28 de julho de 2012

Archetypes: Mermail




Ae galera! Com a chegada dos novos WATER ao jogo com o Abyss Rising, decidi fazer mais um post pra eles (já foi feito um para os Atlanteans), então, trago a vocês o povo das águas, os Mermails.


Os Mermails chegaram no Abyss Rising, com um bom número de suportes e vieram junto as cartas "Depth" (Depth na DN, Abyss na wikia). O Archetype é composto por monstros Aqua, Fish e Sea Serpent, comum entre os monstros WATER, e são baseados em sereias e tritões.

Seu estilo de jogo é bem interessante, enviando diversos monstros WATER da mão para o Cemitério para ativar seus efeitos e se aproveitar do efeito dos monstros enviados. Os Level 3 tem um efeito semelhante entre si: Fazer Special Summon de outros monstros Mermail quando são enviados ao Cemitério, enquanto os Level 4 ativam seus efeitos quando são Normal Summoned ou Special Summoned, os quais tem em seus efeitos o envio de monstros WATER da mão ao Cemitério, ativando o efeito dos Level 3, além de poderem fazer buscas pelo Deck ou Cemitério. Além de ter monstros assim, temos um monstro Level 7, que pode chamar a si mesmo por enviar outros WATER da mão, tendo sinergia perfeita com os primeiros. Simplificando: Eles tem uma ótima sinergia, combinando seus efeitos entre si, podendo gerar grandes combos. O maior problema disso tudo, seria a perca de mão rápida, o que pode ser resolvido com cartas como Salvage.

MermailAbyssgunde-ABYR-JP-C.jpg

Mermail - Abyssgunde

Level 3 - WATER - Aqua/Effect
1400 ATK / 800 DEF

If this card is discarded to the Graveyard: You can target 1 "Mermail" monster in your Graveyard, except for "Mermail - Abyssgunde"; Special Summon that target. The effect of "Mermail - Abyssgunde" can only be activated once per turn.
MermailAbysshilde-ABYR-JP-C.jpg

Mermail - Abysshilde

Level 3 - WATER - Aqua/Effect
1300 ATK / 400 DEF

If this card is sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 "Mermail" monster from your hand, except for "Mermail - Abysshilde". The effect of "Mermail - Abysshilde" can only be activated once per turn.
MermailAbysslinde-ABYR-JP-R.jpg

Mermail - Abysslinde

Level 3 - WATER - Aqua/Effect
1500 ATK / 1200 DEF

If this card on the field is destroyed and sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 "Mermail" monster from your Deck, except for "Mermail - Abysslinde". The effect of "Mermail - Abysslinde" can only be activated once per turn.

Começando a comentar os membros do Archetype, primeiro o trio de níveis 3. Como já dito antes, todas elas tem em comum o efeito de realizar Special Summon de outros Mermails quando são enviadas ao Cemitério. A Abyssgunde e Abysslinde tem efeitos semelhantes, além de serem alvos de Salvage. A Abyssgunde revive um Mermail do seu Cemitério quando é descartada, ativando como os Fableds, e não Dark Worlds, sendo ótima, enquanto a Abysshilde ativa seu efeito quando é enviada ao Cemitério, não importando da onde, e permitindo realizar Special Summon da mão, algo que perde alguns pontos em comparação com a Gunde. A terceira e última é a Abysslinde, que permite realizar Special Summon de um Mermail do Deck quando ela é enviada do campo ao Cemitério, ativando como o Sangan. Gunde e Hilde, mesmo tendo efeitos muito parecidos, mostram sua diferença em jogo, principalmente quando se ativa o efeito do Mermail - Abysspike ou Abyssturgeon, mostrando a Gunde ser mais útil, e a Hilde acaba praticamente inutilizada, enquanto a terceira, a Linde, tem um efeito ótimo, se aproveitando tanto da Depthsphere, quanto da antiga e conhecida carta Call of the Haunted, já que caso a Call seja alvo de uma Mystical Space Typhoon, você pode reviver a Linde e ela será destruída, te dando um novo Mermail rapidamente.

