8 de setembro de 2012

Archetype: Goblin

Legal que Goblins não são um Archetype, e sim uma série de monstros

Ae galera! Mais uma vez com o Archetypes, vou falar dessa vez de uma série de monstros que veio ganhando mais membros durante o tempo, os quais todos tem um efeito em comum: Os Goblins.

DB1-BoosterEN.jpg

Os Goblins são meio antigos, aparecendo pela primeira vez lá no Dark Beggining 1, isso se não foi antes, como Goblin Attack Force, já dando início a sua série de efeitos em comum.

Para os que não sabem o que são Goblins, eles são uma raça de monstros cuja pele é verde e se assemelham a duendes, no folclore nórdico. Porém, esses goblins são diferentes, mais aproximados aos de RPG, cujos também tem a pele verde como característica e normalmente possuem grande força.

Sendo assim, eles representam essa força nas cartas, com obviamente um ATK alto, sendo que o primeiro do archetype tinha 2300 ATK, bem alto para um monstro Level 4. Mas obviamente um ATK tão alto viria com restrições, onde todos tem essa restrição em comum: Serem mudados para a posição de defesa após atacarem. E não é só isso, pois essa mudança de posição não pode ser interferida até o fim do seu próximo turno.

GoblinAttackForce-BP01-EN-C-1E.png

Goblin Attack Force

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
2300 ATK / 0 DEF

"If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase, and its battle position cannot be changed until the End Phase of your next turn."
GoblinEliteAttackForce-BP01-EN-C-1E.png

Goblin Elite Attack Force

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
2200 ATK / 1500 DEF

"If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase, and its battle position cannot be changed until the End Phase of your next turn."

Como podem ver, ambos os monstros tem exatamente o mesmo efeito, além de terem um ATK superior a 2000 e serem Warriors. Attack Force foi o primeiro monstro do Archetype, e causava muito impacto ao jogo naquela época, por ser um beatstick muito forte, podendo derrotar diversos monstros que seu oponente chamasse. O único problema dele, era a mudança de posição, que o fazia facilmente ser destruído, e com isso, o Elite Attack Force chegou, perdendo 100 ATK, porém ganhando 1500 DEF, conseguindo uma resistência razoável. Por serem Warriors, suportes não os faltam, mas o fato de serem EARTH atrapalha um pouco, já que EARTH é meio pobre em suportes (Claro que eles ganharam alguns, mas ainda assim não tem muitos).

ToonGoblinAttackForce-DL7-EN-SR-UE.png

Toon Goblin Attack Force

Level 4 - EARTH - Warrior/Toon
2300 ATK / 0 DEF

"This card cannot attack during the turn that it is Normal Summoned, Flip Summoned, or Special Summoned. When "Toon World" on the field is destroyed, this card is also destroyed. If "Toon World" is on your side of the field and your opponent does not control a Toon Monster, this card can attack your opponent's Life Points directly. If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase, and you cannot change this Battle Position until the end of your next turn."

Bem, além do Attack Force, eles tem uma forma Toon do mesmo, contendo o mesmo efeito de mudança de posição misturado com o efeito dos monstros Toon, que permite atacar diretamente caso você controle Toon World e seu oponente não tenha um monstro Toon. O que isso quer dizer? Simples, 2300 de dano de batalha facilmente, ou simplesmente usá-lo para derrubar algum monstro do oponente, já ganhando mais utilidades, porém, além da mudança de posição, ele também tem outra restrição, que vem dos monstros Toon, que não permite atacar durante o turno que é invocado, o prejudicando.

GoblinBlackOps-GLAS-EN-R-1E.jpg

Goblin Black Ops

Level 4 - DARK - Beast-Warrior/Effect
1300 ATK / 0 DEF

"This card can attack your opponent directly. If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase. This card's battle position cannot be changed until the end of your next turn, except with a card effect."
GoblinDecoySquadCSOC-EN-C-1E.png

Goblin Decoy Squad

Level 4 - DARK - Warrior/Effect
1000 ATK / 0 DEF

"When this card inflicts Battle Damage to your opponent, you can draw 1 card. If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase. This card's battle position cannot be changed until the end of your next turn, except with a card effect."
GoblinReconSquadLODT-EN-C-1E.png

Goblin Recon Squad

Level 4 - WIND - Warrior/Effect
1700 ATK / 0 DEF

"When this card successfully attacks directly, you can look at 1 random card in your opponent's hand. If it is a Spell Card, send it to the Graveyard. If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase. This card's battle position cannot be changed until the end of your next turn, except with a card effect."

