17 de abril de 2013

Rulings for Everybody #4 - Solemn Warning


Eai Galera o/

Vamos a mais um quadro que não te deixa na mão quando o assunto são Rulings. No "Regras para Todos" dessa edição trataremos de ficar sabendo sobre as da Solemn Warning!


SolemnWarning-LCYW-EN-C-1E



Solemn Warning
Counter Trap Card - Speed 3
Efeito: When a monster would be Summoned, OR when a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated that includes an effect that Special Summons a monster(s): Pay 2000 Life Points; negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card.








Vamos primeiro conferir quem acertou o desafio da semana passada:


Desafio de Edição #2:


Effect Veiler, Fiendish Chain ou Breakthrought Skill podem parar os efeitos do Constellar Pollux e do Evilswarm Castor quando eles são invocados normalmente, impedindo uma segunda invocação normal naquele turno ? Justifiquem com respostas completas.

Os acertos: 
 


Nosso amigo Todo Poderoso foi o primeiro acertar, respondendo com exatidão o porque de tais cartas não negarem Pollux e Castor. 


O amigo Mike veio logo atrás respondendo também corretamente essa questão. Mais que isso, ele destacou algo importante sobre os dois monstros: Se Skill Drain estiver ativada em campo antes, nada de efeitos dos dois!

 Quero desde já agradecer os demais que tentaram!

Enumerei Rulings sobre Solemn Warning que podem acontecer, que vocês podem ver abaixo:

 

1. Solemn Warning, ao contrário de Bottomless Trap Hole, pode ser ativado durante a Damage Step! Ou seja, ela pode negar Tragoedia e Gorz, the Emissary of Darkness!




 

2. Quando os senhores ativarem uma Mágica ou Armadilha que faz alvo, os senhores escolham seu(s) alvo(s) da carta usada, antes de seu oponente decidir se vai responder a esse efeito! Então se você quer negar a ativação de cartas como Monster Reborn, Call of the Haunted, você DEVE ativar Solemn Warning em resposta a Reborn ou Call, não em resposta a invocação do monstro, que é um movimento ilegal!


 

3. Solemn Warning não pode negar Infernity Launcher.







 

4. Solemn Warning pode negar cartas como Starlight Road e Macro Cosmos, pois elas são exemplos de cartas que contém dois efeitos, e um deles é invocação de um monstro, Stardust Dragon e Helios, respectivamente. 




 
5. Solemn Warning pode ser usada em resposta e negar a ativação de monstros! Exemplos:

- 5.1. Monstros que tem o efeito de invocar especialmente outros monstros, como Nimble Momonga, Tour Guide from the Underworld, Marauding Captain.

- 5.2. Mágicas e Armadilha que tem o efeito de invocar especialmente outros monstros, como Miracle Fusion (Negar a carta, mesmo exemplo da Regra 1!), Level Modulation e etc.

- 5.3.
A invocação normal ou flip, ou a invocação especial de monstros como Cyber Dragon ou Judgment Dragon.


   

6. Se um efeito como Solemn Warning negar a invocação Synchro e os destruir, de monstros como Scrap Dragon, Voltic Bicorn, Lightning Tricorn e destruirem eles, eles ainda podem ativar seus efeitos depois disso!




 
7. Se Grapha, Dragon Lord of the Dark World for invocado do cemitério retornando um monstro Dark World para a mão, você pode negar sua invocação, mas o monstro que voltou para a mão, continuará na mão do seu oponente, pois é apenas o custo da invocação.

8. Se Grapha, Dragon Lord of the Dark World for descartado por um efeito do oponente, você poderá ativar Solemn Warning como resposta ao efeito dele, não a invocação do monstro, caso aconteça da sua mão ao campo do oponente. Se caso ele for descartado por um efeito do seu controlador, Solemn Warning não poderá responder esse efeito.



9. Se Geartown for destruída e ir ao cemitério disparando seu efeito de Invocação Especial de um Ancient Gear, Solemn Warning não poderá ser usada em resposta a essa ativação, pois Solemn Warning nega, somente, a ativação de Monster/Spell/Trap Cards que vão fazer uma Invocação, não Spell Effects, como é o caso de Geartown. Outra observação interessante é: Quando Geartown é ativada, ela não pode ser negada também por Solemn Warning, porque quando ela é ativada, ela não invocará ninguém em seguida!

- 9.1. Geartown é destruída e vai ao cemitério e um Ancient Gear é invocado. Você não poderá usar Solemn Warning em resposta para negar sua invocação, pois invocações por um efeito de carta (Spell/Trap/Monster Effects), como é o caso de Geartown, não podem ser negados! Você só poderá, caso tenha a carta certa para fazer o movimento, negar a carta que tem o poder de invocação.


 
10. Quando seu Card Trooper é invocado e em seguida o seu oponente nega sua invocação com Warning, e depois ele é destruído, você não poderá ativar seu efeito de puxar uma carta, pois diferente de Scrap Dragon, Lightning Tricorn e outros citados no exemplo 6, Trooper necessita ir do campo para o cemitério como custo de ativação, e graças a Warning ele não nem chegou a entrar em campo.



