15 de setembro de 2012

Archetypes: Gusto


Legal fazer uma análise dos sucessores dos MV sem fazer dos MV antes
Ae galera! Mais uma vez com o quadro de Archetypes, venho comentar sobre os residentes do vale dos ventos, sucessores dos Mist Valleys (de acordo com a história do Duel Terminal), os Gustos.


Duel Terminal - Raid of the Inverz!!.jpg

Os Gustos são um grupos de monstros WIND que tem diversos tipos diferente, mas com uma predominância de Psychics e Winged-Beasts. Chegando pela primeira vez no Duel Terminal - Raid of the Inverz (OCG, DT10) e no TCG no Hidden Arsenal 5 - Steelswarm Invasion. A partir daí, continuaram ganhando suportes, até o DT13 (OCG) e o Hidden Arsenal 7 (TCG), ganhando diversos membros.

Bem, os Gustos tem um estilo de jogo bem particular, certas vezes necessitando até prever as jogadas do oponente para funcionar bem (claro que em qualquer deck isso é necessário, mas só comentando) e baseados em Synchro Summon, o que é fácil para eles devido ao seu poder de Toolbox (Quando um monstro é destruído, chama outro). Além disso, já que seus monstros conseguem efeitos quando são destruídos (alguns deles), eles também tem efeitos cujo custo é reciclar os monstros do Cemitério ao Deck, dando a eles uma boa consistência.

Os Gustos (Gusta no OCG), como parte do Duel Terminal (DT), tem uma história própria, a qual vou traduzir a introdução deles abaixo:

"Os Gustos são uma tribo que vive com o vento e venera a maravilhosa terra na qual eles viveram desde os tempos antigos. Contra seus diversos inimigos, eles unem seus corações e batalham junto dos animais que vivem por perto para proteger sua terra. Como a guerra dos Gem-Knights e Laval acabou devido aos Vylons, os Gustos acabaram adquirindo novos inimigos, um dos quais eles nunca enfrentaram; os Gishkis. Os Gishkis queriam os recursos da baía do Vale do Vento (Mist Valley), a casa dos Gusto. Para isso, eles invadiram o local para pegar esses recursos à força, iniciando uma batalha. No meio dessa intensa batalha, os Steelswarms ressurgiram das profundezas do abismo para pegar seu poder perdido.[...]"

WindaPriestessofGusto-HA05-EN-SR-UE.png

Winda, Priestess of Gusto

Level 2 - WIND - Psychic/Effect
1000 ATK / 400 DEF

"When this card is destroyed by battle with an opponent's attacking monster and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Gusto" Tuner monster from your Deck."
GustoEgul-HA05-EN-SR-UE.png

Gusto Egul

Level 1 - WIND - Winged-Beast/Tuner
200 ATK / 400 DEF

"When this card is destroyed by battle and sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 Level 4 or lower non-Tuner "Gusto" monster from your Deck."
GustoGulldoHA05-EN-SR-1E.jpg

Gusto Gulldo

Level 3 - WIND - Winged-Beast/Tuner
500 ATK / 500 DEF

"When this card is sent from the field to the Graveyard: You can Special Summon 1 Level 2 or lower "Gusto" monster from your Deck."

Bem, o trio de searchers e membros do principal loop do Archetype. Não importa com quem comece, o resultado sempre é o mesmo, sobrando pelo menos um em campo (Ou não, caso acabem e.e). Bem, ambos tem níveis de ATK e DEF baixos, mas o que importa são seus efeitos. Toda vez que são destruídos (Winda necessita ser por batalha quando o oponente ataca, o Egul não importa quem ataque e o Gulldo só precisa ir do campo pro cemitério. Nota: Gulldo dá miss timing quando é utilizado pra Synchro Summon, então não pode chamar outro quando ele é utilizado para isso), eles podem chamar outro do Deck, dependendo dos seus efeitos, conseguindo fazer um loop bem grande somente com esses 3 e enchendo o Cemitério rapidamente. Isso pode parecer inútil, mas não é, já que ele encurta o Deck, possibilitando de vir as cartas necessárias mais facilmente, enche o cemitério, para ativação de efeito de outros monstros e bota o monstro que você quer no campo, podendo colocar o Egul ou Gulldo (Tuners) para uma Synchro Summon fácil no turno seguinte.

