5 de agosto de 2013

Here Comes a New Card #10: Jeweled Red Dragon Archfiend


Eae pessoal Blzinha? Aqui é o Subonito, tava fazendo uns bicos postando no YugiEra e me chamaram pra vir pra postar por estas bandas. Vou continuar o mesmo trabalho que eu fazia no Era, a categoria que eu chamo de Here Comes a New Card. Toda Segunda-Feira, post novo do Here Comes a New Card, fora isso também vou fazer o Carta da Semana todo Sábado. O LG tava me ajudando (Fazendo tudo...), passando meus posts do era pra cá, só checar pra ver como é o esquema de posts dessa categoria
 Falei demais, e vou falar ainda mais pois a carta desse post é uma que chama atenção por onde passa, não só por sua beleza, com vocês...


Jeweled Red Dragon Archfiend
Level 8 / DARK
ATK: 3000 / DEF: 2000
Dragon / Synchro / Effect

 1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner
Uma vez por turno, durante a sua Main Phase 1: Você pode destruir todos os outros monstros virados para cima em Posição de Ataque no campo. Outros monstros não podem atacar no turno que você usa este efeito.



 Começando pelas trívias da carta, e nesse bichão aqui temos uma bem interessante por sinal.  O termo 琰魔 (Enma) presente no nome do Red Dragon tem uma leitura parecida com 閻魔 (Yama), o Deus que governa a morte, o inferno e o ciclo do renascimento na mitologia Chinesa e Budista.
 
 No nome dele também temos alguns trocadilhos, mas feitos com os caracteres da escrita japonesa:  琰  é formado pelo kanji 炎 (Honō), que significa fogo, e o kanji 王 (Ō), que significa rei. Mas esses detalhes não estão presentes no nome traduzido dele, só pra mostrar como é um trocadilho, pros japoneses pelo menos deve ser... 
 
 Uma curiosidadezinha rápida agora, esta é a carta Ás de Jack Atlas no mangá do Yugioh 5D's, já no anime, a carta Ás dele é o Red Dragon Archfiend. No anime o efeito do Red Dragon só destrói monstros em posição de defesa, no mangá, ele só destrói em posição de ataque. Outra coisa, a Marca do Dragão presente no braço direito de Jack Atlas (somente no anime) pode ser vista no peito do Jeweled Red Dragon. Não é possível ver muito bem, mas na aparição dele no mangá isso é facilmente visto.



 Vamos começar a analise dele por onde ele ganha mais destaque: o efeito. Não tem como negar que um Pseudo-Dark Hole num é algo de destaque. Ele pode varrer o campo do oponente num instante só, melhor, ele ainda pode atacar (algo difícil hoje, já que a Konami descobriu que tirar sua Battle Phase é uma forma de reduzir bastante a apelação das cartas), mesmo sendo só ele, 3000 de ATK não é pouco. A única restrição que eu vi foi poder usar apenas na sua Main Phase 1, nada muito grotesco, mas é bom ficar atento e não chamar ele na Main Phase 2 (tem quem erre coisas assim, chega a ser um tanto banal).

 Agora o segundo atrativo dele: o nível. Synchro Nível 8 Genérico, o sonho de todo duelista na Era Synchro, até porque, acredito eu que Synchro de Nível 8 seja o mais fácil de invocar, ou pelo menos os com maior presença no jogo, ainda mais hoje em dia, onde temos o Crimson Blader que pode parar os 2 grandes do Tier 0 (Dragon Ruler e Prophecy), sem contar que esses mesmos decks tem um acesso relativamente fácil para Synchro Nível 8.

 Tipo Dragão, aqui temos mais um atrativo, mas limitado pra um certo grupo. Onde Red-Eyes Darkness Metal Dragon pode chamar esse bichão do cemitério e já passar a vassoura no campo do oponente, só deixar o Red-Eyes na Defesa pra ele não ir junto pro cemitério. Outra coisa é ele sendo rodado em um deck Dragon Ruler, ele serve de custo pra invocar qualquer dragão depois que ele fez seu trabalho.

 Atributo DARK, é um atributo realmente cheio de cartas legais e usáveis, mas pro Red Dragon, não acredito que tenha nada de muito excepcional.