MermailAbysspike-ABYR-JP-R.jpg

Mermail - Abysspike

Level 4 - WATER - Fish/Effect
1600 ATK / 800 DEF

When this card is Normal or Special Summoned: You can discard 1 WATER monster to the Graveyard; add 1 Level 3 WATER monster from your Deck to your hand. The effect of "Mermail - Abysspike" can only be used once per turn.
MermailAbyssturge-ABYR-JP-C.jpg

Mermail - Abyssturge

Level 4 - WATER - Fish/Effect
1700 ATK / 1100 DEF

When this card is Normal or Special Summoned: You can discard 1 WATER monster to target 1 Level 3 or lower WATER monster in your Graveyard; add that target to your hand. The effect of "Mermail - Abyssturge" can only be activated once per turn.
MermailAbysslang-ABYR-JP-C.jpg

Mermail Abysslang

Level 4 - WATER - Fish/Effect
1200 ATK / 1800 DEF
While this card is face-up on the field, your opponent cannot target other face-up WATER monsters you control for attacks. While this card is face-up on the field, all WATER monsters you control gain 300 ATK.
Passando dos Level 3 para os Level 4, Abysspike e Turge tem seus efeitos bem semelhantes; enquanto um adiciona do Deck para a mão, o outro adiciona do Cemitério para a mão. Abysspike lembra muito o Elemental HERO Stratos, porém esse tem um custo e restrição, adicionando a Gunde, Hilde e Linde facilmente por descartar 1 WATER da mão, o que ativa o efeito de cartas como os Atlanteans ou até os próprios Mermails (Detalhe: Ele só adiciona monstros Level 3 WATER exatos, nada de adicionar uma Deep Sea Diva com ele). Enquanto um adiciona do Deck, o outro foca no Cemitério, como já dito antes; o Abyssturge é praticamente uma Monster Reincarnation, com restrições, claro, que recicla tanto os Mermails usados, como os Atlanteans e outros monstros, contanto que sejam WATER e Level 3 ou menor. Ambos são muito úteis para o Deck, já que reciclar cartas ou adicioná-las sempre é bom para o jogador. O último Level 4 é o Abysslang, que não tem um efeito de descarte, mas sim de proteção, impedindo que seu oponente possa escolher outro WATER como alvo de Ataques e dando um boost de 300 ATK pra todos os WATERs, se encaixando mais facilmente em outros tipos de Deck, já que não colabora com o descarte dos Mermails.

MermailMegaloabyss-ABYR-JP-SR.jpg

Mermail - Megaloabyss

Level 7 - WATER - Sea Serpent/Effect
2400 ATK / 1900 DEF

You can discard 2 other WATER monsters; Special Summon this card from your hand. When Special Summoned by this effect: Add 1 "Depth" Spell/Trap Card (except "Fish Depth Charge" or "Depth Amulet") from your Deck to your hand. You can Tribute 1 face-up Attack Position WATER monster you control, except this card; this card can attack twice during each Battle Phase this turn.

Um dos Boss monsters do Archetype, o Megaloabyss é realmente uma boa carta, apesar de poder custar alto sua invocação. Mesmo podendo invocá-los por métodos normais (Tribute Summon/Special Summon), ele lhe permite realizar Special Summon de sua mão por descartar 2 monstros WATER, algo que pode ajudar muito, ativando o efeito da Hilde, Gunde e Atlanteans, como já citados, porém pode ser um preço alto a pagar, já que vai ficar com -3 cartas na mão (As 2 que ele descarta e ele). Porém, quando faz isso ele lhe permite adicionar uma carta "Depth" (Abyss de acordo com a wikia) do seu Deck a mão, deixando somente um -2, e normalmente, adicionando a Depthsquall/sphere, agilizando combos no Deck. Além desses dois efeitos, tem um terceiro, que permite tributar um monstro WATER para atacar duas vezes durante a Battle Phase, causando um máximo de 4800 de dano ao oponente (Sem nenhuma carta dando bônus e com o campo do oponente vazio), podendo gerar OTKs, caso faça um Deck focado nisso.

