25 de setembro de 2013

Deck: Brotherhood of the Fire Fist (Level 4/4-Axis)

cardinal

Eae galerinha, como vão? Mais uma semana se passando e mais archetype escolhido por vocês sendo comentado aqui no blog. Desta vez A Irmandade do Punho do Fogo foi a mais votada, mas como eu já havia trazido alguns decks no formato passado, vou trazer só um agora (talvez tenha mais algum post relacionado à eles sexta-feira para suprir isso), que achei bem interessante e diferente dos antigos que passaram por aqui. Sigam-me os bons!



4-Axis Fire Fist
by: LordSolar Prime;

firefist

Monsters (20):

  [3] Brotherhood of the Fire Fist – Bear
  [3] Coach Soldier Wolfbark
  [3] Effect Veiler
  [2] Brotherhood of the Fire Fist – Boar
  [2] Brotherhood of the Fire Fist – Dragon
  [2] Brotherhood of the Fire Fist – Gorilla
  [2] Reborn Tengu
  [2] Maxx “C”
  [1] Brotherhood of the Fire Fist – Swallow

Extra Deck (15):

  [2] Crimson Blader
  [1] Brotherhood of the Fire Fist - Kirin
  [2] Brotherhood of the Fire Fist – Tiger King
  [2] Brotherhood of the Fire Fist – Cardinal
  [2] Abyss Dweller
  [1] Diamond Dire Wolf
  [1] Evilswarm Ouroboros
  [1] Gagaga Cowboy
  [1] Maestroke the Symphony Djinn
  [1] Steelswarm Roach
  [1] Number 50: Blackship of Corn

Spells (14):

[3] Fire Formation – Tensu
[2] Fire Formation - Tenki
[2] Pot of Duality
[2] Forbidden Lance
[2] Mystical Space Typhoon
[1] Transmodify
[1] Dark Hole
[1] Book of Moon



Traps (8):

[3] Fire Formation – Tensen
[2] Mirror Force
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Compulsory Evactuation Device
[1] Torrential Tribute

 

O deck lembra bastante uma build comum de Fire Fist, porém com a inclusão de alguns suportes vindos do booster Judgment of Light que foi lançado recentemente no TCG. Essa é a principal diferença entre esse e o deck que eu apresentei aqui antes. Outra diferença é que ele não tem Fire Kings, tornando-o quase um FF (Fire Fist) puro.

bear gorilla dragon boar

Os quatro principais monstros Fire Fist do Main Deck. Os tão falados genéricos Bear e Gorilla aparecem em peso aqui como peças fundamentais para limpar o campo do oponente. Dragon também esta presente para duplicar as suas Fire Formations no campo ou reviver um Fire Fist por enviar 2 Fire Formations que você controla ao cemitério, além de ter 1800 pontos de ATK se tornando um bom beater.

O menos comum é o Boar. O javali da Irmandade é um Tuner de Level 4 que só pode ser usado como material Synchro de um monstro FIRE, portanto pode ser usado para invocar um Crimson Blader ou FF Kirin, ambos Level 8. Boar tem outros dois efeitos: Quando ele é destruído em batalha e enviado ao cemitério, você pode Special Summon 1 monstro Fire Fist de Level 4 ou menor do seu deck, exceto outra cópia dele. E por último, quando um Fire Fist é invocado diretamente do seu Extra Deck, você pode Set 1 Fire Formation Spell Card do deck. Dois efeitos excelentes, que compensam os apenas 1100 pontos de ATK que ele possui.

 transmodify swallow

Em um deck Fire Fist, uma tech muito interessante de usar é Transmodify, seja ela para converter seus FF Level 3 em Level 4 ou os seus Level 4 em Level 5, neste caso, em FF Swallow. Ele tem 2000 pontos de ATK, quando é Normal ou Special Summoned você pode Set 1 Fire Formation Trap Card diretamente do deck, e como efeito contínuo, ele protege toda a Irmandade de efeitos de cartas que façam alvo. Acredito que a melhor utilidade dele seja mesmo para abrir mão de um FF Level 4 para imediatamente ter um novo monstro e uma Fire Formation Tensen pronta pra ser ativada, aumentando o ATK do Swallow para 3000.

kirin tigerking cardinal

No extra deck temos 3 Fire Fists diferentes. Kirin, como já foi dito antes, sendo invocado com o Boar e outro Fire Fist (obrigatoriamente) de Level 4, pode setar 1 Fire Formation Spell ou Trap diretamente do deck quando Synchro Summoned, e diminui o ATK de todos os monstros virados para cima que o oponente controla em 100 pontos para cada Fire Formation que você controla. Tem 2800 pontos de DEF, então você vai preferir que ele chegue ao campo nessa posição a menos que baixe uma Tensen quando invocado.