 3000 de ATK, não tem como dizer que não é pouco, acho que é o ideal para um Synchro do Nível dele. Caso  o efeito dele não vá funcionar (Veilers da vida) ele consegue dar conta do recado com o seu ATK brutal e esmagador. 2000 de DEF, sempre gosto de ressaltar DEF, mesmo não sendo lá de tamanha importância, sempre vai ter alguem usando Book of Moon ou Maestroke (e agora tem até os Ghostricks), a DEF está nos esquemas, não morre pra Maestroke, não toma dano tosco de Tour Guide caso o oponente bote ele pra dormir e ele vai ter que passar a DEF dele com algo mais forte que o comum, gastando um pouco do arsenal que ele tiver em mãos.




Hora de algumas jogadas legais com o grandão aqui, ele é um monstro mais liberal, não vamos ter nada do tipo "Wow! Eu nunca tinha pensado nisso!", acredito eu. Anyway, vamos a elas:
  • Você pode usar cartas como Final Attack Orders ou All-Out Attacks, pra forçar o seu oponente vir pro ataque e você passar o rodo no campo inteiro dele. Algo bastante similar com o que eu ja vi fazer com o xará do Jeweled, usando Curse of the Fiend, pra mudar todos os monstros do oponente pra defesa enquanto o Red Dragon Archfiend fazia a festa.
  • Fora as cartas ao estilo Final Attack Orders, também temos cartas no estilo Enemy Controller, você escolhe o monstro desejado e destrói ele brutalmente.
  • VS Evilwarm: Seu oponente todo lá, tirando onda, usando aquele deck Evilswarm maroto, deixou 1 Ophion (Sem material, óbvio) e uns 2 Evilswarms qualquer tudo junto em ataque. Você só chama um Jeweled e não tem Infestation que salve os monstros do coitado, mas outras backrow podem, okay.
  • VS Mermail: Mais um deck que o Jeweled bate de frente fácil, oponente com o campo bonito após ter te atacado loucamente turno passado, num instante tu varre ele todinho e se vier 1 "Ai!" de uma Abysslinde, o Jeweled mata qualquer bicho que ela chamar, sem exceções.
  • VS Six Samurai: Esse aqui é mais divertido, você, com vontade de se vingar da época de Shien e Gateway à 3, Jeweled Red Dragon é a solução. Nem Magatama pode defender os monstros dele de um efeito de monstro.




Chegamos na parte de falarmos os devidos defeitos desse bichão, uma pena ele possuir defeitos mesmo com essa arte perfeita. Sem muita enrolação, vamos a eles:

): - Ele não deixa mais ninguém atacar fora ele: como eu já havia dito anteriormente, isso não é nada grotesco, mas não posso dizer que isso não seja um defeito. Imagina você limpar o campo do cara e ainda poder descer o OTK. É realmente uma pena, mas melhor do que ninguém atacar.

D: - Ele é 100% vulnerável: Solemn Warning, Solemn Judgment, Mirror Force, Torrential Tribute... não dá pra contar no dedo tudo que pode acabar com a farra do boi (ou do dragão, chame como quiser) desse bichão aqui. Mas se o oponente não tem nada pra contra atacar só resta pra ele ter mais de 3001 pontos de vida, ou simplesmente um monstro me modo de defesa.

T^T - Só ativa na Main Phase 1: e é aqui que eu perco pontos de respeito com ele, poucos, mas perco. Ele só serve pra você contra atacar seu oponente, e não pra impedir um contra ataque dele. Contra atacar é legal, mas hoje em dia isso é tão fácil, principalmente com o meta. Um exemplo rápido, você atacou um Abysslinde e ela buscou o Megalo ou o Leed, você já não pode chamar um Jeweled e matar ele, porque você está na Main Phase 2. É triste mas é a realidade. Eu realmente não vejo motivo pra restrição de ser só na Main Phase 1, não chegaria a ficar roubado, com o que temos hoje em dia. Outro detalhe: O contra ataque que o Jeweled proporciona não é tão excepcional, já que 1 monstro em defesa já iria proteger teu oponente completamente ou o fato de ele ter monstros que impedem sua destruição por efeito.




