9 de maio de 2013

Aspiring Emperor Hope - Meta?


Há pouco tempo atrás, antes da aparição das novas cartas, o mais conhecido XYZ do game, Number 39: Utopia, era apenas mais um Rank 4, e com certeza o mais utilizado pelos duelistas, pelo seu bom efeito de negar dois ataques, além do seu ataque razoável (2500). Porém, com o anúncio da vinda de seus sucessores ao card game, poderia a carta "ás" de Yuma estar se tornando um novo meta? Vamos conferir as análises.



Começaremos falando das duas cartas que já temos presente aqui no Ocidente, Number 39: Utopia e Number C39: Utopia Ray. Ambos possuem o mesmo poder de ATK e DEF (2500/2000), são Warrior e do atributo Light, além de serem os dois "Utopias" Rank 4 conhecidos até hoje.

A invocação do Utopia como todos sabem é bem genérica, precisamos apenas de 2 monstros de nível 4, e seu efeito é o seguinte: "Quando um monstro de qualquer jogador batalha, você pode remover 1 material desta carta paga negar o ataque",  enquanto quando sem materiais, quando selecionado como alvo é instantaneamente destruido (O que gera replay). Já a invocação de Utopia Ray é bem mais fácil. Assim como o monstro "ás" de Shark, Utopia Ray é invocado pelo simples fato de sobrepô-lo (do extra), em um Utopia Face-up, ganhando os materiais daquele monstro, porém, o efeito tem restrição:

"Você pode separar 1 Xyz Material desta carta, para selecionar como alvo 1 monstro que seu oponente controla; até o fim do turno, esta carta ganha 500 pontos de ATK e o monstro alvo perde 1000 pontos de ATK." - Ou seja, podendo tirar até 3 materiais (caso o Utopia não tenha ativado o efeito), para deixar o monstro oponente com -3000 de ataque, e o Ray com 4000, mas para isso é preciso ter 1000 pontos ou menos de vida, o que deixa a carta como realmente uma salvação para o fim do duelo.

Essas cartas estão disponíveis à nós, meros ocidentais, desde o lançamento do booster Order of Chaos, onde veio o Ray. Porém, como dito no começo do post, até existirem só esses dois, não especulave-se um deck em torno dos mesmos, mas agora, com o anúncio de outras duas versões, o deck começa a criar consistência, vamos conferi-las.

NumberC39UtopiaRayV-ST13-JP-UR

Number C39: Utopia Ray V

Warrior / Light / (3) Rank 5
2600/2000

When this card you control is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect): You can target 1 Xyz Monster in your Graveyard; shuffle that target into the Extra Deck.
If this card has a "Utopia" monster as an Xyz Material, it gains this effect.

● Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 monster your opponent controls; destroy it, and if you do, inflict damage to your opponent equal to the destroyed monster's ATK.

Essa carta é muito, mas muito interessante para todo o deck. Invoca-la de forma convencional não compensa, até porque 3 monstros de nível 5 em troca de um, com um simples efeito de reciclar um XYZ do grave não compensa, então esse cara deve somente, SOMENTE, ser trazido através das Spells Rank-UP, que vocês verão mais abaixo, e somente usando o Utopia como alvo, para ganhar o segundo efeito.

O efeito é parecido com o do Volcasaurus, porém muito mais apelão, tendo em vista que o mostro pode estar virado pra baixo, e ainda assim, após destruir um monstro e inflingir dano, Ray V ainda pode atacar o oponente, inclusive diretamente. Voltando ao seu primeiro efeito, chega até a ser interessante, pois você não precisará de dois caras desse no Extra, ja que quando destruido ele pode se "auto-voltar" ao deck. 

Além do Ray V, existe também outro Utopia de Rank 5, que também deve ser invocado da mesma maneira, porém possui caracteristicas diferentes.

NumberC39UtopiaRayVictory-JOTL-JP-UR
Number C39: Utopia Ray Victory
Warrior / Light / (3) RANK 52800/2500

If this card attacks, your opponent cannot activate any Spell/Trap Cards until the end of the Damage Step. If this card has a "Utopia" monster as an Xyz Material, it gains this effect.

● When this card targets an opponent's face-up monster for an attack: You can detach 1 Xyz Material from this card; until the end of the turn, negate the effects of that monster, also this card gains ATK equal to the ATK of the attack target. 







