7 de julho de 2012

Archetypes: Blackwing (Parte 1 - Old School)


Ae galera! Bem, estou aqui mais uma vez com o post sobre Archetypes, e dessa vez decidi falar sobre os pássaros negros, utilizados no anime pelo Crow. Sim, estou falando dos Blackwings (Conhecidos como Black Feather no OCG), as aves que por tempos fizeram parte do meta, e continuam seu legado no OCG, mesmo com a pancada que levaram da banlist.


Bem, o post dessa vez vai ser um pouco diferente, mas espero que entendam, pois os Blackwings são um archetype bem grande, então não citarei todos eles.

CRMS-BoosterJP.png Os pássaros da era dos Synchros (Yu-Gi-Oh! 5D's) chegaram ao TCG e OCG no booster Crimsom Crisis, e como já dito antes, foram utilizados pelo Crow. Desde então, vieram constantemente ganhando suportes nos boosters seguintes e até como cartas promocionais, que vem nas edições da JUMP, como o Blackwing - Gladius the Midnight Sun e o Blackwing - Gram the Shining Star.

O Archetype foca em swarmar o campo e se aproveitar dos monstros trazidos para gerar diversos monstros Synchro, ou até Xyz caso queira tentar uma variante. Por causa desse poder de swarm, suas cartas de suporte se baseiam nisso e colaboram quando você o realiza ou até para realizá-lo, e com todo esse poder foram até capazes de vencer um World Championship em 2009, aí está o Deck do campeão:

World Championship 2009 - Winner

Monsters (17)
1x Dark Armed Dragon
3x Blackwing – Sirocco the Dawn
3x Blackwing – Shura the Blue Flame
3x Blackwing – Bora the Spear
3x Blackwing – Kalut the Moon Shadow
3x Blackwing – Gale the Whirlwind
1x Blackwing – Blizzard the Far North

Spells (11)
1x Heavy Storm
1x Mystical Space Typhoon
1x Giant Trunade
1x Mind Control
1x Brain Control
1x Monster Reborn
2x Allure of Darkness
3x Black Whirlwind

Traps (13)
1x Mirror Force
1x Torrential Tribute
1x Trap Dustshoot
2x Compulsory Evacuation Device
2x Bottomless Trap Hole
3x Icarus Attack
3x Solemn Judgment

Side (15)
2x D.D Crow
2x Light-Imprisoning Mirror
2x Royal Oppression
2x Rivalry of Warlords
2x Delta Crow – Anti Reverse
2x Mirror of Oaths
2x Threatening Road
1x Deck Devastation Virus

Extra  (15)
1x Sea Dragon Lord Gishilnodon
1x Magical Android
1x Goyo Gaurdian
1x Blackwing Armed Wing
1x Arcanite Magician
2x Black Rose Dragon
2x Blackwing Armor Master
2x Dark Strike Fighter
1x Stardust Dragon
1x Thought Ruler Archfiend
1x Colossal Fighter
1x Red Dragon Archfiend

DarkStrikeFighterCRMS-EN-SR-1E.pngAllureofDarknessSDGU-EN-C-1E.jpgBlackwingGaletheWhirlwind-DP11-EN-R-1E.jpgGoyoGuardianTDGS-EN-UR-UE.jpg

Bem, na Decklist podemos ver várias cartas que atualmente estão com outra classificação na Banlist, lembre-se que essa Decklist é de 2009 (mas é possível usá-la na parte de Unlimited da DN, caso queira testar). O deck realmente tinha um poder enorme, com 3 Gale, 3 Kalut, 3 Black Whirlwind, 2 Allure e 3 Solemn Judgment. O Kalut é o Honest dos Blackwings, e com ele o Deck simplesmente derrotava praticamente qualquer monstro que seu oponente invocasse por batalha. Além disso, o poder alto de search e draw com 3 Whirlwind e 2 Allure facilitava trazê-lo a mão, ou um dos Gale, que é outra grande arma contra qualquer monstro, cortando o ATK dele pela metade permanentemente, além de ser um monstro Tuner que é facilmente chamado pelo seu efeito (Ele pode ser Special Summoned caso controle outro Blackwing). No extra, cartas como Goyo Guardian e Dark Strike Fighter, monstros que podem ser considerados os Synchros mais poderosos, tanto que foram parar na Banlist. Para os que não os conhecem por não ter jogado nessa época, o Goyo Guardian tinha um ATK enorme, de 2800, para um monstro Level 6, além de caso destruísse um monstro por batalha, ele o trazia para o seu campo em modo de defesa. O Dark Strike Fighter era uma máquina de OTKs, Level 7, facilmente trazido pelo Black Salvo, e com um efeito incrível: Sem limitação de ativação 1 vez por turno, você pode tributar um monstro e dar dano igual ao nível dele x200 ao oponente.