 Hora da Decklist, eu poderia montar meio mundo de decks diferentes pro Jeweled, mas eu escolhi um que chama atenção pela competitividade sem nada de muito apelão: os Hunders! Sem mais delongas, vamos a decklist.

Monstros:

3x Thunder Sea Horse
3x Pahunder
3x Mahunder
3x Vylon Prism
3x Photon Thrasher
2x Thunder King Rai Oh
1x Sishunder
1x Gorz the Emissary of Darkness
1x Honest

Magicas:

2x Mystical Space Typhoon
2x Creature Swap
1x Heavy Storm
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
1x Mind Control
1x Pot of Avarice
1x Pot of Duality
1x Reinforcement of the Army
1x Book of Moon

Armadilhas:

2x Torrential Tribute
2x Compulsory Evacuation Device
1x Solemn Warning
1x Solemn Judgment
1x Threatening Roar
1x Mirror Force

Extra Deck:

1x Jeweled Red Dragon Archfiend
14x A sua escolha.

 Deck bem basicão pra rodar 1 dos Jeweled, porque alias, rodar mais é besteira, independente do deck. Só 3 tuners, mas nesse deck esta tranquilo pois temos o Sea Horse, um dos melhores buscadores que eu já vi e no deck do "Archtypo" dele ele é mais que um mascote. Optei por rodar só 1 Sishunder, porque eu não gosto dela, acho meio lenta e tals, varia de pessoa pra pessoa. De resto é o basico mesmo, Xyz ou Synchro rápido. Photon Thrasher está ai pra dar uma força também.

 Umas Creature Swap pra quando você não puder fazer Special Summon (algo comum nesse deck) e nem por isso ficar em desvantagem. Threatening Roar esta no deck com a mesma função.

 Agora o assunto que eu realmente queria chegar: o Jeweled. Chamar ele não chega a ser difícil, ele vai ter o mesmo efeito em qualquer deck, mas o momento certo pra invoca-lo é único. Não me vá invocando ele logo no primeiro turno pra se gabar em ter um monstro com tanto poder de ATK e um efeito extraordinário. Como diria o Tio Ben: "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" e isso, tanto no HQ, como no Yugioh é importante. Procure usar o Jeweled somente pra te tirar de enrascadas, baixar ele só pra impor pressão em jogo é besteira, já que é melhor aproveitar dele como uma jogada imprevista. Um turno é o suficiente pra ele fazer o necessário: quebrar o campo do oponente. Depois disso: ou ele morre, ou o efeito é inutilizado, já que seu oponente vai partir pra defensiva.




 Bem, terminando o post aqui. Devo ter esquecido de comentar onde ele vem. Vai aqui mesmo: o Jeweled Red Dragon Archfiend é a carta promocional que virá junto ao mangá volume 6 do Yugioh 5D's. No Japão ele é lançado dia 3 de Agosto, sem data pros americanos. E como de costume, a Dueling Network só vai disponibilizar ela pra jogar dia 3, acredito eu. No YGOPro e DevPro ela já esta disponível para ser usada.
 Isso é tudo pessoal, até Sábado com CDS e falous!

OBS: Post feito dia 28/07/2013
OBS2: Red Dragon teria sucesso como modelo

Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

LG disse:
5 de agosto de 2013 20:13

Hunders s2.

CyberBlu disse:
5 de agosto de 2013 21:16

Excelente post. Esse aí é tipo uma Mirror Force mesmo, exatamente o contrário do Red Archfiend do anime, mas ainda sim prefiro o outro (sei lá, ele é mais legal).

Anônimo disse:
5 de agosto de 2013 21:25

é na minha opinião ele é melhor que o Red do anime

CyberBlu disse:
5 de agosto de 2013 21:27

É, o efeito desse é melhor mesmo, mas o do anime era mais épico ver ele usando a Chama Rubra do Inferno e depois evoluindo com os Resonator *-*

Potter disse:
6 de agosto de 2013 00:33

vou usar com Mecha Phantom Beast!! =)

excelent post Subo!! =D

Emerson Martins de Deus disse:
6 de agosto de 2013 07:58

Ué, cadê meu coment? '-'
Esquece... belo post subonito, realmente este monstro tem potencial, na minha opinião a melhor parte do seu post foi a que fala de usar este carinha contra o Shien, eu odeio aquela cara '-'