25 de agosto de 2012

Archetypes: Metagame (Parte 1)



Ae galera! Estou aqui mais uma vez com o quadro de Archetypes, porém decidi fazer um pouco diferente desta vez, assim como ocorreu com o lançamento do ABYR. Desta vez farei uma edição especial comentando sobre o Metagame, já que o formato está acabando e a Banlist já foi revelada. (Nota: As Decklists não estão abaixo de cada Archetype, e sim no fim do post)


Para os que não conhecem o termo Metagame, eu vou explicar: O termo é referente aos Decks que estão tendo maior sucesso no campo competitivo, o que pode tanto ser tratado como uma coisa geral, como restrito a área de onde você joga, se tornando bem variável e necessário de conhecer, já que é preciso para montar uma contra-estratégia caso se depare com esses Decks (A qual na maior parte do tempo recebe uma ajuda do Side Deck).

Muitos jogadores odeiam o Metagame, dizendo que quem usa esses Decks não tem criatividade ou algo do gênero, e sendo mais ainda criticados por causa de Netdecks (Copiar o Deck de outra pessoa que venceu um torneio ou algo importante atualmente).

Esse formato não teve uma variedade de Decks tão grande, e muitas pessoas criticaram a Banlist de Março por praticamente 'destruir' a Era Synchro, dando espaço aos Xyz e acusando a Konami de somente 'querer o dinheiro dos jogadores e promover uma nova mecânica de jogo'.

RescueCat-TU03-EN-SR-UE.pngRescueRabbit-PHSW-EN-ScR-1E.jpg

Bem, voltando aos Decks e Archetypes, quando se fala de Meta, a primeira coisa que vem a mente da maioria das pessoas é o Dino Rabbit. Deck extremamente consistente, com capacidade de negar praticamente tudo que seu oponente faça, ainda tendo uma ajuda do primo do Rescue Cat: o Rescue Rabbit.

Bem, a estratégia desse Deck é basicamente abusar do Rabbit para Xyz Summons rápidas, mas como qualquer Deck Meta, ele não tem uma estratégia única, podendo ser bem versátil com o que lhe vier a mão. Mas... o post era sobre Archetypes, correto? Então vamos começar a falar do Archetype por trás desse Deck: Os Evolzars.

Evolzars são uma série de Xyz do tipo Dragon e de atributo FIRE. São um subtipo dos Evols, e todos requirem monstros Dinosaur como seus materiais e seus efeitos focam na negação de efeitos de cartas. Acho que com isso dá pra perceber do que eles são capazes, principalmente se colocados juntos em campo.

Evolzar Laggia é o mais temido por boa parte dos jogadores, principalmente se chamado no primeiro turno, o que não é nada difícil para o Deck, mas além dele, temos o Evolzar Dolkka, que pode ser até pior que o Laggia em certos casos.

EvolzarLaggia-CT09-EN-SR-LE.jpg

Evolzar Laggia

Rank 4 - FIRE - Dragon/Xyz/Effect
2400 ATK / 2000 DEF

2 Level 4 Dinosaur-Type monsters
"During either player's turn, when a monster(s) would be Normal or Special Summoned, OR a Spell/Trap Card is activated: You can detach 2 Xyz Materials from this card; negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card."

Bem, o Laggia é um Xyz Rank 4 com materiais específicos, porém isso não é problema para o Deck em questão, trazendo facilmente dois Dinosaurs Normais Level 4 do Deck pelo efeito do Rescue Rabbit. Seu ATK é razoável, porém acaba sendo batido por diversos monstros, porém não é disso que vem seu destaque. Sua força real se mostra em seu efeito, sendo praticamente uma Solemn Judgment em pernas, e seu custo é de ambos seus materiais. Nada tão alto quanto a Judgment, que gasta metade de seus LPs, mas o torna somente usável durante 1 vez, então deve-se saber quando usar seu efeito.

EvolzarDolkka-CT09-EN-ScR-LE.png

Evolzar Dolkka

Rank 4 - FIRE - Dragon/Xyz/Effect
2300 ATK / 1700 DEF

2 Level 4 Dinosaur-Type monsters
"During either player's turn, when a monster effect activates: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the activation, and if you do, destroy that monster."

