21 de julho de 2012

Archetypes: Heroic, Madolche e Prophecy



Ae galera! Mais uma vez com o quadro de Archetypes, e com a chegada do novo Booster ao OCG, o Abyss Rising, decidir fazer um post especial, no caso, uma atualização de três Archetypes que vieram no Booster anterior (Return of the Duelist) e que já apareceram por aqui, os Heroics, Prophecy (Antigos Magicals) e Madolches.


ABYR-BoosterJP.jpg Bem, o Abyss Rising chega hoje ao OCG, dia 21/07, e trouxe diversos suportes a archetypes já existentes, como Gagaga, Madolche, Heroic, Magical, Penguin e Ice, além de trazer os novos Heraldic Beast direto do Anime e os Mermails.

Os 3 Archetypes escolhidos para o post já são conhecidos pelos jogadores, então decidir comentar suas novas cartas que chegaram nesse booster, começando pelos Heroics.

Bem, os Heroics tem um estilo de jogo bem ofensivo, como é comum dos monstros do tipo Warrior, usados pelo Gauche no Anime, que foi onde apareceram essas novas cartas.

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Heroic Challenger Extra Sword

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1000 ATK / 1000 DEF

An Xyz monster that uses this card as an Xyz material, It gains the following effect: When this card is Xyz Summoned: This card gains 1000 ATK.

Bem, vamos começar as análises. O Extra Sword é simplesmente ótimo, tendo seu efeito ainda melhor que seu efeito no Anime (Perdeu a restrição de aumentar ATK somente de Warriors), dando um boost pra qualquer Xyz que o use como material. Seu tipo o favorece, e muito, permitindo chamar cartas como Blade Armor Ninja com 3200 ATK, que com seu efeito consegue dar até 6400 de dano, ou seja, junto de um monstro de pelo menos 1600 ATK resulta em OTK. Para chamar monstros como ele, não há dificuldade, já que ele é Warrior, tendo suporte de cartas como Reinforcement of the Army, e para chamar monstros como o Blade, o Goblindbergh ajuda muito, por ser outro monstro Warrior que permite fazer Special Summon de um monstro Level 4 ou menor da mão. Além disso, pode-se usar outras cartas como Summoner Monk e outros Xyz se beneficiam muito também, como o Utopia que ficaria com 3500 ATK e o Lavalval Chain/Daigusto Emeral, que chegariam a 2800, porém não é boa ideia chamar o Heroic Champion Excalibur, já que ele fica com o dobro do ATK original, e não do atual, continuando com no máximo 4000.

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Heroic Challenger Night-Attack Cantera

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1200 ATK / 300 DEF

If this card attacks a Defense Position Monster your opponent controls, skip Damage Calculation and destroy that monster immediately.

Bem, o Cantera é mais para uma carta de Side, funcionando bem contra Decks que abusem de monstros Set, como Empty Jar e decks que usam cartas como Mystic Tomato, ou até contra aquele Ryko. Seu efeito lembra muito o antigo Mystic Swordsman LV2, utilizado por alguns jogadores em seus Side Decks, então esse monstro poderia ser uma opção melhor, já que é um LV4 e tem um ATK maior, mesmo ainda sendo bem baixo.

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Heroic Gift

Normal Trap Card

You can activate this card if your opponent's Life Points are 2000 or less. Your opponent's Life Points become 8000, and draw 2 card from your deck. Only 1 "Heroic Gift" can be activated per turn.

Bem, mais uma vez a Konami cria uma carta, digamos, estranha. Bem, ela poderia até ser divertida de usar, mas sinceramente, deixar o oponente com os Life Points de volta a 8000 pra comprar 2 cartas é um preço muito alto, vendo que temos outras opções melhores para comprar cartas, principalmente pros Heroics, já que são monstros Warrior, com muitas cartas de busca.

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Heroic Advance

Normal Trap Card

When a "Heroic" monster you control is selected as attack target, you can activate this effect by selecting 1 Level 4 or less other "Heroic" monster you control. The selectes monster's attack is doubled until the end of the Battle Phase. Shift the attack target to the selected Monster and conduct Damage Calculation. Neither player's Monster is destroyed by this battle.

Heroic Advance é uma carta interessante de se usar, porém necessita de no mínimo 2 Heroics pra funcionar. Ela tem praticamente o efeito do Heroic Challenger Spartas, e junto com ele pode dar um boost de ATK enorme, porém não permite destruir o monstro do oponente, somente inflingindo o dano pela batalha.