Bem, passando o tempo, a Konami percebeu o quão os Synchros tinham poder e deu uma derrubada neles, e consequentemente, os Blackwings também levaram parte dela, ficando com somente 1 Gale e 1 Allure of Darkness, além do DSF (Dark Strike Fighter) e Goyo Guardian terem sido banidos. Mas mesmo assim, o seu Honest permaneceu livre por um tempo a 3, mas depois foi derrubado a 1, mas mesmo assim, gostaria de dar um exemplo de Decklist pouco após eles terem sido afetados pela primeira  vez (Kalut ainda estava a 3).

Fear of the Dark (Zephyros Turbo - 2010)

Monsters (19)
1x Blackwing – Zephyros the Elite
1x Blackwing – Boreas the Sharp
3x Blackwing – Sirocco the Dawn
3x Blackwing – Vayu the Emblem of Honor
1x Blackwing – Gale the Whirlwind
2x Dark Grepher
3x Armageddon Knight
1x Dark Armed Dragon
1x Plaguespreader Zombie
1x Necro Gardna
2x Card Trooper

Spells (11)
1x Allure of Darkness
1x Upstart Goblin
1x Dark Hole
2x Mystical Space Typhoon
1x Monster Reborn
1x Foolish Burial
1x Burial from a Different Dimension
1x Reinforcement of the Army
1x Giant Trunade
1x Book of Moon

Traps (10)
1x Mirror Force
1x Deck Devastation Virus
1x Solemn Judgment
1x Royal Oppression
2x Icarus Attack
1x Return from the Different Dimension
2x Gozen Match
1x Torrential Tribute

BlackwingZephyrostheElite-BP01-EN-C-1E.pngIcarusAttackSDDL-EN-C-1E.jpgUpstartGoblin-TU08-EN-SR-UE.jpgRoyalOppression-GLD4-EN-GUR-LE.png

Bem, não tenho o extra, mas era a base de Synchro da época (2010, não sei se era Março ou Setembro, note a Giant Trunade a 1, consequentemente Heavy Storm banida). Bem, o Deck é uma variação do conhecido Vayu Turbo, o qual o jogador nomeou de Zephyros Turbo, que na época era um novo BW (Blackwing) que havia chegado, que permitiu diversos combos. Diferentemente do problema que o Vayu Turbo tinha de nem sempre ter um alvo para a Icarus Attack, sua principal arma contra outros Decks, esse deck quase sempre tinha um alvo para a mesma, o que veio por causa do Zephyros, que podia voltar ao campo do Cemitério por retornar uma carta virada para cima que você controle para a mão, levando 400 pontos de dano, porém esse efeito somente pode ser usado uma vez por duelo. Além disso, a segunda Allure, que foi limitada, foi substituída por uma Upstart Goblin, além de terem cartas como Gozen Match de main. Uma das principais cartas do Deck era a Royal Oppression, uma carta ótima em Decks como esse, travando o oponente, porém não se prejudicando muito.

Night of Knights (Knight Wings - 2010 - 2nd Place YCS)

Monsters:
2x Doomcaliber Knight
1x Dark Armed Dragon
3x Blackwing – Sirocco the Dawn
3x Blackwing – Bora the Spear
3x Blackwing – Kalut the Moon Shadow
3x Blackwing – Shura the Blue Flame
1x Blackwing – Gale the Whirlwind
2x Blackwing – Blizzard the Far North
2x Blackwing – Vayu the Emblem of Honor
1x Gorz the Emissary of Darkness
1x D.D. Crow

Spells:
2x Black Whirlwind
1x Brain Control
1x Mystical Space Typhoon
1x Allure of Darkness
1x Book of Moon
2x Cards for Black Feathers
1x Heavy Storm

Traps:
1x Solemn Judgment
2x Bottomless Trap Hole
2x Royal Oppression
3x Icarus Attack
1x Torrential Tribute
1x Mirror Force
1x Starlight Road

BlackWhirlwind-TU01-EN-SR-UE.jpgDoomcaliberKnight-BP01-EN-C-1E.pngDarkArmedDragon-SDDC-EN-C-1E.jpgCardsforBlackFeathers-DP11-EN-C-1E.jpg

Gostaria de dizer que também não consegui o Extra Deck desse. Bem, os Blackwings levam sua segunda pancada e suas Whirlwind caem pra 2, porém ganham mais uma Oppression, o que ainda permite o deck a ter certa consistência. O deck chamado Knight Wing pelo criador dele é basicamente um Deck Synchro Turbo de Blackwings com adição do Doomcaliber para parar o oponente. Além disso, D.D. Crow também fica de main, além de servir como algo para atrapalhar o oponente, ela também vai fácil para o cemitério, permitindo com mais facilidade a invocação do Dark Armed Dragon. Além disso, pra aumentar os Synchro Summons, entra a Brain Control, que tanto vem servir para trazer os Synchros, como para roubar um monstro do oponente e tributá-lo pro Sirocco. Mesmo com a queda das Allures, conseguiram substituir, tanto usando cartas como Upstart Goblin, como o novo suporte que receberam: A "Cards for Black Feathers", que é uma versão da Allure of Darkness restrita aos Blackwing e que bloqueia Special Summons, assim como Duality.