Caam,SerenityofGustoHA05-EN-ScR-1E.jpg

Caam, Serenity of Gusto

Level 4 - WIND - Psychic/Effect
1700 ATK / 1100 DEF

"Once per turn: You can shuffle 2 "Gusto" monsters from your Graveyard into the Main Deck; draw 1 card."
MustoOracleofGusto-HA06-EN-SR-1E.png

Musto, Oracle of Gusto

Level 4 - WIND - Psychic/Effect
1800 ATK / 900 DEF

"Once per turn: you can target 1 "Gusto" monster in your Graveyard and 1 face-up monster on the field; shuffle the first target into the Deck, and if you do, negate the second target's effects until the End Phase."

Ambos os monstros que tem efeitos relacionados a reciclar os monstros do seu Cemitério para ativação dos efeitos, Caam e Musto são peças vitais pro Deck (Apesar de que o Musto é menos usável, a Caam é mais útil), ambos tendo o custo para ativação similar, como já dito antes. A Caam age como uma mini-Emeral, reciclando seus Gustos e dando Draw Power, algo bem útil, além de ter respeitáveis 1700 ATK (Nota: O efeito dela pode ser ativado com a Necrovalley ativa, já que o retorno para o Deck é Cost, e não efeito, o mesmo vale pro Musto). Enquanto isso, o Musto é um tipo de Effect Veiler somente para teu turno, e com um ATK um pouco maior que o da Caam, 1800 ATK, que é razoável, já que o ATK ideal pra um beatstick atual é 1900.

KamuiHopeofGusto-HA06-EN-SR-1E.png

Kamui, Hope of Gusto

Level 2 - WIND - Psychic/Effect
200 ATK / 1000 DEF

"FLIP: Special Summon 1 "Gusto" Tuner from your Deck."
ReezeWhirlwindofGusto-HA06-EN-SR-1E.png

Reeze, Whirlwind of Gusto

Level 5 - WIND - Psychic/Effect
1900 ATK / 1400 DEF

"Once per turn: You can return 1 card from your hand to the bottom of the Deck to target 1 monster your opponent controls and 1 face-up "Gusto" monster you control; switch control of both monsters."
WindaarSageofGusto-HA05-EN-SR-UE.png

Windaar, Sage of Gusto

Level 6 - WIND - Psychic/Effect
2000 ATK / 1000 DEF

"When this card destroys a monster by battle and sends it to the Graveyard: You can target 1 Level 3 or lower "Gusto" monster in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position."

Os humanos restantes (não-Synchro), são somente esses 3. Kamui é bem interessante, sendo o único monstro com efeito FLIP do Archetype, sem contar que seu efeito é bem útil, que chama um Gusto Tuner do Deck, proporcionando Synchro Summon rápida (Level 4 ou 5 somente com ele + o Tuner), mesmo sendo meio lento pro jogo atual. A Reeze é um dos poucos monstros de tributo do Deck, e essa tendo um efeito ao estilo Creature Swap, que por retornar uma carta da mão para o Deck para fazer o mesmo que a Swap faz, só que você escolhe os alvos, compensando seu ATK baixo (Apesar de que eu acho que podia ser um pouco maior). Por último, o Windaar, Level 6 com 2000 ATK, meio baixo para um monstro Lv6, mas compensa seu efeito, que permite reviver um monstro Gusto Level 3 ou menor do seu Cemitério quando destrói um monstro do seu oponente por batalha, facilitando os Synchro Summons, como o Kamui faz, porém esse pode ser um pouco mais difícil com o jogo atual.

GustoFalco-HA06-EN-SR-1E.png

Gusto Falco

Level 2 - WIND - Winged-Beast/Tuner
600 ATK / 1400 DEF

"When this face-up card on the field is sent to the Graveyard, except by battle: You can Special Summon 1 "Gusto" monster from your Deck in face-down Defense Position."
GustoGrif-DT13-JP-DNPR-DT.jpg

Gusto Grif

Level 2 - WIND - Winged-Beast/Effect
800 ATK / 300 DEF

"If this card is sent from the hand to the Graveyard: You can Special Summon 1 "Gusto" monster from your Deck. The effect of "Gusto Grif" can only be used once per turn."
GustoCodorGENF-EN-C-1E.jpg

Gusto Codor

Level 3 - WIND - Winged-Beast/Effect
1000 ATK / 400 DEF

"When this card destroys an opponent's monster by battle and sends it to the Graveyard: You can Special Summon 1 WIND Psychic-Type monster with 1500 or less DEF from your Deck."