Dolkka é o primo do Laggia, que chegou como World Premiere (Nomeado anteriormente como TCG-Exclusive), ou seja, somente ao TCG, e que ainda irá sair no OCG. Seu efeito é o complemento do Laggia, já que enquanto o Laggia nega Summons/Efeitos de Spells/Traps, ele nega o efeito dos monstros por remover 1 de seus materiais, chegando a negar até 2 deles, e o melhor: ele além de negar destrói o monstro. Com um efeito desses, ele tem a capacidade de quebrar diversas jogadas, e mostra o motivo desse Deck ser tão forte no TCG.

EvolzarSolda-ORCS-EN-UR-1E.jpg

Evolzar Solda

Rank 6 - FIRE - Dragon/Xyz/Effect
2600 ATK / 1000 DEF

2 Level 6 Dinosaur-Type monsters
"This card cannot be destroyed by card effects while it has Xyz Material. When your opponent Special Summons a monster(s): You can detach 1 Xyz Material from this card; destroy that monster(s)."

Por último, o Evolzar Solda, o único membro do Archetype não usado em Decks Dino Rabbit, aparecendo mais em Decks Evol. O Solda tem a capacidade de tanto negar Special Summons de monstros do oponente, como de se tornar imortal a efeito de cartas enquanto tiver materiais, algo meio difícil de se derrotar já que tem 2600 ATK.

EvilswarmHeliotrope-DT13-JP-DNPR-DT.pngEvilswarmBahamut-DT13-JP-DScPR-DT.jpg

Bem, o Solda não é usado em Decks Dino Rabbit por motivos óbvios (O Deck não tem capacidade de fazer Xyz Rank 6), ficando de lado esse membro, mas com os outros dois o Deck já consegue um controle enorme do jogo. Além disso, esse Deck tem uma versão OCG diferente, já que não tem o Dolkka por lá ainda, chamada 'Evilswarm Rabbit', focada nos monstros Evilswarm e aproveitando do monstro Normal do Archetype (Evilswarm Heliotrope) e de seus Xyz como o Evilswarm Bahamut.

Como o post vai falar sobre pelo menos boa parte dos Metas (Não, eu não vou falar de todos de uma vez só), não posso ficar somente nesse, passando do Dino Rabbit para os Inzektors, um dos Archetypes mais odiados pelos jogadores.

Os Inzektors são um grupo de monstros Insect DARK que tem como foco equipar uns aos outros, se aproveitando de seus efeitos dessa maneira. O estilo de jogo que eles tomaram no Metagame foi mais agressivo, abusando do Hornet para ganhar vantagem sobre o oponente, destruindo suas cartas. No Booster Pack seguinte, logo após o que eles foram lançados, ganharam reforços, recebendo mais um monstro para jogar em conjunto com o Hornet, o Inzektor Ladybug, que permitia maior variedade de Xyz Summons.

Os Inzektors do Meta basicamente rodam com 5 cartas do Archetype: Dragonfly, Centipede, Giga-Mantis, Hornet e Ladybug. Com somente essas cartas, eles conseguem dar OTKs facilmente, tendo controle de campo pelo Dragonfly e Centipede.

InzektorDragonfly-ORCS-EN-R-1E.jpg

Inzektor Dragonfly

Level 3 - DARK - Insect/Effect
1000 ATK / 1800 DEF

"Once per turn: You can equip 1 "Inzektor" monster from your hand or Graveyard to this card. If an Equip Card(s) is sent to your Graveyard while equipped to this card (except during the Damage Step): You can Special Summon 1 "Inzektor" monster from your Deck, except "Inzektor Dragonfly". While this card is equipped to a monster, that monster's Level is increased by 3."
InzektorCentipede-ORCS-EN-C-UE.png

Inzektor Centipede

Level 3 - DARK - Insect/Effect
1600 ATK / 1200 DEF

"Once per turn: You can equip 1 "Inzektor" monster from your hand or Graveyard to this card. If an Equip Card(s) is sent to your Graveyard while equipped to this card (except during the Damage Step): You can add 1 "Inzektor" card from your Deck to your hand. While this card is equipped to a monster, that monster's Level is increased by 3."

Ambos os monstros que se aproveitam dos outros equipados para ativar seus efeitos, basicamente algumas das cartas-chave do Deck. Dragonfly pode realizar Special Summon de outro Inzektor de seu Deck quando a carta que estava equipada a ele vai pro Cemitério, enquanto o Centipede basicamente faz o mesmo, porém ao invés de realizar Special Summon, ele busca por um Inzektor do Deck para a mão. Juntos eles causam muito estrago no campo do oponente, sendo basicamente o Dragonfly chamando o Centipede e o Centipede adicionando outro Dragonfly para recomeçar, ou até pior, caso necessário/possível.