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Heroic Champion Gandiva

Rank 4 - EARTH - Warrior/Xyz/Effect
2100 ATK / 1800 DEF

2 x Level 4 Warrior-Type Monster
When a Level 4 or lower Monster(s) is Special Summoned to your opponent's field, you can remove 1 Xyz Material from this card to destroy that Special Summoned Monster(s). This effect can only be used once per turn.
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Heroic Champion Kusanagi

Rank 4 - EARTH - Warrior/Xyz/Effect
2500 ATK / 2400 DEF

3 x Level 4 Warrior-Type Monster
Once per turn, you can activate this effect by removing 1 Xyz Material from this card. Negate the activation of a Trap Card and destroy it. Afterwards, this card gains 500 ATK.

Bem, no ABYR (Abyss Rising) os Heroics ganharam 2 Xyz, que tem ótimos efeitos por sinal. Ambos são tem materiais restritos a Warriors, e o primeiro, o Gandiva, requere dois materiais, mas tem um ótimo efeito, que o permite destruir um monstro Level 4 ou menor que seja Special Summoned pro campo do oponente uma vez por turno, algo que combina muito bem com o velho e conhecido Steelswarm Roach. O segundo é o Kusanagi, com um efeito que lembra o conhecido Shi En, requerindo 3 Materiais e por remover 1 deles, pode negar a ativação e destruir uma Trap Card uma vez por turno, ganhando 500 ATK permanentemente toda vez que faz isso, mas infelizmente (ou felizmente) só pode negar Traps. Sinceramente, é um ótimo monstro, mesmo requerindo 3 materiais específicos, fazendo o Shock Master ganhar mais preferência, mas ainda assim é fácil chamá-lo em Decks como HERO, Six Samurai ou até Gadget Offering, caso combine com DNA Surgery.

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Madolche Cruffsant 
(Madolche Croiwansant de acordo com a wikia)

Level 3 - EARTH - Beast/Effect
1500 ATK / 1200 DEF

When this card is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect) and sent to the Graveyard: Shuffle this card into the Deck. Once per turn: You can shuffle 1 other "Madolche" monster you control into the Deck, and if you do, increase this card's Level by 1 and ATK by 300.

Mudando de Archetype, começo a comentar os novos Madolches a partir daqui, começando pelo Cruffsant, o segundo monstro Beast do Archetype. O Cruff parece ser bem ruim a primeira vista, porém se mostra extremamente util no jogo, podendo retornar qualquer carta Madolche do campo para a mão para receber um Boost de 300 e aumentar seu Level por 1, não se restringindo somente a monstros, e com isso consegue se tornar o maior beatstick do Archetype de Level 4 ou menor, com 1800 ATK por seu efeito e chegando aos 2300 ATK junto da Field. Além disso, quando ativa seu efeito, caso retorne um monstro Madolche para mão enquanto controla a Ticket, você pode se beneficiar do seu efeito para adicionar outro Madolche a mão do seu Deck.

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Madolche Messengelato

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1600 ATK / 1000 DEF

When this card is destroyed by your opponent and sent to theGraveyard: Shuffle this card into the Deck. When this card isSpecial Summoned, if you control a Beast-Type "Madolche"monster: You can add 1 "Madolche" Spell/Trap Card from your Deck to your hand.
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Madolche Marmamaid

Level 4 - EARTH - Spellcaster/Effect
800 ATK / 2000 DEF

When this card is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect) and sent to your Graveyard: Shuffle this card into your Deck. When this card is flipped face-up: You cantarget 1 "Madolche" Spell/Trap Card in your Graveyard; add that target to your hand.

Madolche Messengelato e Marmamaid são os dois novos Level 4 do archetype, ambos com efeitos relacionados a Spells e Traps. O Messengelato (Messenger + Gelato) é capaz de adicionar uma Spell/Trap Madolche do seu Deck para a mão quando é Special Summoned enquanto você controla um Madolche Beast, sendo o único monstro Madolche até agora a ativar um efeito quando é Special Summoned. Obviamente o jeito para ativar seu efeito é chamá-lo pelo Mewl-Feuille ou fazer sua Special Summon enquanto controla o Mewl ou o Cruff/Croiwan. Além disso, é Warrior, e se torna mais um alvo da Reinforcement of the Army para o Deck, facilitando os combos com ele. A Marmamaid (Marmalade + Maid), por outro lado, permite adicionar uma Spell/Trap Madolche do seu Cemitério, reciclando-as quando é virada para cima. Além de ter uma DEF ótima (2000 normalmente e 2500 com a field), seu efeito pode te ajudar muito várias vezes, para reciclar uma Chateau/Ticket/Festa.