Os 3 últimos Winged-Beasts do Archetype tem efeitos relacionados a Special Summon (Notem, todos os Winged-Beast tem isso em comum). O primeiro, Falco, necessita ser enviado ao Cemitério, exceto por batalha, para ativar seu efeito, que faz a Special Summon de um Gusto do seu Deck face-down em Defesa (Nota: Como o Gulldo, ele dá Miss Timing quando é utilizado pra Synchro Summon, já que When + Opcional = Miss Timing). O segundo é o Gusto Grif, que tem um efeito que combina mais com os Fableds do que com os Gustos. Quando é enviado da mão ao Cemitério, ele lhe permite fazer uma Special Summon de um Gusto do Deck, restringindo a fazer isso somente uma vez por turno. Em um deck Gusto, ele não é muito útil, mas caso queira fazer um híbrido que envolva descartes, ele pode ser uma boa escolha. Por último, o Codor, que tem quase o mesmo efeito do Windaar, somente muda que o monstro Special Summoned por ele necessita ser WIND, Psychic e ter um ATK de 1500 ou menos, além de ser do Deck, não restringindo a apenas Gustos.

GustoSquirro-HA06-EN-SR-1E.png

Gusto Squirro

Level 2 - WIND - Thunder/Tuner
0 ATK / 1800 DEF

"When this card is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 Level 5 or higher "Gusto" monster from your Deck."
GustoThunbolt-HA05-EN-SR-UE.png

Gusto Thunbolt

Level 4 - WIND - Thunder/Effect
1500 ATK / 1200 DEF

"At the end of the Battle Phase, if this card is in the Graveyard because it was destroyed by battle and sent to the Graveyard this turn: You can banish 1 "Gusto" monster from your Graveyard; Special Summon 1 WIND Psychic-Type monster with 1500 or less DEF from your Deck."

Squirro e Thunbolt são os monstros restantes do Archetype (Claro, sem contar os Daigusto, que ficam no Extra Deck). Squirro é basicamente o Falco, só que com menos alvos, mas tem uma DEF maior, mas como existem jeitos melhores de conseguir seus alvos (Lv5 ou mais, no caso: Reeze e Windaar), ele não é muito útil. O Thunbolt pode ser bem útil, mas pode ser melhor usar algo como um Codor ou até a Serene Psychic Witch, mas não é descartável. Permitindo você chamar um WIND Psychic do seu Deck caso seja destruído por batalha, ativando no fim da Battle Phase e por banir um monstro Gusto do seu Cemitério, o que pode trazer certos monstros caso necessário, funcionando até como um membro do loop, porém ainda mais lento.

ContactwithGustoHA05-EN-ScR-1E.jpg

Contact With Gusto

Normal Spell Card

"Target 2 "Gusto" monsters in your Graveyard and 1 card your opponent controls; shuffle both targets in your Graveyard into the Deck, then destroy the opponent's target."
QuillPenofGulldosGENF-EN-SR-1E.jpg

Quill Pen of Gulldos

Normal Spell Card

"Target 2 WIND monsters in your Graveyard and 1 card on the field; shuffle both of those first 2 targets into your Deck and return the other to the hand."

As duas Spells dos Gustos, ambas tem efeito relacionado a retornar monstros WIND do Cemitério para o Deck. Contact permite retornar 2 Gustos do seu Cemitério para o Deck para destruir uma carta que seu oponente controle (Retornar ocorre como parte do efeito, assim como na Quill Pen, então é afetado por Necrovalley). A Quill Pen é basicamente a mesma coisa, só que ao invés de destruir, ela retorna para a mão, além de não restringir a Gustos, e permitir qualquer monstro WIND. Ambas são boas cartas, mas prefiro usar cartas como Smashing Ground, Soul Taker ou Compulsory Evacuation Device para isso, além de serem Normal Spell Cards, podendo somente ser ativadas durante seu turno.

WhirlwindofGusto-HA06-EN-SR-1E.png

Whirlwind of Gusto

Normal Trap Card

"If you control no monsters: Target 2 "Gusto" monsters in your graveyard; shuffle both targets into the Deck, then Special Summon 1 "Gusto" monster with 1000 DEF or less from your deck."
GustosDust-DT13-JP-DNPR-DT.jpg

Gusto's Dust

Normal Trap Card

"During the turn you activate this card, when a "Gusto" monster you control declares an attack: Your opponent cannot activate the effects of Spell, Trap, or Effect Monsters."
BlessingsforGusto-HA05-EN-SR-UE.png

Blessings for Gusto

Normal Trap Card

"Target 2 "Gusto" monsters in your Graveyard, plus a third "Gusto" monster in your Graveyard; shuffle both of the first 2 targets into your Deck, then Special Summon the third target."