Infelizmente, esse cara também ainda não chegou ao nosso amado card game, e fica ainda restrito à utilização de Yuma, mas falando sobre a carta, claramente se nota ser a versão "suprema" de Utopia (Isso se não aparecem outras no anime). Além de 2800 pontos de ataque, também é o primeiro a modificar a defesa (2500), além é claro, de ter um efeito muito apelão.

Primeiro, quando ataca, o oponente não pode ativar Spell/Trap até o fim do cálculo de dano, ou seja, sem Mirror Force, e como se ja não bastasse, quando ataca, você pode tirar um material, negar os efeitos do alvo e ainda ganhar pontos de ataque igual ao mesmo, é um Honest bombado. O que para esse cara? Sinceramente, pouca coisa, mas pouca coisa mesmo, principalmente se você fizer o summon com a Rank-Up Numerons force.

Falando em Rank-Up, vamos conferir também quais sao as spells utilizadas para trazer essas poderosas criaturas à campo:


RankUpMagicLimitedBariansForce-ST13-JP-URRankUpMagicBariansForce-LTGY-EN-OP
   
Rank-Up Magic Limited Barian's Force (Esquerda); Rank-up Magic Barian's Force (Direita)

Foram as duas primeiras Rank-Up reveladas, a primeira bem básica, e certamente não será utilizada por ninguém. Ja a segunda tem um efeito um tanto quanto interessante, aliás, os efeitos delas são, respectivamente, basicamente: "Selecione um rank 4 que você controla, Special Summon 1 Chaos Number Rank 5 do Extra"

"Selecione um monstro XYZ que você controla, SPecial Summon do seu extra um "Number C" 1 Rank maior, então, se o oponente controla um XYZ, você pode escolher um material e anexa-lo ao monstro invocado por esse efeito". - Agora devem ter entendido porque eu disse que certamente ninguém usará a limited, ja que não traz vantagem nenhuma e ainda se limita apenas à Rank 4. E vale lembrar, em ambos os casos, o monstro alvo e os seus materiais ficam anexados como materiais no monstro invocado pela carta.

Porém, mesmo com a segunda sendo um pouco melhor, ambas ainda perdem para outra Rank-Up, a Numeron Force:


RankUpMagicNumeronForce-JOTL-JP-UR
Rank-Up-Magic Numeron Force

Normal Spell Card

Target 1 face-up Xyz Monster you control; Special Summon from your Extra Deck, 1 "Number C" monster with
the same Type as that monster you control but
1 Rank higher, by using it as the Xyz Material.
(This Special Summon is treated as an Xyz Summon. Xyz Materials attached to that target also
become Xyz Materials on the Summoned monster.)
Then, negate the effects of all cards currently
face-up on the field, except the Summoned monster.  





Além de fazer o que as outras duas também fazem, essa carta na resolução também nega o efeito de todas as outras cartas face-up no campo (se fode ae Bottomless), e por isso, quando chegar ao TCG (Judgment of the Light), deve ser a mais utilizada dentre as Rank-Up, mas podem ir preparando o bolso, porque não deve sair muito barata não. 

Só essa combinação de XYZ's e Rank-ups ja fazem um grande estrago ao oponente, porém nao acaba por aqui, e o que ajuda a dar mais consistência ao deck são as Zexal Weapons, que ao meu ver, apenas 3 são utilizáveis, ja que outras são muito especificas ou pouco úteis. 

ZWLightningBlade-CBLZ-EN-R-1EZWTornadoBringer-CBLZ-EN-R-1EZWLeoArms-CBLZ-EN-UR-1E 

Toda a proteção do nosso Utopia gira em torno desses caras, além é claro, de eles proporcionarem um ataque extra.

O primeiro, Lightning Blade, protege as cartas ZW, que não podem ser destruidas por efeitos do oponente, além de proporcionar 1200 pontos de ataque ao monstro equipado. Caso Utopia fosse ser destruido por efeito, Blade é destruido instantaneamente.

O segundo, Tornado, previne que Utopia seja alvo de efeitos do oponente (ao meu ver, o melhor), e claro, da 1300 pontos de ataque. No caso de Bringer, ele é destruido caso o monstro equipado fosse ser destruido por batalha.

O último, e eu diria "chefe" das Zexal Weapons, Leo Arms, é o searcher do deck. Com 2 leveis 5, você pode uma vez por turnotirar um material para buscar um "ZW" do deck para a mão, no caso, primeiramente blade e depois bringer para uma boa ordem. 

