25 de julho de 2013

Rulings for Everybody #5 - Effect Veiler


Eai Galera o/

Podem parar de me xingar bastante, virar anônimo para me cobrar, e etc. RfE de volta. A partir dessa edição, teremos umas regras especiais fora da carta escolhida, para atualizar vocês quanto a efeitos do Metagame ou alguma Ruling recém-lançada, mas não teremos os desafios, porque sacomé, não tem regularidade o quadro. Vamos começar?

EffectVeiler-ORCS-EN-SR-LE

Effect Veiler
Level 1 / LIGHT
ATK: 0 / DEF: 0
Spellcaster / Effect

During your opponent's Main Phase: You can send this card from your hand to the Graveyard to target 1 face-up Effect monster your opponent controls; negate that target's effects until the End Phase.



Para quem não lembra, no final da edição passada, por causa do tempo que passou, que seja, link acima, tivemos um desafio com a seguinte pergunta:

Desafio de Edição #3:

Imagine que tens dois monstros prontos para atacar diretamente. Você sinaliza que o primeiro monstro declara um ataque e seu oponente responde com o Swift Scarecrow dele. Porém, você usa sua Book of Moon em resposta aquela ativação, virando seu próprio monstro para baixo. E agora, isso é possível ? E o efeito do Scarecrow ainda é válido, ou seja, encerrando a Battle Phase ? Justifiquem com respostas completas.

Quem acertou:


Mais uma vez, nosso amigo todopoderoso acerta, mas, nesse considerarei meio acerto já que não houve justificativa.

Resposta: Na verdade, até março desse ano, essa regra era a que muitos falaram: A Battle Phase para, mesmo com Moon virando o monstro atacante, pois cumpriu o custo do Scarecrow. Ok, aceitável. Porém, em março desse ano, a Konami publicou uma nota mudando essa regra, onde eu tento explicar o motivo, também aceitável: Declaração de ataque gera CL1; Swift Scarecrow tem um efeito quick (Speed Spell 2) gera CL2; E então Book of Moon como é uma carta quick-spell (Speed Spell 2) pode responder a esse efeito, então entrando como CL3. Resolvendo de trás para frente... Book resolve primeiro, virando para baixo o monstro e a declaração de ataque é cancelada, e sem declaração de ataque, o efeito do Scarecrow não resolve, e Battle Phase continua.


Caso resolvido, hora de mais uma lista de Regras e usos sobre a Veladora de Efeitos!


 

1. Veiler somente pode negar monstros que ativam seus efeitos que ativem em campo ou resolvem em campo. Ela não negará um efeito que se ativa no cemitério. Ou seja, ela pode negar monstros como Dracossack, que ativa e resolve seus efeitos em campo, mas não nega o efeito do Sangan, que ativa no cemitério!



RescueRabbit-CT09-EN-SR-LE 

2. Effect Veiler nega efeitos de monstros que se auto tributam ou se auto banem, como por exemplo Cardcar D e Rescue Rabbit, respectivamente, mesmo ambos resolvendo seus efeitos fora de campo, pois Veiler nega efeitos, até mesmo aqueles que tem custo sair do campo e resolver fora dele. Ou seja, mesmo se Rabbit se banir, ou Cardcar se enviar ao cemitério, nada acontecerá depois.


 


3. Caso Veiler faça alvo de um monstro em campo, e o mesmo for virado para baixo com Book of Moon, e depois se for o caso, não ter feito o Flip Summon dele naquele turno, você pode virar o monstro para cima e ativar seu efeito, já que o efeito do Veiler não está mais aplicado ao monstro. 



 


4. Hieratics não sofrem com Effect Veiler. Se o oponente invocar um Tefnuit e você veilar (Eu veilo, tu veilas, ele veila...) o Tefnuit, quando o mesmo for tributado, ele disparará seu efeito no cemitério, ou seja, Veiler não poderá negar. A dica é usar Veiler no Atums ou no REDMD!