Finalmente acabando as cartas do Main Deck, as únicas Traps do Archetype. Whirlwind of Gusto pode ser até útil, tendo um bom número de alvos e com o mesmo custo da Contact ou Quill Pen, trazendo um monstro Gusto do Deck com DEF de 1000 ou menos. Mas a Dust... bem... ela decepciona, só faz os Gustos se tornarem um Citrine durante um ataque, sendo bem inútil, mas se fosse contínua, poderia ser mais interessante. Por último, a Blessings é bem interessante, sendo praticamente uma Call of the Haunted que não fica em campo, ou seja, uma versão da Whirlwind que não chama do Deck, e sim do Grave, e que pode ser bem útil.

DaigustoFalcos-HA06-EN-ScR-1E.png

Daigusto Falcos

Level 4 - WIND - Psychic/Synchro/Effect
1400 ATK / 1200 DEF

1 Tuner + 1 or more non-Tuner "Gusto" monsters
"When this card is Synchro Summoned: All "Gusto" monsters currently on the field gain 600 ATK."
DaigustoGulldos-HA05-EN-ScR-UE.png

Daigusto Gulldos

Level 5 - WIND - Psychic/Synchro/Effect
2200 ATK / 800 DEF

1 Tuner + 1 or more non-Tuner "Gusto" monsters
"Once per turn: You can shuffle 2 "Gusto" monsters from your Graveyard into the Main Deck to target 1 face-up monster your opponent controls; destroy that target."
DaigustoSphreez-HA06-EN-ScR-1E.png

Daigusto Sphreez

Level 6 - WIND - Psychic/Synchro/Effect
2200 ATK / 1300 DEF

1 Tuner + 1 or more non-Tuner "Gusto" monsters
"When this card is Synchro Summoned: You can target 1 "Gusto" card in your Graveyard; add that target to your hand. Your opponent takes any Battle Damage you would take from battles involving a face-up "Gusto" monster you control. This card cannot be destroyed by battle."
DaigustoEgulsHA05-EN-ScR-1E.jpg

Daigusto Eguls

Level 7 - WIND - Psychic/Synchro/Effect
2600 ATK / 1800 DEF

1 Tuner + 1 or more non-Tuner "Gusto" monsters
"Once per turn, during your End Phase: You can banish 1 WIND monster from your Graveyard to target 1 face-down card your opponent controls; destroy that target."

Bem, os Synchros finalmente, quase chegando ao fim do Archetype. Todos os Synchros e Xyz tem o nome de Daigusto, mas não deixam de fazer parte do Archetype. Indo do Lv4 ao 7, todos são uma fusão de 2 gustos, um Psychic + um Winged-Beast, com exceção da Sphreez, que é uma fusão da Reeze com um Vylon. Começando pelo Level 4 e subindo, o Falcos dá um pequeno boost de ATK, algo que eles não precisam para sua estratégia, dando 600 ATK para todos os Gustos quando é invocado, ficando com 2000 ATK, bem alto para um Lv4, mas não para um Synchro. Gulldos é o seguinte, e um dos melhores Synchros do Archetype, se não for o melhor. Tem o mesmo efeito da Contact, porém destrói somente monstros face-up, além disso, não é difícil chamá-lo por causa de seu Level e seu ATK compensa o efeito. A única não-montadora de Winged-Beasts é a seguinte. Sphreez permite reciclar uma de suas cartas Gusto e adicioná-la a mão, que antes estava no Cemitério. Além disso, é imortal devido a batalhas e dá o dano de batalha a teu oponente ao invés de ti a partir de qualquer batalha com um Gusto, o que leva até a OTKs. Eguls é o seguinte e o último Synchro. Level 7, ATK razoável e efeito que destrói face-downs, para combinar com o Gulldos, nada mal, mas o único problema é que ele bane Gustos, e essa não é a estratégia deles.

DaigustoPhoenix-HA06-EN-ScR-1E.jpg

Daigusto Phoenix

Rank 2 - WIND - Pyro/Xyz/Effect
1500 ATK / 1100 DEF

2 Level 2 Monsters
"Once per turn, you can detach 1 Xyz Material Monster from this card and select 1 WIND monster on your side of the field. That monster can attack twice during this turn's Battle Phase."
DaigustoEmeral-DT13-JP-DScPR-DT.jpg

Daigusto Emeral

Rank 4 - WIND - Rock/Xyz/Effect
1800 ATK / 800 DEF

2 Level 4 Monsters
"Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to activate 1 of the following effects: ●Target 3 monsters in your Graveyard and shuffle them into your Deck; draw 1 card. ●Target 1 Non-Effect Monster in your Graveyard; Special Summon it."