InzektorHornet-ORCS-EN-SR-1E.jpg

Inzektor Hornet

Level 3 - DARK - Insect/Effect
500 ATK / 200 DEF

"Once per turn: You can equip 1 "Inzektor" monster from your hand or Graveyard to this card. While this card is equipped to a monster, that monster's Level is increased by 3, also it gains ATK and DEF equal to this card's ATK and DEF. While this card is equipped to a monster: You can send this Equip Card to the Graveyard to target 1 card on the field; destroy that target."
InzektorLadybug-GAOV-EN-C-1E.png

Inzektor Ladybug

Level 2 - DARK - Insect/Effect
500 ATK / 100 DEF

"Once per turn: You can equip 1 "Inzektor" monster from your hand or Graveyard to this card. While this card is equipped to a monster, that monster's Level is increased by 2, also it gains ATK and DEF equal to this card's ATK and DEF. While this card is equipped to a monster: You can send this Equip Card to the Graveyard to target 1 face-up monster you control; increase that target's Level by up to 2."

Ambos os alvos a serem equipados, tem efeitos que já se enviam para o Cemitério, visando ativar o efeito do Centipede ou Dragonfly. Hornet pode se enviar ao cemitério para destruir 1 carta no campo do oponente, enquanto Ladybug aumenta o nível de seu Inzektor por 1 ou 2. Bem, dos dois, pode-se dizer claramente que o Hornet é muito mais perigoso, que tira normalmente 2 cartas do campo do oponente por turno (no mínimo), mas o Ladybug entra com a função de substituir o Hornet enquanto ele não chega, podendo ativar o efeito de seu Centipede e adicionar um Hornet caso necessário, ou até fazer um Tiras/Lavalval Chain se for preciso.

O Deck levou uma surra da banlist, tendo o Dragonfly e Hornet reduzidos a 1, porém ainda são capazes de rodar, mas sem toda a velocidade e poder de destruição que tinham antes.

Além desses dois, outro Archetype que irritou muitos jogadores foram os Wind-Up.

Baseado em brinquedos de corda, os Wind-Up tem seus efeitos realizados dessa maneira, somente podendo ser ativados uma vez enquanto estão face-up no campo, ou seja, você os ativa, e somente pode reativar caso eles saiam de campo ou sejam virados para baixo. Uma característica desse Archetype é que eles não tem um Tipo ou Atributo base, variando de Warriors a Psychics e de LIGHT a WIND (Não são somente esses os tipos do Archetype).

O Deck ganhou destaque no Meta quando descobriram um Loop possível de se fazer com eles, com a chegada do Wind-Up Carrier Zenmaity, que permite enviar a mão toda do oponente para o Cemitério caso seja executado com sucesso.

WindUpRat-ORCS-EN-SR-1E.jpg

Wind-Up Rat

Level 3 - EARTH - Beast/Effect
600 ATK / 600 DEF

"During your Main Phase: You can target 1 "Wind-Up" monster in your Graveyard; change this face-up Attack Position card you control to face-up Defense Position, and Special Summon that target in face-up Defense Position. This effect can only be used once while this card is face-up on the field."
WindUpHunter-PHSW-EN-SR-1E.jpg

Wind-Up Hunter

Level 3 - DARK - Beast-Warrior/Effect
1600 ATK / 500 DEF

"You can Tribute 1 face-up "Wind-Up" monster, except "Wind-Up Hunter"; send 1 random card from your opponent's hand to the Graveyard. This effect can only be used once while this card is face-up on the field."
WindUpCarrierZenmaity-ORCS-EN-UR-1E.jpg

Wind-Up Carrier Zenmaity

Rank 3 - WATER - Machine/Xyz/Effect
1500 ATK / 1500 DEF

2 Level 3 monsters
"Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; Special Summon 1 "Wind-Up" monster from your hand or Deck. When a face-up "Wind-Up" monster on the field is destroyed and sent to your Graveyard (except during the Damage Step): You can detach 1 Xyz Material from this card to target that monster; return that target to the hand."