Além do mais, você pode equipa-lo à Utopia, que ganha 3000 de ATK, e caso destrua um monstro, você pode enviar Leo ao cemitério para Utopia atacar um segundo monstro, caso seja o Victory, poderá novamente ativar seu efeito. (Uma curiosidade, poucos percebem, mas ao fundo de cada carta temos o Utopia equipado com ela) -valeu @Guilherme-

Das outras Weapons eu não falarei, afinal, a decklist que passarei a voces agora não as utiliza.

http://i.imgur.com/2T1upPR.png 

Esse deck fui eu quem montei, depois de quase uma semana tentando encaixá-lo perfeitamente acho que esse é o melhor jeito dele rodar. O foco claro, é fazer o Utopia e depois usar Rank-UP magic, porém, é aconselhável que primeiro você faça o Leo Arms.

Todo o draw power da carta fica por conta Star Drawing, que quando é material de XYZ, lhe permite comprar uma carta. Para que ela chegue à campo rapidamente, temos Summoner Monk, Goblindbergh e Tin Goldfish. E o melhor de tudo é que ela também por servir para fazer XYZ Rank 5, e junto com outra cópia, The Tricky, Cyber Dragon ou Instant Fusion, garantem um rapido Leo Arms.

Do mais, é um deck bem divertido de se jogar, e sim, é competitivo. Jogando no DN consegui a tarde fazer um 14-0, batendo Dino Rabbit, Spellbook e até Fire Fist, mas o que mais me impressionou foi como o deck roda bem diante de Evilswarm, considerado o próximo dominante do meta.

Então é isso galera, sugestões de decks, melhorias, criticas, elogios e etc, estamos ae, comentem, e até a próxima.

Comentários
38 Comentários

38 Comentários:

Zero disse:
9 de maio de 2013 00:40

estou usando esse deck IRL e tenho q dizer q é mto bom..

existem outras variantes alem do XYZ Spam (decklist acima). as melhores ate agora sao com Wind-up (estou testando) e constellar

Potter disse:
9 de maio de 2013 01:34

medo do Hope O_O'

a base desse deck é semelhante a que eu gosto de usar para quase todos que eu faço!!

qual a última carta do extra deck, aquela do lado do Reaper?

Unknown disse:
9 de maio de 2013 01:45

@zero ja usei o constellar, mas não gostei muito não, a mao as vezes vinha meio broken.. ja WU nunca vi '-'

@potter fiz um desse pra rank-up geral tbm, é dahora.. é o ojama knight pow, kkk

Potter disse:
9 de maio de 2013 01:51

@Desconhecido
sou muito fã dessa base, com Cyber Dragon, Tricky, Kagetokage, Monk...simples e rápida

Ojama Knight? Eu conheço, mas não reconheci a miniatura!! O_O'

Unknown disse:
9 de maio de 2013 03:56
Este comentário foi removido pelo autor.
Buuh disse:
9 de maio de 2013 03:59

@Potter, o desconhecido no caso sou eu, kkkkkkkkkkk, era outra conta que tava logada ai nem vi..

é, ja entra trollano 2 zone do op :p

Potter disse:
9 de maio de 2013 04:48

@Buuh
eu imaginei mesmo, mas não falei nada para não correr o risco de falar besteira!! xD

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 07:30

Esse é meu deck principal, estou montando ele em Real Life, mas a base dele é completamente diferente da base que o Buuh fez. Utopia tem muita promessa, ele bate qualquer coisa com OTKs simples e seu poder de defesa e ataque é assustador, esse promete ser o deck mais divertido de se jogar na atualidade. Só acho desnecessário centas de ZW, por quê no fim do Search você vai dar OTK mesmo. Só corrigindo uma coisa, atrás da Artwork do Leo Arms NÃO é o Utopia Ray V, e sim o Utopia equipado com o Leo Arms, aquela é a aparência que ele toma quando coloca a armadura de "leão". Mesma coisa vale pro TOrnado e LIghtining, atrás você pode ver a forma que elas tomam quando estão equipadas. Quem quiser eu estou aceitando desafios para meu Deck focado no Utopia e Excalibur.