Tiger King também pode Set 1 Fire Formation do deck quando ele é Xyz Summoned, e seu efeito secundário é por remover 1 material Xyz nega o efeito de todos os monstros virados para cima no campo que não sejam Beast-Warrior (protegendo a Irmandade). Quando ele é destruído, você pode enviar 3 Fire Formations que você controla ao cemitério para invocar 2 monstros Beast-Warrior de Level 4 ou menor do seu deck com o mesmo ATK (Bear e Gorilla possuem 1600 de ATK).

E por último, o mais novo Cardinal. Ele só pode ser Xyz Summoned com membros da Irmandade, mas o seu efeito compensa. Ele é uma espécie de Madolche Queen Tiaramisu, mas o seu efeito só pode ser usado 1 vez enquanto virado para cima. Por remover 2 materiais Xyz, ele embaralha 2 cartas da Irmandade (Fire Fist ou Fire Formation) no campo ou cemitério ao deck e então embaralha até 2 cartas no campo ou cemitério do oponente ao deck. Legal, não é mesmo? Recicla a Irmandade ao mesmo tempo que acaba com as estratégias de campo ou cemitério oponente. Esse efeito é simplesmente perfeito!

tenki tensu tensen

O deck só usa 3 Fire Formations, são elas: Tenki, para buscar seus Beast-Warriors do deck à mão, Tensu, permitindo que você faça vários combos com os Beast-Warriors assim que dois deles podem ser invocados normalmente no mesmo turno, e Tensen, avivando as chamas da irmandade ao aumentar o ATK de um dos membros em 700 pontos e de todos eles em 300 pontos enquanto ela estiver virada para cima.

wolfbark reborntengu

As últimas duas cartas que eu gostaria de comentar é Coach Soldier Wolfbark e Reborn Tengu, que desempenham um papel importante na hora de aumentar o número de monstros em seu campo. Wolfbark por si só já pode reviver qualquer Beast-Warrior FIRE de Level 4 ou menor uma vez por turno, em Posição de Defesa, excelente para ser usado como Synchro (com o Boar) ou Xyz. Ele também tem 1600 pontos de ATK, então pode ser invocado pelo último efeito do Tiger King. Reborn Tengu, quando usado como material Synchro (exceto do Kirin, por não ser Fire Fist), pode invocar outro do deck. Além disso ele pode ser buscado por Tenki e receber todos os benefícios das Fire Formations por ser Beast-Warrior…

 

Como é de se imaginar, o deck é bem rápido e um pouco chato de enfrentar. Ele consegue segurar o jogo por bastante tempo, graças também à 3 Effect Veiler e 2 Maxx “C” no Main, e cartas armadilhas onde podemos destacar duas cópias de Mirror Force e Fire Formation – Tensen que formam uma barreira de fogo altamente perigosa quando o oponente declara um ataque. O Extra Deck conta com a ajuda de Abyss Dweller, excelente carta anti-meta que basicamente proibe que o oponente use efeitos que se ativam no cemitério durante o turno que remove 1 material Xyz, e Steelswarm Roach que é um inseticida contra decks que usam monstros de Level alto (lê-se: Synchro Decks).


arche5

A votação continua. Desta vez só nos resta dois candidatos: Mecha Phantom Beast e Ghostrick. Digam nos comentários abaixo (ou no facebook) qual deverá ser comentado semana que vem. Eu particularmente preferia falar de MPB e deixar os GT para a semana do Halloween (vai que até lá aparecem mais suportes), mas nossa série de posts vai acabar antes disso, lá pelo dia 9 ou 11 de Outubro. Então o que vocês acham? Vento ou Trevas semana que vem?


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Essa semana a nossa página do facebook chegou a 1500 curtidas, então já devem imaginar como eu estou feliz. Para comemorar, vou fazer 3 posts essa semana, já fiz um segunda e agora vou fazer um pra sexta. Comentem, curtam no facebook, enviem para seus amiguinhos etc. Até mais!

Comentários
27 Comentários

27 Comentários:

Emerson Martins de Deus disse:
25 de setembro de 2013 10:09

Sempre gostei de FF, eles tem umas artworks muito bacanas, e uma temática bastante inovadora, por sorte esse não é um archetype que nasceu para 4Fun, pois tem vários suportes diretos e indiretos. Parabéns pelo post Blu.

~Voto em MPB.

