8 de novembro de 2013

Random Tips #3: Vanilla Rules!

Vanilla

Eae galerinha, como vão? Estava pensando em postar algo até que percebi que falamos pouco sobre Decks Vanilla aqui no blog. Para quem não sabe, é um tipo de deck que faz um bom uso de Monstros Normais e seus suportes, e se bem formulado pode ser bem divertido.



Dunames Dark Witch, Gemini Elf e Harpie Lady” by: JadenKaiba.

Música-tema do post. Forbidden Memories, onde até os monstros de efeito eram normais. Enjoy!

Os monstros normais são os primeiros a serem criados. No começo do jogo, lá em 1996, a maioria, senão todos, os monstros eram normais. Os monstros de efeito quando foram criados, eram fracos e com efeitos simples (Man-Eater Bug, Hane-Hane, Trap Master, Strike Ninja, etc). Hoje, a maioria dos decks usam apenas monstros de efeitos, com excessão daqueles que usam Rescue Rabbit para chamar monstros normais com o intuito de fazer Xyz Summons.

Mas o post não é sobre a história do jogo, e sim sobre os decks que usam Normal Monsters, geralmente chamado de Vanilla Decks. Você com certeza já deve ter jogado com ou contra algum Deck Vanilla, pois eles podem ser bem divertidos e fortinhos. Algumas cartas que geralmente se encontram nesses decks são Non-Spellcasting Zone, Heat Wave, Heart of the Underdog, Curse of Anubis e a favorita de todos, Skill Drain.

Non-SpellcastingAreaHeatWaveHeartoftheUnderdog

Non-Spellcasting Area é uma mágica do tipo contínua que tem o efeito de impedir que todos os Monstros Normais no campo sejam afetados pelo efeito de outras cartas mágicas. O lado positivo é que todos os seus monstros ficam protegidos de Dark Hole e companhia do oponente, mas também fica protegido de suas cartas, o que seria ruim caso você jogue com um deck Beatdown Vanilla (que iremos falar daqui a pouco), pois não poderá fortalecer suas cartas com magias.

Parente de uma carta banida (Cold Wave), Heat Wave tem um papel bem interessante em Vanilla Decks, pois o seu efeito impede que monstros de efeito sejam invocados normal ou especialmente invocados até o seu próximo turno. Ela deve, assim como a sua irmã, ser ativada no início da sua Main Phase 1, e tem como objetivo afetar o oponente caso ele jogue com muitos monstros de efeito. É claro que quando essa carta foi lançada os decks ainda eram bastante equilibrados.

Essa é quase certeza que você já usou em decks Exodia. Heart of the Underdog é outra mágica contínua que permite no início do seu turno comprar cartas adicionais do deck caso a carta que você comprou antes seja um monstro Normal. E o melhor é que ela pode ser usada não somente na compra normal do turno durante a Draw Phase, mas em qualquer hora da DP, podendo comprar cartas com esse efeito até que uma carta diferente seja comprada.

Monsters (28):

  [1] Exodia the Forbidden One
  [1] Right Arm of the Forbidden One
  [1] Left Arm of the Forbidden One
  [1] Right Leg of the Forbidden One
  [1] Left Leg of the Forbidden One
  [23] Normal Monsters

Spells (12):

[3] Heart of the Underdog
[3] Reload
[3] Hand Destruction
[3] Monster Recovery

Em um deck Normal Exodia, por exemplo, duas ou três cópias dessa carta são bem-vindas, além de 3 cópias de Reload, 3 cópias de Hand Destruction, 0 a 3 cópias de Monster Recovery e entre 23 a 26 monstros normais, além das 5 peças do Exodia (4 delas são Normais). Essa é uma receita básica de Main Deck Vanilla Exodia usando Heart of the Underdog, e foi formada para garantir que o efeito de HOTU seja aproveitado ao máximo. Cartas como Infinite Cards também são bem-vindas, uma vez que retira o limite de cartas da sua mão (6) e impede que você perca seus monstros na End Phase.

CurseofAnubisSkillDrain

Agora as armadilhas dahora. Curse of Anubis é uma armadilha normal e que pode ser útil tanto no turno do oponente quanto em seu turno. Ela muda todos os monstros de efeito no campo para a defesa, torna as suas defesas 0 e impede que eles mudem suas posições de batalha no turno que é ativada. Monstros com 0 pontos de defesa podem ser alvos fáceis para seus monstros normais que não foram afetados. Confesso que gosto dessa carta, ela é bem divertida.

Nem vou falar muita da Skill Drain, apenas que ela é uma armadilha contínua que pode ser ativada por pagar 1000 pontos de vida e enquanto estiver no campo os efeitos de todos os monstros são negados. Ela é útil em decks Beatdown Vanilla para tirar os efeitos de monstros fracos do oponente.

GiantRedSeasnakeMadDogofDarknessGene-WarpedWolfSabersaurusAlexandriteDragonDunamesDarkWitchArchfiendSoldier7ColoredFishInsectKnightX-HeadCannonGem-KnightGarnetAlienShocktrooperEvilswarmHeliotropeSeaSerpentWarriorofDarknessGeminiElfNobleKnightArtorigusSkyScoutMasterKyonshee

  • Clique na imagem dos monstros acima para conhecer melhor cada um.