A partir daqui, os Goblins se tornam um pouco diferentes, ganhando mais efeitos e perdendo mais ATK. Os 2 primeiros ao invés de EARTH são DARK, enquanto o terceiro é WIND. O primeiro deles, o Black Ops, além da mudança de posição, pode atacar diretamente, mas perdeu 1000 ATK, ficando bem mais fraco que a maioria dos Goblins, para equilibrar seu efeito, além de não ser Warrior, e sim Beast-Warrior, perdendo muitos suportes. O segundo, Decoy Squad, tem um efeito bem útil, que lhe permite puxar uma carta quando dá dano ao oponente, porém devido ao baixo ATK dele (1000) fica difícil conseguir dar dano, se tornando muitas vezes Dead Draw. Por último, o Recon Squad vem, com um efeito bem específico. Com seus 1700 ATK, caso ele ataque direto, permite ver 1 carta aleatória na mão do oponente e se for uma Spell, descartá-la, e por essa restrição, também não vem se mostrar muito útil.

GoblinPotholeSquad-PHSW-EN-C-1E.png

Goblin Pothole Squad

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1500 ATK / 400 DEF

"When this card is Normal Summoned, Trap Cards cannot be activated. Also, "Trap Hole" Trap Cards cannot be activated when a monster is Summoned, except "Dark Trap Hole"."
GoblinMaraudingSquad-REDU-EN-SP-1E.png

Goblin Marauding Squad

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1900 ATK / 0 DEF

"When this card declares an attack, your opponent cannot activate cards or effects. If this card attacks, it is changed to Defense Position at the end of the Battle Phase, and its battle position cannot be changed until the End Phase of your next turn."
Goblindbergh-BP01-EN-C-1E.png

Goblindbergh

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1400 ATK / 0 DEF

"When this card is Normal Summoned: You can Special Summon 1 Level 4 or lower monster from your hand, then change this card to Defense Position if you activated this effect."

Bem, por último, os Goblins da era ZEXAL. Começando pelo Pothole, ele impede todas as cartas "Trap Hole" do oponente de serem ativadas (Exceto Dark Trap Hole), sendo assim, seu oponente não pode ativar Trap Hole, Bottomless Trap Hole, ou algo do gênero em resposta a invocação dele. Porém, com 2 Torrential e 2 Warning, poucos jogadores ainda usam a Trap Hole, sendo substituída pela Bottomless normalmente, e como seu ATK é baixo, não faria muita diferença. O segundo Goblin é o Marauding Squad. O Goblin baseado no Marauding Captain tem um ótimo ATK, e ainda tem um efeito semelhante ao dos monstros Ancient Gear, de impedir que seu oponente ative Spells ou Traps, além de esse bloquear efeitos também, além disso, tem o efeito de todos os Goblins: Mudança de posição depois do ataque. Enfim, é uma carta razoável, que pode ser útil em certos casos. Por último, o Goblindbergh, que é utilizado pelo protagonista do ZEXAL: Yuma Tsukumo. O Goblindbergh permite fazer Special Summon de um monstro Level 4 ou menor da mão quando ele é Normal Summoned, e com isso, mudar sua posição para defesa. Um ótimo efeito, muito semelhante ao Tinplate Goldfish, porém, ele dá Miss Timing em muitas coisas, ficando o Goldfish na maioria das vezes como melhor opção.

IndomitableFighterLeiLeiDR04-EN-C-UE.pngSpearDragonSDDL-EN-C-1E.jpgAxeDragonute-SDDC-EN-C-1E.jpg

Além desses Goblins, temos cartas que podemos considerar "pseudo-goblins": Cartas que também contêm as características dos Goblins, como o ATK alto e a mudança para defesa. Nisso, podemos listar o Giant Orc, Spear Dragon, Indomitable Fighter Lei Lei, Axe Dragonute e alguns outros monstros não lembrados.

CoachGoblinDR2-EN-C-UE.jpgGoblinKingSDGU-EN-C-1E.jpgGoblinCalligrapherDR3-EN-C-UE.jpg

Além desses, temos alguns monstros que tem o Goblin no nome, mas não fazem parte dessa série pois não tem o efeito em comum como os outros, tais como Coach Goblin, Goblin Calligrapher, Second Goblin, Goblin King e Goblin of Greed.