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Madolche Ticket

Continuous Spell Card

When a "Madolche" card you control or in your Graveyard is returned to your hand or Deck by a card effect: add 1 "Madolche" monster from your Deck to your hand. If you control a Fairy-Type"Madolche" monster, you can Special Summon it in face-up Attack Position instead of adding it to your hand. The effect of "Madolche Ticket" can only be used once per turn.

A nova Spell dos Madolches é simplesmente perfeita, tendo um efeito muito semelhante ao da Black Whirlwind. Além de ser fácil tê-la em mãos (Messengelato), ela lhe permite adicionar um Madolche do Deck para a mão toda vez que um deles retornar a mão ou Deck uma vez por turno, ou seja, resolve o problema de inconsistência que existia neles. Além desse efeito, a Konami nos deu um efeito especial, que permite fazer Special Summon desse monstro adicionado caso controle um Madolche Fairy, como a Puddingcess ou a Queen Tiaramisu.

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Madolche Happy Festa

Normal Trap Card

Special Summon any number of "Madolche" monsters from your hand. During the End Phase, all monsters that were Special Summoned by this effect are shuffled into the Deck(s).

Sinceramente, quando olhei essa carta não vi muita utilidade nela, mas fazendo uns testes percebi o quão ela é boa. A Festa nos permite chamar o máximo de Madolches possíveis da nossa mão para o campo, só que na End Phase, todos eles voltam para o Deck. Essa carta funciona muito bem junto a Chateau e Ticket, lhe permitindo conseguir vários monstros, além de Xyz Rank 3/4 rapidamente, já que normalmente você vai chamar no mínimo dois monstros, além de ser um alvo a mais para os efeitos da Queen, do Messengelato e da Marmamaid.

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Queen Madolche Tiaramisu

Rank 4 - EARTH - Fairy/Xyz/Effect
2200 ATK / 2100 DEF

2 Level 4 "Madolche" monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card totarget up to 2 "Madolche" cards in your Graveyard; shuffle those targets into the Deck, then shuffle the same number of cards your opponent controls into the Deck.

Finalmente chegamos ao novo Boss Monster, a rainha dos doces, Queen Madolche Tiaramisu. O efeito dela simplesmente é perfeito, podendo reciclar 2 cartas Madolche em seu Cemitério pra retornar até 2 cartas que seu oponente controla ao Deck. Tudo bem, vocês podem estar pensando: "Mas voltar Madolches do Cemitério? Eles mal vão parar lá", bem, ela recicla QUALQUER carta que seja Madolche, ou seja, recicla Spells e Traps, e para ativar seu efeito, é necessário ter ao menos uma carta do Archetype no Cemitério, podendo escolher entre as 2 cartas, o Xyz Material que removeu. Não é muito difícil chamá-la, principalmente com a ajuda da Happy Festa ou até pelo meio mais comum, que é proteger os Madolches.

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Hanged Man of Prophecy

Level 1 - WATER - Spellcaster/Effect
300 ATK / 200 DEF

When this card is sent to the Graveyard, add 1 Level 3 "Prophecy" Monster from your Deck to your hand.

Terminando os Madolches e passando para os Prophecy, começamos pelo Hanged Man. Bem, o Hanged Man é um novo Searcher pros Prophecy, permitindo-o adicionar um Prophecy Level 3 ou menor do seu Deck a mão quando é enviado ao Cemitério, e como sempre, Search sempre é bom ter. Porém, ele normalmente irá gastar sua Normal Summon/Set, então não seria má ideia usar Apprentice Magician junto a ele, permitindo tanto trazê-lo ao campo, como trazer o Spellbook Magician.

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Hermit of Prophecy

Level 3 - EARTH - Spellcaster/Effect
1200 ATK / 700 DEF

When a "Spellbook" Spell Card is activated: Increase this card's Level by 2 and have it gain 300 ATK. You must control this face-up card to activate and to resolve this effect.