Emerson Martins de Deus disse:
9 de maio de 2013 07:39

Realmente um ótimo deck que tem chances de ganhar muitos duelos contra os atuais metas, utilizando o Tornado você se protege dos xyz mais "badalados" que são Big Eye e Dragossack, mas acho que você poderia aproveitar o poder das rank-up magic e colocar o Number 106 e sua versão C106 pois eu já usei um deck similar ao seu tendo como base a invocação prioritária do C106 caso não haja um batedor com atk maior que o dele, na minha opinião ele serviu como um Quasar Dragon ou um Shien claro que limitado pois não posso escolher as cartas que quero negar, mas mesmo assim o C106 mostrou ser um dos melhores Chaos Monster e recomendo que o utilize.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 08:03

Não só o 106 quanto o Excalibur numa Build mais Warrior. É muito efetivo o que esse Xyz Spam pode fazer.

Emerson Martins de Deus disse:
9 de maio de 2013 08:06

@Guilherme: Eu sei, na minha build eu usava três Thrasher e três Goblindbergh e ainda colocava Extra Sword, pois assim poderia fazer um Excalibur com 5000 de atk.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 08:19

Não funciona o do Excalibur, por que ele ganha na hora do efeito ai quando você usa o Excalibur o ataque é sobreposto pelo dobro do original (4000), pelo menos ele volta com 3000 depois que o efeito acaba. Mas Extra Sword é uma tech foda pro proprio Utopia. 3500 não é pra qualquer um.

Emerson Martins de Deus disse:
9 de maio de 2013 08:43

Então deve ser bug do Pro, pois nele ele fica com 5000 de atk.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 08:45

Estranho, comigo acontece justamente o contrario. Ele fica com 4000 no YGOpro quando faço ele com o Extra e uso efeito. Mas se ficar com 5000 é perfeito pra combar com Heroic Chance, 10000 não é brincadeira.

Emerson Martins de Deus disse:
9 de maio de 2013 08:52

Faz uns dois meses que não uso ele no Pro, já devem ter corrigido o bug

will disse:
9 de maio de 2013 10:06

o deck roda bem ao meu estilo OTKs , eu uso com wind-ups , a build mais aconselhavel pra deck utopia , ja q com shark vc pode fazer tanto rank 4 como 5 , mas confesso q os utopias rank 5 nao uso mt , apesar de telos no extra , prefiro fazer combos so com o c39 + leo arms + zexal weapons

abaixo um video meu com otks desse deck

http://www.youtube.com/watch?v=JtTSnf-8dsw

esperam q gostem :D

AnthOny "L" Wesley disse:
9 de maio de 2013 10:13

Meta eu digo que ainda nao é. Agora se a konami continuar usando drogras e por um acaso saio um add oficial das spells Rank-up(igual ao assault beast, buscador da Assaut mode), ai sim a coisa vai ficar seria.

AnthOny "L" Wesley disse:
9 de maio de 2013 10:15

Meta eu digo que ainda nao é. Agora se a konami continuar usando drogras e por um acaso saio um add oficial das spells Rank-up(igual ao assault beast, buscador da Assaut mode), ai sim a coisa vai ficar seria.

Zero disse:
9 de maio de 2013 10:25

realmente AnthOny "L" Wesley, falta so um buscador pra RUM...

algumas pessoas em sites americanos ja classificam o deck como Tier 2, podendo ate subir mais uma categoria dependendo das cartas q sairem no proximo booster do OCG

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 10:50

De fato, um Buscador para Rank-up vai fazer com que muitos decks comessem a usar essas cartas e os Chaos Xyz.

Anônimo disse:
9 de maio de 2013 11:06

O problema deste deck é que a mao acaba facil, se o utopia sair do campo, ja era o jogo.

CyberBlu disse:
9 de maio de 2013 11:50

Lol, muito bom o post. Os Utopias são muito fortes, e digo que no decorrer do Zexal vão ficar ainda mais, se assemelhando aos Junks do 5D's que ajudavam para invocar vários Synchros, os Gagagas também vão ajudar tanto o Utopia quanto os demais Xyz.

Anônimo disse:
9 de maio de 2013 12:18

1 anônimo só até agora, pois é, eles estão perdendo a vergonha de mostrar suas caras

CyberBlu disse:
9 de maio de 2013 12:21

@Anônimo[12:18] Tanto que você foi o segundo anônimo xD

Anyway, eu falo um pouco das outras "Zexal Weapons" neste post (os primeiros deles): http://yugiohnexus.blogspot.com.br/2012/07/suportes-para-xyz-parte-6-zexal-weapons.html

Anônimo disse:
9 de maio de 2013 12:28

eu primeiramente acreditava q os chaos xyz seriam for fun mais se eles continuarem finco com esses efeitos fodas.podem ate se tornar meta.com certeza e isso q a konami deseja ja q nenhum deck do anime ainda ta famoso.