Todos os tipos de monstro, exceto Divine-Beast, Plant, Psychic e Thunder, possuem representantes Normais com ATK alto, sendo o mais fraco o dos Zumbis (1750) e os mais fortes os Dragões e Fera-Guerreiras (2000). Em um deck Beatdown Vanilla, ou mesmo em um comum caso você procure materiais Xyz específicos para serem chamados por Rescue Rabbit, você pode usar essa “listinha” em cima.

Decks Beatdown Vanilla usam cartas para fortalecer esses monstros que por si só já possuem ataques altos, e isso pode variar desde Field Spell Cards como as que aumentam seus ATKs em 500 pontos dependendo do atributo, como também mágicas contínuas ou de equipamento, como Solidarity e United We Stand. Outras cartas como Double Summon também são bastante comuns em decks Normais em geral.

Existe outra categoria de decks Vanilla também, aquela que está relacionada com o banner do post. Essa categoria usa monstros normais de Level 1 e 2 apenas, e cartas como Amulet of Ambition, Enchanting Fitting Room, Delta Attacker, The Law of the Normal, Huge Revolution, The League of Uniform Nomenclature etc. Em outra oportunidade eu falo mais sobre esses daqui, para não me estender muito com o post.

CreepyConeyrabidragonThunderEndDragon

Um dos últimos suportes para monstros normais foi no booster Photon Shockwave, no mesmo em que foi lançado Rescue Rabbit. Creepy Coney, o choelhinho que inflige 1000 pontos de dano para cada monstro normal que você controla quando ele é FLIPado, Rabidragon, o segundo monstro normal mais forte do jogo agora (O primeiro é e sempre será o Blue-Eyes White Dragon), e Thunder End Dragon, um Xyz que só pode ser invocado usando 2 monstros normais de Level 8 como os dois que acabei de citar e Hieratic Seal of the Sun Dragon Overlord. Inclusive após esse booster surgiu um deck interessante chamado Bunilla OTK, que usa outro coelho normal chamado Bunilla para atacar diretamente o oponente graças aos efeitos de Delta Attacker e Triangle Power.



Então é isso galerinha, espero que tenham gostado desse novo “estilo” de post, que para mim é mais complicado e demorado de fazer, mas se vocês gostarem eu continuo. Comentem o que acharam e até mais!

Comentários
17 Comentários

17 Comentários:

Guilherme Lerry dos Santos disse:
8 de novembro de 2013 15:36

Gotta love Vanillas.

Anônimo disse:
8 de novembro de 2013 15:48

first

CyberBlu disse:
8 de novembro de 2013 15:50

Só 12 minutos atrasado, anônimo do "first" Huahsuahsuahs

Victor Gabriel disse:
8 de novembro de 2013 17:12

Qual o nome da carta, da imagem da capa do post?

CyberBlu disse:
8 de novembro de 2013 18:08

@Victor, The Law of the Normal

Anônimo disse:
8 de novembro de 2013 18:08

muito bom o post, parabéns para quem o fez

Anônimo disse:
8 de novembro de 2013 18:16

muito bom o novo cabeçalho, parabéns para quem o fez

CyberBlu disse:
8 de novembro de 2013 18:22

Obrigado anônimos, parabéns para quem comentou.

dragonlord disse:
8 de novembro de 2013 18:24

Gostei desse estilo de post blu, bom que se alguém não conhecer a carta é só clicar que já abre uma nova guia com o perfil dela na Wikia, ajuda bastante. Parabéns pelo blog (o topo ficou épico)

Aldair Hatake disse:
8 de novembro de 2013 18:37

Ótimo post! Tenho muitos normal monsters e queria montar um deck a tempos... Vou pegar umas dicas dai!
MUITO ORBIGADO!

Emerson Martins de Deus disse:
8 de novembro de 2013 19:13

Os monstros normais s2

Espero que nunca sejam esquecidos, espero que a Konami continue fazendo cartas como Rescue Rabbit e Hieratics para que os monstros normais não caiam no esquecimento.

GabrielX disse:
8 de novembro de 2013 19:26

Vanilla > Resto

(Baunilha sempre melhor sabor, pls)

Also, seu post precisa de mais tuelhows Blu, pq não usar o tuelho sendo que ele é perfeito pra um deck desses? Aproveita pra deixar com um gostinho de baunilha ainda mais por botar GK Pearl

Mikael brenner disse:
8 de novembro de 2013 20:55

Eu sei q nao tem nada a ver com o post,mas sera q vcs do ygonexus poderiam fazer uma materia sobre os battlin boxers,pq acho um deck muito legal ,q consegue ate rodar contra o meta atual(desde q tenha uma backrow adequada).Quanto ao devk vanilla,tenho ate medo quando o malandro desce aquele alexandrite maroto.

CyberBlu disse:
8 de novembro de 2013 21:44

@Mikael, o Gexis ia fazer um post sobre Battlin' Boxer mas acabou desistindo, vou convencer ele de fazer ainda, vai que cola.

Kimer disse:
8 de novembro de 2013 22:16

Será que rolaria uma matéria sobre os Geminis, com sugestões de decklists e tals?

Marcio disse:
9 de novembro de 2013 00:04

Se vc desconsiderar o lv padrão usado na seleção desses monstros, o tipo Plant tem aquele feijão de 1750 xD

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de novembro de 2013 22:06

Dá pra fazer deck Otk Vanilla de Plants level 1, good fun. Assim como dá pra fazer OTK zombie Level 2 com Box of Friends. Adoro zuar com monstros normais pela vida a fora.