Bem, o loop de destruição da mão do oponente funciona com esses 3, sendo basicamente invocar o Zenmaity e com seu efeito chamar um Rat do Deck. Logo após, ativar o efeito do Rat para reviver o Hunter e pelo efeito do Hunter, tributar o Zenmaity para descartar 1 carta da mão do oponente. Com isso, se realiza a Xyz de outro Zenmaity e repete o processo. Porém, com somente isso o máximo de cartas descartadas seriam 3, mas com a ajuda de cartas como Daigusto Emeral e Pot of Avarice, o loop consegue continuar, descartando a mão do oponente por completo.

Bem, o Deck não roda somente disso, tendo outras cartas para ajudar em sua consistência. Wind-Up Magician, Rabbit, Shark e Factory são cartas que praticamente sempre aparecem nesses Decks (Rabbit e Factory aparecem menos na versão OCG, enquanto o Shark não tem como aparecer por ele ser World Premiere), facilitando a chegada do loop, ou até para jogar sem o mesmo. Além disso, o Archetype tem um grande membro que praticamente é Staple em diversos Decks: o Wind-Up Zenmaines.

WindUpZenmaines-CT09-EN-SR-LE.jpg

Wind-Up Zenmaines

Rank 3 - FIRE - Machine/Xyz/Effect
1500 ATK / 2100 DEF

2 Level 3 monsters
"If this face-up card on the field would be destroyed, you can detach 1 Xyz Material from this card instead. Once per turn, during the End Phase, if this effect was used this turn: Target 1 card on the field; destroy it."

Essa carta consegue virar vários jogos, mas muitas vezes ela não é chamada pra isso, e sim para estragar as jogadas de seu oponente, lhe dando mais tempo. Chamado por 2 Level 3 qualquer, ele é chamado facilmente pela conhecida Tour Guide from the Underworld, e seu efeito compensa seu ATK baixo. Ele pode remover 1 Xyz Material para negar sua destruição, seja qual for, e não se limita a uma vez por turno, e seu segundo efeito se aproveita disso, e caso ele tenha ativado esse primeiro, durante a End Phase ele pode destruir uma carta no campo (Nota: Esse efeito não ativa múltiplas vezes, ou seja, se ele negar sua destruição 2 vezes no turno, ele só vai poder destruir 1 carta de qualquer maneira).

Bem, termino de falar sobre os Archetypes por aqui e deixo algumas Decklists dos mesmos agora, não vou comentar, já que a maioria já deve saber como se joga com elas, então espero que tenham gostado e esperem a Parte 2 mais tarde =P


Dino Rabbit - YCS Chicago 1st Place - Aaron Noel 

Monsters (20)
3x Effect Veiler
1x Gorz the Emissary of Darkness
3x Jurrac Guaiba
3x Kabazauls
3x Rescue Rabbit
3x Sabersaurus
1x Sangan
3x Tour Guide From the Underworld

Spells (12)
1x Book of Moon
1x Dark Hole
2x Forbidden Lance
1x Heavy Storm
1x Mind Control
1x Monster Reborn
3x Mystical Space Typhoon
1x Pot of Avarice
1x Smashing Ground

Traps (9)
1x Bottomless Trap Hole
2x Fiendish Chain
1x Mirror Force
1x Raigeki Break
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x Torrential Tribute

(Extra Deck não revelado)

Evilswarm Laggia - Sakura Cardshop Tournament (11/08) 1st Place - しゃー。

Monsters (20)
3x Evilswarm Heliotrope 
3x Sabersaurus 
3x Evilswarm Castor 
3x Evilswarm Thunderbird 
1x Evilswarm Mandrago 
3x Rescue Rabbit 
1x Gorz the Emissary of Darkness 
3x Effect Veiler 

Spells (11)
1x Heavy Storm 
3x Pot of Duality 
2x Forbidden Lance 
2x Mystical Space Typhoon
2x Pandemic Contagion Infestation
1x Book of Moon 

Traps (9)
1x Compulsory Evacuation Device 
2x Torrential Tribute 
1x Starlight Road 
1x Chain Disappearance 
2x Bottomless Trap Hole 
2x Solemn Warning 

Extra Deck (15)
1x Chimeratech Fortress Dragon 
1x Gem-Knight Pearl 
1x Evilswarm Ouroboros 
2x Evilswarm Ophion 
1x Evilswarm Bahamut 
1x Evolzar Laggia 
1x Number C39: Utopia Ray 
1x Kachi Kochi Dragon 
1x Maestroke the Symphony Djinn
1x Daigusto Emeral 
1x Number 16: Shock Master 
1x Number 39: Utopia 
1x Number 50: Black Corn 
1x Lavalval Chain