Além de um novo searcher, os Prophecy ganharam mais um monstro que aumenta seu nível dependendo dos Spellbooks, dessa vez ganhando 2 níveis pra cada vez que ativa, além de ganhar 300 ATK. Não é uma má carta, já que facilmente chama Xyz Rank 5, 7, 9 e 11 (que não tem nenhum por enquanto), além de combinar muito bem com a Strength of Prophecy, trazendo facilmente um Rank 5 para seu lado do campo. Além disso, é possível adicioná-lo pelo efeito do Hanged Man, já que é um Level 3.

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Justice of Prophecy

Level 3 - EARTH - Spellcaster/Effect
1600 ATK / 800 DEF

During your End Phase, if you activated a "Spellbook" Spell Card this turn: You can banish this card; add 1 LIGHT or DARK Level 5 or higher Spellcaster-Type monster and 1 "Spellbook" Spell Card from your Deck to the hand. The effect of "Justice of Prophecy" can only be activated once per turn. 

Além desses dois monstros, os Prophecy receberam um segundo Temperance, que dessa vez, em vez de realizar Special Summon, ela adiciona um monstro Spellcaster Level 5 ou maior LIGHT/DARK e uma Spellbook durante a End Phase, caso tenha ativado uma Spellbook durante esse turno e por tributá-la. Sinceramente, é uma ótima carta, podendo adicionar a High Priestess e um Spellbook já para facilitar sua Special Summon, ou até o Emperor e o Spellbook para ser banido por seu efeito.

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Emperor of Prophecy

Level 5 - DARK - Spellcaster/Effect
2300 ATK / 2000 DEF

You can banish 1 other face-up Spellcaster-Type monster you control and 1 "Spellbook" card from your Graveyard to target 1 face-up monster your opponent controls; gain control of that target until the End Phase. The effect of "Emperor of Prophecy" can only be activated once per turn, and this card cannot attack during the turn it is activated.

O Emperor é o segundo monstro Prophecy de Level 5 ou maior, dessa vez sendo um DARK, enquanto a Priestess é LIGHT (ou seja, Chaos). Seu efeito é bem interessante, e lhe permite tomar controle de um monstro virado para cima que seu oponente controle até a End Phase por banir um Spellbook de seu Cemitério e um outro Spellcaster que controle. Esse efeito, mesmo tendo um custo meio alto, pode ajudar muito em certos casos, tanto para se livrar de um monstro irritante que seu oponente controla, como para realizar Xyz Summons mais rapidamente, além de combinar bem com a Spellbook of Alma.

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Spellbook of Goethe

Quick-Play Spell Card

If you control a Spellcaster-Type monster: Banish up to 3 "Spellbook" Spell Cards from your Graveyard; activate 1 of these effects depending on the number banished. Only 1 "Spellbook of Goethe" can be activated per turn.
●1: Return 1 Set Spell/Trap Card to the hand.
●2: Change 1 monster on the field to either face-down Defense Position or face-up Attack Position.
●3: Banish 1 card your opponent controls.
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Spellbook of Alma

Normal Spell Card

Target 1 of your banished "Spellbook" Spell Card, except for "Spellbook of Alma"; add that target to your hand. Only 1 "Spellbook of Alma" can be activated per turn.

Além de ganharem novos membros, os Prophecy ganharam mais Spellbooks também, começando por essas duas: Goethe e Alma. A Goethe permite banir Spellbooks de seu Cemitério (até 3) pra ativar seus efeitos, enquanto a Alma recicla os Spellbooks banidos se tornando uma boa combinação. Como são Spellbooks, a Secrets adiciona qualquer uma facilmente, além da Maison, que pode reciclá-las. Além disso, os efeitos da Goethe podem ser muito úteis, principalmente o seu segundo e terceiro efeito, semelhante a Enemy Controller e os monstros Chaos respectivamente. A Alma tem um efeito mais simples, somente de reciclar, e como já dito antes, trabalha muito bem junto a Goethe, além de funcionar bem com o Emperor e a High Priestess também.