5. Spirit Reaper quando é alvejado por Effect Veiler não é destruído pelo seu próprio efeito! Na resolução do efeito, Reaper é negado por Veiler e assim não pode ativar seu efeito.







6. Monstros como Chaos Sorcerer e Number 11: Big Eye que no turno que ativam seus efeitos não podem atacar, quando ativam seus efeitos e são respondidos por Veiler, seus efeitos são negados e eles continuarão sem atacar pelo resto daquele turno!







7. Lightsworn são monstros que tem sua característica efeitos mandatórios no fim do turno de millar cartas do deck. Se Effect Veiler é usado para negar uma Lyla e seu efeito para destruir S/T, no fim do turno, ela poderá millar cartas ? Depende do jogador que usou Effect Veiler, ele decide se vai querer ou não que faça o Mill. Isso acontece o mesmo com o Wind-Up Zenmaines, já que ele tem um efeito mandatório.




ForbiddenDress-BP02-EN-C-1E

8. Forbidden Dress não para Veiler. A menos(!) que ela seja ativada antes do Effect Veiler. Se Veiler for usado no monstro A, e você usar Dress em chain nesse monstro A, Veiler não será parado, já que ele já fez alvo do monstro antes de você usar Dress em chain.








9. Muitos já sabem, é uma regra atual, mas, não custa reforçar: Veiler não para Constellar Pollux e Evilswarm Castor. A condição para esses monstros resolverem seus efeitos terem sido invocados e nesse momento Skill Drain não estiver ativada (Em chain a invocação não adianta, pois ela já foi feita). 







10. Diferentemente dos monstros citados no caso 9, monstros como Atlantean Heavy Infantry, Karakuri Ninishi, Constellar Leonis podem ser parados pelo Veiler, onde é obrigatório a ativação do efeito para invocar outro monstro, diferente de Castor/Pollux.





Rulings Aleatórias:

1. Atlantean Marksman quando é descartado para efeito de um monstro Water, seu efeito é disparado normalmente e faz alvo de uma carta setada no campo do oponente. Então, o oponente vira a carta, revelando ser uma armadilha contínua, como Fiendish Chain por exemplo, e fazendo alvo de um monstro no seu campo. Fiendish Chain é destruída ? Não, pois agora ela está virada para cima, e o Marks só destrói carta set.

2. Um jogador A possui Crimson Blader em campo. Ele ataca e destrói o monstro do jogador B, assim ativando seu efeito e prevenindo contra monstros nível 5 ou maior de serem invocados. No turno seguinte, o jogador B invoca Psi-Blocker e pelo seu efeito, declara Crimson Blader. O efeito do Crimson Blader adquirido no turno anterior é negado ? Não, nada pode tirar o efeito do Crimson Blader depois dele destruir o monstro e enviá-lo ao cemitério.

3. Mais Psi-Blocker. Psi-Blocker do jogador A declara Gozen Match, no turno seguinte, o jogador B invoca um outro Psi-Blocker e declara Psi-Blocker. Novamente, depois que o efeito do Psi-Blocker resolve, nada pode tirá-lo.

4. Jogador A invoca normalmente um Mecha Phantom Beast Tetherwolf e pelo seu efeito Trigger, tem que invocar um token no seu campo, mas o jogador B responde com Super Polymerization, o jogador ainda vai invocar o token? E ai? Na verdade, é uma jogada ilegal. O jogador B tem que esperar o oponente invocar o token, ou seja, resolver o trigger effect do Tether para virar Super Polymerization.

5. O novo Rank 7 Number 74: Master of Blades pode ativar seu efeito duas vezes na mesma chain. Jogador A usa Constellar e o B, Dragon Ruler. O B passa seu turno apenas com Master of Blades em campo, na vez do jogador com Constellar, ele faz o bounce do Constellar Algiedi com sucesso e corre para Starliege Paladynamo e ativa seu efeito, usando como alvo Blades, logicamente o monstro responde, negando, em resposta a negação você usa Forbidden Lance, usando Blades como alvo novamente. Ele pode tirar outro material Xyz e negar e destruir tanto Lance como Paladynamo.


