29 de março de 2013

Rulings for Everybody #3 - Metaion, The Timelord



Eai Galera o/

Finalmente! Aleluia, Aleluia, Aleluuuuuuia! Mais uma edição do fantástico, revolucionário e conselheiro sqnunca quadro do blog que nunca te deixará na mão quando o assunto são Rulings! Na nossa terceira edição, falaremos pela primeira vez de um monstro: este que surgiu no anime Yu-Gi-Oh 5D's, um dos poderosos monstros de Z-One: Metaion, The Timelord! Acompanhem:

Metaion,theTimelord-PHSW-EN-ScR-1E



Fairy/Effect/FIRE
Level 10 - ATK 0/DEF 0.

Effect: Cannot be Special Summoned from the Deck. If you control no monsters, you can Normal Summon this card without Tributing. This card cannot be destroyed by battle or by card effects. You take no Battle Damage from battles involving this face-up Attack Position card. At the end of the Battle Phase, if this card attacked or was attacked: Return all other monsters on the field to the hand, and inflict 300 damage to your opponent for each card returned. During your Standby Phase: Shuffle this card into the Deck (even if face-down).






______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


Pera... Antes do nosso costumeiro e informativo processo de rulings, temos um desafio a cumprir, não é produção ? Pois bem, vamos ver quem conseguiu responder a seguinte pergunta:


Desafio da Edição #1:

Porque monstros como Kagetokage, Green Baboon, The Defender of the Forest ou T.G. Warwolf tem que ser invocados apenas uma cópia de cada vez na chain enquanto Infernity Avenger pode ter até as 3 cópias usadas na chain ?Justifiquem com respostas completas.

Quem acertou: Ninguém!

Resposta: Kagetokage, Green Baboon e Warwolf pertencem a uma categoria e Avenger a outra categoria de monstros, que são: Monstros que ativam seus efeitos na mão e monstros que ativam seus efeitos no cemitério, respectivamente. E nesse quesito é que temos a diferença, pois numa Chain que se forma na mão do jogador não é permitido dois ou mais efeitos com o mesmo nome, enquanto numa chain que se forma no cemitério é permitido efeitos com o mesmo nome. Vale a ressalva que Green Baboon diferente dos citados acima pode ativar seus efeitos tanto na mão como no cemitério, porém ainda assim por ter a possibilidade de invocação na mão, não pode ter dois Baboons sendo invocados de uma vez, mesmo os dois sendo do cemitério. 


Depois de resolver as obrigações, como de costume, vamos enumerar Regras e Casos envolvendo esta carta: 





1. Esse monstro pode ser invocado de qualquer lugar, menos do deck, ou seja, se for enviado do deck ao cemitério, poderá ser invocado por Monster Reborn, Call of the Haunted e similares no cemitério.








2. Seu efeito de retornar monstros do campo para o cemitério é ativado no final da Battle Phase, independente de ser sua Battle Phase ou do oponente.





 
 3. O efeito do Metaion retorna todos os outros monstros do campo para a mão e depois causa dano de 300 pontos por cada monstro retornado, mesmo assim os monstros voltam simultâneamente para a mão.



 
 4. Se você usar o efeito de Metaion para retornar Trap-Monsters, como Zoma the Spirit, ele contará como monstro retornado, já que a carta volta para a mão. Já monstros token, como Fluff Token, que é invocado pelo efeito do Dandylion, não conta como monstro que volta a mão já que ele não existe fora de campo e então não volta a mão, não tomando dano.






5. Se um monstro Synchro, Exceed ou Fusion retornar do campo para a mão, obviamente ele irá para o extra deck e contará com cartas retornadas para mão, recebendo dano por cada carta retornada!






6. Se a carta Degenerate Circuit está virada para cima no campo, o efeito de Metaion ainda será ativado, mas as cartas serão removidas do jogo invés de voltarem a mão, não contando como cartas voltadas para a mão, ou seja, sem dano. Caso Imperion Iron Wall esteja virada para cima nesse cenário, as cartas retornam para a mão normalmente!


 

7. Quando Metaion está virado para cima no campo em modo de defesa, e Final Attack Orders muda sua posição de batalha durante a damage step, o dano de batalha que receberás será zero.