Finalmente as únicas cartas do Archetype (Cara, post grande cansa, imagino como foi a dificuldade pro Enzzo escrever aquele do Genex e.e), os Xyz Daigusto Phoenix e Emeral. Ambos sendo fusões dos Gustos com outro Archetype do Duel Terminal (Laval e Gem-Knight, respectivamente), podem ser invocados por qualquer monstro como material (Que tenha o requerimento de Level necessário, obviamente) e tem bons efeitos. Ambos já muito conhecidos, começo pelo Phoenix, que faz parte de diversos OTKs, tanto em Frogs como em Atlanteans ou em vários outros Decks. Apesar de ter um bom efeito de permitir um ataque duplo, não é muito usável em Decks Gusto, ficando de fora. O outro é o Emeral, que é uma mini-Pot of Avarice e ao mesmo tempo uma Swing of Memories portátil que não destrói o monstro na End Phase. O primeiro efeito é bem a característica dos Gustos, retornar cartas pro deck (3 no caso) e puxa 1, assim como a Caam. O segundo permite reviver um monstro que não tenha efeito, uma característica dos Gem-Knights, que tem muitos monstros Normais e alguns sem efeitos, como o Pearl e o Zirconia.

EmergencyTeleportTDGS-EN-UR-1E.pngCreatureSwap-BP01-EN-R-1E.pngSoulTakerSDZW-EN-C-1E.jpg

Finalmente acabo o Archetype, e como sempre, vou dar algumas dicas de cartas, apesar de já ter dito algumas no meio do post. Thunder King Rai-Oh é uma boa ideia pra uma versão mais Stun ou Anti-Meta. Emergency Teleport pode ser bem útil, caso faça uma variante Psychic, além de poder chamar a Winda ou o Kamui. Smashing Ground, Fissure e Soul Taker são cartas importantes, que ajudam na destruição de monstros, já que o Deck não tem um poder de ATK muito alto. Creature Swap é praticamente necessária, já que vai ativar o efeito do teu Egul ou Gulldo (Winda não ativa, mesmo que esteja com seu oponente), podendo ajudar muito, pegando até aquele BLS do oponente e depois destruindo teu Gusto e trazendo outro do Deck.

Obrigado por terem lido, e com isso, deixo umas Decklists abaixo, e comentem e dêem suas sugestões ^^

Me Gusta (Mesmo nome do Deck dos Gustos no WC11, que criatividade)

Monsters (16)
3x Caam, Serenity of Gusto
3x Gusto Egul
3x Gusto Gulldo
3x Winda, Priestess of Gusto
1x Gorz the Emissary of Darkness
3x Thunder King Rai-Oh

Spells (14)
2x Creature Swap
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
1x Mind Control
3x Mystical Space Typhoon
2x Pot of Duality
1x Pot of Avarice
2x Soul Taker

Traps (10)
2x Dimensional Prison
2x Fiendish Chain
1x Mirror Force
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
2x Torrential Tribute

(Extra Deck de acordo com o jogador)

Rolling Sphere (Sphreez OTK)

Monsters (18)
3x Caam, Serenity of Gusto
3x Gusto Egul
3x Gusto Gulldo
3x Winda, Priestess of Gusto
3x Genex Neutron
3x Genex Ally Birdman

Spells (19)
1x Book of Moon
1x Mind Control
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
1x Pot of Avarice
2x Pot of Duality
2x Terraforming
3x United We Stand
3x Divine Wind of Mist Valley
3x Mystical Space Typhoon

Traps (3)
3x Trap Stun

Extra Deck
3x Daigusto Sphreez
(Resto de acordo com o jogador)

(O Deck não é exatamente o do vídeo, por isso pode não funcionar do mesmo jeito)

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

Anônimo disse:
15 de setembro de 2012 10:37

gustos são muito chatos hein

eu prefiro os atlanteans

CyberBlu disse:
15 de setembro de 2012 13:39

Concordo, gustos são chatos quando o oponente sabe usar eles muito bem.

Anônimo disse:
15 de setembro de 2012 18:42

Uso os Gustos e já me chamaram de ''apelativo'' por usar eles, principalmente por roubar monstros do oponente, fazer Syncros com facilidade e negar os efeitos do campo adversário. O que me chama atenção deles é que são fortes e não fazem parte do meta atual, sempre é uma surpresa.

Anônimo disse:
16 de setembro de 2012 15:30

Onde voces acham essas historias? Todos os arquetipes possuem enredo? Tipo six samurai? ninjas? X saber?

GabrielX disse:
16 de setembro de 2012 18:05

Anônimo, nem todos possuem, somente os que fazem parte do Duel Terminal, uma série de jogos Arcade que são encontrados em certos locais, tanto na América do Norte, como na Ásia, que podem te levar a prêmios como cartas e um estilo de duelo especial do próprio