ForbiddenChalice-BP01-EN-C-1E.pngSkillDrain-TU08-EN-UR-UE.jpgPhotonThrasher-ORCS-EN-R-1E.jpgZeroGravityDR2-EN-C-UE.jpg

Os Goblins por terem esse efeito de backdraw muitas vezes combinam com cartas de negação de efeitos, como Skill Drain e Forbidden Chalice. Além disso, monstros Warrior de fácil invocação também ajudam no Deck, como o Photon Slasher, possibilitando Xyz fáceis, já que todos são level 4. Como seus efeitos se relacionam com mudança de posição, cartas como Zero Gravity e Final Attack Orders caem muito bem no Deck, forçando eles a ficar em ataque, ou se preferir, pode usar cartas como Mirror Force e Dimensional Prison para impedir o ataque de monstros de seu oponente.

Com isso, vamos a uma decklist de exemplo, bem simples e voltada mais para diversão:

Goburimon, use Goburi Strike!

Monsters (18)
3x Beast King Barbaros
2x Effect Veiler
3x Goblin Attack Force
3x Goblin Elite Attack Force
3x Thunder King Rai-Oh
2x Snowman Eater
2x Cyber Dragon

Spells (15)
1x Reinforcements of the Army
2x Forbidden Chalice
1x Forbidden Lance
2x Pot of Duality
3x Mystical Space Typhoon
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
1x Book of Moon

Traps (7)
3x Skill Drain
2x Torrential Tribute
1x Solemn Judgment
1x Starlight Road

Bem, o Deck está bem simples e é basicamente um Skill Drain beatdown. Pode não rodar muito bem pois não foi feito com propósitos competitivos, mas ainda dá pra brincar um pouco com o deck. (Extra não postado, mas dá pra se perceber que tem um Stardust Dragon no mínimo)

Bem, é isso, espero que tenham gostado, comentem e dêem suas dicas e sugestões ^^

Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

LoL disse:
8 de setembro de 2012 16:38

É uma série e não um archetype, caraleo

GabrielX disse:
8 de setembro de 2012 17:08

Ui, ficou revoltado, de qualquer maneira, por mais que venha a só ser "qualificado" como série de monstros, pode ser tratado como um archetype por 2 motivos:

1 - Todos tem o nome "Goblin" em comum, tanto traduzido, como no Kanji

2 - Todos tem um efeito em comum (com exceção do Pothole)

A única coisa que falta é um suporte que seja FEITO PARA os Goblins, mas isso não os faz ser menor que os outros, e podem ser tratados como Archetype sim, então da próxima vez, elabore algo mais completo

Anônimo disse:
8 de setembro de 2012 19:37

Affe,LoL não tem o que fazer! O que vai mudar sua vida se é uma série ou archetype?!Vai duelar em vez de criticar os outros...

Game Brasil disse:
8 de setembro de 2012 20:56

Queria um especial para os Gusto e Vylons.

GabrielX disse:
8 de setembro de 2012 21:06

@Game: Ok, vou tentar fazer o próximo para os Gustos (não tenho muita prática com Vylons)^^

CyberBlu disse:
8 de setembro de 2012 21:07

Na verdade, acredito que poucas pessoas tenham prática com vylons, eu para ser sincero nunca joguei com eles.

Game Brasil disse:
8 de setembro de 2012 21:46

Uma vez um Vylon no meu campo chegou a 7000 e poucos de ataque...inacreditável o poder que eles tem, e podem ter. E fazem Syncro de 7 e 8 com muita facilidade.

D: Um terror.

Os Gustos tem o incrível poder de se reciclarem, fazendo praticamente que seus efeitos sejam infinitos, fora a Reeze que rouba mosntros e Gulldo que é a base de defesa do deck. As vezes que duelei contra eles com meus Samurais eu fui humilhado.

CyberBlu disse:
8 de setembro de 2012 21:50

Já perdi feio para Vylon e Gusto também, eles são legais porém pouco explorados.

Kevin Aguiar disse:
9 de setembro de 2012 09:52

Bom post GXXX (bem agradavel para leitura u-u), parabéns o/

Guilherme Lerry dos Santos disse:
8 de junho de 2013 16:43

Tem uma carta que tem eles na artwork mas não cita "Goblins" como restrição. Se não me engano o nome da carta é "Prepare to Strike Back". É uma trap continua que vira seu monstro pra Ataque quando ele é atacado se você jogar uma moeda e acertar.