 


8.
Se Enemy Controller é ativada durante o Battle Step, mudando o modo de batalha de Metaion, durante a damage calculation ele estará em modo de defesa então você não poderá reduzir o dano de batalha causado pelo Airknight Parshath, por exemplo. (Piercing Damage)






9. Se Plaguespreader Zombie está virado para cima no campo e foi invocado pelo seu efeito no cemitério, então ele não poderá voltar a mão, pois quando sai do jogo, é banido instantaneamente, então não contará como cartas retornadas para e não terá dano algum.





10. Se o efeito de Metaion for ativado enquanto Light and Darkness Dragon estiver virado para cima no campo, o dragão negará o efeito do metaion na Standby Phase, mas ele poderá ser ativado mais uma vez durante a mesma Standby Phase daquele turno.






11. Evolzar Dolkka tem o efeito de negar outros efeitos de monstros e destruir aqueles monstros, mas ele apenas conseguirá negar o efeito de Metaion na Standby Phase, mas não conseguirá destruí-lo e seu efeito será ativado novamente, na mesma Standby Phase.






12. Sim! Solemn Warning para Metaion, The Timelord! Ou seja, ele negará a invocação do monstro, com sucesso, ele não é um semi-Deus do jogo.








13. Caso seu oponente ative Deck Devastation Virus e na sua próxima Draw Phase você puxe Metaion, ele será destruído sim pelo efeito da armadilha. Pois, seu efeito de não ser destruído só se aplica quando ele estar virado para cima no campo.






14. Se Dark Hole varrer o campo todo e Metaion estiver setado (Virado para baixo) ele será destruído, pois como disse no item 13, seu efeito só aplica quando ele estar virado para cima no campo.





Então, caso tenham alguma dúvida sobre o Metaion, comentem que eu vou adicionando os casos depois ao post. E vamos ao desafio dessa semana, que é muito mais fácil que o da última edição, eu garanto:

Desafio de Edição #2:


Effect Veiler, Fiendish Chain ou Breakthrought Skill podem parar os efeitos do Constellar Pollux e do Evilswarm Castor quando eles são invocados normalmente, impedindo uma segunda invocação normal naquele turno ? Justifiquem com respostas completas.


Então, fico por aqui. Prometo trazer esse quadro mais regularmente junto com o Transformice. Mas, para isso, preciso de sugestões de cartas, urgentes. O Metaion foi um problema para achar rulings legais ou úteis para todos assim como um número razoável. Espero que esse post seja de grande ajuda para todos e espero que consigam resolver esse desafio novo, que na edição que vem temos a resposta e quem acertou.
#L.G

Comentários
9 Comentários

9 Comentários:

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
29 de março de 2013 11:21

Eu digo que não porque essas cartas não negam os efeitos contínuos, visto q a condição do efeito é o monstro estar em campo

Mike disse:
29 de março de 2013 11:25

Não porque eles já foram normal summoned e cumpriram a condição para o eff... porém se skill drain estiver ativada antes de algum deles entrarem no campo, ai sim perde o eff.

CyberBlu disse:
29 de março de 2013 11:33

Também acho que não nega porque são efeitos contínuos.

Anônimo disse:
29 de março de 2013 13:03

Alguém sabe o que são realmente os Timelords? Ouvi falar que são robôs controlados a distância por anjos, confere isso?

Dani disse:
29 de março de 2013 13:23

Se forem Ojama Tokens (invocados pela Ojama Trio), o oponente leva o dano de efeito deles? (300 de dano quando são destruídos).

Kimer disse:
29 de março de 2013 13:30

Resposta do desafio: Não.
Não há efeito nenhum sendo ativado, pois o efeito desses monstros é contínuo, e a única condição para a utilização dos efeitos deles é que o monstro esteja no campo.
ATENÇÃO! Se Skill Drain estiver ativa em campo e Castor ou Pollux forem invocados, o usuário NÃO poderá usar os efeitos deles!

Anônimo disse:
29 de março de 2013 17:01

@Dani: No caso dos ojamas tokens eles necessitam ser destruídos para seus efeitos serem disparados, e os tokens são retornados a mão, como eles quando saem de campo não existem mais, não há dano de ambas as partes (Tanto do efeito da armadilha ojama e tanto do efeito do metaion)

#L.G

Man El disse:
29 de março de 2013 18:04

Bom, já usei Chain Burn no YugioH 5ds tag force 6, e quando o meu Metaion "retornou" os Tokens, eles obviamente foram destruídos, mas cada Token causou 300 de dano, e não o efeito do Metaion em si :)

Lucas Gaspar disse:
15 de abril de 2013 19:56

Obrigado pela correção Man El, vc está certo acabei de conferir aqui. ;D