 
11. Imagine que tens um Battle Fader na mão. Seu oponente declara um ataque direto. Você responde ativando o efeito do monstro, mas ele responde com Solemn Warning. Ele negará a invocação do Fader, e o enviará para o cemitério. E não, ele não é invocado, seu efeito ativa na mão, e então é negado, indo da mão diretamente para o cemitério.




 
 12. Se você invocar um Light and Darkness Dragon e seu oponente responder com Solemn Warning, ele será destruído, invocação será negada e o monstro destruído, e você poderá ativar seu efeito de saída, trazendo um dragão do cemitério!





 
 13. Se o seu oponente tem dois monstro em campo e você usa seu Lava Golem para tributá-los e invocá-lo de sua mão, seu oponente poderá responder com Solemn Warning negando a invocação do monstro lava, mesmo ele tendo o monstro em "seu controle" no momento da negação.




 
 

14. Royal Decree é uma carta Speed 2. Então, cartas Speed 2 não podem ser usadas em chain a cartas Speed 3, como Warning. Então, não poderás negar Solemn Warning usando Royal Decree em chain a sua ativação!




 
15. Você poderá negar Invocações Gemini com Solemn Warning, depois disso o monstro vai do campo ao cemitério sendo considerado um monstro normal, não com efeitos Gemini. Um caso a se destacar é o caso da Safe Zone: Caso você tenha um monstro normal equipado a Safe Zone e ele faz sua invocação Gemini, você ativar Warning em resposta, mas aquele monstro não será destruído. Porém, pela mecânica do jogo, ele vai do campo ao cemitério de qualquer modo!
 


16. Se tens um Blackwing - Vayu the Emblem of Honor e um Sirocco por exemplo, no seu cemitério, e você ativa o efeito do Vayu, é nesse momento da ativação do efeito que você tem para ativar a Solemn Warning em resposta. No mesmo caso da Monster Reborn, é ilegal ativar na invocação do Synchro que Vayu irá trazer, porque é invocação vinda de efeito e Warning não nega nesse caso. Outra observação é: Se ativar no momento que destaquei, o Vayu e o outro material não serão removidos e ambos continuarão no cemitério, e Vayu poderá ativar seu efeito de novo.




Desafio de Edição #3:


Imagine que tens dois monstros prontos para atacar diretamente. Você sinaliza que o primeiro monstro declara um ataque e seu oponente responde com o Swift Scarecrow dele. Porém, você usa sua Book of Moon em resposta aquela ativação, virando seu próprio monstro para baixo. E agora, isso é possível ? E o efeito do Scarecrow ainda é válido, ou seja, encerrando a Battle Phase ? Justifiquem com respostas completas.


Bem, essas são as regras principais sobre Solemn Warning. Caso tenha alguma que eu não mencionei e vocês tem essa dúvida, coloquem nos comentários que eu responderei! Não esqueçam de contribuir dando falando sobre uma carta que tenham problemas com Rulings. E no próximo quadro, teremos algo especial pela comemoração da 5ª Edição dele!
#L.G

Comentários
18 Comentários

18 Comentários:

CyberBlu disse:
17 de abril de 2013 14:19

Eu acho que Swift Scarecrow continua a encerrar a Battle Phase porque na descrição dele diz "quando o oponente declara um ataque direto", e mesmo que o ataque não tenha sido calculado devido a Book of Moon, ele declarou um ataque do mesmo jeito. É a mesma coisa que tentar flipar um monstro baixado por Book of Moon ativado após ele já ter declarado um ataque.

CyberBlu disse:
17 de abril de 2013 14:20

Só espero não ter dito uma coisa nada ver.

Anônimo disse:
17 de abril de 2013 14:33

lol BW vayu trolla veio solemn warning, pois só poderá ativa-lá em resposta o eff e mesmo assim o vayu continuará no cemitério, então é só ativar o eff denovo e ficar de boa

Anônimo disse:
17 de abril de 2013 14:33

ou estou enganado ?

Anônimo disse:
17 de abril de 2013 14:43

alguém ai sabe o que acontece quando um monstro no cemitério é destruído? é que em algumas situações tem um monstro no cmeitério e alguma carta destrói ele, então o que acontece?

Lucas Gaspar disse:
17 de abril de 2013 15:04

@Anony das 14:33: Sim, eu escrevi no item 16.

[i]Outra observação é: Se ativar no momento que destaquei, o Vayu e o outro material não serão removidos e ambos continuarão no cemitério, e Vayu poderá ativar seu efeito de novo.[/i]

@Anony das 14:43: Depende do que o texto da carta diz. Por exemplo:

Texto do Scrap Dragon, LADD, Lightning Tricorn e Voltic Bicorn não diz o local que ele deve ser destruído para seu efeito ser ativado, porém cartas como card trooper tem escrito lá o local que precisa ser destruído (Campo) para ir ao cemitério, ativando o efeito dele.