Galera, o que acham do formato do post ? Melhor do que antes ? Espero que o post tenha sido útil. Lembrem-se, se tiver alguma ruling com Effect Veiler que eu não mencionei e vocês tem dúvida, comentem falando, eu responderei, já que acho que estou esquecendo de alguns casos. Enfim, abraços o/

Comentários
13 Comentários

13 Comentários:

Emerson Martins de Deus disse:
25 de julho de 2013 11:24

Le eu decido ler seu post achando que não tem muita coisa para falar pois todo mundo conhece Veiler, e levo uma porrada de informações na cara '-'

Enzzo Sato disse:
25 de julho de 2013 11:47

Legal pra caramba, cara! Puxa, já perdi torneio por que eu deixei o oponente destruir minha fiendish setada com Marksman sendo que ele tinha megalo em campo....

Enfim, excelentes rullings, deu pra ver que deu trabalho e são coisas que a maioria de nós nem sabe. Enfim, eu dei um mindxplode ao ler as rulings mas de boas, parabéns pelo post!
(OBS: LG, anônimo que é anônimo nunca vai parar de reclamar...)

Anônimo disse:
25 de julho de 2013 11:51

Lol tbm quebrei a cara sobre alguns pequenos detalhes s/ rulling. Muito bom o post. Contribuiu demais.

Victor Andrade disse:
25 de julho de 2013 11:55

Ainda bem que voltaram com o Rulings, adoro essa matéria.

Potter disse:
25 de julho de 2013 12:08

"Depende do jogador que usou Effect Veiler, ele decide se vai querer ou não que faça o Mill."

isso não encaixou na minha cabeça, por mim, se foi negado, não milla, a não ser que millar fosse um custo, mas fiquei confuso com essa de o cara que usa a Veiler que decide se o Mill vai resover.

contudo, ótima postagem LG...malditas Veilers que mandam meus Cardcar para o grave sem comprar cards. xD

LG disse:
25 de julho de 2013 17:33

Samuca, o detalhe é que essa regra procura ser flexível para caso algum monstro mille 3 cartas, deixando o jogador sem nada, e no outro turno resulte em deck out, por isso há essa permissão, sem contar os detalhes de chain que existe na EP, mas que não é o foco do post e não é o mérito da discussão.

E aos demais.. achei esse RfE o mais fraco dos 5 em termos de rulings de uma carta específica. E tmb me peguei reaprendendo alguns conceitos sobre a veiler.

Mike disse:
25 de julho de 2013 22:47

9.Constellar Pollux e Evilswarm Castor . Errado..
Eles não precisam estar em campo para que a invocação extra seja feita..
Soh podem ser parados com skill drain, solemn ou algo parecido. Desde que a normal sumon dos mesmo tenham sido feitas, você já pode utilizar o efeito de uma adicional...
Qualquer coisa soh testar no YGOpro com torrential tribute.

LG disse:
25 de julho de 2013 23:26

Verdade. Eu ainda to me baseando na justificativa antiga. Obrigado pela lembrança, Mike,

Potter disse:
26 de julho de 2013 00:35

entendi menino LG, mas mesmo assim acho estranho, não estou dizendo que está errado, mas essa ruling ficou bizarra!! xD

Emerson Martins de Deus disse:
26 de julho de 2013 08:00

@Potter: Coloca no WTF Konami então :/

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
26 de julho de 2013 15:34

Nossa, ainda bem q só publicaram o resultado agora, se fosse antes d Março teria errado :>

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
26 de julho de 2013 15:35

Pensando bem, analisando a data em q escrevi o comentário, eu estaria certo d qualquer maneira

Perseu disse:
26 de julho de 2013 18:00

Questão do Mill ou não Mill... uma vez estava conversando com um cara que era judge das regionais dos USA e ele disse que, usando a Veiler em um Lightsworn, o Mill acontece sim, pois o efeito da Veiler tinha sido ativado anteriormente e acaba no início da EP, e então o Mill acontece após o fim do efeito da Veiler.