entre os demais, o que pode ser divertido. Gostei dessa carta pelo fato da Konami ter se preocupado um pouco com os jogadores que gostam do Old-School e detestam a “modinha” das cartas brancas e pretas. Aprisionar por até dois turnos tais monstros em um quadro preto-e-branco vai ser muito divertido!

Menção Honrosa:

LadyoftheLake NobleKnightBorz IgnobleKnightofHighLaundsallyn SacredNobleKnightofKingArtorigus NobleArms-Excaliburn

  • Clique na imagem das cartas acima para ir ao post específico delas;

Como fazer um Top com as cartas mais legais do Shadow Specters sendo que as cartas mais legais foram os novos suportes aos Noble Knights? Não legais no sentido de “Nossa, que legais, vou usar em todo deck”, mas no sentido do archetype ser legal mesmo, seja pelas artes inovadoras de dar inveja aos jogadores de MTG, seja pela proposta de usar cartas de equipamento para criar combos alucinantes, ou seja por toda a mitologia que envolve essas cartas de modo que quando você as encontrar nos pacotinhos se sinta parte do reino mágico do Rei Arthur e da Távola Redonda.

Enfim, só fazendo uma menção mesmo, porque futuramente ainda iremos falar mais dos queridos Noble Knights, aguardem!


Então é isso galerinha, mais um Top 10 das Cartas mais Legais dos Boosters, série que pretendo levar pra frente sempre que tiver um booster com cartas novas. Vocês acham que algo deveria ter aparecido na lista? Mudariam algo? Comentem abaixo e curtam/divulguem o post no facebook para ajudar. Até mais!

Comentários
11 Comentários

11 Comentários:

Emerson Martins de Deus disse:
6 de novembro de 2013 11:10

Acho que o Ghostrick Ghoul deveria ter aparecido :/

Belo post, a minha carta preferido do Shadow foi o Felgrand, arte super foda e efeito mais ainda.

Lucas Gaspar disse:
6 de novembro de 2013 11:12

Gostei mas acho que vc tinha que ter falado dos Mythic Dragons, que vão dar uma "revolucionada" nos dragon rulers.

CyberBlu disse:
6 de novembro de 2013 11:24

Felgrand foi épico no sentido de útil, e como o LG disse, Mythic Dragons estão sendo bem usados em DR para invocar o Felgrand mesmo, então só não falei deles por causa do espaço no post (Top 10 com 14 cartas).

dragonlord disse:
6 de novembro de 2013 11:34

gostei do post, parabéns blu continue assim

pretendo comprar esse booster porque quero montar um deck ghostrick (acho que compensa, já que a maioria são commons).

subonito disse:
6 de novembro de 2013 12:59

Senti falta do Mikazuchi, que por mim, foi a carta mais genial desse pack inteiro.

O plano B dos Bujins para segurarem o control bruto veio de forma exemplar com um jovenzinho com efeito similar ao Dragão Porpetone (Purplythorny). Simples, bom no contexto deles e que se tornou um alvo confiavel assim como o Yamato nos decks por ae.

#Noble#Meta #-q

CyberBlu disse:
6 de novembro de 2013 13:48

Mikazuchi foi massa, mas preferi não falar dele porque já tinha falado de Bujins antes. Também queria falar do Wyburster e Collapserpent, mas faltou espaço.

Anônimo disse:
6 de novembro de 2013 13:50

"* Antes de começar quero deixar bem claro que este Top não é das melhores cartas, e sim das mais interessantes segundo a minha opinião." acho que tem gente que não lê

Anônimo disse:
6 de novembro de 2013 16:12

Pra mim ficaria assim.
1. Alucard
2. Noble Knight
3. Felgrand
4. Bujin Mizakushi e os demais
5. resto

Labyrinth Wall disse:
6 de novembro de 2013 16:32

Mistake, deve ser a única carta que irei usar

Luís Eduardo disse:
7 de novembro de 2013 00:51

Mikazuchi, Wyverburster e Collapserpent! <3

[A.C] Sir Viridius disse:
7 de novembro de 2013 08:46

Ghostrick monarch agradece a Grissaile prision