MermailGaioabyss-ABYR-JP-UR.jpg

Mermail - Gaioabyss

Rank 7 - WATER - Sea Serpent/Effect
2800 ATK / 1600 DEF

2 Level 7 WATER monsters
While this face-up card has any Xyz Material, Level 5 or higher monsters cannot attack. Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the effects of all monsters your opponent controls whose ATK is lower than this card's ATK, until the End Phase.

O "verdadeiro" Boss monster do Archetype é o Gaioabyss, que se mostra metade Poseidra, o Boss monster dos Atlanteans. Mesmo tendo invocação restrita a monstros WATER, não é dificil trazê-lo ao campo, seja com a ajuda do Megaloabyss, ou por meio da nova Field Spell card dos monstros WATER, a Forgotten Capital Lemuria, que permite trazê-lo com 3 Level 3 Mermails em campo, algo que pode ser conseguido através da Depthsquall. Seu efeito consegue matar muitos Decks, começando por impedir monstros de nível 5 ou maior de atacar enquanto tiver Xyz Materials, tirando toda a força bruta dos Chaos Dragons, sem contar que pode negar o efeito de todos os monstros que seu oponente controla por remover 1 Xyz Material até a End Phase, um efeito que pode ser ativado no turno de qualquer jogador, e como atualmente o jogo roda basicamente nos efeitos, o oponente terá que se livrar dele com Spells ou Traps na maior parte do tempo. Além disso, ele tem um ATK de 2800, suficiente pra bater de frente com o REDMD ou Scrap Dragon (Sendo que esses dois não vão poder atacar devido ao seu efeito), realmente um ótimo monstro.

AbysscaleKraken-ABYR-JP-C.jpg

Depthscale - Kraken

Equip Spell Card

Equip only to a "Mermail" monster. It gains 400 ATK. When a monster your opponent controls activates an Effect Monster's effect: Negate that effect, then send this card to the Graveyard. 

Bem... essa carta é simplesmente ótima. Effect Veiler em forma de Equip Spell que dá bônus de ATK e pode ser procurada do Deck (Megaloabyss)? Perfeita pra mim. O único problema que tem é que ela se restringe a ser equipada a Mermails, então caso não controle um, ela vira uma bela Dead Draw.

Abyssphere-ABYR-JP-C.jpg

Depthsphere

Continuous Trap Card

Special Summon 1 "Mermail" monster from your Deck. Its effects are negated. You cannot activate Spell Cards. When this card leaves the field, destroy that monster. Destroy this card during your opponent's next End Phase after activation.

Abyssquall-ABYR-JP-SR.jpg

Depthsquall

Continuous Trap Card

Target 3 "Mermail" monsters in your Graveyard; Special Summon those targets in face-up Defense Position, but their effects on the field are negated, cannot declare an attack, and are destroyed during the End Phase.

Depthsphere e Depthsquall, as duas Traps contínuas do Deck tem efeitos relacionados a Special Summon. A Depthsphere permite trazer qualquer Mermail do Deck ao campo com o efeito negado, porém te bloqueia de usar Spell Cards e ela é destruída na End Phase seguinte do oponente, ou seja, você pode ativar ela no fim da Main Phase 2 do oponente, trazer uma Abysslinde e na End Phase ela é destruída, levando a Linde junto, o que ativa seu efeito e te dá um Mermail novo ao campo. Enquanto a Sphere traz monstros do Deck, a Depthsquall lhe permite trazer 3 Mermails do Cemitério com o efeito negado e sem poder declarar ataque (Tem que ser exatamente 3, não 3 ou menos), e esses são destruídos durante a End Phase, se tornando materiais rápidos para Xyz Summons.

Abysstrom-ABYR-JP-R.jpg

Depthstorm

Normal Trap Card

Send 1 face-up "Umi" you control to the Graveyard; send all Spell/Trap Cards on the field to the Graveyard.

Mesmo essa carta não dando suporte ao Archetype, ela faz parte do grupo de cartas Depth que podem ser buscadas pelo Megaloabyss. A Konami além de nos dar novos suportes aos WATER, nos deu mais um suporte a Umi, sendo um Daedalus em forma de Trap, com efeito somente afetando as Spells e Traps, algo que pode ser meio prejudicial, já que os Decks normalmente são dependentes da Field (Nota: Ela não destrói, somente envia as cartas ao Cemitério).