BlackwingKaluttheMoonShadowDL11-EN-R-UE-Blue.jpgGiantTrunade5DS2-EN-C-1E.png

Avançando um pouco mais, a Giant Trunade e o Kalut foram afetados, que foram Banidos e Limitados respectivamente, e com isso surgem mais outros decks, perdendo boa parte de seu poder já que suas principais cartas foram afetadas, mas ainda tendo um swarm possível pelo Shura e Bora. Para os que não sabem, o Shura permite trazer um Blackwing do seu Deck que tenha 1500 ou menos ATK com o efeito negado para seu lado do campo, enquanto o Bora pode ser Special Summoned como o Gale, caso controle outro BW e inflige dano perfurante (Piercing Damage).

Wind of Change (Spirit Wings - 2011 - Top 32 YCS)

Monsters: 19

2x Blackwing – Sirocco the Dawn
3x Blackwing – Bora the Spear
3x Blackwing – Blizzard the far North
2x Blackwing – Shura the Blue Flame
2x Spirit Reaper
1x Blackwing – Gale the Whirlwind
1x D.D. Warrior Lady
1x Dark Armed Dragon
1x Breaker the Magical Warrior
1x Gorz the Emissary of Darkness
1x Blackwing – Kalut the Moonshadow
1x Blackwing – Vayu the Emblem of Honor

Spells: 12
2x Pot of Duality
2x Mystical Space Typhoon
2x Smashing Ground
1x Dark Hole
1x Forbidden Lance
1x Allure of Darkness
1x Black Whirlwind
1x Book of Moon
1x Monster Reborn

Traps: 9
2x Solemn Warning
2x Dimensional Prison
2x Icarus Attack
1x Magic Drain
1x Torrential Tribute
1x Royal Oppression

Extra Deck: 15
1x Ally of Justice Catastor
1x Magical Android
2x Blackwing Armed Wing
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Gaia Knight, the Force of Earth
1x Arcanite Magician
1x Black Rose Dragon
1x Blackwing Armor Master
1x Stardust Dragon
1x Dark End Dragon
1x Thought Ruler Archfiend
1x Colossal Fighter
1x Mist Wurm
1x Chimeratech Fortress Dragon

BlackwingVayutheEmblemofHonor-CT07-EN-SR-LE.jpgBlackwingSiroccotheDawn-TU07-EN-C-UE.pngSpiritReaper-GLD4-EN-GUR-LE.pngSolemnWarning-CT08-EN-SR-LE.png

Bem, mesmo com a pancada que levaram, eles continuam tentando e ainda conseguem se dar bem no meta, porém não tão fortes como antes. O deck também toma base o Vayu Turbo (Cujo foca no Vayu, obviamente, caso não saiba o que ele faz, ele permite realizar Special Summons de BW Synchros por banir ele junto de outro material do cemitério, porém não pode realizar Synchros enquanto estiver no campo, além do Sirocco, o BW que inicia o combo do Deck, podendo ser Normal Summoned quando você não controla monstros e seu oponente controla pelo menos um, além de ser Level 5, possibilitando trazer o Armed Wing, e poder aumentar seu ATK ou de outros junto com outros BW), com algumas techs como D.D. Warrior Lady, Breaker the Magical Warrior e Spirit Reaper. Royal Oppression continua, e para ter mais controle ainda de campo, Smashing Ground entra em cena (a qual está atualmente sendo substituída por Soul Taker, por conta do Lightpulsar Dragon), além disso, chegam cartas como Pot of Duality, que facilitou as coisas no Deck, mesmo tendo suas consequências e a Solemn Warning semi-limitada (Consequentemente, Judgment foi limitada). Além disso, temos o Colossal Fighter e Chimeratech no extra, para combater decks como Six Samurai e Machina Gadget, respectivamente.

Bem, após isso, acabou totalmente a farra dos BW, tiraram sua Oppression, que era o que ainda os deixava com alguma chance, e acabaram saindo do metagame, porém, conseguiram continuar firmes no OCG, o que eu deixo para o próximo post, obrigado por terem lido e comentem ^^.

Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

»ДРØ¢ДŁٱРک€™« disse:
7 de julho de 2012 13:19

Royal Opression precisamos de vc !

Ramon-Kun! disse:
7 de julho de 2012 13:27

Urgente!!! '-'

Cassiano-150 disse:
7 de julho de 2012 18:39

Blackwing é um dos meus decks favoritos, gostei muito desse post xD

CyberBlu disse:
7 de julho de 2012 18:49

Também concordo que Royal Opression poderia sair da banlist para pelo menos limitada, pois agora que o metagame esta mais cheio de special summons não temos muitas armas (apesar de Maxx "C" dar um pouco pro gasto)