Inzektor - Popai Nagao Shop Tournament (31/07) 1st Place - Miminga

Monsters (20)
2x Inzektor Ladybug
3x Inzektor Centipede 
3x Inzektor Dragonfly
3x Inzektor Hornet 
2x Card Trooper 
1x Sangan 
1x Inzektor Giga-Mantis
1x Dark Armed Dragon 
1x Gorz the Emissary of Darkness 
1x Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning 
2x Effect Veiler

Spells (11)
1x Heavy Storm 
2x Pot of Duality
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Allure of Darkness 
2x Forbidden Lance 
3x Mystical Space Typhoon

Traps (9)
1x Compulsory Evacuation Device 
1x Mirror Force 
2x Bottomless Trap Hole
2x Call of the Haunted
2x Solemn Warning
1x Solemn Judgment 

Extra Deck (15)
1x Chimeratech Fortress Dragon 
1x Armory Arm 
1x Leviair the Sea Dragon
1x Wind-Up Zenmaines
1x Number 17: Leviathan Dragon
1x Steelswarm Roach 
1x Evilswarm Nightmare 
1x Daigusto Emeral 
1x Number 16: Shock Master 
1x Lavalval Chain
1x Inzektor Exa-Stag 
1x Tiras, Keeper of Genesis 
1x Number 12: Crimsom Shadow Armor Ninja
1x Gaia Dragon, the Thunder Charger

Wind-Up - North America WCQ 1st Place - Tyler Tabman

Monsters (21)
3x Wind-Up Rabbit
3x Wind-Up Rat
3x Wind-Up Shark
3x Tour Guide From the Underworld
3x Effect Veiler
2x Wind-Up Magician
1x Wind-Up Hunter
1x Spirit Reaper
1x Gorz the Emissary of Darkness

Spells (13)
3x Mystical Space Typhoon
2x Wind-Up Factory
2x Instant Fusion
1x Heavy Storm
1x Book of Moon
1x Dark Hole
1x Pot of Avarice
1x Mind Control
1x Monster Reborn

Traps (8)
2x Solemn Warning
2x Torrential Tribute
2x Bottomless Trap Hole
1x Solemn Judgment
1x Mirror Force

Extra Deck (15)
3x Wind-Up Carrier Zenmaity
1x Wind-Up Zenmaines
1x Number 20: Giga Brilliant
1x Leviair the Sea Dragon
1x Number 17: Leviathan Dragon
1x Temtempo the Percussion Djinn
1x Number 39: Utopia
1x Acid Golem
1x Steelswarm Roach
1x Tiras, Keeper of Genesis
1x Adreus, Keeper of Armageddon
1x Cyber Saurus
1x Dragoness the Wicked Knight 

Wind-Up (OCG) - Popai Ohashi Shop Tournament (30/07) 1st Place - ローさん

Monsters (23)
2x Marauding Captain 
2x Junk Forward
3x Gilasaurus 
3x Wind-Up Rat 
3x Wind-Up Hunter 
2x T.G. Warwolf 
1x Spell Striker
3x Wind-Up Magician 
2x Effect Veiler
2x Psychic Commander

Spells (15)
2x Instant Fusion 
1x Heavy Storm
3x Fossil Dig 
1x Monster Reborn 
1x Reinforcement of the Army 
1x Pot of Avarice 
1x Dark Hole
2x Emergency Teleport 
3x Mystical Space Typhoon

Traps (2)
1x Compulsory Evacuation Device 
1x Solemn Judgment 

Extra Deck (15)
1x Fusionist 
1x Karbonala Warrior 
1x Chimeratech Fortress Dragon 
1x Naturia Barkion 
1x Leviair the Sea Dragon
1x Wind-Up Zenmaines
3x Wind-Up Carrier Zenmaity
1x Number 17: Leviathan Dragon
1x Number 20: Giga Brilliant
1x Number 30: Acid Golem of Destruction 
1x Steelswarm Roach 
1x Daigusto Emeral 
1x Number 16: Shock Master

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

dragonlord disse:
25 de agosto de 2012 13:27

graças a deus a matança dos inzektors e a caçada dos wind-ups vão acabar, já não aguentava mais...

~Apocalipse~ disse:
25 de agosto de 2012 14:56

Tirar prioridade foi a melhor coisa que a konami poderia ter feito para nós '-'