Ed Jnr disse:
9 de maio de 2013 12:58

passa longe de mim deck filho da puta do kraio.

Sir. Porthos Fitz-Questitor disse:
9 de maio de 2013 13:17

O Deck vai continuar 4fun por um bom tempo... Mas quem sabe um dia se lançarem uma RUM searcher e uma RUM que realmente ajude o Deck. xD

Porque mesmo a Numeron Force sendo do capeta, ela não impede que você de Device no bixo e veja o oponente chorar porque ficou sem campo e sem mão enquanto você gastou só uma carta -qqq

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 14:41

Tem que ser muito burro pra gastar a mão inteira quando o oponente ainda tem Backrow né Porthos? ushhuashuashuasu

Buuh disse:
9 de maio de 2013 15:27

auheiauhea, nao vai dar pra citar um por um aqui, mas enfim

como disseram, um searcher pra RUM seria bem interessante, mas como hoje nenhum bicho tem efeito simples, a Konami abusaria, tipo: "se esse monstro for material, pegue uma RUM pra mão, e então, o monstro não pode ser alvo de efeitos"..

quanto a ficar sem mão, isso raramente acontece se você souber usar o deck, focado sempre em fazer xyz com o Star, seja por reborn, monk ou gob/tin/kage

carinha que falou dos WU fazerem rank 5, esse tbm faz, e muito fácil também.. fazer Leo com 2 Star é maravilha

@Porthos por isso os MST, limpar backrow é legal, se conseguir botar o Utopia com os 2 zw ja era :p

desculpa se esqueci de alguem :X

Sir. Porthos Fitz-Questitor disse:
9 de maio de 2013 16:49

AHSUHAHSAUSHAUS

Vamos falar a verdade, quantas vezes nós já fizemos um push e caímos por uma Device?

As pessoas esquecem que MST e derivadas não estão sempre em mãos e que as vezes, um homem faz o que ele tem que fazer! xD

Buuh disse:
9 de maio de 2013 17:13

kkkkkkkkkkk, sim sim.. ja gastei a mao toda e cai num device, its not good.. e o fdp espera pra ativar quando vc entra na BP, uaheiauhea

Sir. Porthos Fitz-Questitor disse:
9 de maio de 2013 17:35

Sim, por isso Device é uma trap card de difícil leitura...

Kaucz disse:
9 de maio de 2013 17:39

Prefiro Zexal Weapons com os Constellar, faz rank 4 e 5 facilmente. Só tem que saber se as ranl-up se encaixam numa build constellar.

Buuh disse:
9 de maio de 2013 18:43

@oh ye portho

@kaucz esse deck também faz rank 5 facilmente, creio eu até mais que constellar, que tem o deck em torno de 3 monstros apenas.. o bom do constellar é que pode fazer rank 3 por causa do Kauz, mas com o extra ficando menor a cada dia que passa, nao sei se isso é bom

Revenge disse:
9 de maio de 2013 19:55

Qual o nome das 4 ultimas cartas do extra??

dragon_hibrid disse:
9 de maio de 2013 20:12

da hora o post, só faltou falar do v salamander e do dzw chimera cloth que são ótimos tbm. E a rank-up limited neh tao ruim não, apesar de fazer só rank 4, ela não tem a restrição que a barrian force e a numeron force tem de apenas upar monstros do mesmo tipo, ou seja ela é a única que pode upar utopia ou outro number que não seja rock no caos 106 que é muito bom e as vezes compensa ate mais colocar um caos 106 em campo do que uma evolução do utopia, principalmente se seu oponente não tiver monstros para bater.

Guilherme Lerry dos Santos disse:
9 de maio de 2013 23:53

Chimera Cloth não é de Deus sauhsahusahuhusahusahus. E concordo com o que disserão, Device é a trap mais fdp do jogo quando se trata de monstros do Extra Deck.

Socrates Nunes disse:
22 de junho de 2013 19:05

Poderia postar a deck list desse deck, pq tem a imagem mais o phoda é saber o nome das cartas!