Depois de falar isso do texto, vou responder sua pergunta:

Por exemplo, vamos supor, EXEMPLO, que o vayu tenha um segundo efeito que quando é destruído vc puxe uma carta, sem especificar local de destruição. Voce ativa o efeito do vayu no cemitério e o oponente usa Warning, destruindo o vayu no cemitério logo após negar seu efeito. Como o Vayu foi destruído, mesmo que no cemitério, vc puxa uma carta por esse suposto efeito. Agora, se nesse segundo efeito dissesse que ele precisava ser destruído no campo e ir ao cemitério para ativar tal suposto efeito, nesse caso da warning no cemitério, vc não puxaria carta alguma, porque o local que ele foi destruído foi diferente do local onde a carta diz que ele tem que ser destruido para ativar seu efeito.

Adriano disse:
17 de abril de 2013 16:02

Anônimo das 14:43...

Se a carta ativar no cemitério e em resposta uma carta como "Divine Wrath" for ativada,a carta no Graveyard será apenas negada,já que,pela mecânica do jogo,toda carta destruída deve ser enviada ao cemitério.

Anônimo disse:
17 de abril de 2013 16:12

Se o Effect Veiler nao cancela o efeito do C. Pollus, entao pq ele cancela a do N. Hanzo? ou do Caius?
Quais as velocidades dos efeitos de monstros que tem o efeito ativado assim que entra em campo. Pra mim, tudo era igual.
Sendo que a condição do Hanzo é ser summonado, ele foi, entrou no campo o efeito é ativado.

Titio Porthos disse:
17 de abril de 2013 16:26

@Anônimo acima: Os monstros que você citou tem um efeito do tipo Triger (speed spell 1) por isso fazer chai, logo pode ser negados por Veiler e cia. Já Castor tem um eff do tipo Continuoss, que não faz chain, logo, não pode ser negado, pois não faz a bendita da chain. A única forma de você responder com certeza a qual classe um efeito pertence, é vendo na Wikia e.e

Lucas Gaspar disse:
17 de abril de 2013 16:32

Titio Porthos: Valeu pela ajuda com a resposta. o/

Titio Porthos disse:
17 de abril de 2013 16:36

@LG: 200 pila ou um Megalo, você escolhe... e.e

Lucas Gaspar disse:
17 de abril de 2013 18:04

Bota na conta do abreu, se ele não pagar, nem eu. ;P

#PRASSA

Buuh disse:
17 de abril de 2013 18:28

acho que o efeito do Swift ainda vai, pois a condição de ativação ja foi dada (o ataque direto), mas ai fico pensando.

O cara ataca
Op ativa Swift
Ativa Book of Moon
Chain D.D. Crow
Chain Imperial Iron Wall
Chain Mystical Space
Chain Macro Cosmos

o que aconteceria? '-'

Lucas Gaspar disse:
17 de abril de 2013 19:27

Porra, Buuh. Não complica véi XD

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
17 de abril de 2013 19:54

Acho que o Swift não funciona mais, pq a condição de ativação(negar ataque) sumiu

Titio Porthos disse:
17 de abril de 2013 20:49

@Buuh: A resolução do Scarcrow permanece... D.D. Crow não nega ele, nem Macro Cosmos. Haha

Karazu Onaga disse:
17 de abril de 2013 22:09

Vamo lá! Vamos ver se eu sei!

1) O cara declara o ataque!

2) Oponente ativa "Swift Scarecrow" em resposta. Ele é descartado como custo de ativação de seu efeito (Chain Link 1)

3) Em resposta "Book of Moon" é ativado e faz alvo no monstro que declarou o ataque (Chain Link 2)

4) Em resposta "D.D. Crow" é descartado ao grave como condição de ativação de seu efeito e ele faz alvo no "Swift Scarecrow" que já se encontra no grave (Chain Link 3)

5) Em resposta "Imperial Iron Wall" é ativada (Chain link 4)

6) Em resposta "Mystical Space Typhoon" é ativada fazendo alvo na "Imperial Iron Wall" (Chain Link 5)

7) Em resposta "Macro Cosmos" é ativada (Chain Link 6)

Resolução das Chains:

1) "Macro Cosmos" é ativada.

2) O efeito de "Mystical Space Typhoon" resolve destruindo a "Imperial Iron Wall" que é removida do jogo pelo efeito de "Macro Cosmos" que já está ativa.

3) O efeito de "Imperial Iron Wall" desaparece pois ela não está mais em campo para ter seu efeito resolvido.

4) O efeito de "D.D. Crow" resolve e "Swift Scarecrow" é removido do jogo.

5) O efeito de "Book of Moon" resolve e vira o monstro que declarou o ataque para face-down e para o ataque.

6) O efeito de "Swift Scarecrow" desaparece já que o ataque do monstro foi parado.

7) A fase de Batalha continua ativa.

8) "Mystical Space Typhoon" e "Book of Moon" são removidas do jogo pelo efeito da "Macro Cosmos".

Acho que ficaria assim!

CyberBlu disse:
17 de abril de 2013 22:52

Chains é uma coisa simples e ao mesmo tempo complicada de se entender, por isso alguns detalhes sempre podem passar despercebidos principalmente num jogo da vida real, mas enfim, acho que o raciocínio do @Karazu esta certo.