AtlanteanArmedSoldier-SD23-JP-C.jpgSalvage-DL12-EN-R-UE-Purple.jpgForgottenCapitalLemuria-ABYR-JP-C.jpgCalloftheHaunted-GLD5-EN-GUR-LE.jpg

Terminando as cartas do Archetype, irei lhes dar algumas sugestões, como sempre. Como já dito antes e repetidas vezes no post, os Atlanteans combinam muito bem com o Archetype, principalmente o Marksman e Armsman, por terem efeitos de destruição junto ao descarte (O Dragoons pode ser usado, mas caso foque em uma plataforma mais voltada pra Atlanteans). Além disso, são WATER, Deep Sea Diva consegue entrar facilmente no Deck por sua versatilidade tanto em fazer Synchros Level 5 como Xyz Rank 2 rapidamente. Spells? Salvage recicla suas Gunde/Linde/Hilde sem custo algum, e a Forgotten Capital Lemuria, a nova Field Spell dos monstros WATER, possibilita uma gama ainda maior de Xyz Summons para o Archetype. Junto as Traps, Call of the Haunted simplesmente é ótima nesse Deck, já que dificilmente ela irá travar junto a Linde, além da Bubble Bringer, que é recomendada uma cópia somente, pela restrição de trazer 2 com o mesmo nome.

E por último, mas não menos importante, deixo uma Decklist de um Mermail bem simples para vocês.


Ye Old Seas Fury

Monsters (19)
2x Atlantean Armsman
2x Atlantean Marksman
3x Mermail - Abyssgunde
3x Mermail - Abysslinde
3x Mermail - Abysspike
3x Mermail - Abyssturge

Spells (12)
1x Dark Hole
2x Depthscale - Kraken
1x Heavy Storm
2x Mystical Space Typhoon
3x Pot of Duality
2x Salvage

Traps (10)
3x Depthsphere
1x Depthsquall
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
2x Torrential Tribute

Bem, o Deck está bem simples, roda basicamente se aproveitando dos efeitos do Spike/Turge para ativar os Atlantens e destruir o campo do oponente ou Gunde para trazer outros Mermails, conseguindo Swarm rápido para fazer Xyz. Linde, como já dito antes, vem a 3, já que é simplesmente perfeita, trazendo qualquer Mermail facilmente do Deck (Extra Deck é meio óbvio, então não incluí na Decklist).

Bem, foi isso, espero que tenham gostado e comentem ^^

Comentários
7 Comentários

7 Comentários:

Cannon disse:
28 de julho de 2012 10:43

mermail: mermaid + armor

GabrielX disse:
28 de julho de 2012 11:59

Sim, está correto, mas no caso seria "Mermaid"+"Mail" (Mail também significa armadura), e não Armor =P

Cannon disse:
28 de julho de 2012 12:05

não consigo me acostumar que mail seja armadura pois me lembra correio (e-mail)

CyberBlu disse:
28 de julho de 2012 13:03

Concordo que a Abysslinde é bastante útil, mas o Abysslang não é tanto apesar de dar um bom boost aos monstros e que podem fazer diferença.

O Megaloabyss também é útil em decks frogs para enviá-los ao cemitério e reviver o Ronintoadin.

Mermails é um dos meus archetypes favoritos.

GabrielX disse:
28 de julho de 2012 13:07

A Abysslinde faz maravilhas no deck, e o Megalo pode até se encaixar em frogs bem, colaborando pros descartes, mas ainda tem o caso de perder muita mão.

E concordo, o Lang é bem inutil, sendo que o boost dele pode ser substituído até por um "Nightmare Penguin", que dá 100 a menos, mas retorna 1 carta do oponente para a mão

Crow disse:
29 de julho de 2012 21:33

O Eff do Megalo, Discartando 2 Atlantes da mão, os Efeitos dos respectivos atlanteas vão?

GabrielX disse:
30 de julho de 2012 00:11

Sim, o efeito dos Atlanteans irão ativar, se é essa sua pergunta >.> (Já que foram enviados para a ativação de um efeito de monstro WATER, diferentemente do Swap Frog, que descarta como custo de invocação, e não efeito)