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La Maison the Spellbook Tower 
(Spellbook Institute - La Maison de acordo com a wikia)

Field Spell Card

Once per turn, during your Standby Phase, if you have a Spellcaster-Type monster on your side of the field or in your Graveyard: Return 1 "Spellbook" Spell Card from your Graveyard, except for "La Maison the Spellbook Tower", to the bottom of your Deck, then draw 1 card. When this card is destroyed by your opponent and sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 Spellcaster-Type monster from your hand or Deck whose Level is equal to or less than the number of "Spellbook" Spell Cards in your Graveyard.

Além das Spellbooks comuns, os Prophecy ganharam uma Field, a qual tem um efeito muito interessante. Ela lhe permite comprar 1 carta durante sua Standby Phase por retornar 1 Spellbook do Cemitério ao fundo do Deck enquanto controla um Spellcaster, e não é só isso, ela permite também realizar a Special Summon de um Spellcaster quando ela é destruída, e esse monstro necessita ter o Level igual ou menor ao número de Spellbooks no Cemitério. Bem, ambos os efeitos podem se contradizer, já que quando você recicla, diminui o numero de Spellbooks no Cemitério, perdendo a chance de chamar certos monstros, mas mesmo assim, não é dificil colocá-los no Cemitério, já que temos Spellbooks como o Secrets e o Power.

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Empress of Prophecy

Rank 5 - LIGHT - Spellcaster/Xyz/Effect
2000 ATK / 1700 DEF

2 Level 5 Spellcaster-Type monsters
This card gains 300 ATK for each Xyz Material attached to Xyz Monsters you control. Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; shuffle your Deck, then reveal the top 5 cards of your Deck, and destroy a number of monsters on the field up to the number of revealed "Spellbook" cards. Then, return the revealed cards to the top of the Deck in any order. 

Finalmente a última carta, mais um Boss Monster para o Archetype, a Empress of Prophecy. Ela não tem invocação difícil, somente são necessários dois Level 5 qualquer, então pode-se usar cartas como The Tricky e Cyber Dragon. Além disso, ela ganha 300 ATK pra cada material, chegando ao campo com 2600 ATK, e seu segundo efeito pode prejudicar muito o oponente, que por remover 1 Xyz Material, ela revela as 5 cartas do topo do Deck e destrói cartas no campo igual ao número de Spellbooks revelados, podendo destruir até 5. Esse efeito lembra muito uma das primeiras Spellbooks, a Spellbook Organization, que saiu muito antes do Archetype chegar (Revela 3 cartas do topo do deck e você retorna na ordem desejada).

Com isso, terminamos as "atualizações" desses três Archetypes que por sinal deram um bom reforço a eles, mas, e então, o que acharam dessas novas cartas? Acreditam que alguma delas vai contribuir o suficiente, ou acha que faltou mais alguma coisa? Obrigado por terem lido e comentem ^^

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Anônimo disse:
21 de julho de 2012 22:03

Prevejo uma virada no meta...

Apocalipse(_Shadow_) disse:
21 de julho de 2012 22:29

Prevejo combos que farão certas cartas serem banidas ~

Samuel Cézar disse:
22 de julho de 2012 02:28

aew galera, desculpe fugir um pouco do tema do post, mas uma dúvida que me assombra...
cartas em japonês/coreano são proibidas em torneios oficiais mesmo elas já terem vindo ao TCG?

CyberBlu disse:
22 de julho de 2012 17:40

Eu gosto bastante de jogar com os Prophecy pois eles conseguem reciclar as Spellbooks facilmente e além disso é fácil ter a High Prietress no campo e duas delas para chamar o Big Eye ;)

CyberBlu disse:
22 de julho de 2012 17:42

Eu não sei responder essa pergunta não, mas acredito que seja pois nos torneios oficiais a maioria dos jogadores entendem inglês e para não evitar roubos é melhor evitá-las. Mas no oriente e próprio japão acho que são liberadas.

(Assim que souber ao certo eu aviso).

Samuel Cézar disse:
22 de julho de 2012 18:17

eu sei que cartas exclusivas do OCG são proibidas, é que eu tenho um Magic Cylinder por exemplo em japonês, queria saber se eu poderia utilizá-lo em torneios oficiais, sabendo que ele já veio ao TCG!!! =D

GabrielX disse:
22 de julho de 2012 22:56

Infelizmente, não, já que são, digamos, 2 jogos diferentes, onde nas regras diz que cartas OCG não podem ser usadas junto as TCG =/

Samuel Cézar disse:
23 de julho de 2012 00:26

ah blz!! =/
mas valeu pelo esclarecimento!!! =D