Anônimo disse:
25 de setembro de 2013 10:15

gostei do banner, parabéns para quemo fez

CyberBlu disse:
25 de setembro de 2013 10:19

Emerson, você votou em Ghostrick no facebook ._.

E eu sei que você é o carinha do banner.

Jhonatan Santana disse:
25 de setembro de 2013 10:34

uso os ff faz um tempo fostei dessse deck !!!

Anônimo disse:
25 de setembro de 2013 10:43

Realmente, esse Cardinal é uma Queen Tiaramisu da vida, uma pena que o efeito dele só pode ser usado uma vez e se negado por Veiler nunca mais (D:). Gostei desse deck, vou testa-lo assim que meu DevPro atualizar.

Emerson Martins de Deus disse:
25 de setembro de 2013 10:44

@Blu: Depois de ler seu texto sobre Hallowen e talz, resolvi mudar '-'
E outra, eu sou o cara das ppks, eu admito que após eu ver esse carinha toda hora fazendo esse comentário eu resolvi fazer também, mas parei desde o ultimo post do LG, parece que virou moda ser anon agora '-'

Anônimo disse:
25 de setembro de 2013 10:50

Cadê a Gameplay de GTA??? Acaba de perder um inscrito!

Anônimo disse:
25 de setembro de 2013 10:50

Cadê a Gameplay de GTA??? Acaba de perder um inscrito!

AnthOny disse:
25 de setembro de 2013 11:33

Tua mãe fez um gameplay comigo.

Yuma Tsukumo disse:
25 de setembro de 2013 12:37
Este comentário foi removido pelo autor.
Yuma Tsukumo disse:
25 de setembro de 2013 12:45
Este comentário foi removido pelo autor.
Yuma Tsukumo disse:
25 de setembro de 2013 12:54
Este comentário foi removido pelo autor.
Yuma Tsukumo disse:
25 de setembro de 2013 12:55
Este comentário foi removido pelo autor.
CyberBlu disse:
25 de setembro de 2013 13:54

Yuma, olha o flood rapaz. E que história é essa de gameplay de GTA?

Yuma Tsukumo disse:
25 de setembro de 2013 14:10
Este comentário foi removido pelo autor.
AnthOny disse:
25 de setembro de 2013 14:52

Cheiro de madeira queimada.

Potter disse:
25 de setembro de 2013 17:03

sei não, mas Fire Fist não está com essa bola toda mais!!

só destaco o Bear, Gorilla e a Tenki que rodam bem em deck de Pleiades

Potter disse:
25 de setembro de 2013 17:20

o Emerson é o cara das ppkas, isso mostra que ele conquista muitas!! =)

voto em Fire Fist para a próxima semana

dragon_hibrid disse:
25 de setembro de 2013 17:32

shinra para a próxima semana XD

Emerson Martins de Deus disse:
25 de setembro de 2013 18:23
Este comentário foi removido pelo autor.
Yuma Tsukumo disse:
25 de setembro de 2013 18:32
Este comentário foi removido pelo autor.
Emerson Martins de Deus disse:
25 de setembro de 2013 19:08
Este comentário foi removido pelo autor.
ksfire disse:
25 de setembro de 2013 21:50

Estava testando uma build assim um tempo atrás ( "eu quero fazer esse deck de verdade, mas o Bear não deixa" ;.; ). É uma buid muito eficiente e perdia apenas dos (pré-ban) Prophecy e Dragon Ruler.

Eu acho que Reborn Tengu nem é necessário no deck, já que o Wolfbark faz o trabalho de forma mais do que eficiente (e chata, para o oponente). Não que o Tengu vá dar deathdraw ou emperrar, mas simplesmente acho melhor no side mesmo.

As maiores diferenças dessa buid e a que eu estava testando são os Pot of Duality (não gosto desta carta, opinião pessoal mesmo) e os Abyss Dweller (não me passou pela cabeça botar ele).

Voto no Mecha Phantom Beast. Tenho uma dificuldade tremenda de usar esses félas, mas eu gosto deles.

Anônimo disse:
25 de setembro de 2013 22:43

Mecha Phantom Beast

Anônimo disse:
26 de setembro de 2013 13:35

e a fanfic? e o gameplay do gta? perderam mais uma inscrita

Álvaro Goudinho disse:
26 de setembro de 2013 14:43

òtimo post, vc fez uma exelente analise da decklist dos ff lv4 =)
mas francamente não vejo muito futuro para eles nesse formato não....
e sobre a votação, eu voto em Mech Phantom Beast.

Revenge disse:
26 de setembro de 2013 20:57

Voto em Mecha Phantom Beast